Cidadeverde.com

Sindicato quer derrubar liminar que autoriza PMs em delegacias na greve

Imprimir
Policiais civis e delegados vão recorrer juridicamente da liminar do desembargador Augusto Falcão Lopes, que autorizou militares a ocuparem os distritos durante a greve marcada para o dia 15. Reunidos na tarde desta quarta-feira (13), eles anunciaram medidas para impedir que sejam substituídos por PMs durante a paralisação.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi

No encontro na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí - Sinpolpi -, representantes deste e do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil - Sindepol - decidiram não fazer protestos contra a liminar, mas reclamam que a decisão promove uma "usurpação de funções" e que o clima é de revolta.

Segundo Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi, a entidade entrará com reclamação junto ao Tribunal de Justiça para derrubar a liminar. O sindicato quer suspender o desembargador e alega o fato do mesmo ser sogro do vice-governador do Piauí, Moraes Souza Filho. Já o Sindepol, que não fará greve, ingressará com medida cautelar.


A greve será deflagrada no dia 15, a partir de 0h, caso as negociações com o Estado não avancem. Os Policiais Civis querem o pagamento ainda neste ano dos 24% de reajuste salarial acordados no ano passado. O Governo alega dificuldades financeiras e pede que o aumento seja parcelado até o final de 2012. 

Os policiais também pediram uma audiência no Ministério Público do Piauí. O promotor Fernando Ferreira dos Santos, que se reuniu com a categoria na manhã de hoje, foi contra a liminar do desembargador e afirmou que tomará as medidas legais cabíveis. 

Jordana Cury (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais