Cidadeverde.com

'Poderosos protegem Correia Lima', desabafa secretário

Imprimir
 
Em entrevista no Jornal Cidade Verde desta terça-feira (13), o secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, cobrou explicações da Justiça para o não julgamento do grupo que comandou uma série de homicídios, no período conhecido como do Crime Organizado. Dos oito presos na quadrilha, liderada pelo coronel José Viriato Correia Lima, cinco já estão soltos 10 anos depois, e o sétimo pode ganhar liberdade ainda nesta semana.
Robert Rios cobrou explicações para o não julgamento de Correia Lima, ainda preso sob custódia da Polícia Militar mesmo após o decreto que tirou sua patente. O secretário, que na época atuava como delegado da Polícia Federal, disse que o coronel é protegido e está protegendo poderosos. "Metade das pessoas que o Correia Lima matou não foi pra ele, não eram inimigos pessoais dele. O Correia Lima matou para alguém, alguém mandou. O Correia Lima preso por 10 anos está segurando as rédeas de muita gente".
 
O secretário disse que, mesmo com as decisões de liberdade dos presos sendo tomadas em Brasília, o Judiciário do Piauí deve explicações. "A Justiça do Piauí é culpada pela soltura, embora não seja nenhum juiz do Piauí que esteja soltando. Eu quero ver o que a Justiça diz agora. Por que 10 anos depois o Correia Lima ainda não foi julgado? Eu tenho vergonha de ser piauiense numa hora dessas", declarou Robert, lembrando que ele e várias pessoas colocaram suas vidas em risco para prender a quadrilha.
 
 
A quadrilha é acusada de cometer vários crimes, entre eles a morte de um policial em Parnaíba e um delegado em Teresina, que investigava os crimes do bando. Atos como fazer seguro de vida que o beneficiava e matá-los em seguida, e assasinar prefeitos que se negassem a participar de esquemas de corrupção, estavam entre os crimes de Correia Lima. Dos presos, foram soltos três irmãos de ex-coronel e dois soldados da PM, que voltaram a vestir a farda e, armados, trabalharem normalmente, segundo Robert Rios.
 
O próximo a ser solto pode ser o soldado Francisco Moreira do Nascimento, o Moreira, que conseguiu alvará se soltura para um de seus vários mandados. A Corregedoria da PM aguarda levantamento da 1ª Vara Criminal para saber se existem outras pendências judiciais que impeçam a libertação do soldado. Francisco Domingos de Sousa, o Domingão, é outro que continua atrás das grades, mas Robert Rios afirmou acreditar que todos, inclusive Correia Lima, podem terminar 2009 fora da cadeia.
 
 
Patente
Outro questionamento feito por Robert Rios foi quanto à prisão do ex-coronel, ainda sob custódia da PM, e não em um presídio comum. "Ou a caneta vale e o governador assinou o decreto e tirou a patente, ou a caneta dele não vale nada", concluiu o secretário, lembrando que em 2009 o governador Wellington Dias expulsou Correia Lima da Polícia Militar.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: