Cidadeverde.com

Secretário das Cidades e prefeitos debatem sobre gestão do lixo

Imprimir
O Plano de Regionalização de Gestão dos Resíduos Sólidos será debatido nessa terça, (28), no município de Bom Jesus, sul do Piauí. A Secretaria Estadual das Cidades articulou o encontro, que vai esclarecer dúvidas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Merlong Solano, secretário das Cidades estará presente e vai ministrar a oficina juntamente com o corpo técnico da Secid.

O encontro prevê ainda, a validação, ou seja, a aprovação dos prefeitos para que o plano seja implementado em sua cidade. “É um momento onde os gestores vão tirar suas dúvidas, discutir, e caso concordem com a política, deverão assinar a ata de validação que beneficiará as cidades com adequada gestão de resíduos e fim do lixões, um problema que ainda persiste em todo estado”, destacou Merlong Solano.


A validação do projeto pelos prefeitos é o primeiro passo para que a realidade de gerenciamento do lixo que existe hoje, possa ser mudada e garantir benefícios para os piauienses.  

A Secid deve visitar todos Territórios de Desenvolvimento que o Piauí é dividido. A previsão, é que até final de março as oficinas já estejam concluídas nos municípios sedes da gestão dos resíduos.  A Política foi sancionada pelo ex-presidente Lula, depois de 21 anos de tramitação no Congresso Nacional. A PNRS determina que até 2014, o Brasil tenha acabado com todos os lixões no país.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais