Cidadeverde.com

Alunos querem que Uespi faça expedição da carteira de estudante

Imprimir

A pedido de estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), uma comissão de vereadores participou de reunião, nesta quarta-feira (13), na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), para tratar da responsabilidade sobre a expedição de identidade estudantil na capital. 
 
Na pauta, a modificação do texto da Lei que concede direito de expedição por parte de agremiações estudantis e Instituições de Ensino Superior. Estiveram presentes no encontro, os vereadores Rodrigo Martins (PSB), Rosário Beserra (PT) e Teresa Britto (PV), a superintendente da Strans, Alzenir Porto, o assessor jurídico do órgão, Mário Andretti, além de alunos da Uespi. 


 
Insatisfeitos com a taxa cobrada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para expedição da carteira, os representantes de alunos da Uespi acreditam que o valor cobrado será acessível, caso a universidade torne-se responsável pela emissão. “E se a instituição não puder assumir esse processo, ela pode delegar uma agremiação reconhecida, que passa a ficar responsável pela emissão do documento”, explica o assessor jurídico da Strans, Mário Andretti.
 
Segundo o acadêmico de Direito Bruno Cortez, a ação beneficia, principalmente, os discentes. “A Uespi emitiria a carteira a cinco reais, podendo ter gratuidade nos próximos anos e há ainda possibilidade do prazo de validade da carteira durar o curso inteiro beneficiando a todos. Porém, é preciso que a Strans autorize e o Setut libere o código de barras”,  garante o acadêmico.
 
De acordo com o vereador Rodrigo Martins, o Projeto de Lei, que foi retirado de pauta ontem, retorna ao plenário para votação nesta quinta-feira (14). “Fomos procurados pelos estudantes e votaremos a modificação do texto na próxima sessão ordinária, que é a última realizada na Casa antes do recesso parlamentar”, frisa Rodrigo.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais