Cidadeverde.com

Procissão do Fogaréu acontece na quinta-feira (28)

Após reunir cerca de 50 mil pessoas na procissão de Bom Jesus dos Passos, na última sexta-feira (22), a cidade de Oeiras se prepara para a procissão do Fogaréu, na próxima quinta-feira (28). No ano passado, cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes.

A procissão do Fogaréu é feita só por homens e simboliza a perseguição dos soldados romanos a Jesus. A procissão começa quando as luzes da cidade se apagam e o cortejo passa a ser iluminado por tochas, numa imagem de rara beleza. As mulheres acompanham das calçadas e das janelas de casa.


Os homens fazem o percurso, de cerca de quatro quilômetros cantando hinos de louvor ao som da matraca, um instrumento musical feito de madeira e ferro. A diocese espera que este ano o número de fiéis seja bem maior do que o registrado em 2012.

A programação da semana santa em Oeiras começou na quinta-feira (21), com uma missa e a procissão da Fugida, que antecede a de Bom Jesus dos Passos. A procissão sai silenciosamente da catedral de Nossa Senhora da Vitória conduzindo a imagem de Jesus coberta por um manto roxo. Ela simboliza o esforço dos cristãos para esconder Jesus dos soldados romanos.

No dia seguinte, a procissão de Bom Jesus dos Passos simboliza a prisão de Jesus, no morro do Rosário, onde fica a igreja de Nossa Senhora do Rosário e de onde sai o cortejo. A procissão de Bom Jesus dos Passos, segundo historiadores, existe há pelo menos 200 anos.

Na sexta-feira, um dia após o Fogaréu, acontece a procissão do Senhor Morto, outra manifestação que reúne grande número de fiéis.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com