Cidadeverde.com

CRM leva Caravana Médicos de Verdade para o Sul do Estado

Uma caravana de médicos conselheiros deste CRM e estudantes de medicina, vinculados à Sociedade de Acadêmicos de Medicina do Piauí - SAMPI, viajam nesta sexta-feira (15) primeiro para Oeiras, onde realização no sábado (16) uma série de atividades da Caravana, na Praça Rocha Neto, das 8h às 12 horas. No dia seguinte, a parada será na Praça Santos Antonio, em Várzea Grande, município próximo a Oeiras.


Entre as ações da Caravana Médicos de Verdade, idealizada por esta gestão do CRM Piauí, estão atendimentos gratuitos em saúde à população, orientação em saúde, pesagem e medição, teste de glicemia, averiguação de pressão arterial, distribuição de material educativo e preservativos, entre outros.

Além disso, o evento visa mostrar à população que o médico é um aliado da sociedade e que as falhas que ocorrem no caos em que se encontra o sistema público de saúde se devem à não valorização da categoria médica, que se ressente da falta de carreira no SUS, por falta de estrutura, devido ao pouco investimento na capital e inteiro e falta de uma boa gestão na saúde. O presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, disse que o governo federal não procura valorizar a carreira médica, assim como ocorre com outra classes, como a de juízes e promotores.

Eleição do Conselho Federal

A eleição para a escolha de representantes do Piauí para conselheiros federais ocorrerá no próximo dia 25 de agosto, durante todo o dia. O Conselho Regional de Medicina - CRM-PI informa que a votação presencial é obrigatória, de acordo com a Resolução do CFM nº 2024/2013. A ausência não justificada implica em multa. No Piauí, duas chapas concorrem: a Chapa 11 - Confiança e a Chapa 18 - Renovar para melhor representar. O voto, direto e secreto, é obrigatório para o médico em pleno gozo dos direitos políticos, que não possuam inadimplências perante o Conselho,  e facultativo para os profissionais com mais de 70 anos. As eleições acontecem em todos os estados e no Distrito Federal para a escolha de conselheiros efetivos e suplentes para a gestão 2014/2019.

O mandato dos atuais conselheiros federais do Conselho Federal de Medicina terminará em 30/9/2014; e o mandato dos conselheiros federais efetivos e suplentes a serem eleitos, em 30/9/2019.O voto será obrigatório para o médico que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos e profissionais, inscrito no Conselho Regional de Medicina. Será, contudo, facultativo para médicos com mais de 70 anos. Será aplicada a multa prevista em lei para o médico que não votar, salvo causa justificada ou impedimento a ser declarado até 60 dias após o encerramento da eleição.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais