Cidadeverde.com

Homem é morto com facada durante briga em bar de Oeiras

Foto: Mural da Vila

O homem identificado pela Polícia como Wendel Willioms da Silva, conhecido como "Favela" foi morto com uma facada em Oeiras, município a 313 km de Teresina.  O crime ocorreu na madrugada deste domingo (14) em um bar no bairro Rodagem de Floriano.

Vítima e acusado estavam em liberdade condicional e o motivo da briga seria uma discussão iniciada ainda no interior da Penitenciária de Oeiras. O suspeito, identificado apenas como "Pezim" desferiu a facada durante uma briga entre os dois.  A Polícia Civil conseguiu prendê-lo ainda na madrugada na casa de sua namorada na saída de Oeiras. A faca usada no crime também foi apreendida.

Pezim, identificado pela Polícia como Benedito Gonçalo da Silva, confessou o crime à Polícia Civil e disse que o motivo seria um acerto de contas.

Após a autuação, Benedito foi conduzido de volta a penitenciária de Oeiras onde ficará a disposição de Justiça.

Rayldo Pereira
Com informações de Mural da Vila
rayldopereira@cidadeverde.com

Oeiras conquista 300 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Alunos da rede municipal de ensino de Oeiras conquistaram 300 medalhas na 21ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro sob a coordenação do astrônomo João Batista Canalle, o evento reúne estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o país e é considerado a maior olimpíada científica do Brasil.

Além das medalhas, oito alunos das escolas municipais que cursam o Ensino Fundamental Anos Finais foram pré-selecionados para a Etapa Internacional de Astronomia 2019.  “Nossos alunos estão entre os melhores do país. Esses por sua vez, participarão da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA)”, ressalta professora Carlane Leal, supervisora pedagógica e coordenadora o local da OBA e MOBFOG, acrescentando que a rede municipal de ensino já totaliza 800 medalhas nas referidas Olimpíadas.

“A Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os alunos estudantes medalhistas e não medalhistas e agradece a todos os diretores, coordenadores e professores por fomentaram a pesquisa e estudo em relação à ciência”, celebra Carlane Leal.

Os alunos com melhor desempenho nas olimpíadas são da Escola Municipal Alexandra Tapety, localizada no povoado Morro Redondo; Escola Municipal Raimundo Antônio de Oliveira, da localidade Belo Monte e Escola Municipal Urbano Lixandrino, da Várzea Tranqueira – escolas situadas na zona rural do município. Na zona urbana, tiveram destaque os estudantes da Escola Municipal Visconde da Parnaíba e Escola Municipal Juarez Tapety.

OBA e MOBFOG

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A olimpíada tem como foco promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, reunindo alunos, professores e todas as instituições voltadas para as atividades aeroespaciais.

A olimpíada é dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros voltados para o ensino fundamental e o quarto para o ensino médio. As medalhas são distribuídas de acordo com a pontuação obtida por cada segmento. As provas são feitas nas próprias escolas onde os alunos estudam, dando aos professores a oportunidade de aprender com o processo.

Também organizada pela OBA, a 12ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) tem como objetivo a avaliação da capacidade dos estudantes participantes de construir e lançar foguetes de garrafa pet, tubo de papel ou de canudo de refrigerante, variando de acordo com o ano que os participantes estão cursando.

Podem participar da mostra alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de todas as regiões do país. Jovens que já concluíram o ensino médio e desejam participar do evento devem representar a instituição na qual se formaram, desde que haja acordo.

Fonte: Ascom

Campanha Liquida Oeiras 2018 realiza 4° sorteio, veja os ganhadores

Moisés de Moura Silva, morador do Centro, cliente da Terrena; e Enycly Raphael Rodrigues Farias, residente no Bairro Várzea e cliente da Casa do Motoqueiro foram os ganhadores desta semana, no quarto sorteio da campanha Liquida Oeiras 2018. Os sorteios foram realizados na manhã desta sexta-feira, 05, no Centro Comercial, durante a I Feirinha de Negócios de Oeiras.

Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha sorteou dois cheques no valor de R$ 200,00. Os sorteios da campanha estão acontecendo todas as sextas-feiras, até 26 de outubro.

Em cada edição, são sorteados dois cheques no valor de R$ 200,00 – no último sorteio, além dos prêmios em dinheiro, também será sorteada uma TV de 32 polegadas. Os resultados são divulgados pela Rádio Vale do Canindé e reproduzidos nos portais de internet da cidade. Os ganhadores têm sete dias para receber o prêmio no escritório da CDL/ASCOM.

Realizada desde o ano passado, a Liquida Oeiras tem o objetivo de aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade. Dezenas de empresas aderiram à promoção. Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir cupons, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras.

Fonte: Ascom

De cadeira de rodas, eleitor de 100 anos vota no Piauí

Fotos: Carlos Rubem Campos Reis

Um eleitor de 100 anos de idade deu uma lição de cidadania ao exercer o direito do voto. De cadeira de rodas e com ajuda de um cuidador, João da Silva Copeiro, antigo maestro da banda de música Santa Cecília, votou na Escola Municipal Juarez Tapety, em Oeiras, e declarou:”acredito no futuro do Brasil”. 

"Ele falou que tem compreensão dos fatos e fez análise dos candidatos. Ele é um cidadão respeitadíssimo em Oeiras e disse que apesar do voto dele ser dispensável, não deixa de ter responsabilidade pelas coisas sérias do Brasil. Ele é um grande exemplo", disse o promotor de Justiça Carlos Rubem Campos Reis, que registrou o momento e divulgou em sua rede social. 

Fotos: Carlos Rubem Campos Reis

Na seção eleitoral, João da Silva conquistou sorrisos e olhares curiosos. Como não teve a digital reconhecida pelo leitor biométrico, assinou a folha de votação e seguiu para a urna eletrônica, onde demorou apenas alguns segundos para votar em seus candidatos. 

Fotos: Carlos Rubem Campos Reis


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Recém-inaugurado, CER de Oeiras atende mais de 400 pacientes de todo o Território Vale do Canindé

Inaugurado em março deste ano, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual - Alina Nunes (CER II) é referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência em Oeiras e em todo o Território Vale do Canindé. O ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação funciona nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e conta com a parceria da Prefeitura de Oeiras.

Nesta quarta-feira, 03, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, visitaram o centro, que passa por reformas na estrutura.  “O CER foi implantado no nosso município no início do ano, com isso ampliamos a oferta do serviço dentro deste setor e estamos com a proposta de cada vez mais buscarmos melhorias para esta estrutura como um todo. Melhorias no quesito estrutura nos permitem implantar novos serviços e ampliar nossa oferta. A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está buscando formas de direcionar mais apoio financeiro, no sentido de melhorar a estrutura deste espaço”, pontua Auridene Freitas.

O CER conta com diversos tipos de atendimentos especializados, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, composta por ortopedistas, psiquiatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e fonoaudiólogos.

A diretora da Apae, Leda Alves, explica que o centro tem credenciamento do Ministério da Saúde e, atualmente, atende mais de 400 pacientes. “Temos uma meta de atendimento de 200 intelectuais e 200 físicos. Hoje, depois de sete meses de atendimento já contamos com 196 pacientes em reabilitação física e 241 em reabilitação intelectual. Nestes pacientes, atingimos a meta de 6.456 procedimentos. Temos hoje 692 prontuários dos municípios do Território Vale do Canindé, sendo a maior demanda do município de Oeiras e em segundo lugar o município de Santo Inácio do Piauí. Nosso serviço nesse curto espaço de tempo tem sido ampliado e a demanda atendida”, detalha Leda Alves, diretora da Apae.

O espaço funciona integrado à Apae, que mantém uma escola com oito profissionais, atendendo 52 crianças. A diretora informa que as crianças da escola também são atendidas no CER. “Elas vêm para a escola e têm os horários para serem atendidas no Centro de Reabilitação. Para que a mãe não tenha que se descolar em outro horário. Fazemos esse acolhimento, mas não trabalhamos apenas com crianças e adolescentes, trabalhamos com todas as demandas. Temos trabalhado muito com idosos, sequelados de AVC, jovens vítimas de acidentes, com comprometimento físico e intelectual”, acrescenta Leda Alves. 

Fonte: Ascom

Prefeito Zé Raimundo assina convênio para construção de 500 casas em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras vai tornar realidade o sonho da casa própria para mais 500 famílias. O prefeito José Raimundo assinou nesta quarta-feira, 03, em Teresina, o convênio para construção de 500 casas no município, através do programa Minha Casa Minha Vida. A solenidade de assinatura do contrato aconteceu na sede da Superintendência Regional da Caixa Econômica e contou com a participação do superintendente regional do banco, Elizomar Guimarães, e do ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Zé Raimundo adianta que, na construção das unidades habitacionais serão investidos cerca de R$ 33 milhões, recursos que, segundo ele, irão aquecer o setor da construção civil e impulsionar crescimento econômico do município, através da geração de emprego e renda pela criação de postos de trabalho para 500 pessoas.

“É prazeroso estamos sendo gestores neste momento importante para tantas famílias que vão, a partir de hoje, viver esse sonho junto conosco. Para Oeiras é de fundamental importância a geração de emprego e renda que a construção destas casas vai gerar. Nossa economia vai funcionar plenamente, pois toda mão de obra necessária será local”, assegura o prefeito de Oeiras

A obra já está licitada e, de acordo com o superintendente da Caixa Econômica, deve ser iniciada dentro de 60 dias. “É um marco histórico tanto para a cidade, quanto para nós que fazemos a gestão ‘Trabalhando a Gente Faz’. Para este feito, contamos com a parceria, comprometimento e trabalho do senador Ciro Nogueira, que sempre está viabilizando projetos importantes para nossa cidade”, afirma Zé Raimundo, acrescentando que as novas moradias vão proporcionar mais segurança, dignidade e cidadania para centenas de famílias oeirenses.

Mais moradia

Em julho, o prefeito de Oeiras assinou os contratos para construção de 42 unidades habitacionais, de um total de 60, no Alto do Canela, através do Programa Minha Casa Minha Vida. A construção dos imóveis já foi iniciada e deve ser concluída em breve. Em cada unidade habitacional serão investidos R$ 65 mil.

 Fonte: ascom

‘Primeiro Passo’: Semas oferece qualificação profissional para mulheres em Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I) e Programa Criança Feliz, iniciou na última sexta-feira, 28, as atividades do projeto Primeiro Passo, em Oeiras.

O Primeiro Passo tem o objetivo promover a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade social que desejam aprender uma nova atividade, fomentando qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho, contribuindo para fortalecer as capacidades individuais e gerando independência socioeconômica, por meio da geração de emprego e renda.

Os participantes do projeto são mulheres inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO) dos bairros Uberaba I, II e comunidades vizinhas. Os cursos ofertados pelo projeto foram selecionados pela demanda da própria comunidade e serão realizados na Escola Municipal Agrotécnica, Bairro Uberaba, conforme cronograma estabelecido pela SEMAS. O primeiro curso ofertado será o de Produção de Salgados.

Na abertura do projeto foi realizada uma palestra motivacional sobre Empreendedorismo Feminino, apontando as características principais para o alcance do sucesso no primeiro empreendimento. Na oportunidade, secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, ressaltou a importância das oficinas e a preocupação da atual gestão em investir em cursos que ajudem a transformar a vida das famílias, resgatando a autoestima das participantes e visando o fortalecimento dos vínculos familiares.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras entrega revitalização da Praça Maria de Cota, no Bairro Canela

Dando continuidade ao programa de revitalização de praças públicas em diferentes bairros de Oeiras, o prefeito José Raimundo entregou na noite desta quinta-feira, 28, a revitalização da Praça Maria de Cota, no Bairro Canela. Executada com recursos próprios da Prefeitura de Oeiras, a iniciativa contou com a parceria do Instituto Barros de Ensino (IBENS), no âmbito do projeto ‘A Praça é do Povo’, que consiste na adoção do espaço pela escola e pela comunidade.

Complemente revitalizada, a praça ganhou iluminação de LED, novos passeios e bancos, arborização e paisagismo, parque infantil e uma Academia da Saúde, direcionada ao público da Melhor Idade. Zé Raimundo lembra que, contando com a parceria de entidades, associações de bairros e em harmonia com a comunidade, o poder público municipal também revitalizou outros logradouros públicos nas zonas urbana e rural do município – como a Praça do BEC (Bairro Jurani), Praça do Rosário, Praça do Jureminha, Praça do Conjunto Parque Leste e Praça do Povoado Buriti do Rei.

“Esse processo de intervenção, de revitalização dos espaços públicos, principalmente praças, vem sendo executado desde dezembro do ano passado, quando iniciamos pela praça do Conjunto Parque Leste. Desta vez, aceitando o desafio proposto pelos alunos do IBENS, em menos de um mês, executamos esta obra com todos os seus incrementos. Tudo isso com recursos próprios do município, com a boa vontade da gestão em devolver a esta comunidade este espaço”, argumenta o prefeito.

Ele considera que a recuperação e valorização dos espaços públicos proporciona mais qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos oeirenses e desenvolve na população o sentimento de pertencimento. “Esta praça permanecerá viva pelo resto das nossas vidas. Foram 30 anos que se passava aqui e não se percebia este espaço público, no qual estamos dando a menor idade e à melhor idade um lugar comum de convivência. Nosso papel de gestor é levar o bem-estar para todos. Fico muito feliz em estar promovendo isso, depois de 30 anos entregando esse espaço revitalizado, em homenagem mais do que justa, justíssima, a nossa amiga, Maria de Cota”, acrescenta Zé Raimundo.

Participando da solenidade de reinauguração da praça, o ex-prefeito B.Sá lembrou da criação do logradouro público, em 1988, durante seu mandato. “A placa de 1988 registra que antes era um terreno baldio, completamente abandonado, e nós fizemos com que ele fosse transformado em mais um espaço de lazer e entretenimento para a cidade. Depois, os anos e anos descaso fizeram tudo se acabar, e Zé Raimundo com muita sensibilidade social faz esse trabalho espetacular de dar vida novamente à praça que encanta, que alegra. Enfim, uma valorização espetacular do Bairro Canela e de toda esta área de Oeiras. Estou muito feliz e compenetrado de que estamos no caminho certo”, ressalta B.Sá.

Moradora do Bairro Canela há várias décadas, a professora Maria dos Remédios expressa sua satisfação com a revitalização da praça. “É uma alegria muito grande para nós moradores do Bairro Canela hoje ver essa praça hoje revitalizada e com o nome de Dona Maria de Cota. É um espaço de convivência, de lazer para as crianças, para os jovens, para os adultos e idosos. Essa praça mudou a cara do bairro, deu mais vida. Gratidão é o sentimento que os moradores do Bairro Canela nesse momento expressam. Agora, cabe a cada uma de nós, preservar e conservar a praça”, comemora a moradora.

IBENS: empreendedorismo social e cidadania

A revitalização da Praça Maria de Cota foi proposta pelo Instituto Barros de Ensino (IBENS). A ação integra projeto de Empreendedorismo Social, que engaja diversos segmentos da sociedade, entre eles, o Poder Público.

Em nome do IBENS, o aluno João Neto falou sobre a parceria com o poder público para melhoramento e preservação do espaço. “Vem materializada nesta obra a efetiva parceria, firmada com o prefeito José Raimundo, quando propomos a revitalização da praça do Canela e fomos ouvidos e levados à sério, por mais utópico que fosse nosso projeto. Essa praça revitalizada, imortaliza o nome de uma mulher guerreira, grande exemplo de bondade e empreendedorismo social, como foi a inesquecível Maria de Cota”, pontua o aluno.

“Atrai a população para este espaço histórico, repositório das belas poesias do imortal Nogueira Tapety, para a prática de atividades físicas e de lazer, busca de uma vida saudável. Pois como disse o magnífico Castro Alves: a praça é do povo, como o céu o do condor”, completa João Neto.

Elaborado pelos alunos do 8° Ano, com orientação do professor Alberth Ferreira, o projeto consiste na adoção do espaço pela escola e pela comunidade, que assumem em conjunto com a Prefeitura de Oeiras a responsabilidade de zelar e tornar a praça um local agradável para o lazer, convivência saudável, educação ambiental e qualidade de vida. “Os alunos vieram no dia da arborização e a partir de agora eles têm este cuidado com o espaço. Vão ficar visitando, através da parceria com a prefeitura”, frisa o professor.

O trabalho de manutenção e preservação do espaço será acompanhado pela Gerência Municipal de Meio Ambiente. “Plantamos aqui mudas produzidas no Viveiro Municipal e teremos ações contínuas em parceria com o IBENS para fornecer equilíbrio ecológico ao local”, comenta Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente.

Homenagem

Fundada em 1988, a Praça do Canela ganhou em 2010 o nome de Praça Maria de Cota, através de projeto de lei proposto pelo ex-vereador Miguel Ângelo. Nesta quinta-feira, foi descerrada oficialmente a placa que marca a homenagem. O momento contou com a presença de familiares da homenageada, de vereadores, secretários municipais e da população local.

Maria Lopes de Lacerda e Silva, carinhosamente chamada de Maria de Cota, ficou conhecida em Oeiras pelos seus gestos de bondade e caridade, prestados através da assistência social e religiosa aos mais carentes.

“A todos que contribuíram para esta homenagem a nossa saudosa mãe, nosso muito obrigado”, agradece Lourimar Lacerda, filho da homenageada. 

Fonte: Ascom

Conheça os ganhadores do 3° sorteio da campanha Liquida Oeiras 2018

Francisca Laurinete Rodrigues Vieira, moradora do povoado Canto da Vereda, cliente da Drogaria Horizonte; e Raimunda Maria, residente no Conjunto Oeiras, Bairro Rodagem de Picos foram os ganhadores desta semana, no terceiro sorteio da campanha Liquida Oeiras 2018.

Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha sorteou dois cheques no valor de R$ 200,00. Os sorteios foram realizados na manhã desta sexta-feira, 28, no Centro Comercial de Oeiras. Os ganhadores têm sete dias para receber o prêmio no escritório da CDL/ASCOM.

Os sorteios da campanha estão acontecendo todas as sextas-feiras, até 26 de outubro. Em cada edição, são sorteados dois cheques no valor de R$ 200,00 – no último sorteio, além dos prêmios em dinheiro, também será sorteada uma TV de 32 polegadas. Os resultados são divulgados pela Rádio Vale do Canindé e reproduzidos nos portais de internet da cidade.

Realizada desde o ano passado, a Liquida Oeiras tem o objetivo de aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade. Dezenas de empresas aderiram à promoção. Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir cupons, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras.

Fonte: Ascom

Incêndio de grandes proporções devasta vegetação entre Oeiras e Colônia do PI


Foto:Reprodução/Video

Um grande incêndio está devastando a vegetação entre as cidades de Oeiras e Colônia do Piauí. As chamas começaram ainda na última sexta-feira (28), no final da tarde, e já atingiram os dois lados da rodovia PI-143.

Por causa da fumaça, que impede a visibilidade, o trânsito chegou a ser interrompido por algumas horas. O ponto em que o incêndio está mais intenso é logo depois da entrada do povoado Buriti do Rei.

Segundo o cabo Rocha, do Corpo de Bombeiros da região, a fumaça está muito forte e alta. Ele disse ainda que o local onde o incêndio está acontecendo é uma chapada e não há casas. 

"Por aqui, as queimadas estão muito frequentes. Praticamente todos os dias temos chamados desse tipo", lamentou o cabo. Até o momento, não há vítimas, mas o fogo já ameaça fiações elétricas e está chegando perto de Colônia.

 

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Posts anteriores