Cidadeverde.com

O Piauí fora da Copa Nordeste não é novidade

Imprimir
A conversa de que Piauí e Maranhão não são reconhecidos pela CBF como Estados do Nordeste precisa de uma explicação mais detalhada à luz dos fatos. É claro que piauienses e maranhenses estão na região Nordeste, ao lado de Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. É o que está na geografia do Brasil, no mapa e tudo mais que queiram. A CBF não tem poderes para modificar essa situação.


Nos anos sessenta a CBD realizava dois torneios envolvendo clubes do Norte e do Nordeste.Um dos grupos era formado por piauienses(Flamengo, River e Piauí), maraanhenses (MAC, Moto e Sampaio Corrêa) e os paraenses Tuna, Remo e Paysandu. O campeão daqui iria decidir o título do Norte e Nordeste com o vencedor da chave 100% nordestina.

Lembro que o Clube do Remo derrotou o Piauí por 2 x 1 no Estádio Evandro Almeida, em Belém, e foi decidir o título do Norte-Nordeste com o Ceará, em Fortaleza. Eu estava no PV trabalhando com os companheiros da Rádio Clube do Pará. O alvinegro cearense foi o campeão com vitórias de 3 x 2 e 3 x 0.

Funcionava assim e com a criação do Campeonato do Nordeste em 1994 permaneceu como estava.No meu entendimento dois são os fatores determinantes para a exclusão de piauienses e maranhenses. Um é a posição geográfica, com Piauí e Maranhão um pouco distantes do "bolo"formado pelos outros Estados, o que, evidentemente aumenta as despesas, mas pode ser superado.

O outro é a péssima fase do nosso futebol, agravada nos anos noventa. Se piauienses e maranhenses estivessem  bem, proporcionando boas receitas de bilhetrias e despertando interesse dos patrocinadores, certamente seriam convidados.

Piauí e Maranhão, inclusive, realizaram durante alguns anos o Torneio Piauí-Maranhão,também chamado de Marinho Rodrigues, enquanto em outros Estados eram disputadas competições no mesmo formato. No Norte paraenses e amazonenses também tinham seus torneios.

O que Piauí e Maranhão têm que fazer é trabalhar, estabelecer um novo tipo de gerenciamento para o seu futebol, de modo que os clubes não continuem achando que as duas federações têm que fazer tudo. Não adianta lamentar, sem mostrar serviço.

O Campeonato do Nordeste para 2013 será disputado por 16 clubes, divididos em 4 grupos, com jogos de 20 de janeiro a 17 de março. Se Piauí e Maranhão estivessem lá, seriam 20, e com um grupo na primeira fase tendo 2 representantes de cada Estado.

E há outro detalhe: a preferência dos organizadores é pelas presenças dos clubes mais populares, de mais história. E aí ? Seriam River, Flamengo, Moto e Sampaio ? Nas disputas estaduais os representantes das cidades do interior estão à frente.

O certo é que como diz o locutor "não adianta chorar".Falta profissionalismo no nosso futebol há bastante tempo.Mas, pode melhorar.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais