Prefeito decreta ponto facultativo nesta quarta-feira (20)

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais em virtude do Dia Nacional da Consciência Negra. A data é comemorada nesta quarta-feira (20) em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 


Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que marca anualmente a morte do líder negro Zumbi dos Palmares existe desde janeiro de 2003, pela lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a fim de lembrar o assassinato de Zumbi, em 1695, que morreu na luta contra a escravidão dos negros no Brasil.

Tanto a lei de 2003 quanto o decreto de Dilma Rousseff, em 2011, deixam a critério de cada município decidir se o dia 20 de novembro será feriado ou ponto facultativo. Por este motivo,  a data não se enquadra na lista de feriados nacionais.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, na luta pela garantia dos direitos sociais.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Governador participa do encerramento do VIII Festival de Cultura de Oeiras

O governador Wilson Martins participou, no último sábado (16), da programação que encerrou o último dia do VIII Festival de Cultura de Oeiras, que aconteceu durante três dias, de 14 a 16 de novembro, e levou à capital da Fé espaços de literatura, arte, poesia, dança, debates, história e música. O Governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura Municipal, é um dos principais apoiadores do evento, que além da cultura, também movimenta a economia do município.


“O Governo do Estado investiu R$150 mil para colaborar com a realização desse grandioso evento. Eu fiquei encantado com o que eu vi e com o que estou acompanhando, principalmente com a participação dos alunos da rede pública de ensino, além do encontro de muitos escritores, poetas, e de toda essa esfera de valorização a arte e a música presentes aqui”, ressalta Wilson Martins.

O governador percorreu o Centro Histórico de Oeiras e visitou espaços consagrados como o Solar das Doze Janelas, local que guarda a produção artística de dezenas de artistas piauienses e é símbolo da presença dos casarões de Oeiras. Wilson Martins também percorreu o espaço da Praça das Vitórias, que, durante o festival, foi transformada na Praça dos Livros, local destinado à literatura e poesia para os mais diferentes tipos de público.


Em sua VIII edição, o Festival de Cultura de Oeiras apresentou diversas atividades à população. No palco principal, artistas nacionalmente conhecidos como Ellen Oléria, Oswaldo Montenegro e Clã Brasil animaram o público durante os três dias de evento, além de vários artistas piauienses e grupos locais.

Enquanto a Praça da Vitória uniu a efervescência cultural do Festival, a Praça da Bandeira fomentou a economia local com a presença de feira de artesanato e praça de alimentação, voltadas para geração de trabalho e renda para a população.

O Festival de Cultura de Oeiras, este ano, homenageou o Museu de Arte Sacra, que completa 30 anos de existência e é um reduto da produção artística e religiosa do estado do Piauí.

Homenagem

Na Câmara Municipal, o governador participou da inauguração do busto em homenagem ao médico Paulo de Tarso, iniciativa de autoria dos vereadores Martins Menezes e Miguel Ângelo. “O doutor Paulo de Tarso foi uma pessoa que dedicou sua vida a salvar vidas. Esta homenagem é um agradecimento ao que foi e o que representou este grande médico para a história da medicina piauiense e para a honra dos profissionais”, disse Wilson Martins.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tio atinge sobrinho com 20 golpes de foice durante briga em Oeiras

Uma briga em família na manhã desta quinta-feira, no bairro Barrocão em Oeiras, deixou um menor gravemente ferido, ao ser atingido por mais de 20 golpes de foice.

A briga envolveu um tio e um sobrinho. O tio, que atualmente reside em São Paulo passava um período em Oeiras, minutos antes de retornar à capital paulista, desentendeu-se com o sobrinho, R.N.X.A. de 17 anos. Segundo vizinho, a agressão foi motivada pelo fato, de que no último mês de outubro, durante outra briga, envolvendo membros da mesma família, o menor teria empurrado a sua avó, Vitalina Maria da Conceição de 83 anos, que na queda fraturou o fêmur e um braço. Inconformado com a agressão a sua mãe, Davi teria tentando uma vingança contra o sobrinho.

Somente após o agressor ter partido, o pai do menor percebeu a agressão, e acionou o socorro. R.N.X.A. foi conduzido ao hospital Deolindo Couto, onde foi atendido. A vítima perdeu muito sangue e parte de massa encefálica, já que a maioria dos golpes atingiram sua cabeça.

A denúncia foi registrada na Polícia, que busca prender o acusado, que teria seguido viagem para São Paulo.

Com informações de Mural da Vila
cidades@cidadeverde.com

Polícia prende grupo de adolescentes acusados de espancamento e roubo

A Polícia Civil de Oeiras, anunciou na tarde desta terça-feira (12), a prisão de seis adolescentes envolvidos no assalto a Claudionor Silva, de 35 anos, na noite do último domingo (10).

A vítima registrou uma queixa de sequestro relâmpago, afirmando que foi atraído para um local por uma jovem e que em seguida foi agredido, levado para outro lugar onde foi agredido novamente e em seguida teve a moto roubada.

Foram presos os homens J.G.L.S. - 17 anos, C.A.C.S. - 15 anos, M.W.S.M. - 17 anos, Luís Marcos dos Santos de Sousa, de 19 anos.

Segundo o delegado os jovens foram apreendidos após denúncia anônima informando que a moto roubada havia sido abastecida em uma comunidade de Oeiras. A princípio dois jovens foram presos e ao serem ouvidos foi constatado o envolvimento dos outros.

As garotas J.R.S. de 13 anos e L.B.N. de 15 anos também estão envolvidas no espancamento e no assalto e se apresentaram espontaneamente a delegacia, mas foram liberadas em seguida por serem menores de idade.

Os garotos continuam apreendidos no local até ordem judicial, já que o crime envolve violência contra pessoa.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Homem é espancado e se finge de morto após sequestro relâmpago

O homem identificado como Claudionor da Silva, 35 anos, foi abordado por cinco criminosos e levado em um sequestro relâmpago na noite deste domingo (10). A vítima conta que foi espancada e se fingiu de morto para não ser ainda  mais agredido. 

O caso ocorreu nas proximidades do CAIC, bairro Jureminha, em Oeiras. Claudionor da Silva seguia em uma motocicleta quando foi abordado por quatro homens e uma mulher que estavam armados e divididos em duas motos.

"Fui obrigado a seguir em minha moto, com um dos homens armados, até as proximidades da ponte do Rio Canindé, na BR-230. No local, antes de fugirem, eles agiram com muita violência", disse a vítima.

Claudionor da Silva conta ainda que foi espancado e amordaçado e só conseguiu se desamarrar por volta das 6h de hoje (11). “Só pararam de me espancar quando eu me fiz de morto”, reitera a vítima que foi levado ao Pronto Socorro do Hospital Deolindo Couto, com hematomas, principalmente, no rosto.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Polícia Civil  que está ouvindo testemunhas para tenar elucidar o caso. 


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

PT realiza eleição e escolhe novos representantes em todo o país

Em todo o país, petistas se reuniram para decidir os representantes da sigla em cada município. Na capital, foram apontadas irregularidades ocorridas durante o processo eleitoral que resultou com a vitória do sindicalista José Esmerindo da Costa, com 85% dos votos. 

Oeiras  

No interior do Piauí, a eleição foi considerada tranquila. Em alguns cidades, o presidente do diretório do PT foi reeleito, como em Oeiras. Petistas apenas confirmaram a permanência do atual presidente João Afonso.

                           Foto: Folhadeoeiras

Na escolha da nova diretoria, o professor Cosme Alberto foi escolhido vice-presidente. No município, não houve segunda chapa concorrente. Os partidários resolveram lançar chapa única e, não houve disputa interna. De acordo com representantes da sigla houve um 'entendimento' para que o partido permanecesse unido.

João Afonso obteve 115 votos dos 116 filiados que compareceram na eleição para renovação do diretório municipal. Apenas uma pessoa votou em branco. 

"Vamos trabalhar em prol de um partido mais unido e mais forte na cidade de Oeiras. Agradeço aos filiados pela confiança e o voto", disse José Afonso que, pela terceira vez, assume a presidência da sigla em Oeiras.

Picos

Numa disputa acirrada entre o candidato do grupo majoritário, Zacarias Teixeira, liderado pelo vereador Wellington Dantas e a ex- presidente do Diretório do PT em Picos e atual secretária de Planejamento Oneide Rocha, venceu as eleições. 

                         Foto: Riachaonet

O candidato oposicionista José Antônio, do grupo liderado pelo vice-prefeito Padre Walmir Lima, obteve 179 votos contra 219 do primeiro colocado. 

O resultado oficial foi divulgado por volta das 21h, deste domingo (10), e reuniu mais de 400 filiados. No município foram registrados 30 votos brancos e  5 nulos.

“Primeiro quero agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade de presidir o partido pelos próximos quatro anos e também aos filiados que foram eles que depositaram os votos de confiança em mim. A vitória foi uma prova que os filiados aprovam a linha de trabalho da atual gestão.”, comemora Zacarias Teixeira. 

O candidato oposicionista, José Antônio, também comentou a eleição e disse que a derrota não o abalou. “Saio desta eleição com a cabeça erguida e muito animado para enfrentar discussões em prol da sigla. Vamos continuar no diretório com a mesma postura e continuar com nosso mesmo espaço. Fica a esperança. Um dia iremos mudar esse diretório”, desabafa.


José de Freitas

João Deus Pereira foi eleito em José de Freitas o novo presidente do diretório municipal do PT. Vitorioso nas urnas, o novo eleito revela que o desafio será fortalecer a sigla. 

“O partido tem que estar mais presente ao lado de seus filiados. Isso faz uma sigla forte. O maior desafio do PT é trabalhar a legenda partidária nos sindicatos e nos movimentos estudantis. Nós temos um candidato, o senador Wellington Dias, mas a discussão sobre as eleições deve ser em 2014″, finalizou o representante do partido.


Parnaíba

No litoral, a disputa ocorreu no auditório do Centro de Educação Profissional de Parnaíba e foi acompanhada pelo prefeito Florentino Neto. Dos 767 filiados aptos a votar, apenas 510 compareceram às urnas dando vitória a Edivan França. O segundo colocado Edmílson Pereira ficou com 234 votos, contra 267 do novo presidente. 

“Vamos comandar o partido de maneira diferente. As chapas concorrentes terão participação em 50% no diretório”, enfatizou França após a reeleição.

A formação do novo diretório está agendada para o mês de dezembro. Segundo o presidente, haverá participação em 50% de mulheres. 
 

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Homem é preso ao furtar moto de casa no Centro

A polícia de Oeiras prendeu no último sábado (9), Manoel Joaquim Sales Neto, vulgo Pelado de Graça, 32 anos. Ele é acusado de furtar uma motocicleta de uma residência no centro de Oeiras.


Segundo informações do delegado Genival Vilela, o crime aconteceu por volta das 0h30. Ele se aproveitou do fato da casa estar trancada sem cadeado e levou a moto. “A dona do veículo só percebeu o roubo na manhã, mas testemunhas disseram que o viram empurrando a moto, que estava sem combustível e ele não conseguiu ligar, pelas ruas do centro”, pontuou. 

Delegado Vivela

Vilela revela ainda que Pelado da Graça é antigo conhecido da polícia. “Ele é assaltante e pratica roubos e furtos na região. Está preso na delegacia e deve ser encaminhado ao presídio de Oeiras”, acrescentou o delegado. 


Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Bando assalta ônibus com romeiros que seguiam para Juazeiro

Bandidos armados e encapuzados interceptaram um ônibus que levava romeiros de Oeiras para o Ceará e provocaram momentos de terror. O assalto ocorreu nesta quinta-feira (31), em uma estrada vicinal próximo ao município de São Julião, a 382 km Teresina.

Foto meramente ilustrativa

As vítimas viajavam para participar de uma romaria em Juazeiro do Norte quando foram surpreendidos pelos bandidos em um veículo branco. 

"O carro começou a seguir o ônibus e um dos bandidos ordenou que motorista parrasse, ameaçando atirar nos pneus. O bando entrou no ônibus, anunciou o assalto e mandou o condutor seguir em alta velocidade por uma estrada vicinal", relatam romeiros.

Dentro do ônibus, o bando promoveu um "arrastão" levando dinheiro, tablets, celulares, joias, máquinas fotográficas e outros pertences.Os bandidos fugiram ordenenando que o motorista só retomasse viagem após meia-hora.


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura e repartições municipais estarão fechadas na próxima segunda

O prefeito Lukano Sá adiou o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado ontem (28). Pelo decreto divulgado ainda na semana passada, todas as secretarias e demais pastas da prefeitura de Oeiras estarão fechadas na próxima segunda-feira (04).


O decreto beneficia servidores efetivos, comissionados, contratados, prestadores de serviço municipais. Serviços essenciais, como de Saúde, funcionarão normalmente. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Força Tática prende casal de PE acusado de furtar celulares

Um casal do estado de Pernambuco foi preso acusado de praticar furtos em lojas no centro de Oeiras. Os dois aproveitavam a intensa movimentação comercial para cometer delitos e foram presos nesta sexta-feira (25), por policiais da Força Tática.

                           Fotos: Muraldavila

Com Antônia Costa Lacerda Cardoso, natural de Ouricuri, e Gustavo Emanuel de Freitas, natural de Petrolina, ambos de 19 anos, foram encontrados quatro aparelhos celulares e R$ 224 em dinheiro. 


Testemunhas informa que mais duas pessoas atuavam com o casal, sendo um idoso e outro acusado que não teve as características reveladas, e fugiram em um veículo com placa do Rio Grande de Norte, ao perceberem a movimentação policial. 

O Delegado Regional de Oeiras, Leandro Ferraz, conta que os acusados negaram o crime, mas testemunhas reconheceram os dois como sendo membros do grupo criminoso.

"As pessoas que tiveram celulares roubados ontem, no centro comercial de Oeiras, devem comparecer à delegacia levando nota fiscal para receberem os seus aparelhos. Quem reconhecer os acusados nas fotos, e tiver sido vitima, deve registrar um boletim de ocorrência", finaliza Ferraz. 


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores