Cidadeverde.com

190 recebe mais de 1,6 mil trotes só em dezembro, afirma PM

Imprimir
Em menos de um mês, a Polícia Militar do Piauí recebeu mais de 1,6 mil trotes através do telefone 190, criado para que a população disponha de uma linha de fácil acesso aos militares, para uso em casos de urgência. A ligação pode ser feita de qualquer aparelho gratuitamente.


Segundo estatísticas da Central de Operação Policial Militar (Copom), que funciona no Quartel do Comando Geral da PM, no bairro Ilhotas, no período de 1º a 26 de dezembro o número de ligações falsas foi 25,3% superior ao registrado em igual período do ano passado.

Este mês, foram 1.621 ligações contra 1.210 registradas em dezembro do ano passado. No mês de novembro, o número de trotes chegou a 1.840.

Para o Copom, o número de trotes aumenta no período de férias escolares, quando muitas pessoas usam o 190 para pedir informações de endereços e telefones, mas também para a falsa comunicação de crimes. Isso faz com que a viatura se desloque ao local informado, geralmente um endereço inexistente

O comando da Polícia Militar alerta para o prejuízo que um trote pode causar. A cada ligação falsa feita uma ocorrência verdadeira deixa de ser atendida. Solicita aos pais, professores e à sociedade em geral, que esclareça a todos que um trote coloca em risco a vida de alguém que naquele momento está realmente necessitando de ajuda de policiais militares.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais