Cidadeverde.com

Piauí é o 2º Estado do Brasil a instituir Rede de Ouvidorias

Imprimir
  • d829d856-caff-49b6-b505-c266e0b99ff3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 1552b13c-c5e0-4618-959d-6b298620b3cd.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 307accd6-8b1b-4445-bec5-b22c8819c375.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

O Piauí já contava com uma Rede de Ouvidorias Públicas e agora outras instituições passam a integrá-la. Nesta segunda-feira (21), a nova diretoria do órgão tomou posse em solenidade no Palácio de Karnak. 

A ouvidora-geral do Estado, Soraya Castelo Branco, agora assume a presidência da Rede e destacou que o sistema já existe há quatro anos. A conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Waltânia Alvarenga, assume a vice-presidência do órgão. 

A novidade é que representantes de outros órgãos como Prefeitura de Teresina, APPM, Defensoria Pública do Estado e TRT, serão incorporados ao órgão.

De acordo com a ouvidora-geral, o Piauí é o segundo Estado a instituir uma rede de ouvidorias. O primeiro foi Minas Gerais.

"A Ouvidoria serve para fortalecer a rede trabalho, pensando políticas públicas de melhoria da vida do cidadão. Existe um fluxo de demandas na Rede em que acolhemos qualquer cidadão, tratamos a manifestação dele em tempo hábil viabilizando o atendimento para acolher sua manifestação", destaca Soraya.

Ela acrescenta que coordenar uma rede não é fácil, porque não há muito esclarecimento sobre o papel das Ouvidorias, mas que a Rede serve para tornar mais visível e compreensível o trabalho da Ouvidoria.

"Ainda estamos na fase da população conhecer, de saber o que é, qual o seu papel. Muitas vezes acham que serve apenas para ser 'dedo-duro' do governo. É preciso fazer entender e trazer essa conscientização de que é um órgão parceiro da instituição que vai melhorar a vida do cidadão", ressaltou.


Flash Lyza Freitas
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais