Cidadeverde.com

Prefeito discute medidas para Oeiras com senador Ciro Nogueira (PP)

Na manhã desta quinta-feira (9) o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou de uma reunião em Brasília com o senador Ciro Nogueira para discutir estratégias que irão beneficiar o município de Oeiras, dentre elas a liberação de recursos federais para a drenagem de águas pluviais e a pavimentação urbana.

Neste encontro foi acertado que o senador Ciro Nogueira irá fazer gestão frente à efetivação da revitalização do riacho Mocha com construção de uma adutora, interligando o Açude Soizão ao riacho. A obra está orçada em 11 milhões, resultado de um convênio entre o Ministério da Integração, Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) e a Prefeitura de Oeiras. Com esta ação também será feita a ampliação do açude do bairro Canela, além da canalização, perenização e urbanização do Riacho Pouca Vergonha.

Na ocasião também foi discutida a ampliação do projeto do sistema de drenagem e manejo de águas pluviais, que é composto por estruturas e instalações de engenharia destinadas ao transporte, retenção, tratamento e disposição final das águas das chuvas. Oeiras uma cidade de mais de três séculos que teve seu arranjo urbanístico edificado no antigo Brejo do Riacho Mocha, sofre há anos com o escoamento inadequado da água proveniente das chuvas, o que gera transtorno para muitos moradores uma vez que o crescimento da malha urbana tem diminuído as áreas permeáveis.

De acordo com o prefeito Lukano Sá a proposta é levar o benefício da macrodrenagem para todos os bairros do lado oeste da cidade como é caso dos bairros Várzea, Rodagem de Floriano, parte do bairro Rosário e os conjuntos habitacionais, que se somam a esta região. Com esta ação deverão ser implantados equipamentos como galerias, canais e pavimentação.

Outro importante assunto pautado neste encontro com o senador Ciro Nogueira foi a captação de recursos juntos ao Ministério das Cidades para a pavimentação urbana do município. Lukano Sá procurou sensibilizar o parlamentar sobre a importância destes recursos para Oeiras. Por sua vez, Ciro Nogueira se comprometeu a interceder junto ou Ministério das Cidades e a Casa Civil no proposito de arrecadar 5,5 milhões para a efetivação deste benefício.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais