Cidadeverde.com

Piauí pode ser 2º no País a curar raiva humana

Imprimir
O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, antigo HDIC, está tratando um paciente com o vírus da raiva humana e tenta um feito histórico no País.
 


O tratamento está ocorrendo nos mesmos moldes das experiências exitosas feitas em pacientes dos Estados Unidos e em Recife (PE), em que curaram a raiva humana, que é considerada 100% legal.

O secretário Estadual de Saúde, Assis Carvalho, confirmou ao Cidadeverde.com a terapia pioneira no Estado e informou que o paciente é do Maranhão e o trabalho é coordenado pelo diretor-geral do Instituto Natan Portela, Carlos Henrique Nery Costa.

A terapia inovadora é feita a base de antivirais, sedativos e anestésicos injetáveis. No tratamento, os médicos do Natan Portela aplicam o protocolo Milwaukee, formulado e utilizado por médicos norte-americanos na recuperação de uma paciente com a infecção por raiva, em 2004.

Se for confirmada a cura, o Piauí será o segundo Estado do Brasil a realizar esse feito e constará na literatura internacional com a cura da raiva. O primeiro caso ocorreu em Recife quando um adolescente – Marciano Menezes Silva, 15 anos, mordido por morcego, teve raiva e foi curado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz. 
 

Por Yala Sena
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: