Cidadeverde.com

Procissão do Bom Jesus dos Passos deve reunir mais de 40 mil romeiros

A procissão de Bom Jesus dos Passos deve reunir mais de 40 mil romeiros em Oeiras, nesta sexta-feira (27). O município, distante 313 km de Teresina, é constantemente destino turístico de fieis de todo o país. A religiosidade é representada pelas igrejas das Três Marias, Nossa Senhora do Rosário conhecida como igreja dos Negros, Nossa Senhora das Vitórias e Nossa Senhora da Conceição.

"A procissão do Bom Jesus dos Passos é uma via sacra que acontece nas ruas históricas da cidade Oeiras. Nós meditamos as estações da via sacra de Jesus Cristo. Temos os passos e em cada passo nós meditamos duas estações. Nesse passo nós temos o canto da Maria Beú que simboliza Verônica e ela canta chamando a atenção de todos os romeiros para a dor e o sofrimento de Jesus Cristo. Também nos passos, temos a benção com a relíquia sagrada", disse o padre Cleiton Vieira.

O pároco acrescenta ainda que, neste período, muitas pessoas saem de várias comunidades a pé como forma de agradecimento por bençãos recebidas.

"São várias manifestações do catolicismo. As pessoas se vestem de roxo e vêm agradecer pela chuva e também pela vida. É a verdadeira expressão da fé", reitera Kleiton Vieira.

 

Oeiras

Em 2012, o Conselho Consultivo Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan - aprovou  os tombamentos dos conjuntos históricos e paisagísticos de Oeiras.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais