Cidadeverde.com

Assentamento do Incra é centro de festival da uva

Imprimir
O município de São João do Piauí, localizado a cerca de 490 km de Teresina, vai ser palco do 1º Festival da Uva no Estado, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. O evento, que tem como atrativos atividades culturais, esportivas e de empreendedorismo, foi inspirado na ousadia de famílias do assentamento Marrecas, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí, que decidiram plantar uva em pleno semi-árido piauiense.
 

Para produzir uva e outras frutas como goiaba, banana e mamão, foi iniciada uma parceria no ano de 2003 envolvendo famílias assentadas, Incra e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Na parceria, o Incra entrou com área para produção, estrada para campo de produção, rede elétrica e poço. A Codevasf, por sua vez, com a assistência técnica, instalação da área irrigada, expansão da rede de energia e equipagem do poço. O projeto conta com o trabalho de 12 famílias assentadas. O assentamento Marrecas foi criado em 1992 e possui 301 famílias, numa área de 10,5 mil hectares.

A área total sistematizada com irrigação na fase atual totaliza 90 hectares com envolvimento de 75 famílias, sendo 12 hectares de fruticultura irrigada dos quais quatro são cultivados com uva das variedades Itália Melhorada e Benitake Brasil - algo inédito no semi-árido piauiense – cinco hectares de banana e três de goiaba. As famílias que produzem uva estão colhendo cerca de 40 toneladas/hectare (160 toneladas em quatro hectares), irrigados através de projeto em parceria do Incra com a Codevasf. A comercialização da produção é feita atualmente através do Programa Compra Direta, nas feiras livres dos municípios da região, e para a rede de supermercados Comercial Carvalho, de Teresina.

PROGRAMAÇÃO - O 1º Festival da Uva é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Codevasf, Prefeitura Municipal, Incra e outras entidades. O evento acontece na praça central de São João do Piauí, reunindo feira de produtos de assentamentos, comunidades quilombolas, palestras, passeios turísticos (Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato), oficinas de música, dança, teatro, torneios esportivos na Barragem do Jenipapo (vôlei de areia e torneio de pesca) e shows musicais e de paraquedismo.

A atividade conta com a participação de famílias de dois outros assentamentos do Incra localizados em São João do Piauí: Lisboa, Saco/Curtume e Eugênio. Do município de São Raimundo Nonato, participam assentados do Lagoa/Novo Zabelê e comunidade quilombola Lagoa das Emas. A abertura oficial do festival ocorrerá às 19h do dia 29 de janeiro de 2009, no Palco Central, na praça Honório Santos, em São João do Piauí.
 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: