Cidadeverde.com

Regina Sousa comenta dados de estupro coletivo no Piauí; 207 em cinco anos

Imprimir

Levantamento do jornal Folha de São Paulo, divulgado neste domingo (20), aponta que, em cinco anos, houve 207 casos de estupro coletivo no Piauí, uma taxa de 1,43 por cem mil habitantes, a segunda mais alta do Nordeste, atrás apenas de Pernambuco (2,4). Os dados são referentes aos atendimentos realizados em hospital do Estado entre 2011 e 2016. 

O levantamento põe em alerta autoridades públicas para o combate aos crimes de violência sexual. A senadora Regina Sousa (PT) comentou os números, em entrevista à TV Cidade Verde, e falou sobre aprovação, no Senado, da Proposta de Emenda à Constituição que torna o estupro imprescritível. 

Para ela, a lei será um instrumento importante para combater ao estupro. “13 mulheres são violentadas por dia no Brasil. É preciso que tomemos providência contra isso. O Ideal é que o estuprador seja punido rápido. Se apostar na impunidade, vai dar errado para ele”, alerta Regina.
 
A senadora também citou que o Piauí é pioneiro no combate à violência contra mulheres. Regina ressalta que o Estado foi realizado o primeiro julgamento de um réu baseado na  Lei do Feminicídio e onde também foi decretada a primeira prisão por estupro virtual. 

“Temos o 180, que incentiva a denúncia, o aplicativo Vazow.  Se a mulher não tiver coragem de não denunciar é difícil o crime ser combatido.  A violência final, que é o assassinato, começa com uma discussão,o empurrão, ate a pessoa ser assassinada”, alerta Regina.

Distritão

Regina Sousa voltou a fazer duras críticas ao Ditritão e disse que a adoção do sistema significa a volta das “capitanias hereditárias”.  

“O pai vai ficar no poder até o filho ser eleito. Esse sistema significa o fim da política”, criticou a petista.

Regina defende que a adoção do sistema Distrital Misto seria o mais indicado, que, segundo ela, respeito o voto da maioria, mas mantém a representatividade das minorias do modelo proporcional.


Izabella Pimentel com informações da TV Cidade Verde
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais