Cidadeverde.com

Prefeito Lukano Sá faz visita técnica à obra do Mercado Público de Oeiras

Na última sexta-feira (27) o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, realizou uma vistoria nas obras do Mercado Público da cidade na companhia do secretário interino de Infraestrutura do Piauí, Deusval Lacerda, da deputada Janaina Marques (futura secretária da SEINFRA), Valter Barros (diretor de engenharia) e o engenheiro responsável pela obra, Sergio Lemos. Na ocasião a equipe também visitou a feira livre, onde funciona o primeiro mercado do município, e ainda discutiu o plano de macrodrenagem, que busca revitalizar o Richo Mocha.


 
O Novo Mercado Municipal de Oeiras será um dos maiores do estado do Piauí. Sua estrutura contará com 503 boxes para verduras, frutas, carnes e outros produtos, além de espaço de conveniência e praça de alimentação. Suas instalações irão proporcionar uma maior integração com outros municípios do Vale do Canindé, região que tem como foco econômico a agricultura.
 
O espaço receberá o nome da Senhora Elisabeth Sá, que em vida foi mais conhecida como Lili, proprietária de uma tradicional fábrica de doce que também recebe seu nome. Falecida em 2012 vítima de um acidente automobilístico, a homenagem é um reconhecimento pelos seus serviços prestados a população oeirense.
 
A Deputada Janaina Marques se mostrou empenhada na conclusão da obra iniciada em 2009 e que já está com mais de 90% de suas instalações terminadas. A previsão é que os trabalhos sejam retomados neste mês de março e definitivamente seja entregue ao povo de Oeiras em agosto.
 
“Recebemos do Governador Wellington Dias a missão de concluirmos o mais breve possível esta obra, e pelo que vimos falta muito pouco. Esse espaço é sem dúvida um dos maiores do interior do Piauí. O governador vem lutando incansavelmente pela conclusão de várias obras no estado e esta de Oeiras, de maneira especial, é uma das que ele vem dando maior atenção”, destacou a deputada estadual.


 
A obra está recebendo um investimento de R$10.416.005,18 oriundos do Tesouro Estadual. A nova sede do mercado público irá contribuir para a conservação dos espaços históricos do município de Oeiras, já que irá retirar todo o comércio ambulante que acontece no Centro da cidade. Para o prefeito Lukano Sá o espaço vem contribuir com a geração de renda do município, dando ainda mais oportunidades de emprego para a população.
 
“A visita técnica da equipe da SEINFRA, juntamente com a deputada estadual Janaína Marques, vem só reafirmar o compromisso do governador para com nosso município. Esta é sem duvida uma obra maiúscula e precisa ser de fato concluída o mais rápido possível. É inegável que por algum tempo ela não recebeu a devida atenção, por aqueles que tiveram a oportunidade de fazer a sua conclusão e não a fizeram. O retorno dos trabalhos é tudo aquilo que desejamos, é o que o governador quer, e consequentemente o nosso povo. Com certeza o Mercado Público de Oeiras logo vai estar em pleno funcionamento, gerando ainda mais renda para nossa cidade”, pontuou Lukano Sá.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Reunião define organização da Semana Santa 2015 de Oeiras

  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação
  • unnamed_(9).jpg Divulgação
  • unnamed_(8).jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, recebeu na tarde desta última quarta-feira (25) o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, o professor e historiador Pedro Dias Junior, o coordenador municipal de Eventos, Luís Henrique Nunes e o Padre Keiton Vieira para pontuarem sobre as principais medidas a serem tomadas para a organização da Semana Santa 2015.
 
A Semana Santa realizada em Oeiras é uma das mais tradicionais do Brasil e atrai à cidade um numero bastante expressivo de turistas, motivados pelas cerimônias religiosas e pela programação cultural que é desenvolvida neste período. Esse ano as festividades começam no dia 26 de março e se estendem até o dia 6 de abril.
 
Na reunião foram discutidos os pontos que devem receber maior atenção do poder público municipal, fazendo com que os romeiros e turistas possam ter mais comodidade durante as celebrações. Para esse ano serão ofertados 10 banheiros químicos que ficarão distribuídos no perímetro do Centro Histórico.
 
Durante as cerimônias sacras como a Procissão do Bom Jesus dos Passos que reuni mais de 30 mil devotos, a Procissão do Fogaréu e o Descimento da Cruz serão oferecidos quatro torres de som, para que os fieis possam acompanhar com qualidade os pronunciamentos religiosos, além disso, outras tecnologias serão utilizadas para viabilizar mais comodidade aos presentes.
 
Para Lukano Sá a organização da Semana Santa tem que ser bem feitas uma vez que neste é o período do ano em todas as atenções estão voltadas para o município, que além de oferecer uma vasta programação cultural e religiosa, tem um grande acervo histórico, oportunizando aos visitantes um misto de conhecimento e entretenimento.
 
“A cidade tem um grande potencial turístico que precisa ser explorado, proporcionando assim, a geração de renda para o nosso povo. A Semana Santa de Oeiras é um grande espetáculo que sem sombra de dúvida atrai um número bastante expressivo de visitantes e diante esta realidade não podemos nos furtar da responsabilidade de oferecermos a essas pessoas comodidade, pois vieram de tão longe para prestigiar o que é nosso. Além disso, ofereceremos como nos outros anos uma vasta programação cultural para que os visitantes e nós oeirenses, possamos apreciar as nossas potencialidades artísticas, seja ela musical ou no artesanato”, destacou o prefeito.
 
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira, no início do mês de março será lançada oficialmente a programação cultural do Circuito Semana Santa, no propósito de que os turistas e a própria população da cidade já possam se organizar para comparecer aos eventos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito defende diálogo harmonioso com vereadores em sessão na Câmara

O prefeito Lukano Sá defendeu a necessidade de um diálogo harmonioso com os vereadores durante abertura do ano legislativo em Oeiras. A sessão solene foi acompanhada pelo secretário municipal de Administração e Finanças, José Raimundo, que representou o prefeito, além demais gestores municipais como Stefano Ferreira (Cultura), Luís Fernando Costa (Obras), chefe de Gabinete, Raimundo Cassiano, Procurador Geral do Município, Alexandre de Deus Barbosa.

Durante a discurso também foi divulgado um balanço dos dois anos da atual administração, destacando grandes avanços nas áreas da saúde, educação e cultura. Eventos turísticos de grande repercussão como o Expoeiras e o Festival de Cultura, foram citados na mensagem. 

"Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos municípios como as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) temos conseguido manter em dia a folha de pagamento dos servidores municipais e ainda realizado algumas obras com recursos próprios do município", frisou o prefeito em um dos trechos da mensagem.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras faz avaliação do Carnaval 2015

  • unnamed.jpg Divulgação
  • unnamed_(17).jpg Divulgação
  • unnamed_(16).jpg Divulgação
  • unnamed_(15).jpg Divulgação
  • unnamed_(14).jpg Divulgação
  • unnamed_(13).jpg Divulgação
  • unnamed_(12).jpg Divulgação
  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação
  • unnamed_(9).jpg Divulgação
  • unnamed_(8).jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação

A Prefeitura de Oeiras realizou do dia 14 a 17 de fevereiro o “Carnaval da Cidade”, que foi organizado através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento aconteceu em dois espaços: o primeiro foi o Circuito Café Oeiras, que foi montado na Praça da Bandeira, onde todas as noites das 19h às 23h uma banda de sopro tocou marchinhas carnavalescas, atraindo uma grande quantidade de foliões que puderam ter a oportunidade de vivenciar a magia dos antigos carnavais.

O segundo circuito de carnaval foi realizado na Praça de Eventos, que dentro da programação contou durante essas quatro noites com seis bandas locais. A proposta deste ano foi investir nos artistas da terra, que subiram ao palco levando alegria a milhares de oeirenses e visitantes. A cidade de Oeiras recebeu muitos visitantes, como é o caso da estudante de farmácia Adryenne Leite que reside em Teresina, que se mostrou satisfeita com a programação local.

“A festa foi ótima. Mesmo a cidade sedo pequena, está muito bem em relação às outras cidades do estado. Oeiras está de parabéns pela programação oferecida para os foliões”, destacou a estudante.

Dentro da programação do Carnaval, este ano mais uma vez foi realizado o Corso de Oeiras, que atraiu uma grande quantidade de foliões na última sexta-feira (13). O evento, que contou com disputas de melhor fantasia individual, carro alegórico e paredão de som, teve sua concentração na Praça do Estádio Gerson Campos e um percurso que passou pelas principais vias da cidade.

Para o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, os eventos carnavalescos de Oeiras este ano foram positivos, proporcionando lazer e incentivando os artistas locais e respeitando a diversidade de estilos.

“Tudo foi feito com responsabilidade e sem desperdício. Um dos pontos altos foi à consolidação do circuito tradicional com a Banda Frevo Oeirense, composta com músicos da terra que agradou ao público e lotou o passeio Leônidas Melo os quatro dias de festa”, pontuou o secretário

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Corso acontece nesta sexta (13) e foliões concorrerão a premiação

A II edição do corso de Oeiras ocorre nesta sexta-feira (13). A concentração será às 17h, na praça do estádio Gerson Campos. O percurso segue pelas principais ruas do centro até à avenida Santos Dummont. Policiais civis e militares reforçarão a segurança. No desfile de carros ornamentados serão premiados a melhor fantasia, o carro alegórico e paredão de som.

De acordo com a organização do evento, só poderão participar do desfile e concorrer nas categorias 'carro alegórico' e 'paredão de som', foliões que se inscreveram até ontem (12). Para disputar ao prêmio de "melhor fantasia", não é necessário inscrição. A premiação é de R$ 500  para cada categoria.

Ornamentação mais original, trilha sonora, animação dos foliões e obediência ao regulamento durante o percurso são alguns dos critérios avaliados pela comissão julgadora. De acordo com as regras, os carros e paredões cadastrados poderão ficar ligados até às 22h. Caso este critério seja desobedecido, acarretará na retenção do som e, em casos extremos, a autuação do condutor pela Polícia Militar.

Os vencedores, em cada categoria, serão anunciados no sábado (14), na praça de eventos. O carnaval de Oeiras, como em anos anteriores, será ambientado em dois espaços: O primeiro acontece na praça da Bandeira junto ao Café Oeiras, onde haverá apresentação de banda de sopro, durante todos os dias, tocando marchinhas carnavalescas, das 19h às 23h; O segundo acontece na praça de eventos, que contará com palco para apresentação de bandas de swingueira e axé music, a partir das 23h.

 

Confira a programação completa do carnaval de Oeiras
 
 
Sexta-feira- 13 

Corso de Oeiras

18h30 – Concentração na praça do estádio Gerson Campos, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade com dispersão na avenida Santos Dumont, em frente ao B. Maroca Club.
 
Sábado- 14 

6h - Alvorada do bloco Joga o Barro na Parede, com arrastão pelo Centro Histórico – Saída: Rua das Portas Verdes.
19h – Carnaval da Cidade na Praça da Bandeira - Banda de Sopro com músicos da Terra
23h - Palco Praça de Eventos: Karine e banda
1h30 – Palco Praça de Eventos: David e Forró da Ostentação (Elétrico)
 
Domingo – 15 

17h30- Desfile do Bloco Joga o Barro na Parede e Foliões do Samba – Circuito Centro Histórico
19h- Carnaval da Cidade na Praça da Bandeira – Banda de Sopro com músicos da Terra
23h – Palco Praça de Eventos: Karine e banda
1h30 – Palco Praça de Eventos: Swing Raiação
2h30 – Palco da Praça de Eventos: Galera do Gueto
 
Segunda-feira – 16 

19h – Carnaval da Cidade na Praça da Bandeira – Banda de Sopro com músicos da Terra
23h – Palco Praça de Eventos: Karine e banda
1h30 –  Palco Praça de Eventos: Josivan e Forró Rochedo (Elétrico)
 
Terça-feira – 17

19h - Carnaval da Cidade na Praça da Bandeira – Banda de Sopro com músicos da Terra
23h – Palco Praça de Eventos: Karine e banda
1h30 – Palco Praça de Eventos: David e Forró da Ostentação
2h30 – Palco Praça de Eventos: Galera do Gueto


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

UPA de Oeiras será porte I

A Unidade de Pronto Atendimento(UPA) de Oeiras, inicialmente proposta como de porte II, deverá ser implantada como porte I. Esse foi o consenso nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí(CIB/PI) e a Comissão Regional do Vale do Canindé. As reuniões ocorrerem nestas terça e quarta-feira(10 e 11), quando foi consesuada a reformulação do porte da unidade de saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a UPA de Oeiras está com toda estrutura física e de equipamentos. O redimensionamento de porte levará em conta a estrutura de pessoal e a abrangência dos atendimentos. “Acordamos com os municípios daquela região o redimensionamento da área de abrangência da UPA, que vai atender os municípios com até 100 mil habitantes”, explica.

Costa explica ainda que a proposta será apreciada pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que o Ministério acate a decisão e que ainda neste semestre, a UPA de Oeiras inicie o funcionamento.

Também foi pactuado com o Vale do Canindé que, para tornar a UPA de Oeiras em porte I, serão realizadas melhorias no hospital de Simplício Mendes, referência daquela região. “O hospital estadual José de Moura Fé, em Simplício Mendes, receberá reformas, ampliação e aquisição de equipamentos”, garante o secretário, “para que tenhamos melhor resolutividade no atendimento à saúde da região, tanto na urgência como na emergência”.

A reunião da CIB/PI ainda discutiu a Rede Cegonha, Atenção Básica, Saúde Mental e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A reunião ocorre mensalmente e reúne gestores da Saúde, tanto do Estado como de municípios. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Letreiro “Eternamente Oeiras” faz sucesso e será levado para outros pontos turísticos

 

O letreiro 'Eternamente Oeiras', instalado no adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória,deverá ser levado para outros pontos turísticos da cidade. A campanha foi lançada em dezembro pela prefeitura de Oeiras, através da secretaria municipal de Cultura, em comemoração aos 319 anos da cidade

Durante o mês de janeiro, o letreiro permaneceu em frente à Igreja Matriz e atraiu dezenas de turistas no perído de férias. Em fevereiro, a homenagem à cidade será levada para a praça do Coreto.

 
  

“É inegável o sucesso da campanha ‘Eternamente Oeiras’. A proposta foi exitosa pois conseguimos atingir em cheio o sentimento que nosso povo nutre por Oeiras. Como já havíamos programado, o letreiro vai mudar de local, mas permanecerá ainda no Centro Histórico, em frente ao coreto, e em seguida, a partir do mês de março, irá pra outros pontos turísticos”, destacou o secretário de Cultura, Stefano Ferreira, ressaltando ainda que a gestão do prefeito Lukano Sá busca com suas ações culturais valorizar a história e o patrimônio da cidade de Oeiras. "Entendemos que é de responsabilidade do município junto ao povo da cidade a manutenção de sua história e suas manifestações socioculturais", reitera. 

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Definidos locais que receberão câmeras de videomonitoramento

Um estudo foi realizado em Oeiras para definição dos pontos onde serão instalados câmeras de segurança para monitorar áreas com maior incidência de crimes. Em reunião com o prefeito Lukano Sá, técnicos da empresa responsável pelos equipamentos de videomonitoramento, o secretário municipal de Finanças, José Raimundo, e o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, major Rubens Lopes, ficou definido que serão priorizados os locais com maior fluxo de pessoas e veículos, como a região Leste, onde ficam localizados os dois bairros mais populosos da cidade, Oeiras Nova e bairro Jureminha. 

Também receberão equipamentos o bairro Canela, no entorno da praça da Juventude; o bairro Rosário, nas imediações da rua Sete de Setembro e nas imediações do anel viário, e no bairro Várzea, onde o monitoramento ocorrerá nas vias de acesso com foco para o novo Mercado Municipal de Oeiras.
 
No centro da cidade serão monitoradas eletronicamente a avenida Rui Barbosa e, sobretudo, as áreas de comércio e serviço bancário. 

"Uma das áreas que merece atenção quanto à implantação deste serviço é o centro histórico, visto que ano passado sofreu um ato de vandalismo, quando foi derrubado o cruzeiro do adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Esta será mais uma estratégia na preservação do patrimônio histórico da cidade”, destacou o prefeito Lukano Sá.
 
O major Rubens Lopes reforça que o serviço contribui para o trabalho realizado diuturnamente pela Policia Militar no município. “A prefeitura de Oeiras não vem trabalhando apenas agora junto com a Polícia Militar, através do 14º Batalhão da Polícia Militar. Estamos fechando mais uma vez uma parceria no objetivo de melhorar a segurança da cidade. A população de Oeiras e toda a região do Vale do Canindé, composta por 17 municípios serão beneficiadas com o serviço”, pontua o major Rubens Lopes.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Estudante vai percorrer 2,5 mil km de carro para fazer matrícula na UESPI

O estudante Jhones Rodrigues vai percorrer cerca de 2,5 mil km de estrada para realizar sua matrícula na Universidade Estadual do Piauí – UESPI na próxima segunda-feira (02). Ele tem 18 anos, é natural de Campinas (SP) e conta que escolheu a instituição pelas boas referências. “Escolhi por ser uma ótima Universidade. Será pelo menos um dia e meio de carro, eu nunca saí de São Paulo”, diz. Como ele, pelo menos mais 3 mil alunos devem realizar a matrícula institucional na UESPI entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro.

O jovem aprovado concorreu às vagas pelo Sisu e diz que sua família está um pouco receosa com a mudança para uma cidade tão distante. Ele vai estudar no campus Posidônio Queiroz, em Oeiras. “Quando passei fiquei super feliz, mas não sabia o que fazer porque a Universidade fica praticamente do outro lado do país. Mesmo assim, sempre foi meu sonho cursar História”, relata. Ele parte de Campinas amanhã (31), às 4h da manhã, em direção ao Piauí. As aulas de Jhones começam em agosto e ele já vem para conhecer a cidade.

Ana Cibele Paiva, 17 anos, vem do estado vizinho, Ceará. Ela viajou mais de 300 km para comparecer ao primeiro dia de matrículas UESPI, em Teresina. A jovem é natural de Ipu e foi aprovada para o curso de Enfermagem no Campus Poeta Torquato Neto, na capital piauiense.

“Já vim com minhas malas, pronta pra procurar um lugar pra morar e também para conhecer a UESPI”, conta Ana Cibele. A estudante foi aprovada para a graduação com nota de corte de 632,61 pontos e já começará as aulas no primeiro semestre. Ela confessa que queria mesmo fazer Medicina, mas acha que o curso de Enfermagem da UESPI garantirá uma boa base para correr atrás do sonho.

A mãe, Lúcia Paiva, é só orgulho e veio para Teresina ajudar a filha a fazer a matrícula. “Viemos logo no primeiro dia para garantir que ia dar tudo certo, pra não deixar pra última hora”, explica, carregando as malas pelos corredores da Universidade.

Taís Alves também não perdeu tempo pra fazer sua matrícula no curso de Fisioterapia, para o qual foi aprovada. Suas aulas devem começar no segundo semestre de 2015 e ela conta da ansiedade para começar logo a estudar. “Por mim já começaria logo agora em março, eu estou super animada. Quando olhei o resultado e vi que tinha passado, eu nem acreditei, só à noite é que a ficha caiu e eu nem dormi direito”, diz.

A Pró-Reitora de ensino de graduação, Prof. Dra. Ailma Nascimento, explica que as matrículas correm dentro da normalidade e orienta que os alunos acessem o site da UESPI, baixem a ficha de inscrição e levem à Universidade preenchida, para acelerar o processo. “Está tudo tranquilo e acontecendo como o esperado. Esperamos que continue até o último dia”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretário estadual de Saúde visita Hospital Regional de Oeiras

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visitou as instalações do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, no sábado (24). Na ocasião, o secretário também se reuniu com o diretor interino, Anselmo Soares, onde trataram sobre os planos para melhorias de saúde da região.

Durante a reunião, os gestores trataram sobre as dificuldades enfrentadas pelo hospital. “Com essa visita, será possível definirmos quais os primeiros passos a serem tomados a partir de agora. Embora disponha, na maior parte, de uma boa estrutura, o local ainda precisa de algumas adequações, como é o caso do Pronto Socorro”, comentou o secretário. A pediatria será outra área que receberá uma atenção especial por parte da Secretaria de Saúde do Estado.

Ao visitar a reforma do Centro Cirúrgico Laurentino Pereira Neto, uma das prioridades do secretário foi determinar a imediata retomada de cirurgias eletivas e de urgências, que estavam suspensas. Com dois médicos cirurgiões e um anestesista, o hospital de Oeiras tem capacidade para realizar 20 cirurgias por mês, mas os pacientes eram encaminhados para Teresina, Picos e Floriano para atendimentos de média complexidade.

O fortalecimento dos hospitais regionais é uma das estratégias do novo governo para desafogar o atendimento de saúde na capital.

Além do secretário e do diretor interino, estiveram presentes o gerente de enfermaria, Valdenir Fortes, o médico cirurgião Marcos Santana, o diretor clínico Antônio Reis  e a supervisora administrativa Adriana Ferreira.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores