Cidadeverde.com

OAB ajuíza ação contra o reajuste da tarifa de energia no Piauí

Imprimir

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB/Piauí prepara uma ação civil pública contra o reajuste de 25,81% concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Os consumidores residenciais tiveram seus talões reajustados em 24,93%.

O presidente da comissão, Luciê Viana, argumenta que o valor anunciado é alto em relação ao serviço prestado pela Eletrobras Piauí. 

"Iniciamos hoje a reunião das informações sobre esse reajuste, especialmente em relação ao aumento que está sendo de forma desproporcional à qualidade do serviço. Queremos saber o que justifica um aumento tão expressivo, sendo que o repasse em investimentos não está a contento", afirmou o advogado.

A previsão é que o aumento atinja cerca de 100 mil unidades consumidoras. A medida também vai valer para clientes da chamada alta tensão (grandes estabelecimentos e indústrias). Nesse grupo, a alta será de 29,14% nas cobranças pelo serviço.

“O reajuste depende da energia que compramos no mercado, ICMS, PIS, COFINS, gastos com pessoal, manutenção do sistema, remuneração de acionistas, entre outros componentes”, explicou o assistente da Direção Comercial da Eletrobras Piauí, José Anselmo Lima.

A ação da OAB surge como forma de comemorar os 24 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor no país e deverá ser ajuizada na próxima segunda-feira (15).

Leilane Nunes e Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais