Cidadeverde.com

Novos soldados temem não receber salários na Polícia Militar

Imprimir

No dia 17 de abril, de acordo com o Diário Oficial do Estado, 399 participantes do Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar, foram nomeados Soldados. A partir deste dia, eles começaram a executar atividades inerentes a função, só que os novos militares temem não terem sido incluídos na folha de pagamento do governo do Estado com o status de Soldado PM. Veja lista dos Soldados no Diário Oficial.

“Ficamos sabendo, por um de nós que foi até o Setor de Finanças do QCG [Quartel do Comando Geral] que o comando não tinha enviado a lista e por isso não iríamos receber nosso salário como Soldados. Ele disse ainda que isso só deveria acontecer em Julho ou Agosto, mas já fomos nomeados”, disse um soldado que não quis se identificar.

De acordo com a secretária de Administração, Regina Sousa, a folha não necessariamente passa por seu gabinete, mas se já terminou o curso e foram nomeados pelo governador, a mudança de status deve ocorrer no mês subseqüente.

O assessor de Comunicação da Polícia Militar, Major Sá Júnior, disse que a previsão é que os militares já recebam os R$ 1.119,00 referente ao salário de Soldado no próximo pagamento. “A folha da polícia fecha em média a cada dia seis, como a formatura ocorreu no dia 21 de abril, a previsão é que no salário de maio, que recebemos em junho, eles já recebam o soldo e mais R$ 400,00 da Bolsa Formação”, explicou o Major Sá Júnior.

 Os cerca de 40 alunos que estão com ação judicial tramitando continuarão recebendo apenas a bolsa do curso, já que seus processos ainda estão em andamento. Eles prestam serviços no Copom, como atendentes do 190 e não realizam serviço ostensivo.  

Distribuição do efetivo

A maioria dos novos soldados foram colocados à disposição da Secretaria de Defesa Civil, pelo comandante da Polícia Militar, Coronel Francisco Prado, por isso, passam a semana no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), de prontidão.

“Eles têm que entender que prontidão é estar em alerta. É passar o dia no quartel, sem tirar serviço ostensivo, mas esperando a qualquer momento que isso aconteça. Eu já passei 30 dias de prontidão, na expectativa e não fui chamado”, exemplificou o Major Sá Júnior.

Segundo o assessor, caso fossem distribuídos para as unidades, seria mais complicado, numa emergência, reuní-los rapidamente. “Ontem, o comandante precisou em regime de urgência enviar 30 para ajudar a Defesa Civil em Cocal da Estação, por conta da Barragem dos Algodões, se esses militares tivessem na rua, não seria mais complicado juntá-los. Eles ficam de prontidão e no final de semana vão para as operações nas unidades”, destacou o Oficial.

Os policiais que foram designados para os Batalhões do interior já começaram a ser distribuídos. As unidades de Picos, Paulistana, Fronteiras e Corrente já foram enviados, na próxima semana devem ir os da região Norte do Estado.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: