Cidadeverde.com

HUT reforça atendimento para atender vítimas de acidentes no feriado

Imprimir

A rede de saúde da Capital está em alerta para atender pacientes vítimas de acidente de trânsito. O reforço no atendimento é devido ao aniversário de Teresina que, assim como nos demais feriados, é comum a ingestão perigosa de bebida alcóolica e direção. Fábio Marcos, diretor técnico do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), ressalta que, apesar das campanhas, ainda falta concientização dos motoristas. 

"Os acidentes, principalmente os mais graves, estão associados à ingestão de bebida alcóolica, o não uso de capacete e os acidentes motociclistícos, aumentando assim, o número de fraturas ortopédicas e acometimentos neurológicos. Sempre colocamos uma expectativa a mais em relação ao ano anterior de riscos de acidentes automobilísticos e motociclísticos. Nossa expectativa é um aumento de 10% ao ano do número de acidentes", alerta o diretor técnico do HUT. 

Ele frisa que o HUT está com uma equipe ortopédica e de neurocirurgião de plantão para dar vazão ao atendimento de pacientes vitimados de acidentes. Já na manhã, desta quarta-feira (16), um motociclista deu entrada no hospital, vítima de acidente, e corre o risco de perder definitivamente o movimento das pernas. 

"Estamos com quatro cirurgiões aptos a atender o trauma abdominal, o trauma de tórax. Uma equipe ortopédica de prontidão, centro cirúrgico equipado e dois neurocirurgiões para o atendimento de vítima de  acidente com acometimento neurológico".

Em toda a Capital, o atendimento de urgência e emergência será mantido neste feriado. Contudo, algumas unidades de saúde terão escala diferenciada. 


ATENDIMENTO NO FERIADO DE TERESINA

- Samu: atendimento 24 horas através 192;
- Hospitais e maternidades: urgências clínica, pediátrica e obstétrica;
- Laboratório Raul Bacelar: mantém funcionamento com a realização de exames clínicos solicitados através dos plantões;
- Vigilância epidemiológica: vistorias nos Caps tipo 3, residência terapêutica e unidade de acolhimento infanto- juvenil;
- Lineu Araújo, UBS, Caps tipo 2 e AD (não funcionam hoje e retomam atividades na quinta)


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais