Cidadeverde.com

Promotor revive momento na fazenda Canela depois de 50 anos

  • promotor-carlosrubm.jpg Arquivo pessoal
  • promotor-carlosrubem.jpg Arquivo pessoal
  • promotor-carlosrubm1.jpg Arquivo pessoal
  • promotor-carlosrubm2.jpg Arquivo pessoal

Reproduzir uma imagem feita há mais de 50 anos, essa foi a ideia do promotor Carlos Rubem Campos Reis ao voltar à Casa de Fazenda Canela, na zona rural de Oeiras, a qual pertence sua família. No retrato estavam ele, seus irmãos Paulo Jorge e João Henrique e sua tia materna Rita Campos.  

O promotor conta que a foto original feita em 1962, após sua tia ter feito um curso em São Paulo e retornar trazendo uma camisa para ele sobre o bicampeonato do Brasil na Copa do Mundo no Chile. Carlos Rubem tinha quatro anos de idade.  

“Numa manhã de domingo daquele ano, certamente, encontrando-se a minha família passando uma temporada na Casa-de-Fazenda Canela – construção do último quartel do século XIX, cujo antigo dono foi o meu bisavô Antônio Francisco Nogueira – eis que por lá apareceu, avis rara, um fotógrafo. A meninada que brincava debaixo das árvores foi chamada para ser clicada. Rita Campos, que usava uma camisa polo escura e saia plissada branca, fez-se emoldurar pelos meus irmãos Paulo Jorge e João Henrique. De minha parte, achei por bem reproduzir uma pose que via nas revistas esportivas daquela época: como o meu ídolo, Garrincha, o mais badalado jogador daquela copa do mundo, fazia, agachei-me num só joelho e procurei eternizar o meu largo sorriso”, descreve a cena.

52 anos depois, ele reuniu os irmãos e a tia para fazerem a reprodução da mesma foto, no dia de seu aniversário. “A mesma emoção infantil outrora vivida, recompondo tal instantâneo no mesmo lugar, com as mesmas pessoas. Foi uma tentativa aproximada da reprodução do retrato guardado no baú do tempo”, destacou.

Ao autorizar a reprodução das fotos no Cidadeverde.com, o promotor disse que a ideia foi bem aceita por outros familiares e amigos, que querem reviver momentos ao refazer fotos antigas. “Estou aguardando ser chamado para reviver essas cenas”, afirmou.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais