Cidadeverde.com

HU vai oferecer atendimento oncológico a 550 pacientes por mês, diz FMS

Imprimir

Resultado de imagem para hu ufpi cidadeverde.com

Um novo ambulatório oncológico deve começar a funcionar no Hospital Universitário da UFPI para atender mensalmente cerca de 160 pacientes em triagem e mais 390 já diagnosticados que poderão iniciar ou dar continuidade ao tratamento. 

A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, após uma reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Cleber Moraes. A intermediação junto ao Ministério da Saúde foi realizada pelo senador Ciro Nogueira(PP).

O senador destacou a importância de uma nova opção para atendimento dos pacientes com câncer, que antes só encontravam tratamento no Hospital São Marcos. “A Saúde é uma demanda que merece atenção e todo o nosso empenho e o ministro Ricardo Barros tem sido muito solícito aos pedidos do nosso Piauí. A implantação do atendimento de oncologia no HU certamente será de fundamental importância à população de nosso estado”.

Sílvio Mendes informou que agora serão atendidos os casos de 13 tipos diferentes de câncer e em breve será realizado um mutirão para atender mais de 750 pacientes. “Hoje em Teresina temos uma dificuldade muito grande no que diz respeito à demanda de pacientes para o diagnóstico de câncer. Com o mutirão, queremos zerar a fila de espera que hoje existe na capital”, disse.

Também participaram da reunião, o diretor do Hospital Universitário, José Miguel, o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS), Francisco Figueiredo e o técnico da SAS, Sérgio Costa. 

Ortopedia e cirurgias

Outra novidade será a ampliação no atendimento de ortopedia por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Teresina e a Secretaria de Saúde do estado, que permitirá que mais sete ortopedistas realizem atendimento de trauma no Hospital Universitário. Ampliando a cobertura da demanda da capital e, sobretudo, do interior do estado. Também passarão a ser executados os procedimentos cirúrgicos buco-maxilo-facial, neurocirugias, além do aumento na realização de cirurgias cardíacas.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais