Cidadeverde.com

Oeiras realiza encontro intersetorial do Selo UNICEF

Oeiras está pleiteando o Selo Unicef (2017-2020), reconhecimento internacional, concedido aos municípios do semiárido brasileiro, que alcançarem melhorias importantes na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Na manhã desta segunda-feira, 11, agentes públicos participaram de um encontro, na Sala de Reuniões da Prefeitura, para discutir a articulação da conquista do Selo e iniciar a avaliação dos projetos existentes no município, desenvolvidos em diversas áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e Juventude.

Na reunião, a articuladora municipal do Selo Unicef, professora Francisca Inês Martins, tratou sobre a metodologia e a formação da Comissão Intersetorial (2017-2020). “Esta Comissão é formada por representantes de cada secretaria vinculada ao Selo, que em conjunto comigo enquanto articuladora, a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o mobilizador, vamos acompanhar o desenvolvimento de todas as ações do município. É um trabalho de extrema atenção, pois vamos sistematizar as ações que o município já desenvolve no seu dia a dia e informá-las na plataforma do Selo”, explica a articuladora municipal.

Na próxima terça-feira, 19, a articuladora participará, em Teresina, do primeiro ciclo de capacitações do Selo UNICEF. “Importante lembrar que o selo não é do articulador, não é do prefeito, o selo é do município. São todas as ações que o município desenvolve que vão levar à conquista do Selo”, frisa Inês Martins.

O prefeito José Raimundo destacou que todo o trabalho está focado na melhoria das condições de vida da população do município e nas ações que garantam avanços em resultados e indicadores. “Não é difícil conseguir o Selo, se trabalharmos com responsabilidade e comprometimento”, afirma o prefeito.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

Fonte: Ascom

Recém-nascido recebe título de 'bebê prefeito' em Oeiras

O pequeno Pedro Artur é o mais novo prefeito de Oeiras. Nascido no último sábado, 09, no Hospital Regional Deolindo Couto, ele recebeu das mãos do prefeito José Raimundo a chave da cidade. O gesto simbólico marca o encerramento da Semana do Bebê – mobilização social incentivada pelo UNICEF e realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o objetivo chamar a atenção da sociedade e do poder público para as questões da primeira infância e garantir a promoção de políticas públicas voltadas para mães e bebês.

O recém-nascido escolhido para receber a chave da cidade e o cargo simbólico de bebê-prefeito foi a primeira criança oeirense a nascer durante a campanha, observando alguns critérios como, por exemplo, a frequência de consultas de pré-natal realizadas pela mãe durante a gestação, vacinação completa e nascimento de parto normal.

A mamãe do bebê é Aldenice Maria de Sousa Barbosa, de 28 anos, moradora do Lajeiro do Samba, no Bairro Rosário. Segundo informa a Semusa, ela realizou 10 consultas de pré-natal, participou de todas as atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência na sua comunidade – UBS Hailton Alves –, fez a vacinação completa e o bebê nasceu de parto normal.

“Aproveitamos o ensejo para parabenizá-la, como também a ESF/NASF/ESB, pelo excelente trabalho que desenvolvem no acompanhamento de mães, gestantes e crianças. Ainda nesta semana, será feita visita domiciliar na residência do bebê pela Equipe de Saúde da Família, Nasf e os padrinhos do bebê, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, e o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira”, pontua a nutricionista Márcia Estevão, que coordenou as atividades da Semana do Bebê.

O bebê terá todo o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde para que possa garantir o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Ele permanecerá durante o ano com o título, que será repassado para outro recém-nascido em dezembro de 2018. “Agradecemos também a colaboração dos gestores do Hospital Regional Deolindo Couto, pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo o empenho de nos informar o nascimento do bebê prefeito”, finaliza Márcia Estevão.

Organizada através de uma ação intersetorial das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social, a Semana do Bebê desenvolveu uma série de atividades de proteção da primeira infância, entre elas: rodas de conversa com equipes multiprofissionais sobre aleitamento materno, oficinas sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças; orientações sobre higiene bucal do bebê; shantala (massagem para bebês) e informes sobre a importância do teste do pezinho, nas zonas urbana e rural.

Fonte: Ascom

Natal Iluminado: Celebrando 300 anos, Oeiras inaugura decoração natalina

Oeiras está vestida com as luzes do Natal. Com a presença de um grande público, foi inaugurada na noite deste sábado, 09, na Praça de Eventos, o ‘Natal Iluminado’ – decoração natalina que festeja os 300 anos da cidade.

Monumentos decorados, árvores, personagens icônicos, show pirotécnico e um espetáculo de luzes foram os atrativos exibidos no evento, que contou também com apresentações musicais e cênicas de grupos e serviços mantidos pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“As comemorações natalinas deste ano são alusivas ao aniversário de 300 anos de Oeiras e nada mais justo do que fazer uma festa tão grande quanto a importância da nossa cidade. Em nome da Secretaria de Assistência Social e de todos os colaboradores, agradeço a confiança depositada pelo prefeito municipal. Assumimos o compromisso de iluminar ainda mais a nossa querida Oeiras e, nesta noite, o resultado do nosso trabalho fala por si”, comemora Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

Além do Centro Histórico, outros espaços da cidade – avenidas, praças e pontos turísticos – receberam a decoração natalina. 

Fonte: Ascom

300 anos de Oeiras terá oito atrações musicais, show pirotécnico e sorteio de prêmios

Um grande show musical vai marcar o aniversário de 300 anos de Oeiras. Oito atrações – Luan Estilizado, Chicabana, Kariny Santos, Vanúsia Marques, Swing Raiação, Nayará Sá, Forró de Cabrobó e David Ostentação – vão fazer a festa na Praça de Eventos, a partir das 19h, no dia 25 de dezembro.

À meia noite, já no dia 26, data do Tricentenário, haverá um show pirotécnico. No intervalo dos shows, acontecerá o sorteio de uma moto zero km, fogão, geladeira, TV 32’’ e aparelhos smartphones, prêmios do IPTU Premiado. Para participar, os contribuintes devem apresentar seus impostos quitados no setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras até o dia 22, preencher um cupom e depositá-lo numa urna. É indispensável, ainda, que o contribuinte apresente o CPF no ato do preenchimento do cupom.

Além do show de aniversário, outros eventos festivos compõem a programação especial dos 300 anos de Oeiras. Nos dias 15, 16 e 26, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado promovem a Oeiras Cultural 300 anos, uma intensa agenda que envolve inaugurações e eventos culturais.

As celebrações têm início no dia 15, com a outorga da Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras, Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí e o show da cantora Elba Ramalho.

Exposições artísticas também ocupam a programação de aniversário. Uma delas, intitulada “Enigmas de Oeiras” retrata a arquitetura da cidade por meio de obras em aquarelas. Além das já tradicionais apresentações dos Bandolins de Oeiras, uma rua do Centro da Cidade será batizada de Rua Oeiras de Portugal, retribuindo a homenagem feita à cidade na província Portuguesa, onde há uma rua chamada de Oeiras Piauí-Brasil.

Além da parte cultural, a Prefeitura realizará a entrega de obras de infraestrutura urbana, como a praça do Conjunto Parque Leste e reforma e ampliação do prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Oeiras 300 anos – Programação

15 de dezembro 2017 (sexta-feira)

15h – Culto em Ação de Graças

Local: Primeira Igreja Batista de Oeiras

Endereço: Rua Professor Rafael Farias, 697

17h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras

Local: Câmara Municipal de Oeiras Local: Praça da Bandeira, 231 – Centro

19h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes Endereço: Rua Cônego Cardoso, 262 – Centro

21h – Abertura da Sala dos Governadores (Brasil Império)

Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores • Apresentação dos Congos de Oeiras

21h30 – Abertura da Exposição “Enigmas de Oeiras” e Lançamento do Livro “Crônica dos Enigmas de Oeiras”, do arquiteto e aquarelista Sóter Carrero. Local: Museu de Arte Sacra

22h – Show Palco 300 anos Local: Praça de Eventos

 16 de dezembro 2017 (sábado)

8h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal Local: Paço Municipal

9h – Solenidade de Outorga da Ordem Estadual Oeiras 300 Anos pelo Governo do Estado

Local: Cine Teatro Oeiras • Apresentação Bandolins de Oeiras

17h – Encontro da Confraria Eça Dagobertiana com apresentação dos Conguinhos de Oeiras

Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores

 20h – Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e do Instituto Histórico de Oeiras

Local: Cine Teatro Oeiras

 21h – Abertura da Exposição “Vilarejo Imperial: Uma Oeiras em Tons de Saudade”, da artista plástica Zuleica Tapety

Local: Solar das 12 Janelas – Sede do Instituto Histórico de Oeiras

 25 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (segunda-feira)

20h – Festa de Aniversário de Oeiras

Local: Palco 300 anos – Praça de Eventos

 26 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (terça-feira)

6h – Concerto de Sinos das Igrejas – Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Sagrada Família

 15h – Entrega da Reforma e Ampliação da Sede da Secretaria Municipal de Saúde

 15h30 – Inauguração da Praça do Conjunto Parque Leste

 16h – Entrega da Nova Museografia do Museu de Arte Sacra de Oeiras

Local: MAS de Oeiras

 16h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal

Local: Paço Municipal 17h – Missa em Ação de Graças Local: Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória

 20h – Lançamento do Livro de “De Oeiras a Oeiras, pelo Recife”, de autoria de Dagoberto Carvalho Jr.

Local: Cine Teatro Oeiras

Fonte: Ascom

Semana do Bebê mobiliza Oeiras pelos direitos da primeira infância

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante de 04 a 07 de dezembro a Semana do Bebê, estratégia de Mobilização social incentivada pelo UNICEF que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 06 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A programação será aberta às 14h desta segunda-feira, 04, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), com orientações sobre Alimentação Saudável na Primeira Infância, oficina com espetinho de frutas e sorvetes, atividade educativa em saúde bucal com distribuição de kits e atividades recreativas. O público-alvo são crianças menores de 6 anos atendidas pelos CRAS I e II.

Entre as atividades da Semana do Bebê também está a entrega do título de bebê prefeito.

A importância da atenção à primeira infância 

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SEMANA DO BEBÊ

04/12/2017 – 14:00 H: ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

LOCAL: CRAS I

PROGRAMAÇÃO:  Alimentação Saudável na Primeira Infância (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Atividade educativa em saúde bucal (distribuição de kits)

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos atendidas pelos CRAS I e II

Responsáveis:  Equipe NASF, PSB(Dentista), Equipes CRAS I e II e Coordenadores da AB, Teste do Pezinho, Imunização, PSE, Saúde Bucal e Vigilância Alimentar e Nutricional, Saúde da Mulher, TB e Hanseníase e Sistema de Informação.

05/12/2017 – 14:00 HORAS

LOCAL: UBS HAILTON ALVES

PROGRAMAÇÃO: 

Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos

Higiene bucal do bebê

Shantala (massagem para bebês)

Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Atividades recreativas

Público: mães e crianças menores de 2 anos

Responsáveis: ESF Hailton Alves, PSB(Dentista), NASF, Coordenadores: AB, Teste do Pezinho, Imunização, PSE, Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Vigilância Alimentar e Nutricional, Sistema de Informação e TB e Hanseníase

06/12/2017 – 14:00 horas

LOCAL: Escola Municipal Mãe Tança

PROGRAMAÇÃO:  Alimentação Saudável na Primeira Infância (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Saúde Vocal para as Crianças e a Importância da Mastigação

Desenvolvimento Psicossocial na Primeira Infância

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos e professores

Responsáveis: Equipe NASF, Coord. Vigilância Alimentar e Nutricional, SEMED e Secretaria Municipal de Cultura

07/12/2017 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS BRIONA

PROGRAMAÇÃO:  Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento Materno

 Higiene bucal do bebê

Shantala (massagem para bebês)

 Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Alimentação saudável na primeira (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Saúde bucal na primeira infância e atividades recreativas

Público: mães, gestantes e crianças menores de 6 anos

 Responsáveis: ESF Briona, PSB(Dentista), equipe NASF, Coordenadores AB, Imunização, PSE 

 Fonte: Ascom

Programação especial marca os 300 anos de Oeiras

No próximo dia 26 de dezembro, Oeiras completa 300 anos de emancipação política. Para comemorar esse marco histórico, foi lançada, nesta segunda (4), no Palácio de Karnak, a programação de culminância do aniversário da mais antiga cidade do Piauí. Desde de janeiro, estão sendo realizadas atividades alusivas mas será nos dias 15, 16 e 26 de dezembro que a programação chegará no seu ápice comemorativo.

“Com seus três séculos de emancipação, Oeiras se projeta entre as 10 cidades mais antigas do país. O Brasil tem mais de quatro mil municípios e Oeiras foi a 10ª cidade a ser registrada. Um momento importante para o próprio Brasil onde vamos estar ampliando a recuperação do patrimônio histórico”, destacou o governador Wellington Dias.

A programação para o mês de dezembro conta com outorga do Mérito Legislativo, homenageando pessoas ilustres da história do município. A entrega de outorgas será feita em dois momentos, pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Assembleia Legislativa do Piauí. Uma sala de Governadores Brasil Império também será entregue na Casa Major Selemérico, contando sobre a história dos governos na época do Piauí Província.

Exposições artísticas também ocupam a programação de aniversário. Uma delas, intitulada  “Enigmas de Oeiras” retrata a arquitetura da cidade por meio de obras em aquarelas. Além das já tradicionais apresentações dos Bandolins de Oeiras, uma rua do Centro da Cidade será batizada de Rua Oeiras de Portugal, retribuindo a homenagem feita à cidade na província Portuguesa, onde há uma rua chamada de Oeiras Piauí-Brasil.

Além da parte cultural também serão entregues obras de infraestrutura urbanas como a praça do Conjunto Parque Leste. Confira abaixo a programação completa que conta ainda com shows de artigas nacionais como Elba Ramalho, no dia 15 de dezembro.

Programação
15 de dezembro 2017 (sexta-feira)
15h – Culto em Ação de Graças
Local: Primeira Igreja Batista de Oeiras
Endereço: Rua Professor Rafael Farias, 697
17h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras
Local: Câmara Municipal de Oeiras Local: Praça da Bandeira, 231 – Centro
19h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí
Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes Endereço: Rua Cônego Cardoso, 262 – Centro
21h – Abertura da Sala dos Governadores (Brasil Império)
Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores • Apresentação dos Congos de Oeiras
21h30 – Abertura da Exposição “Enigmas de Oeiras” e Lançamento do Livro “Crônica dos Enigmas de Oeiras”, do arquiteto e aquarelista Sóter Carrero. Local: Museu de Arte Sacra
22h – Show Palco 300 anos Local: Praça de Eventos
 
16 de dezembro 2017 (sábado)
8h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal Local: Paço Municipal
9h – Solenidade de Outorga da Ordem Estadual Oeiras 300 Anos pelo Governo do Estado
Local: Cine Teatro Oeiras • Apresentação Bandolins de Oeiras
 
17h – Encontro da Confraria Eça Dagobertiana com apresentação dos Conguinhos de Oeiras
Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores
 
20h – Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e do Instituto Histórico de Oeiras
Local: Cine Teatro Oeiras
 
21h – Abertura da Exposição “Vilarejo Imperial: Uma Oeiras em Tons de Saudade”, da artista plástica Zuleica Tapety
Local: Solar das 12 Janelas – Sede do Instituto Histórico de Oeiras
 
25 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (segunda-feira)
20h – Festa de Aniversário de Oeiras
Local: Palco 300 anos – Praça de Eventos
 
26 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (terça-feira)
6h – Concerto de Sinos das Igrejas – Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Sagrada Família
 
15h – Entrega da Reforma e Ampliação da Sede da Secretaria Municipal de Saúde
 
15h30 – Inauguração da Praça do Conjunto Parque Leste
 
16h – Entrega da Nova Museografia do Museu de Arte Sacra de Oeiras
Local: MAS de Oeiras
 
16h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal
Local: Paço Municipal 17h – Missa em Ação de Graças Local: Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória
 
20h – Lançamento do Livro de “De Oeiras a Oeiras, pelo Recife”, de autoria de Dagoberto Carvalho Jr.
Local: Cine Teatro Oeiras

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Alunos de Oeiras lançam livro inspirado na obra de Cineas Santos

“Penso, no futuro escrever muitos livros, porque meu sonho é ser escritor”. A sentença é de Wáiston Gabriel, 10 anos, aluno do 4º Ano da Escola Municipal Lourenço Barbosa, após lançar, junto com colegas de classe, seu primeiro livro – ABCzinho da Ecologia, publicação inspirada no homônimo “ABC da Ecologia”, de Cineas Santos, autor homenageado nesta edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR.

O lançamento aconteceu na tarde deste sábado, 02, no espaço Trem da Vida, e contou com a presença dos alunos-escritores, professores e pais. Os livros receberam dedicatórias dos estudantes, numa rápida sessão de autógrafos.

“Escolhemos o livro pela questão ambiental e começamos a trabalha-lo em sala de aula. Cada verso lido e interpretado pelas crianças estavam com um entendimento acentuado da leitura. Daí nasceu a ideia de escrever o ABCzinho. As crianças todos os dias queriam trabalhar o livro”, relata a professora Zildete Rodrigues, que incentivou e orientou os alunos na publicação.

No livro, feito de pequenos versos, os estudantes apontam de A a Z soluções para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Minha turma teve o privilégio de escrever um livro para lançar na Feira Literária. Fiquei muito feliz. Minha inspiração foi melhorar a natureza com ações positivas mostradas pelo Cineas no livro”, articula a pequena escritora, Ana Clara Araújo, de 10 anos.

Cada estrofe foi escrita e ilustrada por trios de alunos da escola municipal. O resultado final é um abecedário de ternura e boas ideias para a vida na Terra. “Ficamos feliz com a oportunidade de produzir ações positivas sobre o livro de Cineas Santos”, desfecha Wáiston Gabriel.

Toda a obra literária de Cineas foi alvo de estudos, análises e produções nas escolas municipais de Oeiras, ao longo do ano letivo de 2017. “A FLOR é a culminância de um ano de trabalho das escolas”, pontua a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Show de talentos

Além das produções textuais, a FLOR dá espaço para que os estudantes da rede municipal apresentem seus talentos. E foi isso que aconteceu na manhã e noite deste sábado, no Cine Teatro e na Praça de Eventos: um show de talentos!

Recitais, espetáculos teatrais, corais, jograis, apresentações instrumentais, danças, mini orquestra de bandolins, balé e show musicais encantaram o público da Feira Literária. “Acreditamos na educação através da arte”, sintetiza Tiana Tapety.

 Fonte: Ascom

Governo do Estado e Prefeitura realizam Oeiras Cultural 300 anos

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, está na organização do Oeiras Cultural 300 anos, que será realizado nos dias 15,16 e 26 de dezembro. Para comemorar o tricentenário da primeira capital do Piauí, haverá inaugurações, homenagens, shows culturais e um intercâmbio com O governo de Portugal. O governador Wellington Dias e o prefeito de Oeiras, Raimundo Sá, estiveram reunidos, nessa segunda -feira (27), com os secretários da Cultura do Estado, Fábio Novo, e de Oeiras, Estefano Ferreira, e a equipe do Cerimonial do Governo do Estado acertando os horários do evento.

De acordo com o governador, esse será um momento histórico para o Brasil e para o Piauí. “Ao completar 300 anos, Oeiras figura-se como uma das cidades com mais tempo de emancipação. Teremos uma vasta programação que homenageia aqueles que marcaram essa história. Na oportunidade, também teremos uma visita do embaixador do governo português que fortalece esse intercâmbio que a primeira capital tem com Portugal, onde haverá uma noite de fados e serestas. Nesses dias, também entregaremos a reforma do Museu Imperial e assinaremos um decreto que constituirá um grupo de trabalho para preparar os 200 anos de independência de Oeiras, em 2022, 2023”, disse Wellington Dias.

O secretário Fábio Novo disse que a data é muito simbólica e um momento muito rico para a história e cultura de Oeiras. “Entregaremos à cidade toda a museografia do Museu de Artes Sacra de Oeiras, a exemplo do que foi feito com o Museu do Piauí, contratamos todo um trabalho de pesquisa, nesse caso feito pelo professor da Universidade Federal, Paulo Vasconcelos, e sua equipe. Vamos inaugurar a sala Oeiras Imperial, no Major Selemérico, com telas de Dora Parentes. Isso faltava no acervo histórico-cultural de Oeiras. O governador também vai inaugurar a iluminação dos principais pontos da cidade, a exemplo da Catedral, do Museu, dentre outros”, comentou o gestor.

Fábio Novo disse ainda que, além das atrações locais, já está confirmado o show com a artista nacional Elba Ramalho. Em breve, o Governo do Estado fará o lançamento oficial do evento no Palácio de Karnak.
O prefeito José Raimundo Sá enfatizou que é grande a expectativa pelo evento e que, na oportunidade, a prefeitura também estará inaugurando uma praça e a ampliação da sede da Secretaria Municipal de Saúde. “É um evento único e faremos uma linda festa em parceria com o Governo do Estado, que ficará na história do nosso município”, disse o gestor.

Fonte: Ccom

Feira Literária de Oeiras começa nesta sexta (1°) celebrando Cineas Santos

Começa nesta sexta-feira, 1°, a quinta edição da Feira Literária de Oeiras (FLOR), evento que abre as comemorações do aniversário de 300 anos da cidade.

A cerimônia de abertura da FLOR acontecerá às 20h, na Praça de Eventos, com apresentações culturais desenvolvidas pelas escolas da rede municipal de ensino celebrando a obra do professor e escritor piauiense, Cineas Santos, grande homenageado da Feira Literária, este ano.

Logo em seguida, na Praça das Vitórias, acontece o lançamento do livro ‘O Parceiro do Vento’, obra de cunho infanto-juvenil escrita por Cineas Santos para homenagear Oeiras.

Até domingo, dia 03, as produções artísticas dos cerca de 6.500 alunos da rede municipal serão apresentadas no palco Cineas Santos, Salas Interativas e no Cine Teatro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), visitantes de 16 municípios devem passar pela FLOR, nos três dias de evento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA V FEIRA LITERÁRIA DE OEIRAS – FLOR 2017

– 01 A 03 DE DEZEMBRO – 

§  PALCO CINEAS SANTOS – PRAÇA DE EVENTOS
SEXTA-FEIRA (01/12)

20:00h – Abertura com Apresentações Culturais

SABÁDO (02/12)

18:00h às 18:10h – Abertura

18:10h às 18:30h – Dança em homenagem a Oeiras – Escola Mul. Júlia Miranda

18:30h às 18:50h – Grupo de Bandolins – Escolas Municipais Lourenço B. C. Branco, Várzea e Visconde da Parnaíba

18:50h às 19:15h – Grupo de Cultura: Dança – Escola Mul. da Várzea

19:15h às 19:25h – Grupo de Cultura: Danças Folclóricas – Escola Mul. Mercês Romão

19:25h às 19:50h – Grupo de Cultura: Balé de Oeiras – Escola Mul. Santinha Nunes

19:50h às 20:20h – Grupo Bandolins Mirins de Oeiras – Escola de Bandolins Dona Petinha

20:20h às 21:00h – Banda Geração Jovem – Escola Mul. Juarez Tapety

21:00h às 22:00h – Show Cânticos de Oeiras – Monitores Núcleos de Cultura

DOMINGO (03/12)

18:00h às 18:30h – Abertura com Roda de Capoeira e Maculelê – Escolas Municipais Urbanas e Rurais

18:30h às 19:00h – Dança África de Onde Viemos – Escolas Municipais Urbanas

19:00h às 19:20h – Poema/ Dança: Pérola Negra – Escola Mul. Alzira Tapety

19:20h às 19:30h – Paródia: Vida de Cineas Santos – Escola Mul. Alzira Tapety

19:30h às 19:50h – Grupo de Cultura: Dança das Três Raças  – Escola Mul. Júlia Miranda

19:50h às 20:10h – Grupo de Cultura: Dança Africana – Escola Mul. Profº. Balduíno B. de Deus

20:10h às 20:30h – Dança Afro: Vitória de Negro – Escola Mul. Alzira Tapety

20:30h às 20:50h – Grupo de Cultura: Dança Africana – Escola Mul. Agrotécnica de Oeiras

20:50h às 21:00h – Grupo de Cultura: Dança Kizomba – Escola Mul. Cebolinha

21:00h às 21:20h – Grupo de Balé A Pequena Bailarina – Géssica Macêdo

21:20h às 21:30h – Poema/ Dança “Coisa de Negro” – Escola Mul. Juarez Tapety – EJA

21:30h às 22:00h – Grupo Louvação/ Conguinhos – Escola Mul. Francisco Quirino

22:00h às 23:00h – Show Oeiras 300 Anos – Monitores Núcleos de Cultura

§  SALAS INTERATIVAS – PRAÇA DAS VITÓRIAS
§  SALA 1 – TREM DA VIDA: CLUBE DO APRENDIZ 
SEXTA-FEIRA (01/12) 

21:00h – Lançamento do Livro O Parceiro do Vento – Cineas Santos

SÁBADO (02/12) 

08:00h às 08:40h – Bate-Papo sobre Tolerância às Diversidades: É Preciso Respeitar as Diferenças – Junior Vianna e Millena Victória

08:40h às 09:00h – Lançamento do Livro A Natureza de A a Z – Escola Mul. Aleksandra Tapety

09:00h às 09:40h – Bate-Papo sobre Cyberbulling: Violência e Assédio Virtual – Virgínia Pinheiro

09:40h às 10:00h – Coral Doce Melodia – Escola Mul. Júlia Miranda

10:00h às 10:40h – Lançamento do Livro Dois Dedos de Prosa – Junior Vianna

10:40h às 11:40h – Bate-Papo sobre Educação no Trânsito: Uma Iniciativa à Vida – Janaina Nobre

11:40h às 12:00h – Entrega de Medalhas da OBA e MOBFOG

17:00h às 17:30h – Lançamento do Livro ABCzinho da Ecologia – Escola Mul. Lourenço Barbosa Castelo Branco

17:30h às 18:00h – Lançamento do Informativo Gira Notícias – Escola Mul. Girassol

18:00h às 19:00h – Lançamento do Livro Joga o Barro na Parede: Uma Canção de Amor e Paz – Gutemberg Rocha

19:00h às 20:00h – Bate-Papo: Se liga! Bebê não é boneco! Prevenção da Gravidez na Adolescência – Ruthnéia Lima  

DOMINGO (03/12) 

08:00h às 08:20h – Lançamento do Livreto da Escola Mul. da Várzea

08:20h às 08:40h – Entrega de medalhas da OBA e MOBFOG

08:40h às 09:00h – Coral Boa Semente – Escola Mul. Girassol

09:00h às 09:40h – Bate-Papo sobre Educação no Trânsito: Uma Iniciativa a Vida – Janaina Nobre

09:40h às 10:10h – Lançamento do Informativo: Fala Lourenço! – Escola Mul. Lourenço Barbosa Castelo Branco

10:10h às 11:00h – Lançamento do Livro O Segredo da Chita Voadora – Márcia Évelin

11:00h às 12:00h – Bate-Papo: Se liga! Bebê não é boneco! Prevenção da Gravidez na Adolescência – Alexsandra Fontes

17:00h às 17:40h – Bate-Papo sobre Tolerância às Diversidades: É Preciso Respeitar as Diferenças – Junior Vianna e Millena Victória

17:40h às 18:30h – Lançamento do Livro O Vestido – Ananda Sampaio

18:30h às 19:00h – Lançamento do Informativo: O Leitor – Escola Mul. Juarez

19:00h às 20:00h – Lançamento do Livro Salário Emocional: O Segredo da

Produtividade nas Empresas – Marina Simão

§  SALA 2 – METADE EXTRAVIADA: DESAFIOS BRINCANTES 
SABÁDO (02/12)

Brinquedos de Raciocínio Lógico

DOMINGO (03/12) 

Brinquedos de Raciocínio Lógico

§  SALA 3 – ABC DA ECOLOGIA: ATELIÊ CRIATIVO
SABÁDO (02/12) 

08:00h às 12:00hs – Oficina de Flores

10:00h às 12:00hs – Oficina de Argila/ Comunidade dos Potes

17:00h às 19:00hs – Oficina de Argila/ Comunidade dos Potes

19:00h às 21:00hs – Oficina de PET

DOMINGO (03/12) 

08:00h às 10:00hs – Oficina de Argila/ Comunidade dos Potes

10:00h às 12:00hs – Oficina de PET

17:00h às 19:00hs – Oficina de Argila/ Comunidade dos Potes

19:00h às 21:00hs – Oficina de PET

§  SALA 4 – O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS: ESTÓRIAS E HISTORIETAS 
SABÁDO (02/12)

08:00h às 09:00h – Contação de Histórias

09:00h às 10:00h – Companhia Calunga de Teatro/ Talita

10:00h às 11:00h – Companhia Calunga de Teatro/ Chagas Vale

17:00h às 18:00h – Contação de Histórias

18:00h às 19:00h – Companhia Calunga de Teatro/ Chagas Vale

19:00h às 20:00h – Companhia Calunga de Teatro/ Talita 

DOMINGO (03/12) 

08:00h às 09:00h – Contação de Histórias

09:00h às 10:00h – Companhia Calunga de Teatro/ Talita

10:00h às 11:00h – Companhia Calunga de Teatro/ Chagas Vale

17:00h às 18:00h – Contação de Histórias: Roda Griô/ Márcia Évelin

18:00h às 19:00h – Companhia Calunga de Teatro/ Chagas Vale

19:00h às 20:00h – Companhia Calunga de Teatro/ Talita

§  CINE TEATRO – OEIRAS
SABÁDO (02/12) 

Horário                      Escola                                               Apresentações

08:00h às 08:10h        Abertura

08:10h às 08:30h        Escola Mul. Aleksandra Tapety        Recital: A natureza de A a Z

08:30h às 08:50h        Escola Mul. Visconde da Parnaíba   Peça: A Cigarra que Cantava Alto

08:50h às 09:10h        Escola Mul. Júlia Miranda/ Girassol  Coral Doce Melodia/ Boa Semente

09:10h às 09:30h        Escola Mul. Lourenço B. C. Branco  Recital: ABC da Ecologia

09:30h às 10:00h        Escola Mul. Visconde da Parnaíba   Peça: A Viagem

10:00h às 10:15h        Escola Mul. Juarez Tapety                Jogral Trem da Vida

10:15h às 10:40h        Escola Mul. Lourenço B. C. Branco  Peça: Dona Purcina, a Matriarca dos Loucos

10:40h às 11:00h        Escola Mul. Dr. Raimundo Campos Recital: ABC da Ecologia

11:00h às 11:20h        Escola Mul. Agrotécnica de Oeiras   Grupo de Flauta Doce

11:20h às 12:00h        Escola Mul. Visconde da Parnaíba   Peça: A Cartomante

12:00h às 13:00h        Aje.com.cidadania                            Comédia 

DOMINGO (03/12) 

Horário                      Escola                                               Apresentações

08:00h às 08:10h        Abertura

08:10h às 08:30h        Escola Mul. Sitio Nacional                 Monólogo: Cineas Santos

08:30h às 09:00h        Escola Mul. Visconde da Parnaíba   Peça: A Cigarra que Cantava Alto

09:00h às 09:20h        Escola Mul. Juarez Tapety                Recital: O Ilusionista

09:20h às 09:50h        Escola Mul. Lourenço B. C. Branco  Peça: Dona Purcina, a Matriarca dos Loucos

09:50h às 10:10h        Escola Mul. Cebolinha                       Grupo de Flauta Doce

10:10h às 10:30h        Escola Mul. Juarez Tapety                Peça: A Cartomante

10:30h às 10:50h        Escola Mul. Francisco Nunes           Musical Metade Extraviada

10:50h às 11:00h        Escola Mul. Visconde da Parnaíba   Teatro de Sombras

11:00h às 11:15h        Escola Mul. Girassol                          Coral Boa Semente

11:15h às 11:30h        Escola Mul. Mãe Tança                    Grupo de Cultura

11:30h às 12:00h        Escola Mul. Visconde da Parnaíba   Peça: A Viagem

12:00h às 13:00h        Aje.com.cidadania                            Comédia

§  Além dessas atividades contamos ainda na Praça das Vitórias com os espaços: 
08:00h às 22:00h – Café com Letras                                       

13:00h às 17:00h – Pintura em pele                                        

08:00h às 22:00h – Pontos de Leituras

08:00h às 22:00h – Corredor de Exposições – Produção das Escolas Municipais

Fonte: Ascom

Fórum debaterá combate a AIDS no Território Vale do Canindé

Oeiras sedia no próximo dia 06 de dezembro, o 1° Fórum de Enfrentamento da AIDS no Território Vale do Canindé. Promovido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o evento é organizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais – CTA/SAE.

O Fórum integra a programação do Dezembro Vermelho, que será aberta nesta sexta-feira, 1°, Dia Mundial contra a AIDS, no Mercado Municipal Dona Lili, no turno da manhã. Na ocasião, serão oferecidos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

O Dezembro Vermelho é uma grande mobilização nacional que tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV.

Junto com o Fórum de Enfrentamento da AIDS também acontece o 5° Encontro dos CTA/SAE do Estado do Piauí.

PROGRAMAÇÃO – DEZEMBRO VERMELHO
01/12/2017
MANHÃ
08:00-12:00h = Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C
Público alvo: População em geral
Local: Mercado Público Dona Lili

DIA 06:
LOCAL: CENTRO DIOCESANO FREI JORDÃO
07:30H – COFEE-BREACK
08:30H - ABERTURA: COMPOSIÇÃO DA MESA
APRESENTAÇÃO CULTURAL
09:00H – PALESTRA: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA AIDS DO ESTADO DO PIAUI
PALESTRANTE: Msc. Karinna Alves Amorim de Sousa
Coordenadora de Doenças Transmissíveis do Estado do Piauí
09:30H – PALESTRA: IMPORTÂNCIA DOS CTA NO BRASIL SOB A ÓTICA DA PREVENÇÃO COMBINADA
PALESTRANTE: Esp. Cristiana Rocha
Coordenadora do CTA Estadual do Piauí
10:00H – PALESTRA: IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO COMBINADA (PEP) NO ENFRENTAMENTO DO HIV/AIDS
PALESTRANTE: Esp. Raimundo Félix
Médico Infectologista do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela
10:30H: PALESTRA: IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO CTA/SAE NO NUNICÍPIO DE OEIRAS
PALESTRANTE: Esp. Reinaldo Ferreira da Silva
Coordenador do CTA/SAE de Oeiras
12:00H: Encerramento
TARDE
LOCAL: AUDITÓRIO DA CASA DA MERENDA
14:00-16:00 = TREINAMENTO PROFILAXIA PÓS EXPOSIÇÃO SEXUAL – PEP
PÚBLICO ALVO: Profissionais de Saúde e Assistência Social
16:00H – 20:00H – ENCONTRO DOS CTA/SAE DO PIAUÍ

 21/12/2017
MANHÃ/TARDE/NOITE
Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C
Público alvo: População em geral
Local: Unidades Básicas de Saúde (ZONA URBANA E ZONA RURAL)

22/12/2017
TARDE – Último encontro do grupo de adesão – 2017
Público alvo: Pessoas vivendo com HIV/AIDS atendidas pelo SAE Oeiras-PI
Local: CTA/SAE Oeiras-PI

Fonte: Ascom

Posts anteriores