Cidadeverde.com

Veja as 10 escolas mais bem colocadas no ranking do Enem no Piauí

Imprimir
O resultado das escolas particulares do Piauí no ranking do Enem, divulgado nesta segunda (12), é comemorado pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado. O presidente da entidade, Dalton Leal, fez uma avaliação do resultado. Segundo ele, a tradição de boas escolas e professores, além da dedicação de gestores fazem o Piauí estar entre os primeiros.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Dalton Leal
Entre as melhores escolas estão Dom Barreto, Santa Maria Goretti, Colégio das Irmãs, Diocesano e as três escolas integrantes do sistema Anglo (Diferencial, Integral e Lettera). Ainda entre as 10 mais bem colocadas no Estado, estão a Escola Popular Madre Maria Villac, a escola Cidadão Cidadã e o Colégio Nossa Senhora das Graças.

"É uma soma de esforços aliada a tradição. Temos tradição de grandes educadores e quero fazer uma homenagem a nosso professor, que é o ator maior nesse resultado. Temos escolas tradicionais, que vivem o seu dia a dia com toda dedicação e, ao longo de sua história, ultrapassaram obstáculos para sobreviver", disse.

Instituto Dom Barreto

Crítica
Dalton comentou ainda que o desempenho da escola pública piauiense não foi o mesmo. Ele avalia que isso passa pela falta de investimentos e falta de iniciativas que valorizem o professor.

"Educaçao é um produto artesanal, não industrial. Você tem que trabalhar, aprender fazendo todos os dias. Em comparação, constatamos um verdadeiro abismo. Analogamente, não podemos comparar escolas do Piauí com as de São Paulo. Lá eles tem uma estrutura que não temos e conseguimos ultrapassar isso. Na escola de Cocal, por simples dedicação, eles conseguiram superar obstáculos tão maiores. Não há uma receita, mas há algumas coisas que não podem ser esquecidas, como condições mínimas de trabalho, a escola como um ambiente harmônico.


Ele comenta ainda que, para atingir bons resultados, a rede pública do Estado tem dois desafios: a democratização do acesso e eficiência na gestão.

Dalton coloca o sindicato a disposição de gestores públicos para discutir meios de cooperação entre as redes particular e pública.

POSIÇÃO NACIONAL MUNICÍPIO ESCOLA MÉDIA TOTAL
2 TERESINA INST DOM BARRETO 754.13
7 TERESINA EDUCANDARIO SANTA MARIA GORETTI 727.6
25 TERESINA INSTITUTO EDUCACIONAL DA CRIANCA - INEC 715.11
51 TERESINA ANBEAS - COLEGIO SAGRADO CORACAO DE JESUS 703.42
61 TERESINA COL SAO FRANCISCO DE SALES 699.39
92 TERESINA INST ANTOINE LAVOISIER DE ENSINO 693.92
123 TERESINA LETTERA EMPREENDIMENTOS EDUCACIONAIS LTDA 690.37
142 TERESINA COLEGIO INTEGRAL 688.04
154 TERESINA ESCOLA POPULAR MADRE MARIA VILLAC 687.03
332 TERESINA ESCOLA CIDADAO CIDADA 671.02

.
Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais