Cidadeverde.com

Festival Brasileiro de Cinema movimenta Londres

Imprimir
O 3º Festival de Filme Brasileiro em Londres reuniu, de terça-feira (6) ao último sábado (10), o melhor do cinema nacional levando produções nacionais às salas londrinas. O evento teve este ano a curadoria de nomes como o diretor Fernando Meirelles e contou com a presença de vários atores e outros profissionais da área de cinema. A abertura ocorreu com noite de gala no BAFTA, local onde são realizadas as premiações dos filmes ingleses.

As apresentações dos filmes selecionados para o festival aconteceram no cine Odeon, em Leicester Square. A abertura foi apresentada pela atriz Ana Araujo, namorada do baterista dos Rolling Stones, Ronnie Wood.

Fotos: Ric Pereira

Daniel Oliveira

O festival, que começou bem discreto no distante bairro de Hammersmith, foi para o West End, região mais badalada e agitada da cidade triplicando seu público nestes três anos. Os ingressos estavam esgotados para todas as sessões e ainda houve muita procura. Famosos como o ator Daniel de Oliveira e Izabel Jaguaribe, que dirigiu o filme Elza, sobre a vida de Elza Soares, prestigiaram o evento.


Izabel Jaguaribe e Maria Alencar

O programa apresentou vários curtas e longas, com atrações para todos os gostos. Na noite de abertura foi exibido "O homem do Futuro" do diretor Cláudio Torres, uma espécie de versão brasileira do blockbuster "De volta para o Futuro", de Robert Zemeckis.

Na segunda noite, foi a vez da co-produção uruguaia-argentina-brasileira "Além da Estrada", de Charly Braun, que conta a história de um argentino que vai para o Uruguai em busca de uma herança deixada por seus pais.

Outra atração da noite foi "A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho", um o documentário ficcional dos diretores Alessandra Colasanti e Samir Abujamra. A dançarina de um dos quadros de Edgar Dégas abandona a tela, ganha o mundo e desaparece no carnaval carioca. Outra atração da noite foi "De pernas pro ar", de Roberto Santucci, uma comédia romântica que analisa os prazeres e dificuldades de uma vida de amor contemporânea.

A terceira noite trouxe três obras: "Os filhos de João", do diretor Henrique Dantas, o documentário "Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano" conta a história do grupo musical Novos Baianos. A película se concentra em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira – final da década de 1960 – época em que o grupo eclodiu. Outro fime da noite foi "Como esquecer, de Malu Martino, que conta a história de Júlia (Ana Paula Arósio), uma professora de literatura inglesa, que procura reconstruir sua vida após a ruptura de sua relação com a enigmática Antônia. 

A noite terminou com "180º", de Eduardo Vaisman, estrelado por Eduardo Moscovis, Malu Galli e Felipe Abib. O filme conta a história de Anna, Russell e Bernardo, três personagens da classe média carioca. Eles apostam tudo o que têm num arriscado jogo de paixões, que envolve a autoria de um livro de sucesso. 

Na quarta noite foi a vez de "Boca do Lixo", de Flavio Frederico ser exibido. Adaptado da autobiografia de Hiroito de Moraes Joanides, o filme retrata a atmosfera noturna da Boca do Lixo, região de prostituição no centro de São Paulo nos anos 50 e 60. Em seguida, "Elza", de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, mostrou um retrato sobre a cantora Elza Soares, apresentando suas diversas personalidades e sua trajetória na música brasileira. 

Finalizando a noite, "Vips", do diretor Toniko Melo, que conta a história de Marcelo, um estelionatário que desde criança sonhava ser piloto e sua maior façanha foi se passar por Henrique Constantino, filho do dono da Gol.

No sábado, foi apresentado "A Suprema Felicidade", de Arnaldo Jabor, que conta a história de uma família de classe média procurando pela felicidade no Rio de Janeiro dos anos 50. Encerrando o festival foi exibido "O casamento de Romeu e Julieta", filme de 2005, dirigido por Bruno Barreto, com Luana Piovani e Marco Ricca nos papéis-títulos. 


Ric Pereira (Especial para o CidadeVerde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais