Cidadeverde.com

Filho morre a caminho do velório da mãe, quatro ficam feridos em acidente na BR-230

  • acidente_br-2306.jpg Cidadeverde.com
  • acidente_br-2305.jpg Cidadeverde.com
  • acidente_br-2304.jpg Cidadeverde.com
  • acidente_br-2303.jpg Cidadeverde.com
  • acidente_br-2302.jpg Cidadeverde.com
  • acidente_br-2301.jpg Cidadeverde.com
  • acidente_br-230.jpg Cidadeverde.com

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridos em um acidente na BR-230, localidade Café de Rosa, zona rural de Oeiras. A vítima fatal foi identificada como Francisco de Assis Vasconcelos da Silva que saiu de Brasília com destino a Fortaleza para o velório da mãe. 

O acidente ocorreu após o veículo modelo Palio estourar um dos pneus e o condutor- identificado como Alexandre Fernando de Almeida- perder o controle do carro. A vítima fatal ficou presa às ferragens e foi retirada por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Floriano.

"Por pouco não aconteceu uma tragédia maior devido ao fluxo de veículos neste período ser muito intenso. Eles tinham saído de Brasília na madrugada da sexta-feira (26) e no fim da tarde ocorreu o acidente", destaca o agente de Polícia Civil de Oeiras, Carlos Eduardo.

Os feridos foram identificados como Arlete da Silva Sousa (esposa da vítima fatal), Andrea da Silva Sousa (filha do casal), e os amigos da família identificados como e Tiago Dias Maciel e Alexandre Fernando de Almeida que foi socorrido pelo Samu, após ser retirado das ferragens. Todos foram levados ao Hospital Regional Deolindo Couto.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Dona de casa que perdeu imóvel em incêndio ganha casa reformada

A dona de casa, Rita Sousa -que há quatro meses perdeu seu imóvel em um incêndio-  recebeu a chaves do imóvel reformado nesta segunda-feira (22). O acidente ocorreu quando uma criança de seis anos ateou fogo ao colchão do próprio quarto com um isqueiro, fazendo com que o fogo espalhasse rapidamente por todos os cômodos.

A entrega da casa, localizado no bairro Buringa, nas proximidades do Centro Histórico de Oeiras, foi realizada pelo prefeito Lukano Sá e reuniu os secretários municipais de Administração e Finanças, José Raimundo de Sá Lopes; Cultura, Stefano Ferreira, e Assistência Social, Danielly Leite.

Com o incidente, a dona de casa perdeu roupas e outros objetos pessoais e conseguiu salvar apenas alguns móveis e a filha. Sem moradia, Rita Sousa foi assistida pela Secretaria municipal Assistência Social (Semas). 

“Estamos muitos felizes com a reconstrução de nossa moradia. Foi um momento de sufoco, graças a Deus não morreu ninguém. Agradeço muito ao prefeito Lukano Sá por ter sido tão prestativo com a gente. Se não fosse por ele e pela Drª Danielly não sei o que teria sido da nossa família”, declarou a proprietária da casa, Rita Sousa.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito Lukano Sá recebe homenagem da Polícia Militar em Oeiras

Na noite desta última segunda-feira (15) o Prefeito Lukano Sá participou da confraternização dos militares do 14º Batalhão da Polícia Militar do Piauí. Durante o evento que ocorreu numa churrascaria da cidade o gestor municipal recebeu das mãos do major Rubens Lopes, o diploma de “Amigo do 14º Batalhão da Polícia Militar do Piauí”. A homenagem se deve a colaboração e os serviços prestados pela a administração municipal à unidade militarista.

 
Segundo Lukano Sá, a Prefeitura de Oeiras sempre buscou trabalhar em parceria com a Polícia Militar, no propósito de manter a harmonia da cidade e na garantia da proteção dos cidadãos. A relação amistosa entre essas duas instituições tem garantido a segurança de muitos eventos realizados pelo poder público municipal, bem como nas campanhas educativas do trânsito. O Prefeito disse ainda se sentir lisonjeado com o agraciamento do diploma.
 
“Fico muito feliz com esse reconhecimento, por entender que não se administra sozinho um cidade. É preciso estar ombreado com quem tem o comprometimento de garantir o bem estar de nosso povo. A Polícia Militar presta com muita qualidade seus serviços em Oeiras, mesmo diante os percalços, não se esquivam em garantir a segurança do nosso povo. Fico muito agradecido pela homenagem e externo de maneira efusiva que isso tudo é resultado de um trabalho feito em conjunto para o bem comum de todos”, declarou o Prefeito de Oeiras.
 
A gestão do Prefeito Lukano Sá vem ao longo de sua administração mantendo parcerias com as corporações militares dos mais distintos seguimentos no intuito de manter a tranquilidade da cidade, garantindo aos oeirenes segurança de maneira bastante ampla.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bebê vira "prefeito" e recebe chaves da cidade


O recém-nascido Cauã Ferreira recebeu o título de “Bebê Prefeito”, primeira criança oeirense nascida após a abertura da I Semana do Bebê da cidade, que orienta mães para o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos. Ele recebeu o título porque foi o primeiro a nascer durante o evento.

Cauã Ferreira, filho de Maria Valmira dos Silva Ferreira, nasceu à 1h desta quarta-feira (10). Pela manhã o “Bebê Prefeito” recebeu a visita dos membros do Comitê Pró Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do chefe do gabinete da prefeitura de Oeiras, Raimundo Cassiano, que representando o prefeito Lukano Sá, realizou a entrega simbólica da chave da cidade.


 


A articuladora do selo Unicef, em Oeiras, Aldene Sá, entregou um enxoval à criança. Cauã Ferreira será apadrinhado pela secretária de Educação, Tiana Tapety, e pelo secretário de Cultura, Stefano Ferreira, que farão o acompanhamento do bebê por um ano. 
 

I Semana do Bebê 
 
A gestão municipal do prefeito Lukano Sá, por meio do comitê Pró Selo da cidade de Oeiras, busca com a I Semana do Bebê instruir gestantes e mães de crianças de zero a seis anos para a importância deste período para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras e aspectos socioemocionais, favorecendo com que a criança tenha no futuro uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais fortalecidas.

A proposta é fazer com que a população se atente para os cuidados que se devem dar às crianças em sua primeira infância, visto que estudos apontam que a qualidade de vida entre o nascimento e os seis anos de idade, podem determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Idosos apresentam espetáculo com histórias da juventude

Idosos do Centro de Convivência apresentarão o espetáculo “Dramas, Causos e Cantorias”, no Cine Teatro Oeiras, neste domingo (07). O evento será completamente gratuito e levará ao público causos da juventude e canções que marcaram a geração dos participantes. 



Para a coordenadora Jaqueline Gomes, este tipo de evento favorece a autoestima dos idosos, ao tempo que se faz um resgaste da memória e da cultura dos idosos inseridos no projeto. Para ela, o trabalho possibilita ainda o desenvolvimento mental e físico, já que cada um precisa exercitar o corpo e a mente.

 

“Já estamos há mais de um ano desenvolvendo este trabalho, onde temos uma avaliação superpositiva, pois há uma integração social. Procuramos trabalhar com atividades lúdicas e jogos, buscando estimular a memória. Muitos se esquivavam de participar dizendo que não sabiam cantar ou contar algo de seu passado, mas com o passar do tempo houve uma integração. O espetáculo é o resultado deste trabalho, onde a memória e o humor serão contados e cantados no palco”, explicou a musicoterapeuta Vanda Queiroz.

O evento- realizado prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Assistência Social e intermédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) I - busca a interação social entre as novas gerações e os idosos do Centro de Convivência.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Falso advogado é preso dentro da seccional da OAB

Um falso advogado foi preso na seccional da OAB, em Oeiras, nesta quarta-feira (03). Jurandy Lima dos Santos atuava nas cidades de Campinas do Piauí e Floresta do Piauí e foi surpreendido enquanto utilizava computadores na sede da Ordem. De acordo com o Delegado Regional de Oeiras, Paulo César, contra o acusado existem dois mandados de prisão em aberto no Mato Grosso e Bahia, pelos crimes de falsidade ideológica. 

                        Foto: divulgação

A prisão ocorreu após a OAB formalizar denúncia na Polícia Civil. O delegado conta que para exercer ilegalmente a profissão, Jurandy Lima apresentava um diploma falsificado de uma faculdade do Uruguai, e registro na OAB do estado da Bahia, documento já cancelado, de acordo com dados do Cadastro Nacional dos Advogados (CNA). 

Paulo César explica ainda que os crimes só foram descobertos após um idoso- que considerava Jurandy Lima como filho- encontrar um extrato bancário com registros de pagamentos do Benefício Assistencial ao Idoso - BPC/LOAS, dinheiro que nunca foi repassado ao verdadeiro beneficiário. 

            Foto: Muraldavila

"O acusado conheceu o piauiense em São Paulo ainda 2012 e criaram um forte vínculo de amizade e confiança. Na época, o senhor disse que estava precisando de um advogado e o Jurandy se ofereceu e acabou vindo ao Piauí com ele. Descobrimos que para ter acesso ao benefício, o acusado falsificou uma certidão de nascimento e e ainda conseguiu autenticar no cartório de Campinas do Piauí. Assim, tirou CPF e outros documentos mudando o nome para Jurandy Duarte de Sousa e a filiação, como se o idoso fosse seu pai", explica Paulo César. 

No momento da prisão, Jurandy Lima foi flagrado com sete munições nos bolsos e um revólver calibre 38 municiado em uma mochila dentro do carro. O delegado acredita ainda que o falso advogado tenha aplicado golpes em outras cidades. "Ainda estamos fazendo o levantamento do valor dos golpes aplicado no idoso e possíveis outras vítimas", reitera Paulo César. 

O falso advogado deverá responder pelos crimes de porte ilegal de armas e munição, uso de documento falso e estelionato. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito Lukano Sá abre I Fórum Econômico do Vale do Canindé em Oeiras

A prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio abriu oficialmente o I Fórum Econômico do Vale do Canindé, na manhã desta sexta-feira (28). O evento que surgiu da necessidade de socializar as boas práticas que os municípios da região vêm realizando segue até este sábado (29).
 

Pelo menos 17 municípios que compõe o Vale do Canindé farão parte do Fórum. O público alvo do evento são empresários e empreendedores, além de estudantes do Pronatec.
 
A abertura se deu com a apresentação da banda de música Geração Jovem, do Programa Mais Educação da Escola Municipal Juarez Tapety, que além de executarem o Hino de Oeiras, tocaram também a canção Asa Branca de Luís Gonzaga; e a composição da mesa de honra. Durante o seu discurso, Prefeito Lukano Sá, mostrou satisfação com a realização do evento e com os resultados alcançados pelo município diante da parceria firmada com o SEBRAE/PI em projetos com a Sala do Empreendedor.
 

“É preciso mantermos parcerias no intuito de garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva. Esse alinhamento que temos junto ao SEBRAE  favorece muito a troca de experiências.  Este evento é o momento para que nós possamos compartilhar conhecimento. São 17 municípios que por meio dessa relação tem procurado estratégias de favorecer o seu comércio. Acreditamos que uma cidade só chega ao seu desenvolvimento, quando a sua sociedade é independente, por isso apoiamos a geração de renda para que a cada dia nosso povo  possa chegar ao pleno  desenvolvimento”, afirmou o Prefeito Lukano Sá.
 
A Secretária Municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, falou da importância da realização do evento, como forma de troca de experiência e acima de tudo, aquisição de mais informação para serem aplicadas no fortalecer o comércio local. Para Carla Martins este espaço abre a oportunidade de discussão sobre novas possibilidades empresariais.
 
“A gente espera que as pessoas participem, que os empresários possam assimilar bem cada informação passada no evento, pois o que propomos é uma socialização de boas práticas, e que as trocas de experiência possa favorecer uma ampliação dos conhecimentos a serem aplicados no dia a dia”, frisou a Secretária.
 
Na ocasião, o gestor do projeto Cidadania do Vale do Canindé, Cássio Castelo Branco, também discursou sobre as estratégias criadas pelo SEBRAE-PI para que os empreendedores das cidades da região possam desenvolver suas atividades. Durante sua fala o gestor expôs que o Vale do Canindé é uma área de grande potencialidade, perfil que proporciona resultados satisfatórios.
 
Outra figura ilustre que marcou presença na mesa de honra e discursou na abertura foi o ex-prefeito B. Sá. O ex-prefeito de Oeiras fez falou sobre a situação financeira do Piauí e os impactos que isso trás para o comércio, sobretudo para Oeiras onde suas fontes financeiras são bastante restritas. Em seu discurso, B. Sá. Também chamou atenção para a necessidade do empreendedorismo como mecanismo de desenvolvimento social.
 
Após a solenidade, houve o primeiro espaço do evento a palestra “A Gestão e as Boas Praticas do Agente de Desenvolvimento”, ministrada pela consultora do SEBRAE-PI, Adriana Pacheco, que durante sua fala chamou atenção para a importância de se trabalhar dentro da realidade de cada cidade. De acordo com a consultora, só respeitando as características de cada local se obtém resultados positivos e a possibilidade real de gerar renda e aumentar o número das fontes de arrecadação. “É preciso mudar o comportamento, é preciso criar estratégias para melhorar a qualidade dos municípios”, afirmou Adriana Pacheco.
 
Ainda estiveram presentes no primeiro dia do evento, o prefeito da cidade de Santa, Rosa Edgar Castelo Branco, o prefeito de Santo Inácio do Piauí, Auro Aparecido de Carvalho e o prefeito da cidade de Campinas do Piauí, Avelar de Sousa Lopes, além das secretárias parceiras do evento Tiana Tapety (Educação) e  Danielly Leite (Assistência Social).

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras define plano de educação municipal para 2015 em reunião

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretária Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (25) uma reunião deliberativa e avaliativa para a criação do plano de ação da educação municipal para ser executado em 2015. O documento deve estabelecer todos os princípios do ano letivo das escolas da rede municipal.

 
Todas as escolas municipais estiveram representadas no espaço. Além da Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, também estiveram presentes representantes da supervisão e coordenação pedagógica das unidades de ensino.
 
O plano de ação visa atender as necessidades da rede municipal de ensino respeitando os diferenciais de cada escola e série que deve ser aplicado.  O documento também deve se enquadrar nas demandas de qualificação e avaliação intensificadas na gestão do Prefeito Lukano Sá. O objetivo é otimizar a educação oeirense para obter melhores resultados.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras intensifica serviços de limpeza

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Obra e de Finanças, está desde ano passado viabilizando ações para manter a cidade limpa, tanto no perímetro urbano como no rural. Para tanto tem sido constantemente feio o remanejamento de funcionários da limpeza pública para áreas afastadas da cidade  no intuito de realizar a limpeza  das vias públicas, sobretudo daquelas que dão acesso à cidade.

 
O trabalho da administração municipal viabiliza a realização de coleta de lixo domiciliar diariamente, evitando o acúmulo de dejetos que sujam as ruas e que podem se tornar possíveis focos de disseminação de doenças.
 
Segundo o Secretário de Finanças, José Raimundo, embora todos os esforços que estão sendo realizados para manter a cidade limpa, a administração municipal têm encontrando dificuldade na manutenção do serviço em algum lugares onde existem pessoas que estão depositando lixo nas vias publicas, como é o caso que vem ocorrendo nas margens do Anel Viário, nas proximidades do Bairro Rosário.

 
“Temos um compromisso como a população oeirense de mantermos limpa e organizada a cidade. Durante todo esse ano montamos grupos de limpeza, até mesmo nos fim de semana, para deixar a cidade livre de sujeira. Infelizmente existem pessoas que não tem consciência da importância desse trabalho e termina por prejudicar nosso serviço e consequentemente a própria Oeiras”, explicou José Raimundo.
 
O Secretário reforça ainda que a Prefeitura Municipal de Oeiras, dentre suas atribuições, precisa do apoio da população na execução de seus serviços. “Manter a cidade limpa é também responsabilidade de todos os habitantes”, afirmou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Solar das 12 Janelas recebe exposição “Experimentalhaço”

O Solar das 12 Janelas, em Oeiras, abre as portas para o público com a exposição "Experimentalhaço", do jornalista oeirense Jader Damasceno. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura de Oeiras. Jader também é roteirista do documentário “O Canto”, onde faz uma abordagem sobre a tradição nordestina das carpideiras.


A exposição tem recebido inúmeros visitantes, dentre eles a comitiva do governado eleito este ano, Wellington Dias, que na ocasião estava acompanhado pelo Prefeito Lukano Sá. A exposição também está acompanhada de fotos experimentais do jornalista. São imagens que chamam a atenção pela forte sensibilidade. Mas o grande foco da exposição são as telas que colocam o palhaço como evidencia.
 
Para o secretario Stefano Ferreira, Jader é um dos grandes talentos da nova geração das artes visuais piauienses visto que ele trabalha com muitas linguagens. O jornalista é formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e é a segunda vez que tem seus trabalhos expostos em Oeiras e sempre é muito bem recebido pelos seus conterrâneos.

 
“A receptividade foi a melhor possível não só entre os conterrâneos mais também com todos os demais visitantes do Festival e da FLOR. Recebi muitos elogios e críticas, por outro lado senti o termômetro de um trabalho novo e com características que eu ainda não tinha usado, ou melhor, ousado. Queria ressaltar a importância de trabalhos como os meus e o apoio por parte da Prefeitura para o incentivo e fomento de trabalhos de filhos da terra. Quando sai de Oeiras prometi que tudo que eu produzisse independente de apoio levaria para Oeiras, sempre quis mostrar que é possível sair para o mundo e produzir com qualidade e retornar a sua origens. Você pode beber da arte de todos os lugares mais a de sua origem é sempre especial”, frisou Jader Damasceno.
 
A Prefeitura Municipal de Oeiras durante a gestão do Prefeito Lukano Sá vem patrocinando esse tipo de exposição no intuito de aproximar a população a novas linguagens artística.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores