Cidadeverde.com

Prefeito Lukano Sá abre I Fórum Econômico do Vale do Canindé em Oeiras

A prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio abriu oficialmente o I Fórum Econômico do Vale do Canindé, na manhã desta sexta-feira (28). O evento que surgiu da necessidade de socializar as boas práticas que os municípios da região vêm realizando segue até este sábado (29).
 

Pelo menos 17 municípios que compõe o Vale do Canindé farão parte do Fórum. O público alvo do evento são empresários e empreendedores, além de estudantes do Pronatec.
 
A abertura se deu com a apresentação da banda de música Geração Jovem, do Programa Mais Educação da Escola Municipal Juarez Tapety, que além de executarem o Hino de Oeiras, tocaram também a canção Asa Branca de Luís Gonzaga; e a composição da mesa de honra. Durante o seu discurso, Prefeito Lukano Sá, mostrou satisfação com a realização do evento e com os resultados alcançados pelo município diante da parceria firmada com o SEBRAE/PI em projetos com a Sala do Empreendedor.
 

“É preciso mantermos parcerias no intuito de garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva. Esse alinhamento que temos junto ao SEBRAE  favorece muito a troca de experiências.  Este evento é o momento para que nós possamos compartilhar conhecimento. São 17 municípios que por meio dessa relação tem procurado estratégias de favorecer o seu comércio. Acreditamos que uma cidade só chega ao seu desenvolvimento, quando a sua sociedade é independente, por isso apoiamos a geração de renda para que a cada dia nosso povo  possa chegar ao pleno  desenvolvimento”, afirmou o Prefeito Lukano Sá.
 
A Secretária Municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, falou da importância da realização do evento, como forma de troca de experiência e acima de tudo, aquisição de mais informação para serem aplicadas no fortalecer o comércio local. Para Carla Martins este espaço abre a oportunidade de discussão sobre novas possibilidades empresariais.
 
“A gente espera que as pessoas participem, que os empresários possam assimilar bem cada informação passada no evento, pois o que propomos é uma socialização de boas práticas, e que as trocas de experiência possa favorecer uma ampliação dos conhecimentos a serem aplicados no dia a dia”, frisou a Secretária.
 
Na ocasião, o gestor do projeto Cidadania do Vale do Canindé, Cássio Castelo Branco, também discursou sobre as estratégias criadas pelo SEBRAE-PI para que os empreendedores das cidades da região possam desenvolver suas atividades. Durante sua fala o gestor expôs que o Vale do Canindé é uma área de grande potencialidade, perfil que proporciona resultados satisfatórios.
 
Outra figura ilustre que marcou presença na mesa de honra e discursou na abertura foi o ex-prefeito B. Sá. O ex-prefeito de Oeiras fez falou sobre a situação financeira do Piauí e os impactos que isso trás para o comércio, sobretudo para Oeiras onde suas fontes financeiras são bastante restritas. Em seu discurso, B. Sá. Também chamou atenção para a necessidade do empreendedorismo como mecanismo de desenvolvimento social.
 
Após a solenidade, houve o primeiro espaço do evento a palestra “A Gestão e as Boas Praticas do Agente de Desenvolvimento”, ministrada pela consultora do SEBRAE-PI, Adriana Pacheco, que durante sua fala chamou atenção para a importância de se trabalhar dentro da realidade de cada cidade. De acordo com a consultora, só respeitando as características de cada local se obtém resultados positivos e a possibilidade real de gerar renda e aumentar o número das fontes de arrecadação. “É preciso mudar o comportamento, é preciso criar estratégias para melhorar a qualidade dos municípios”, afirmou Adriana Pacheco.
 
Ainda estiveram presentes no primeiro dia do evento, o prefeito da cidade de Santa, Rosa Edgar Castelo Branco, o prefeito de Santo Inácio do Piauí, Auro Aparecido de Carvalho e o prefeito da cidade de Campinas do Piauí, Avelar de Sousa Lopes, além das secretárias parceiras do evento Tiana Tapety (Educação) e  Danielly Leite (Assistência Social).

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais