Cidadeverde.com

Semana das Tradições Populares celebra o Dia do Folclore no Museu do Piauí

Imprimir

Foto: Lu Rebordosa

Para celebrar o Dia do Folclore, 22 de agosto, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP) realiza a Semana de Tradições Populares. Nesta terça-feira (22), a programação começa a partir das 8h30, com apresentação cultural do grupo de violeiros “Os Raimundos”. Em seguida, tem abertura da exposição “Narrativas do imaginário: quando a cultura conta e dança”, sob a curadoria do programa educativo do museu.

 

Durante a tarde, das 14h30 às 17h30, acontece visita monitorada à exposição. De 15 às 17h, tem uma oficina de gravura alternativa, ministrada por Osani Arimateia e Ariosvaldo Saraiva, que integram a equipe do Programa Educativo do MUP, e pela artista plástica Hera Regina. A programação segue até quarta-feira (23), com visita monitorada ao acervo do museu, de manhã, a partir das 8h30, e à tarde, a partir das 14h30.

 

A partir das 15h acontece o projeto Cajuína no Museu. Nesta edição, o projeto traz um bate-papo com representantes do Grupo Cafundó, abordando temáticas como: contação de histórias, representação de lendas e outras atividades lúdicas. A exposição “Narrativas do Imaginário: quando a cultura conta e dança” permanece em exibição até 31 de agosto, reunindo trabalhos de vários artistas, como: Hera Regina, Joaquim Monteiro, Joselito Pereira, LuReBordosa, Martins Paulo, Osani Arimateia e Portelada.

 

“A Semana das Tradições Populares é uma ação que já faz parte do calendário de eventos do Museu do Piauí e tem como principal finalidade comemorar o Dia do Folclore. “O museu tem a missão de buscar manter viva essas tradições, enaltecendo a importância da preservação desses bens imateriais”, afirma a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais