Cidadeverde.com

Wellington Dias inaugura hoje polo da Universidade Aberta em Oeiras

O governador Wellington Dias e a secretária estadual da Educação, Rejane Dias, inauguram, nesta sexta-feira (29), às 17h, a reforma e ampliação do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da cidade de Oeiras. O novo polo marca a ampliação da atuação da Universidade Aberta no interior do estado para atender a demanda cada vez mais crescente por ensino superior.

Ainda em Oeiras, o governador assina o Convênio para Implantação do Centro de Treinamento e Capacitação, por meio de parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e inaugura o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e Modulo Sanitário Domiciliar do programa Prosar/Saúde.

À noite, Wellington Dias visita os estandes da 3ª edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (Expoeiras), que teve início na quinta-feira (28) e prossegue até o próximo domingo (31). A exposição é realizada pela Prefeitura do município, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). Na feira, Dias participa da entrega de um Trator Agrícola e um Trator de Esteira pela Codevasf.

Polo da UAB

A Seduc é a instituição responsável pela estruturação dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o estado. "Em Oeiras, assim como nas outras cidades, foi preciso adequar o espaço físico, com melhorias dos laboratórios de ensino e pesquisa de informática, bibliotecas, salas de tutoria, salas de aulas presenciais, secretarias e coordenações", informa o superintendente de Ensino Superior da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Alberto.

A Universidade Aberta tem o objetivo de levar o ensino superior até as cidades que tradicionalmente não recebem esses cursos e a Seduc deve inaugurar outros polos em breve. Os municípios de Itainópolis, Palmeirais e Santa Cruz serão contemplados com polo de apoio presencial do programa Universidade Aberta ainda neste semestre.

"Hoje, temos 36 polos em funcionamento no Piauí, com mais de 20 mil alunos, e estamos fazendo uma avaliação da oferta para melhorar as condições das unidades. Também estamos analisando novas ofertas para 2015, de maneira a atender as regiões onde os polos estão situados. A Secretaria segue com o compromisso de expandir o ensino para o interior e, com o apoio e compromisso de toda a sociedade, continuaremos a ter resultados positivos", afirma o superintendente de Ensino Superior da Seduc.

Universidade Aberta

A UAB é um projeto criado pelo MEC em 2005, formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. Essa modalidade de ensino a distância utiliza-se de meios e das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, com professores e alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

No Piauí, a expansão da UAB tem acontecido com grande êxito, com polos instalados em diversas regiões do Estado. A Seduc é responsável pela estruturação dos polos, na adaptação dos espaços físicos para execução descentralizada de funções didáticas e administrativas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais