Cidadeverde.com

Estoque de doses contra HPV é limitado; veja onde se vacinar

Imprimir

O Ministério da Saúde estendeu a vacinação contra o HPV para homens e mulheres na faixa etária de 15 a 26 anos de idade. Em Teresina, há disponível apenas 300 doses, distribuídas em seis hospitais, e o estoque é limitado.

"Temos apenas 300 doses e quando acabar não podemos continuar por determinação do Minsitério da Saúde, até o momento", explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. 

Para a faixa etária, de 15 a 26 anos, a orientação é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. 

"Serão enviadas as quantidades de doses aplicadas nesse grupo estendido para que sejam repassadas a 2ª e 3ª doses.É importante tomar as três doses para que a cobertura da vacina seja eficaz", reforça Amariles Borba.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Amariles Borba ressalta que pacientes inseridos nesta faixa etária e que já têm o vírus também podem ser imunizados, bem como transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos.

Já a  vacinação de rotina do HPV, que tem como  público-alvo os meninos na faixa etária de 11 a 15 anos e meninas de 9 a 15 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas.


Locais de vacinação em Teresina

Zona Norte: hospitais da Primavera e do Buenos Aires
Zona Sudeste: hospital do Dirceu
Zona Sul: hospitais do Parque Piauí e Promorar
Zona Leste: hospital do Satélite


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais