Cidadeverde.com

HGV faz atendimento gratuito para prevenção do câncer de pele

Imprimir

Visando alertar a população sobre os riscos do câncer de pele (tipo de câncer mais comum no Brasil), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove no próximo dia 27 de novembro, sábado, a 12ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.


No Piauí, o atendimento será realizado na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas, das 9h às 15h. O atendimento será gratuito; somente é preciso ter em mãos um documento de identificação.


O atendimento, como nos anos anteriores, focará os grupos de risco, os quais farão cadastro e depois passarão por uma triagem. Os casos em que forem constatados algum problema serão encaminhados para tratamento no próprio HGV.


Segundo o coordenador da campanha no Piauí, Régio Girão, a falta de cuidados com a pele faz com que o Brasil registre elevados números de casos de câncer de pele. "A melhor maneira de prevenção é proteger a pele por meio do uso de roupas adequadas e filtro solar", explica.


Os sinais precoces da doença surgem com o aparecimento na pele de nódulos, placas avermelhadas, escamação, pintas pretas ou acastanhadas que mudam de cor e textura, feridas que não cicatrizam e continuam a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões e/ou sangramento.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia a doença é curável em quase 100% dos casos, quando é diagnosticada a tempo. O tratamento é realizado por meio de cirurgia e radioterapia.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais