Cidadeverde.com

Oeiras registra índices extremos de radiação ultravioleta no mês de setembro

Segundo informações do Centro de Estudos e Previsão do Tempo -CPTEC- a radiação solar para o mês de setembro em Oeiras está em sua escala mais alta, considerada extrema requerendo da população maior cuidado com a saúde.


Durante os próximos dias deste mês de setembro a radiação na cidade de Oeiras estará com índice 12, considerado como índice extremo pelo INPE. A radiação ultravioleta é extremamente prejudicial á saúde humana, causando danos principalmente aos olhos é a pele.

Ainda segundo o Centro de Pesquisa Meteorológica, a temperatura máxima na cidade de Oeiras durante toda esta semana estará sempre oscilando na casa de 36ºc e 37ºc. O centro de estudos não descarta a possibilidade de chuvas nesse período.

Doenças nos olhos como catarata e na pele como queimaduras e até o câncer, requerem da população alguns cuidados especiais. A orientação é que as pessoas façam o uso de camisa, boné, protetor solar, evitar o sol ao meio dia e permanecer sempre que possível na sombra, além de consumir bastante líquido.

Como se proteger

- roupas e chapéus - prefira os de tecido sintético. Uma blusa de algodão branca, por exemplo, deixa passar 20% da radiação ultravioleta. Se possível, invista em viseiras e camisetas de tecidos tratados contra os raios, que chegam a oferecer mais de 90% de proteção.

- óculos escuros - devem sempre ter lentes que protejam os olhos dos raios ultravioleta. Peça para a ótica o certificado e nunca compre óculos de sol em camelôs.

- Protetor solar - observe se o filtro tem proteção contra os raios UVA e, principalmente, UVB. O fator depende do tipo de pele: quanto mais claro for, maior ele deve ser. No geral, recomenda-se fator 30. Lembre-se de aplicar o filtro em grande quantidade (o recomendável são 30 g para uma pessoa de 70 kg) e de reaplicá-lo, principalmente após entrar na água ou suar.

Com informações de Folha de Oeiras
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais