Cidadeverde.com
Entretenimento

Festival de Teatro reúne espetáculos de todo país no Piauí

Imprimir

As artes cênicas invadem o Piauí de 25 a 29 de outubro com a segunda edição do Festival Nacional de Teatro - Pontos de Cultura – Troféu Aci Campelo. O evento contará com espetáculos de 21 grupos de todo país e acontece na cidade de Floriano.
 

Espetáculo Circo das Palavras



Durante os cinco dias de evento, além de apresentações teatrais, Floriano receberá ainda oficinas e palestras abertas aos alunos da rede pública e privada de ensino, educadores, universitários e para o público em geral. Assim, o Pontão de Cultura alia diversão a formação de platéia, sempre trabalhando em difundir as artes cênicas no Estado.
 

Esse ano foram selecionados 21 grupos de teatro para o Festival, e dentre eles estão: o Núcleo de Teatro e Bonecos, de São Luís, com “A Mulher Ambulante”; Cia. do Sol. do Rio de Janeiro, com “Profetas da Chuva”; e a Cia. Circo Teatro Capixaba, do Espírito Santo, com “O Drama de Orfeu”.
 

Cenas do espetáculo Profetas da Chuva



O Festival é uma realização do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e Grupo Escalet de Teatro, e visa formar uma rede nacional de pontos de cultura e grupos de teatro independentes. Tem ainda apoio do BNDES, BNB, FUNARTE e do Ministério da Cultura através da Secretária da Cidadania e Diversidade Cultural.


 
Oficinas

 
Serão diversas oficinas, que abragem as mais variadas temáticas. Uma delas será ministrada pelo alagoano Guilherme Ramos, que é ator, diretor teatral, escritor/poeta/dramaturgo, compositor e músico prático. Ele introduzirá os participantes da oficina no mundo da História da Arte, com foco na literatura (mundial e brasileira), além de discutir o próprio sentido do “fazer artístico”.


Abordando a cultura Afro Brasileira, a mineira Àypadá T’Imoye também está na programação de oficinas, falando sobre a utilização das manifestações da cultura popular brasileira de matriz africana no fazer artístico do grupo.

Imprimir