Cidadeverde.com

Lukano Sá destaca que Semana Santa focará identidade cultural

O município de Oeiras, primeira capital do Piauí, hoje é uma referência como patrimônio histórico e cultural do estado. Oeiras é um dos municípios que se destacam em vários setores, sejam eles, cultura, saúde, infraestrutura e educação. E há dois anos à frente da gestão municipal, Lukano Sá fala sobre esses destaques e aponta as obras que serão realizadas nos próximos anos.

O prefeito destaca que a programação da Semana Santa que é marcada por sua tradição e religiosidade. “Desde antes da semana Santa até agora, nós estamos vivenciando uma preparação por parte do poder público em acolhimento ao turista. Então o município está passando por intervenções na sua infraestrutura, segurança, mas também no estímulo ao resgate as tradições, através de oficinas. E isso tem gerado emprego e renda para a população”, afirmou o prefeito.

Lukano Sá ressalta que nesse ano, a edição da Semana Santa terá um grande foco na cultura. “Na Semana Santa desse ano, nós vamos ter a oportunidade de visualizar e ter acesso a produtos que são oriundos de uma parceria do município com o Sebrae no sentido de trabalhar a identidade cultural e religiosa do município. E que irá agregar ao artesanato e tudo aquilo que a gente pode gerar renda, emprego e oportunidade para a nossa população”, declara.

Além da Semana Santa, o prefeito lembrou que o município mantém uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A cidade de Oeiras é uma cidade onde a religiosidade, a cultura e todos esses trabalhos arquitetônicos são muito característicos. São predominantes e marcam a nossa gente. E é isso difere a nossa cidade dos demais municípios. Nossa gestão tem dado uma atenção especial para cada vez mais estimular a religiosidade, as tradições, apoiando todos os grandes eventos como a Semana Santa. E no aspecto arquitetônico, através de uma parceria, um diálogo com o Iphan, que é um órgão é habilitado para preservar e cuidar do material arquitetônico e histórico da cidade”, pontuou.

O prefeito afirmou que desde o momento em que assumiu a administração, se preocupou em entender a situação financeira da cidade. “Eu digo que o maior ganho e contribuição que a minha gestão tem dado para esse aspecto é o sentido de construir os planos, planejar nossa cidade. Desde o princípio, fizemos um estudo e um planejamento do equilíbrio financeiro do município para que a gente pudesse custear a toque de caixa com os recursos do FPM, os seguintes planos: Saneamento Básico, Diretor e de Gestão de Resíduos Sólidos. São planos importantíssimos que pesam na própria discussão entre a União e os municípios, que são requisitos para que os municípios estejam aptos para receber recursos federais”, explicou.

“Um dos avanços que nós tivemos foi à descentralização do atendimento. Nós inauguramos ao longo desses dois anos, oito postos de saúde na cidade e no interior. Hoje a atenção básica de saúde não é só mantida nos postos, mas também nos postos de atendimento. E nesses dois anos, eu já consegui instalar 12 postos de atendimento que contribui para a melhor qualidade da população que é de aproximadamente 37 mil habitantes”, acrescentou o prefeito.

O prefeito finalizou declarando que a rede de esgotamento sanitário do município chegará aos 93%. “Nós ampliamos agora dos 60% da rede de esgotamento sanitário do nosso município nós estamos chegando agora a 93%. Foram mais de 20 milhões de reais investidos nesses dois anos. E isso vai dar um salto de qualidade de vida para toda a população, além do aspecto urbanístico. Então, veja só, Teresina só tem 17% de esgotamento sanitário e nós estamos chegando a 93%. Sendo que há uma expectativa de toda uma universalização da rede de esgotamento a partir de um recurso do PAC 3 que nós já conseguimos. E existe hoje a expectativa de mais de 10 milhões para a universalização dessa rede”, concluiu o prefeito. 

Marta Alencar (Revista Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais