Cidadeverde.com

Ataque aos ônibus veio de facção; 11 pessoas são presas em operação do Draco

Imprimir

Foto: Bárbara Rodrigues


O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, confirmou em entrevista coletiva agora há pouco que os ataques aos ônibus em Teresina foram organizados por uma facção criminosa que atua na Vila Mocambinho, na zona Norte. Na noite de ontem, cinco ônibus foram incendiados. 

Foram presas 11 pessoas, sendo seis participaram diretamente nos incêndios, na residência de um deles tinha combustível e um veículo roubado. Outros cinco foram presos com armas e drogas.

"Foi de uma organização criminosa, não foi uma ordem organizada, eles quiseram emular o que aconteceu em outros lugares do Brasil, mas não vai acontecer aqui. Eles se aproveitaram de um momento de comoção para realizar esses ataques. Eles estão sentindo a pressão do estado e por isso fizeram os ataques. Vamos enfrentar isso de forma firme", afirmou o secretário.

O secretário disse ainda que não houve qualquer ataque comandado por parte de líderes de facções nos presídios.

Ele disse que será reforçada a fiscalização na Vila Mocambinho.


Chico Lucas afirmou que a população não deve se preocupar.

"Quero dizer aos cidadãos que não se preocupem. O que aconteceu ontem é justamente algo que já esperávamos, pois sabíamos que quando a gente intensificasse as ações, em algum momento iriam querer implantar o terror. Conseguimos tirar todos os meliantes da Vila Mocambinho. Vamos ocupar a vila, com uma patrulha comunitária, policiamento, além de serviços e ações sociais", destacou.

Morte dos dois suspeitos em ataque a coronel

Na Vila Mocambinho foi localizado o carro usado na ação por criminosos que balearam o coronel Maurício Lacerda na segunda-feira (17).  

Dois jovens suspeitos de participação no ataque ao coronel morreram em confronto com a polícia ainda na segunda na Vila Mocambinho. Logo depois ocorreu o ataque aos ônibus.

Sobre morte dos jovens, o coronel Scheiwann Lopes, comandante da PM, afirmou que não teve qualquer irregularidade na ação da polícia.

"Eles receberam a polícia militar com violência, com agressão. Então, teve a pronta resposta. Eles têm envolvimento com o crime. Encontramos nas suas residências materiais, telefones e tudo foi entregue para a polícia civil investigar. Tudo será apurado devidamente, mas confiamos no trabalho da PM", destacou.

 

 

Atualizada às 10h

Fotos: Gorete Santos/TV Cidade Verde 

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) deflagrou nas primeiras horas desta terça-feira (18) uma operação na Vila Mocambinho, na zona Norte de Teresina, contra os ataques aos ônibus registrados na noite de ontem (17) na capital. 

Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, até o momento, cinco pessoas foram presas suspeitas de participarem dos ataques.

“Estamos com aproximadamente cinco ou seis presos. A operação está em andamento, mas isso demonstra a eficiência do trabalho do estado do Piauí. Esses indivíduos que estão presos são membros de uma facção criminosa e estão envolvidos diretamente na queima dos ônibus que aconteceram ontem em Teresina”, explicou Charles Pessoa. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, um dos presos, que não teve o nome revelado, estaria foragido do sistema penitenciário.

Além das prisões, diversos materiais como aparelhos celulares e munições também foram apreendidos. O delegado Charles Pessoa destacou que essas apreensões vão ajudar nas investigações dos ataques aos veículos.

“Foram apreendidos muitos materiais, a gente já apreendeu munições, aparelhos celulares, muitos materiais que vão vincular essas pessoas a esses crimes que aconteceram ontem”, acrescentou o delegado. 

O delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, destacou que todos os envolvidos nos ataques já foram identificados e que também foram encontrados galões de gasolina. 

“100% dos envolvidos foram identificados, mais de seis pessoas já foram presos, cumprimos mandados de prisão em aberto, prendemos pessoas em flagrante com os galões de gasolina utilizados para fazer a queima de ônibus, trabalho de excelência do Draco, inteligência da Secretaria de Segurança e Polícia Militar. Nenhum ataque ao cidadão ou instituição pública vai ficar sem resposta do estado”, disse Anchieta Nery. 

Com a operação, as ruas de acesso à Vila Mocambinho estão bloqueados e as equipes policiais estão realizando vistorias nas residências.  

Ao todo, 200 policiais civis e militares estão envolvidos na ação. Um helicóptero também está sendo usado para dar suporte na operação.

Ônibus queimados

Cinco ônibus, sendo um do transporte público municipal e os outros de turismo foram incendiados na noite de ontem (17) em Teresina. Os ataques iniciaram em protesto contra a morte de dois homens durante troca de tiros com policiais militares.

Os dois rapazes mortos na tarde de hoje - Samuel Magno, conhecido como Panquecão, e José Nilton de Sousa – são suspeitos de atirar contra o coronel da reserva da Polícia Militar, Maurício de Lacerda, durante tentativa de assalto nesta madrugada. As famílias dos jovens garantem que eles são inocentes.

 

 


 

Rebeca Lima e Bárbara Rodrigues
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais