Cidadeverde.com

Calor deixa índice ultravioleta extremo em 13 capitais

Imprimir

O forte calor que atinge a maior parte do país nesta quinta-feira causa elevação do nível de raios solares que chegam à superfície da Terra, conhecidos como raios UV (ultravioleta), que causam problemas à pele. Por volta das 12h15, 13 capitais tinham o índice entre 11 e 13, numa escala que pode chegar a 14.

Segundo o meteorologista Expedito Rebelo, chefe da Divisão de Pesquisas Aplicadas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), quanto mais alto o índice, maior o risco de danos à pele que podem chegar a queimaduras de segundo grau e ao aparecimento de câncer, em longo prazo.

Os locais com índices mais elevados eram, às 12h15, eram Brasília, Aracaju, João Pessoa, Recife e Vitória, com índice 13, seguidos por Rio, Curitiba, Macapá e Teresina, com 12, e Campo Grande, Florianópolis, Maceió e Manaus, que tinham índice 11, considerado extremo.

Na cidade de São Paulo, o índice era 9, considerado muito alto. Por volta das 11h desta quinta, ele tinha alcançado o nível 11.

Para evitar problemas causados pelos raios ultravioletas, Rebelo recomenda que as pessoas evitem exposição ao sol. Mas quando foi necessário, ele alerta para o uso do protetor solar e de roupas com cores claras. "As roupas brancas refletem a radiação diminuindo o contato dela com a pele, já as roupas pretas absorvem toda essa radiação e devem ser evitadas", diz o meteorologista.

"Se a pessoa perceber alguma mancha na pele durante um tempo prolongado, deve procurar um médico, imediatamente, porque pode ser algum problema sério", disse ele.

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: