Cidadeverde.com
Política

Deputado rebate decreto que determina abertura de supermercados nos feriados

Imprimir


Nesta semana, o presidente da República, Michel Temer (PSDB), assinou um decreto que autoriza a abertura de supermercados e hipermercados aos domingos e nos feriados civis. A determinação causou reboliço nos bastidores da política e entre os trabalhadores do comércio. 

No Piauí, o deputado estadual Cicero Magalhães (PT) destacou que essa medida é mais um ataque do presidente aos direitos dos trabalhadores. Ele ressaltou ainda que o decreto não irá impulsionar a contratações de novos profissionais.

O deputado antecipou em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta sexta-feira (18), que na próxima semana fará um pronunciamento na Assembleia Legislativa do Piauí contestando esse decreto. 

“O decreto 27.048 é de 12 de agosto de 1949, ou seja, 60 anos depois, o presidente Michel Temer – que não está deixando nenhuma categoria em paz da classe trabalhadora - modificou esse decreto que autorizava como serviços essenciais apenas mercados e feiras; e agora ele colocou hiper e supermercados causado um grande prejuízo aos trabalhadores. Nós temos que fazer uma mobilização muito grande, mesmo eu sendo comerciante aposentado, eu não posso deixar repudiar essa atitude. Se a nossa categoria não tiver um equilíbrio; é uma perca muito grande. Está aí a jornada intermitente”, comenta o deputado. 

Sobre o questionamento de gerar mais empregos já que seriam mais horas de trabalho, o deputado declarou que desde quando nasceu, sete anos depois do decreto em 1949, “existe  essa conversa”.

“Isso é conversa. Esse negócio de geração de emprego, de melhor economia é conversa. Eu trabalhei quase 40 anos no comércio e sei que isso não vai gerar emprego. Vai gerar é mais exploração e uma jordana de trabalho exaustiva”, conta. 

O deputado ressaltou que até o próximo ano os trabalhadores estão assegurados pela convenção trabalhista assinada entre sindicato e empresários; garantindo o repouso aos feriados e domingos. 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Imprimir