Cidadeverde.com

Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras em fase final de construção

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras está em fase final de inauguração e nos próximos meses será inaugurada. O posto, com funcionamento 24h, pretende diminuir o número de atendimentos no Hospital Regional Deolindo Couto, que além de urgência e emergência locais, atende pacientes vindos das cidades da microrregião do município.

A UPA funcionará na Avenida Totonho Freitas, próximo ao hospital Deolindo Couto, e atenderá a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.


As UPAs  trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o Samu presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.

Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do Samu identificam a real necessidade do paciente e o encaminham, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado.

As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica. 


Fonte: Mural da Vila
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais