Cidadeverde.com

Diabetes sem controle representa risco para doença cardiovascular

Imprimir
O diabetes, doença crônica caracterizada pelo aumento da concentração de glicose (açúcar) no sangue, é um sério fator de risco para doenças cardiovasculares. Estudos demonstram que a doença cardiovascular representa uma das principais causa de mortes em pessoas com diabetes, uma vez que há uma grande conexão entre níveis altos de açúcar no sangue e doença do coração.
 
Pessoas com diabetes mal controlada podem apresentar quadros de saúde preocupantes como pressão alta, triglicerídeos e colesterol em níveis elevados, peso acima do ideal, fatores que podem contribuir para a ocorrência de um infarto ou acidente vascular cerebral, duas das principais causas de mortalidade em pacientes diabéticos.
 
“É de fundamental importância identificar fatores, que junto com o diabetes, aumentam o risco de desenvolver uma doença cardiovascular. Sem contar que o tratamento adequado do diabetes se faz necessário, já que o controle do açúcar no sangue, além de reduzir todos os riscos de outras complicações como doenças da visão, dos rins, problemas com as pernas ou pés, também diminui a chance de ter um ataque cardíaco”, explica o cardiologista Ricardo Loureiro.
 
Na avaliação de risco cardiovascular dos pacientes para as consequências da aterosclerose - doença que surge no interior das artérias e causa estreitamento dos diâmetros dos vasos, diminuindo a circulação aos órgãos e reduzindo a chegada de sangue e oxigênio - o diagnóstico de diabetes é suficiente para colocar o paciente em um patamar de alto risco.
 
De acordo com o cardiologista, a hiperglicemia (alto nível de glicose/açúcar no sangue) provoca lesão direta aos vasos sanguíneos, aumentando o risco de aterosclerose. “Além disso, os diabéticos possuem tendência a ter níveis mais elevados de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), bem como níveis mais baixos do bom colesterol (HDL). Por essas razões, nós cardiologistas costumamos ter um rigor maior no tratamento do diabético”, enfatiza Loureiro.
 
O cardiologista lembra que para evitar problemas cardíacos o diabetes precisa estar controlado e para isso não basta não sentir sintomas. “É preciso um acompanhamento médico e a realização de exames periodicamente, para aumentar as chances de o paciente ficar bem”, conclui.
 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais