Cidadeverde.com

Praça de Eventos de Oeiras receberá seis Ipês-rosa

A cidade de Oeiras receberá seis árvores da espécie Ipê-rosa com seis metros de altura como parte da manutenção do Centro Histórico da Cidade. Após estudo ambiental realizado nas árvores que existiam na praça de eventos da Cidade, foi detectado que as árvores da espécie Mata Cachorro que existiam na praça apresentavam risco ao conjunto arquitetônico que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ipê-rosa

Por estarem no final de sua vida e já apresentando vários parasitas, a prefeitura solicitou a substituição das plantas. Diante da necessidade comprovada com a licença ambiental e o relatório fotográfico devidamente formalizados, o IPHAN autorizou a substituição das seis árvores Mata Cachorro, espécie não nativa da região, por Ipês-rosa já em fase adulta, preservando assim o conjunto arquitetônico bem como a arborização e o sombreamento do local.

Atual situação da praça de eventos

O IPHAN recomendou ainda um cuidado maior durante a retirada das árvores antigas e o plantio dos Ipês-rosa. Os mesmos devendo ser feitos sem nenhum dano ou alteração a pavimentação e o desenho existente na área.

Segundo a prefeitura, por este motivo as novas árvores não foram imediatamente plantadas. As raízes profundas das árvores Mata Cachorro devem passar por um cuidadoso processo de retirada para não haver nenhum prejuízo ao conjunto arquitetônico e até o mês de outubro os seis Ipês-rosa, já em fase adulta, devem ser plantados.

Mudas

Durante as ações do projeto Prefeitura Itinerante, Oeiras distribuiu somente no último sábado (20), 100 mudas de mangueira no Povoado Várzea Tranqueira.




Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais