Cidadeverde.com

CTA/SAE disponibiliza teste rápido para sífilis em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE), está disponibilizando o teste rápido para diagnóstico de sífilis, em Oeiras. “O Brasil está vivendo uma epidemia de sífilis e Oeiras não está isenta”, alerta o bioquímico Cássio Murilo Carmo.

Ele explica que o resultado do teste é dado em menos de 1h e que, sendo diagnosticado com a doença, o paciente inicia o tratamento imediatamente. “Além do teste rápido, o paciente pode realizar um exame confirmatório, pedido pelo médico, mas na maioria dos casos, com esse diagnóstico o tratamento já é iniciado”, afirma o bioquímico.

A sífilis é uma infecção transmitida sexualmente. Ela se manifesta em diferentes estágios. Sem tratamento, apresenta evolução em fases: inicialmente com feridas na pele, pode evoluir para complicações que levam ao óbito, podendo afetar o sistema cardiovascular e neurológico. A causadora da doença é a Treponema pallidum, uma bactéria espiralada altamente patogênica. O tratamento é feito à base de antibióticos, como a penicilina.

Epidemia e levantamento de casos em Oeiras

Em outubro de 2016, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o país vive uma epidemia de sífilis. Nos últimos cinco anos, a doença avançou de uma forma nunca vista. A taxa de bebês com sífilis congênita em 2015 foi de 6,5 casos a cada mil nascidos vivos – 13 vezes mais do que é tolerado pela Organização Mundial de Saúde e 170% a mais do que o registrado em 2010.

Por causa do avanço no número de casos, o CTA/SAE vai realizar no início de fevereiro um treinamento com profissionais da atenção básica – médicos e enfermeiros – para estabelecer medidas de combate a sífilis em Oeiras. “Também planejamos realizar um levantamento para saber o número de casos da doença registrados em Oeiras”, adianta o coordenador do CTA/SAE, Reinaldo Ferreira, informando que atualmente só são catalogados os casos da doença em grávidas.

Reinaldo destaca que Oeiras é a única cidade do interior do Piauí onde o teste rápido para sífilis é realizado gratuitamente. “Antes, esse tipo de teste era encaminhado para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí), em Teresina. Agora fazemos aqui, de maneira gratuita”, ressalta o coordenador do CTA/SAE.

Sintomas

A infecção causa o aparecimento de uma ferida nos órgãos sexuais. Ela se caracteriza por ter bordas elevadas e avermelhadas. Esses sintomas podem desaparecer no estágio mais avançado da doença. Depois de semanas ou meses, podem aparecer manchas no corpo, especialmente nos pés e nas mãos. Se não tratada, a sífilis pode provocar paralisia, cegueira, problemas cerebrais, respiratórios e cardíacos. Ela ainda pode facilitar a transmissão de HIV, o vírus da AIDS.

 Serviço

Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e Serviços de Assistência Especializada-SAE em DST/AIDS e Hepatites Virais de Oeiras

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira, das 8h às 13h

Endereço: Rua Professor Rafael Farias, próximo ao Posto de Saúde Pedro Barbosa

Fonte: appm.org
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais