Cidadeverde.com

Nome indicado por senadores do Piauí assumirá Codevasf

Imprimir
A Casa Civil da Presidência da República confirmou nesta sexta-feira (6) o nome de Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O novo presidente do órgão, apesar de ser alagoano, foi indicado como consenso entre os três senadores piauienses.


Em 2008, Guilherme Almeida foi superintendente regional da Codevasf, em Teresina, e desde então trabalha no gerenciamento das ações de desenvolvimento para os estados do Piauí e do Maranhão. Atualmente, Clementino de Souza Coelho - irmão do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho - ocupa interinamente a presidência da Codevasf. Com a mudança, Coelho voltará à diretoria da companhia. 

Há dois anos, Guilherme Almeida recebeu título de cidadão piauiense, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com a indicação do deputado estadual Fernando Monteiro (PTB). 

Em nota divulgada à imprensa, a Casa Civil informou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, já havia encaminhado o pedido de nomeação de Guilherme Gonçalves há cerca de 50 dias e que a Companhia aguardava apenas o trâmite estatutário da entidade para sua efetivação.

A nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial da União deste sábado, 7 de janeiro.

Currículo

Guilherme Almeida formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui especialização em Desenvolvimento Rural Integrado (Settlement Study Center – SUDENE-Israel) e em Participação do Agricultor na Organização de Irrigantes (Utah State University – Utah-USA).

Na Codevasf foi chefe de projetos de irrigação no baixo São Francisco nos estados de Alagoas e Sergipe. Em seguida, foi superintendente regional da 5ª/SR, em Penedo-AL, cargo que ocupou até ser chamado a assumir a Secretaria de Recursos Hídricos e Irrigação do Estado de Alagoas no ano de 1995.

Ao retornar à Codevasf, atuou em Brasília como diretor da Área de Produção e como secretário-executivo da Diretoria de Irrigação e Infraestrutura, onde atuou em parceria com Ronaldo Lopes, que na época era superintendente regional da 5ª/SR, em Penedo. Nos últimos meses, Guilherme Gonçalves ocupou a diretoria de revitalização da Codevasf, em Brasília.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais