Cidadeverde.com

PT realiza eleição e escolhe novos representantes em todo o país

Em todo o país, petistas se reuniram para decidir os representantes da sigla em cada município. Na capital, foram apontadas irregularidades ocorridas durante o processo eleitoral que resultou com a vitória do sindicalista José Esmerindo da Costa, com 85% dos votos. 

Oeiras  

No interior do Piauí, a eleição foi considerada tranquila. Em alguns cidades, o presidente do diretório do PT foi reeleito, como em Oeiras. Petistas apenas confirmaram a permanência do atual presidente João Afonso.

                           Foto: Folhadeoeiras

Na escolha da nova diretoria, o professor Cosme Alberto foi escolhido vice-presidente. No município, não houve segunda chapa concorrente. Os partidários resolveram lançar chapa única e, não houve disputa interna. De acordo com representantes da sigla houve um 'entendimento' para que o partido permanecesse unido.

João Afonso obteve 115 votos dos 116 filiados que compareceram na eleição para renovação do diretório municipal. Apenas uma pessoa votou em branco. 

"Vamos trabalhar em prol de um partido mais unido e mais forte na cidade de Oeiras. Agradeço aos filiados pela confiança e o voto", disse José Afonso que, pela terceira vez, assume a presidência da sigla em Oeiras.

Picos

Numa disputa acirrada entre o candidato do grupo majoritário, Zacarias Teixeira, liderado pelo vereador Wellington Dantas e a ex- presidente do Diretório do PT em Picos e atual secretária de Planejamento Oneide Rocha, venceu as eleições. 

                         Foto: Riachaonet

O candidato oposicionista José Antônio, do grupo liderado pelo vice-prefeito Padre Walmir Lima, obteve 179 votos contra 219 do primeiro colocado. 

O resultado oficial foi divulgado por volta das 21h, deste domingo (10), e reuniu mais de 400 filiados. No município foram registrados 30 votos brancos e  5 nulos.

“Primeiro quero agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade de presidir o partido pelos próximos quatro anos e também aos filiados que foram eles que depositaram os votos de confiança em mim. A vitória foi uma prova que os filiados aprovam a linha de trabalho da atual gestão.”, comemora Zacarias Teixeira. 

O candidato oposicionista, José Antônio, também comentou a eleição e disse que a derrota não o abalou. “Saio desta eleição com a cabeça erguida e muito animado para enfrentar discussões em prol da sigla. Vamos continuar no diretório com a mesma postura e continuar com nosso mesmo espaço. Fica a esperança. Um dia iremos mudar esse diretório”, desabafa.


José de Freitas

João Deus Pereira foi eleito em José de Freitas o novo presidente do diretório municipal do PT. Vitorioso nas urnas, o novo eleito revela que o desafio será fortalecer a sigla. 

“O partido tem que estar mais presente ao lado de seus filiados. Isso faz uma sigla forte. O maior desafio do PT é trabalhar a legenda partidária nos sindicatos e nos movimentos estudantis. Nós temos um candidato, o senador Wellington Dias, mas a discussão sobre as eleições deve ser em 2014″, finalizou o representante do partido.


Parnaíba

No litoral, a disputa ocorreu no auditório do Centro de Educação Profissional de Parnaíba e foi acompanhada pelo prefeito Florentino Neto. Dos 767 filiados aptos a votar, apenas 510 compareceram às urnas dando vitória a Edivan França. O segundo colocado Edmílson Pereira ficou com 234 votos, contra 267 do novo presidente. 

“Vamos comandar o partido de maneira diferente. As chapas concorrentes terão participação em 50% no diretório”, enfatizou França após a reeleição.

A formação do novo diretório está agendada para o mês de dezembro. Segundo o presidente, haverá participação em 50% de mulheres. 
 

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais