Cidadeverde.com

Capoeira para agitar o Dia da Consciência Negra

Imprimir

Aproveitando a semana em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, o grupo Ginga Piauí realizaa, em parceria com a Fundação Cultural Monselhor Chaves, mais uma edição dos Jogos de Capoeira Aberto Zumbi Rei dos Palmares. Será nos dias 20, 22 e 23 deste mês no Teatro do Boi, com várias apresentações artísticas. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

O evento reúne 15 grupos de capoeira dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará numa competição dividida em oito categorias, que vão do infantil ao absoluto. Os vencedores de cada modalidade receberão uma premiação simbólica de R$ 30 e troféus.

De acordo com a programação, no dia 18 acontece a entrega de camisas e a realização do congresso técnico para definir os últimos detalhes do evento. Em seguida, no dia 20, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, será realizada uma palestra com o José Gualberto da Silva, o “Mestre Tucano”, que tratará da história do negro e seu envolvimento com a cultura brasileira. “É uma palestra gratuita que acontece no próprio teatro e que inicia as 17h”, relata o contramestre Diogo, o organizador do evento.

Além disso, durante as comemorações do Dia da Consciência Negra, serão realizadas várias apresentações de grupos de teatro e dança mantidos pelo Teatro do Boi, bem como uma exposição de alunos da oficina de artes plásticas ministradas pela professora Socorro Caldas.

No dia 22, a partir das 15h, acontece a abertura oficial dos jogos de capoeira, com a 1ª e 2ª rodada de cada fase. Em seguida, no domingo, 23, no mesmo horário, serão realizadas as finais da competição, o IX Batizado e Troca de Cordas do grupo Ginga Piauí e a premiação dos vencedores. “Os jogos contam com a presença de alguns convidados, como o professor ‘De Gato’, do Canindé [CE], o contramestre Cruel, de Fortaleza [CE] e o contramestre Montanha, de Parnaíba [PI]”, finaliza Diogo.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: