Cidadeverde.com

FMS inova com cartão para beneficiários do Bolsa Família

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está inovando no que se refere ao acompanhamento das condicionalidades em saúde exigidas pelo programa Bolsa Família. A partir de agora, 54 mil pessoas que recebem o benefício terão o Cartão de Acompanhamento na Saúde.
 
“O cartão serve para registrar melhor os dados daquelas famílias e para que as Equipes de Saúde da Família tenham maior controle sobre as condicionalidades em saúde das pessoas que recebem o Bolsa Família”, informa Ayla Calixto, gerente de ações estratégicas da FMS.
 
A FMS faz dois chamamentos anuais à população que recebe o benefício do Bolsa Família para que compareçam à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa para realizar acompanhamentos em saúde. O acompanhamento é importante, pois sem ele o benefício do Programa Bolsa Família pode ser bloqueado ou cancelado.
 
Para receber o benefício do Bolsa Família é obrigatório o acompanhamento em saúde das crianças menores de sete anos, das gestantes e das mulheres entre 14 e 44 anos. O serviço deve ser realizado duas vezes ao ano e em Teresina é organizado pela FMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI).
 
Para agendar a consulta, basta procurar o agente comunitário de saúde ou a própria Unidade Básica de Saúde da região. É necessária a apresentação do cartão Bolsa Família, da caderneta de vacinação das crianças e do cartão da gestante, no caso de mulheres grávidas. Na avaliação são verificadas condições como a situação vacinal das crianças, estado nutricional, peso, altura e controle do pré-natal das gestantes.
 
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77,00 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais