Cidadeverde.com

Campanha para aquecer comércio em Oeiras

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas do Piauí (Sebrae-PI) estão elaborando uma campanha para estimular as vendas no comércio em Oeiras. Na semana passada, os órgãos promoveram um encontro entre representantes do empresariado local, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Banco do Nordeste para discutir a realização da campanha.

A consultora do Sebrae, Teresa Sotero, afirma que o objetivo da iniciativa é aquecer as vendas no comércio local e promover o desenvolvimento da economia do município. 

“Estamos passando por um momento economicamente delicado na economia do país, e no nosso Estado não é diferente. O intento da campanha promocional é fazer com que o comércio venda mais que o normal, dando desconto num produto ou serviço, fazendo com que o dinheiro circule mais no comércio e dê uma dinâmica na economia local. A partir do momento que o comércio vende mais, ele gera mais renda, mais emprego, e o município se desenvolve”, defende a consultora do Sebrae.

Denominada “Liquida, Oeiras 300”, a campanha vai buscar adesões no comércio local. Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, diz que a Semic vai realizar um levantamento das empesas interessadas em participar da campanha.

“Chegamos à conclusão de que a melhor forma de dar uma movimentada no comércio é liquidar. Como em Oeiras não temos esse hábito é interessante que exista esse projeto, essa movimentação da rede do Desenvolvimento Econômico Territorial do Vale do Canindé, Semic, Sebrae e parceiros. Vamos apresentar este projeto para o empresariado, sair in loco para conversar e mostrar como o projeto vai acontecer”, comenta Carla Martins.

As adesões ao “Liquida, Oeiras 300” devem ser feitas durante todo o mês de junho. A campanha acontece de 28 de agosto a 02 de setembro.
 
Fonte: Ascom

Expoeiras reúne produtores e expõe potenciais em Oeiras

Acontece de 25 a 28 de maio, em Oeiras, a maior feira agropecuária do Piauí – Expoeiras. A Exposição dos Potenciais do Homem do Campo atrai uma grande quantidade de produtores e empresários de várias partes do país, que compartilham estratégias e buscam, sobretudo, adquirir informações e conhecimento para aplicar em seus empreendimentos.

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (17), o prefeito Zé Raimundo, comentou a importância do evento para a economia do município e reforçou o convite. "Nós entendemos que devemos fortalecer a agropecuária para gerar emprego na cidade", afirmou o gestor.

Consolidada no cenário do agronegócio, a Expoeiras potencializa a interação entre produtores rurais e representantes de empresas fornecedoras de insumos, defensivos e maquinários, dinamizando as transações comerciais durante e após o evento.
Além de agregar oportunidades de negócios, funcionando como vitrine para o setor agropecuário, o evento reúne grandes atrações musicais – Aviões do Forró, Mano Walter, Os Gonzagas, Forró Pegado, Léo Cachorrão, Anderson Rodrigues, David Ostentação, Kariny Santos e Edy Sacana.

Dentro da Expoeiras, também acontece a tradicional Festa do Vaqueiro com competições em que serão disputados R$ 20 mil em prêmios. Este ano, a festa será animada pelo cantor Gonzaga Lu e Trio Asa Branca.

Confira a programação da V Expoeiras:

Dia 25/06
8h às 11h – Pesagem e mensuração dos animais (caprinos e ovinos)
14h às 16h – Julgamento de ovinos e caprinos
18h – Abertura Oficial
22 h – Atrações musicais – David Ostentação, Aviões do Forró e Léo Cachorrão

Dia 26/05
Exposições e Competições
8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos
14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos
Palestras
8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.
14h às 15h30min – Palestra: Produção de Hortaliças. Palestrante: Adriano Ferreira, engenheiro agrônomo, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
16h às 18h – Palestra ICMS Ecológico. Palestrante: Consultor Ambiental
Atrações Musicais
22 h – Edy Sacana, Mano Walter e Anderson Rodrigues

Dia 27/05
Exposições e Competições
8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos
14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos
19h – 1º Grande Leilão Expoeiras
Palestras
8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.
10h às 12h – Palestra Defesa do Consumidor – PROCON. Palestra: Natan Pereira Dias, coordenador do Procon de Oeiras.
14h às 15h30min – Palestra: Produção de galinha caipira. Palestrante: Pedro Silva, professor da UFPI e especialista em Produção Animal
15h30 às 17h – Palestra: Piscicultura (tanque escavado). Palestrante: Franielson Lopes, técnico em Agropecuária – EMATER-PI.
Atrações musicais: Kariny e Banda – Os Gonzagas – Forró Pegado

Dia 28/05
68ª Festa do Vaqueiro de Oeiras
6h – Café da Manhã na Fazenda Barreiro
8h – Cavalgada e Bênção dos Vaqueiros
9h – Início dos páreos no Parque de Exposições Antônio Tapety
13h – Almoço e Forró dos Vaqueiros com show de Gonzaga Lu

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Oeiras registra a 3ª maior chuva do país; temporal inunda ruas e casas

  • oeiras-08.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-07.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-06.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-05.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-04.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-03.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-02.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-01.jpg Fotos: Mural da Vila

O município de Oeiras, 313 quilômetros ao Sul de Teresina (PI), teve ruas alagadas poro um temporal na tarde da última quarta-feira (12). A chuva foi a terceira maior registrada no país. 

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que o volume de chuva em Oeiras foi o terceiro maior do país nas medições feitas entre ontem e hoje (13): 73,2 milímetros. O temporal alagou ruas, derrubou muros e árvores e invadiu casas na cidade. 

Segundo o site Mural da Vila, uma professora teve a casa inundada e foi resgatada por vizinhos, que tiveram de quebrar uma porta para que a água escoasse. 

Gestores do município visitaram locais que sofreram danos por conta da forte chuva, entre eles Luiz Fernando Costa, secretário de obras e serviços públicos, e Luiz Henrique, secretário de planejamento. A Prefeitura de Oeiras providenciou a retirada de entulho e outras medidas para que a normalidade fosse retomada. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

 

Fapepi leva proposta de realização de Seminário Internacional em Oeiras

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) levou para o município de Oeiras uma proposta para a realização do Seminário Internacional Oeiras +300. Trata-se de um evento cultural e acadêmico, paralelo aos tradicionais Festival Cultural de Oeiras e Feira de Literatura de Oeiras (Flor), com previsão de realização entre 13 e 18 de novembro de 2017. O objetivo é promover um intercâmbio de informações pautadas na história de Oeiras em seus 300 anos com a contribuição de portugueses, africanos e o povo nativo da cidade.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, ressalta a importância de valorizar a história de Oeiras como um dos pontos mais fortes do município e que a programação deve ser construída junto à população através da oficina de planejamento realizada na cidade.

“A proposta é justamente a troca de experiências. É promover um seminário internacional sobre os 300 anos de Oeiras. Um dos pontos mais importantes da cidade é sua história e nós temos que valorizá-la. Vamos trazer professores, intelectuais e adidos culturais dos países de origem desse pessoal que construiu Oeiras, tanto de Portugal como da África, especialmente do Congo e da Argélia, que foram de onde vieram o maior número de escravos para o Piauí. Então, é essa troca de experiência que a gente tem que valorizar aqui nesse momento. Estamos numa oficina de planejamento com a direção do Instituto Histórico de Oeiras, dirigentes da Prefeitura de Oeiras e professores e alunos das Universidades Federais e estadual e da Secretaria de Educação, além de várias entidades e instituições de Oeiras construir a programação e realizarmos mais um belo evento ao lado dos tradicionais que são o Festival de Cultura e a Feira de Literatura de Oeiras”, explica.

O bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares, parabenizou a iniciativa da Fapepi e diz que a Igreja Católica recebe, com entusiasmo, a proposta. “A gente vê que é uma forma inteligente de pensar, de fazer a memória. De pensar qual a perspectiva que a cidade pode ter. Estão buscando as pessoas que estudam essas questões e colocando em torno da mesa essas pessoas que podem colaborar culturalmente com a nossa cidade. Eu acredito que a gente pode trazer perspectiva novas através dessas discussões. Eu elogio e parabenizo todos os envolvidos e, sobretudo, a forma que está sendo construída, buscando opinião de diversas instituições para a melhor forma de realizar o seminário. Parabéns! ”, congratulou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, afirmou que a Prefeitura será parceira na construção da programação do seminário. “Nós recebemos com muita alegria a proposta da Fapepi, na pessoa do Guedes, que é um oeirense, e a Prefeitura vai ser uma parceira dentro desse evento. Queremos, realmente, promover um intercâmbio cultural e acadêmico, onde o povo de Oeiras possa ser protagonista, os estudantes, os poetas, os produtores de conhecimento. É com muita satisfação que o município recebe esse evento, nos colocando à disposição para a construção de uma programação que possa abrilhantar ainda mais dois eventos que já existem, o Festival de Cultura de Oeiras e a Feira de Literatura. “

Após a realização da oficina de planejamento, coube ao Instituto Histórico de Oeiras (IHO) a organização do evento. Para o presidente do IHO, Júnior Vianna, a inciativa da Fapepi traz um olhar diferenciado nas comemorações típicas de aniversários municipais. “Olha, essa iniciativa da Fapepi é louvável porque, normalmente, na comemoração de aniversário das cidades é comum que as gestões se preocuparem em fazer algo mais do ponto de vista de festas populares. A proposta de trabalhar com a história, a memória e a identidade do município provoca uma reflexão do ponto de vista de que aquilo que não se conhece, possivelmente, não se ame e o povo de Oeiras tem um sentimento muito afetuoso por sua terra, sentimento esse que a gente costuma chamar de ‘oeirensidade’. Então, a Fapepi ombreada a outras instituições como a municipalidade por meio da secretaria de cultura e o próprio IHO, isso viabiliza que a população vivencie muito mais intensamente sua história, memória e tradições por meio de um evento que vai dar visibilidade não somente local, mas internacional. É um momento oportuno para que possamos discutir e compartilhar informações, histórias e tradições que as vezes estão adormecidas e por meio desse evento voltam a ser afloradas”, pontua.

Em janeiro desse ano, o Governo do Estado transferiu a sede do executivo para Oeiras nos dias 23 e 24 de janeiro em comemoração aos 194 anos de adesão do município à Independência do Brasil e marcando o início das comemorações pelos 300 anos da primeira capital do Piauí, ocasião em que o governador Wellington Dias orientou a realização deste grande evento.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

SDR apresenta programas sociais para firmarem parceria com técnicos do IFPI

O secretário Francisco Limma se reuniu em Oeiras, com um grupo de professores do IFPI dos municípios de Oeiras e Floriano para apresentação do Programa Viva Semiárido, Programa de Aquisição de Alimentos e Crédito Fundiário afim de construírem uma proposta de parceria técnica de aproveitamento de docentes, bolsistas e técnicos na capacitação e acompanhamento das famílias beneficiárias destes programas no território e para os técnicos que farão a inspeção sanitária no abate de animais dos matadouros que estão sendo construídos pela SDR.

Além da capacitação, o secretário incentivou o IFPI a elaborar  editais que permitam a instituição a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação dos estudantes. “É preciso buscar parcerias com as diversas entidades. Precisamos aprimorar a produção, mas essa produção também precisa ser adquirida para que o ciclo da sustentabilidade aconteça. O nível do corpo docente do IFPI é muito bom e fiquei muito animado com a boa receptividade deles para o que foi proposto”, disse Limma.

Além dos professores, participaram da reunião o presidente do STTR de Oeiras, vereador Gilmar Fontes, o assessor Nelson Júnior, o coordenador regional do Programa Viva Semiárido, Osvaldo Vieira Filho, o coordenador regional da Adapi, José Luis Guedes, e os diretores gerais do IFPI de Oeiras e Floriano, Sebatião Pereira e Odimógenes Soares  Lopes.

“Foi muito oportuna a proposta apresentada pelo secretário Limma no sentido de desenvolver realmente as cadeias produtivas do território Vale do Canindé. Nesse sentido, com seu corpo docente e técnico vem a somar nessa parceria. O nosso próximo passo é reunir nosso corpo docente e técnico para preparar um projeto com as cadeias produtivas prioritárias para poder apresentar à SDR”, disse o diretor do IFPI, Sebastião Pereira.

 

cidades@cidadeverde.com

Prefeitura assina convênios para pavimentação em Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes, assinou nesta quarta-feira, 29, em Teresina, três convênios para pavimentação poliédrica de novas vias no município.

Os acordos para a execução das obras foram assinados com a presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilvana Gayoso. As comunidades atendidas serão: Conjunto Wellington Gonzaga e os povoados Malhada Grande e Briona.

Mais obras

A Prefeitura de Oeiras também está investindo na recuperação e abertura de estradas vicinais na zona rural do município. Na última semana, o prefeito Zé Raimundo visitou obras estruturantes em diversas comunidades rurais.

Foi concluída a estrada que liga o povoado Boa Nova ao município de Inhuma, benfeitoria que vai facilitar o acesso entre as duas cidades. A Prefeitura também finalizou a estrada da Malhadinha do Meio à comunidade Escalvado e iniciou a abertura de estradas nas localidades Formosa, Iran Canadá e Barra do Rio.

Também na última semana, Zé Raimundo entregou a reforma da quadra esportiva da Escola Municipal Agrotécnica (antigo Colégio Agrícola), no Bairro Uberaba. Com o investimento da Prefeitura, a quadra ganhou novo piso, alambrados, traves e estrutura de iluminação.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Defensora debate violência contra mulher na zona rural de Oeiras

A defensora pública Karla Andrade, titular da 2ª Defensoria Pública Regional de Oeiras, participou de uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino e o fim da violência contra a mulher na localidade Contentamento, zona rural da primeira capital do estado.

O evento realizado pela parceria das secretarias de Saúde e Assistência Social do município e a Ordem dos Advogados do Brasil Oeiras contou com a presença de mulheres e também de homens do povoado.

Na oportunidade, a defensora abordou  a importância dos movimentos sociais na luta pelo fim das diferenças de gênero, dando ênfase ao trabalho da Defensoria Pública nessa área, buscando sempre encorajar as mulheres que recorrem à instituição no sentido de que não se submetam a qualquer forma de violência.

“O ambiente, a igreja do povoado, favorece uma atmosfera de cumplicidade. E naquele momento, homens  e mulheres se sentiram a vontade para questionar, sugerir e consultar. Eu acho indispensável este movimento de aproximação. Muitas causas se resolvem extrajudicialmente, mas para que a Defensoria possa executar satisfatoriamente seu papel, tem que conhecer a realidade local”, afirma Karla Andrade
 
Fonte:Ccom
cidades@cidadeverde.com

Prefeito vai a Brasília em busca de investimentos federais

O prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes, está em Brasília em busca de investimentos federais para o município. Nesta terça-feira, 28, o gestor esteve reunido com a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Anasenko Marcelino.

No encontro, o gestor encaminhou o termo de referência de planilha orçamentária para execução do projeto básico de engenharia, que contempla a segunda etapa dos serviços de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Oeiras. A obra está avaliada em R$ 742 mil.

Zé Raimundo também teve uma audiência com o secretário nacional de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo, José Dória. No órgão, que é vinculado ao Ministério da Agricultura, o prefeito pleiteou a aquisição de máquinas agrícolas e retroescavadeiras. “Queremos um incremento das atividades do nosso homem do campo, no tocante ao preparo do solo e construção de tanques para piscicultura”, planeja o gestor, que na ocasião estava acompanhado pelo deputado federal, José Maia Filho.

No início de março, a Prefeitura de Oeiras, através de parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Seca (Dnocs), adquiriu cerca de 200 mil alevinos junto à estação de piscicultura ‘Ademar Braga’, em Piripiri. Em breve, os alevinos serão distribuídos para incentivar à piscicultura no município.

Com três meses à frente da Administração Municipal, esta é a segunda vez que Zé Raimundo visita à capital federal em busca de parcerias e investimentos para Oeiras. No início de janeiro, o prefeito foi a Brasília participar de audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, com o objetivo de captar recursos para obras de infraestrutura no município.

 

cidades@cidadeverde.com

Conselho Tutelar entrega menina raptada à família em Brasília

O Conselho Tutelar de Oeiras devolveu à família, a garota de 11 anos, raptada de Ipameri-Goiás na última quarta-feira(22). Uma conselheira foi com a criança, nesta segunda-feira(27), até o aeroporto de Brasília-DF onde a entregou para mãe, que estava acompanhada de conselheiras tutelares da cidade natal. 

Ao contrário do que ocorreu no fim de semana, quando a garota teria demonstrado que não queria retornar para casa, nesta segunda ela havia mudado de opinião. “Nós saímos de Teresina às 6h10 da manhã e no avião ela estava apreensiva, nervosa, mas disse que estava ansiosa para voltar. Ontem, ela já queria voltar para casa”, informou a conselheira, que pediu para não ser identificada. 

A garota, de iniciais R. F. B., foi encontrada na noite da última sexta-feira(24), na casa do irmão do auxiliar de serviços gerais, Regivaldo Quirino de Araújo, 38 anos, em Oeiras, dois dias depois que os eles haviam deixado Ipameri, no sul de Goiás. A menina havia saído para a escola e não retornou mais para casa. 

As investigações policiais apontam que Regivaldo aliciava a menor desde dezembro do ano passado e a ludibriava com falsas promessas. O suspeito chegou dar uma aliança de “compromisso” para a criança, prometendo casar com ela. Ele foi autuado por estupro de vulnerável. 

Um laudo de conjunção carnal foi feito na garota pelo Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sexual (Samvvis) e deve ser encaminhado à polícia nos próximos 30 dias.


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Menina de 11 anos raptada diz que saiu por vontade própria

A criança, de 11 anos, que foi raptada em Ipameri-GO e achada em Oeiras-PI, com o suspeito do crime, informou ao Conselho Tutelar da cidade que saiu de casa por vontade própria. A criança passa por exames em Picos, para detectar uma possível conjunção carnal. O suspeito, Regisvaldo Quirino de Araújo, 38 anos, foi preso. 

De acordo com uma conselheira tutelar, que não quis se identificar, a garota afirma que quis sair de casa porque, supostamente, era maltratada pela mãe e diz não querer retornar para a família. 

Os familiares foram informados e devem estar a caminho de Oeiras para buscar a criança. “Ela está tranquila, um pouco assustada com o que aconteceu, mas está bem. Ela diz que não quer voltar para casa, mas estamos acionando uma psicóloga para conversar com ela”, afirma a conselheira.

A conselheira relata que fatos como são denunciados ao Conselho ou à Secretaria de Direitos Humanos. “Não é comum, mas quando as pessoas presenciam menores com uma pessoa mais velhas elas denunciam”, destacou. 

Entenda o caso

Regisvaldo Quirino de Araújo foi preso nesta sexta(24) suspeito de raptar a criança de 11 anos em Ipameri-GO na última quarta-feira(22). A menina saiu de casa para ir para a escola e não retornou mais para casa. Testemunhas informaram que viram os dois em um mototaxi saindo em direção a cidades vizinhas e de lá tomaram destino ignorado. A Polícia Militar de Goiás acionou a PM do Piauí, já que o suspeito é natural do estado e conseguiram localizar os dois na casa de parentes dele em Oeiras, onde foram encontrados com ajuda da Polícia Civil.

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Posts anteriores