Cidadeverde.com

Obras da ETA da Santa Maria estão 80% concluídas, diz Idepi

Imprimir

Com o intuito de solucionar o problema de abastecimento d’água na região da Grande Santa Maria, as obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) daquela região já estão 80% concluída. A informação foi dada pelo diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Elizeu Aguiar.

A Estação terá capacidade de vazão de 500 litros por segundo e beneficiará cerca de 200 mil pessoas nos bairros Santa Maria da Codipi, Santa Maria das Vassouras, Residencial Jacinta Andrade, Pedra Mole, Nova Teresina, Residencial Tabajara, Residencial HBB, Anita Ferraz e Cidade Jardim. O valor investido na obra é de R$ 43 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

O projeto envolverá quatro etapas. A primeira contemplará o setor de captação de água; na segunda será realizado o tratamento; enquanto na terceira, a adução, que é a condução da água tratada aos reservatórios. Só então será feita a distribuição da água tratada para as residências da zona Norte.

“Antigamente, o abastecimento de água era feito a partir de poços, oriundo dos lençóis freáticos, por conta do crescimento populacional e diminuição das chuvas, a quantidade de água existente não estava suprindo a necessidade da população, por isso o Governo do Estado por meio do Idepi solicitou a criação de uma estação local”, explica o diretor.

A expectativa é que as obras sejam entregues o mais rápido possível, pois a população aguarda ansiosamente pela regularização do sistema de abastecimento, para restabelecer suas atividades cotidianas novamente.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais