Cidadeverde.com

Novo edital de bolsas da Fapepi visa atrair pesquisadores ao Piauí

Imprimir

Para incentivar o desenvolvimento de pesquisas no Piauí, o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), lançou o edital do Programa de Desenvolvimento Científico Regional – DCR/Piauí, para implementação de 14 bolsas através da parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As propostas devem ser enviadas até 31 de outubro.

As bolsas são voltadas para estimular a fixação de pesquisadores com experiência em Ciência, Tecnologia e Informação, em núcleos de pesquisas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Embrapa Meio Norte.

“As bolsas são ofertadas em duas vertentes. A primeira é a de regionalização, que acontece para atrair pesquisadores de outros estados ao Piauí. A segunda é para atrair pesquisadores piauienses, que saíram do estado e devem voltar para desenvolver conhecimento no interior”, conta a gerente técnica científica da Fapepi, Eliana Abreu.

Após o período de submissão de propostas, a análise e divulgação do resultado acontecem em três fases, até o fim do ano, após serem julgados o enquadramento da proposta de acordo com o edital, análise de currículo através de comissão e, por fim, encaminhamento de resultado para o CNPq.

Serão investidos cerca de R$2 milhões para a implementação das bolsas. “Os recursos são do CNPq, mas o estado entra com a contrapartida de R$ 15 mil para cada projeto aceito. Esse edital é de fundamental importância, já que contribui para a fixação de doutores no nosso estado e desenvolvimento da nossa região”, finaliza Eliana Abreu

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais