Cidadeverde.com

Medalhistas de Olimpíadas são premiados em evento no Karnak

Imprimir

Fotos: Raoni Barbosa

 

Como forma de reconhecimento do esforço e dedicação, os alunos da Rede Pública Estadual medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (Obmep), de Física (Obfep), Robótica (OBR), Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em 2016, foram premiados pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (22). A solenidade realizada no  Palácio de Karnak contou com a participação do governador Wellington Dias, e da secretária da Educação, Rejane Dias.

Ao todo, o Piauí conquistou 138 medalhas, sendo premiados 116 alunos dos municípios de Cocal dos Alves, Parnaíba, Barras, Esperantina, Piripiri, Pedro II, Capitão de Campos, Piracuruca, Teresina, Campo Maior, Buriti dos Montes, Regeneração, Agricolândia, Água Branca, Angical, Valença, Oeiras, Alto Longá e Beneditinos. Além das medalhas, os 42 medalhistas de matemática receberão smartphones e os demais ganharão tablets.

A secretária de educação, Rejane Dias destacou o desempenho dos medalhistas e o trabalho dos professores para promover o melhor desempenho entre os alunos.

"A Seduc tem apoiado o desenvolvimento de atividades nas nossas escolas, buscando esses talentos que devem ser estimulados e capacitando nossos professores. Tivemos alunos premiados em mais de três olimpíadas, inclusive na última solenidade o representante da Obmep destacou o nosso Estado pelos ótimos resultados e isso é um desempenho impressionante. Quero agradecer aos nossos diretores, coordenadores e professores de forma especial por estarem no dia-a-dia repassando o conteúdo, incentivando e principalmente aos alunos que acreditaram, estudaram e hoje são destaques", pontuou a secretária. 

Durante a solenidade a medalhista de ouro em matemática, Eduarda Cardoso, falou em nome dos alunos. A Estudante da Escola Ensino Médio Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, foi medalhista em outras olimpíadas de matemática, astronomia e física.

"Eu sou um exemplo de como a educação transforma uma vida, transforma uma sociedade e uma cidade. Minha cidade fica no norte do Piaui e talvez muitos nem tenham ouvido falar em Cocal dos Alves. Agradeço aos professores, em especial, Antonio Amaral e Aurilene por acreditarem na gente e no nosso futuro. Agradeço a Seduc pelo incentivo que estão nos dando. Nada é fácil, mas com esforço e dedicação teremos um progresso", finalizou a Eduarda Cardoso.

Histórico de vitorias em matemática

O Piauí foi o 3º Estado do Brasil com o maior percentual de inscritos, ficando atrás apenas de Roraima e Tocantins. Cerca de 210 mil alunos de 643 escolas da rede estadual do Piauí participam da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 

Em 2016, o Piauí obteve um resultado recorde na OBMEP, conquistando 11 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata e 64 de bronze, além de 567 menções honrosas. Deste quantitativo, os alunos da rede estadual conquistaram 42 medalhas, sendo seis ouros, 13 pratas e 23 bronzes.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais