Cidadeverde.com

Prefeito é cassado no PI por exigir foto do voto

Imprimir
A Justiça Eleitoral do Piauí cassou hoje o prefeito de Santo Inácio sob a acusação de compra de votos. A denúncia é inédita no Estado já que o prefeito eleito, Inácio Batista de Carvalho (PSB), é acusado de mandar eleitores fotografarem o voto no celular e mostrar a tela da urna como “prova” de que votou nele.

A fraude, que foi registrado pela primeira vez no Rio de Janeiro, foi motivo para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) baixar resolução para as eleições municipais de 2008.
 
Pela lei,  o eleitor não poderá fazer uso de telefone celular, equipamento de radiocomunicação  que possa comprometer o sigilo do voto quando estiver na urna.

O juiz da comarca de Campinas determinou a cassação do prefeito e ordenou novas eleições na cidade. A advogada Margarete Coelho informou ao Cidadeverde.com que no processo existem provas concretas contra o prefeito.

“Tem um aparelho celular com chip e as fotos que foram tiradas por um eleitor mostrando a urna e o voto”, informou Margarete Coelho.

A advogada informou que a justiça eleitoral manda afastar o prefeito e determina a posse do presidente da Câmara dos Vereadores.  “O juiz convoca eleição em 30 dias e comunica o Tribunal Regional Eleitoral que publique a resolução fixando as regras para as novas eleições”, disse Margarete Coelho.

Segundo a advogada, mesmo que o prefeito recorra ao TRE, ele terá que se afastar do cargo, pois o recurso não tem efeito suspensivo. 
 

Flash Yala Sena
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: