Cidadeverde.com

Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional e ajuda a reduzir violência

Imprimir


A proposta é de conscientizar os estudantes sobre os direitos da mulher e combater a violência doméstica. A Lei Maria da Penha nas Escolas tem alcançado resultados surpreendentes e este mês é vencedor do 5° Prêmio de Educação em Direitos Humanos, um evento nacional.

O projeto no Piauí é realizado pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Ministério Público Estadual. A ação tem reduzido a violência contra a mulher. A delegacia Vilma Alves, titular da Delegacia da Mulher do Centro participar das atividades. 

A cerimônia de premiação do 5° Prêmio de Educação em Direitos Humanos acontecerá em Brasília, dia 30 de agosto. Os vencedores de todas as categorias receberão diploma e troféu, além de uma viagem para participar do Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, nos dias 23 e 24 de novembro de 2017, em Bogotá, na Colômbia, onde apresentarão os respectivos projetos às comunidades internacionais.

O Prêmio é uma iniciativa da OEI - Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em conjunto com o Ministério da Educação e o Ministério dos Direitos Humanos; tem o patrocínio da Fundação SM e conta com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

As ações do projeto já beneficiaram mais de 15 mil estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. Através de capacitações permanentes do corpo docente das gerências regionais de ensino, que, nas salas de aula, transmitem aos estudantes, realizam atividades nas escolas e comunidades e apresentam resultados aos órgãos parceiros. O projeto tem como objetivo diminuir os elevados índices de violência contra a mulher por meio da educação e inclusão obrigatória da temática na grade curricular nacional de ensino.

O promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, que atua no enfrentamento à violência contra a mulher, destacou que o projeto valoriza professores e alunos como verdadeiros protagonistas das ações.

"São eles os multiplicadores da igualdade de gênero e responsáveis pela erradicação da cultura machista, com efetiva aplicação da Lei 11.340/2006 – Maria da Penha".
 


Da Redação (Com informações do MPE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais