Cidadeverde.com

Acusado de estelionato finge passar mal ao ser levado à delegacia

Um foragido do estado da Bahia foi preso no município de Oeiras, a 313 km de Teresina, acusado de tentar aplicar golpes a comerciantes da região, com uso de documento falso. Claudio Roberto Pontes, 39 anos, já era investigado pela Polícia Civil e foi preso na própria residência, nesta quarta-feira (26). Para tentar fugir da polícia, o suspeito ainda fingiu passar mal ao chegar na delegacia.



"Ao ser abordado pelos policiais, ele se identificou como Claudio Anderson Barbosa sendo que o nome dele é outro. Depois de preso, fingiu estar passando mal na delegacia, mas ao ser atendido pelo Samu, constatou-se  que ele não tinha nada. Não conformado, ele também tentou convencer o médico que usava um marca-passo, mas se tratava de outra mentira", explica o Delegado Regional de Oeiras, Genival Vilela. 

Claudio Paulista, como é conhecido o suspeito, foi preso em flagrante com RG, CNH, CPF e outros documentos pessoais falsos, além de 15 cartões de instituições diversas. "Contra ele, existem ainda 12 processos criminais nos estados de São Paulo, Goiás e Bahia por crimes de estelionato, furto e uso de documento falso", reitera Vilela.


O acusado era foragido do município de Milagres, na Bahia, após fingir ser representante da escolinha de futebol Sport Clube Corinthians Paulista, e ser preso em flagrante. No Piauí, Claudio Paulista, permanece na delegacia de Oeiras, aguardando decisão do juiz da comarca local, Leandro Emídio.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Secretaria Municipal de Cultura de Oeiras divulga a programação cultural da Semana Santa

Durante entrevista coletiva realizada na manhã da última quarta-feira (26), o Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira, divulgou oficialmente a programação cultural da Semana Santa de Oeiras. O secretário explicou que é um evento da cidade e que tem como foco a Igreja e a programação religiosa, mas como forma de atrair um maior número de turistas e proporcionar mais opções culturais aos visitantes, foi criado um Circuito Cultural da Semana Santa

Dentro da programação consta um vasto repertório cultural de atrações, como por exemplo, a exposição "Eira, Beira e Sobeira", do artista plástico Evandro Veras.  Será realizada também a exposição "Arte Cusquenha", do renomado artista Costa Andrade, especialista em fazer releituras e réplicas de obras clássicas renascentistas. 

Ainda durante a Semana Santa, agentes de informação turísticas, identificados com um crachá, estarão distribuindo material informativo sobre as festividades e pontos turísticos do município.

 
VEJA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA SEMANA SANTA – 2014

Quinta-feira de Passos (Fugida do Bom Jesus) – 10 de abril

09h – Abertura da exposição “Eira, Beira e Sobeira” de Evandro Veras – Museu de Arte Sacra
20h30min – Abertura da sala da banda de música Santa Cecília – Casa de Cultura Solar das 12 Janelas
21h – Abertura da exposição “Arte Cusquenha” de Costa Andrade e apresentação dos Beletristas – Casa de Cultura Solar das 12 Janelas
23h – Apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Piauí – Café Oeiras

Sexta-feira de Passos – 11 de abril

23h – Show musical com a banda Dona Ângela – Café Oeiras

Sábado de Passos – 12 de abril
20h – Seresta ao Bom Jesus dos Passos – Catedral de Nossa Senhora da Vitória

Domingo de Ramos – 13 de abril

18h – Sessão para crianças: Maria, mãe do filho de Deus - Cine Teatro
20h – Abertura da exposição fotobiográfica de O. G. Rêgo de Carvalho – Cine Teatro
20h30min – Exibição do documentário: “O. G. A viagem incompleta” – um filme de Douglas Machado – Cine Teatro

Quarta-feira Santa – 16 de abril

16h30min – Via Sacra da Juventude pelas ruas da cidade (saída da catedral)
20h – Encenação da Paixão de Cristo na Praça das Vitórias – Grupo IPA de Teatro

Quinta-feira Santa – 17 de abril

A Prefeitura Municipal de Oeiras não patrocina e nem realiza nenhum evento neste dia.

Sexta feira da Paixão – 18 de abril

00h – Show musical com Karine e banda – Café Oeiras
02h – Show musical com Bella Dona – Café Oeiras

Sábado de Aleluia – 19 de abril

08h – I Circuito de Motocross de Oeiras – Uberaba
21h – Cantoria ao Ressuscitado no adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória

Domingo da Ressurreição – 20 de abril

20h – Retreta no Coreto com a Banda Santa Cecília
 
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeirense de 21 anos se envolve em briga e morre após ser atingido com cinco facadas em São Paulo

Uma briga envolvendo três pessoas terminou com a morte de um jovem oeirense de apenas 21 anos na cidade de são Paulo no último final de semana.

O oeirense Adailton Pereira se envolveu em uma briga com mais duas pessoas em um bar na capital paulista. Segundo informações, Adailton estava no local quando se desentendeu com outro rapaz que estava em companhia de um irmão.

Na confusão, por estar armado com uma faca, o oeirense desferiu contra um dos envolvidos na briga que morreu em razão das perfurações. Um segundo rapaz, irmão do homem já morto por Adailton tentou revidar e também foi ferido a golpes de faca.

De acordo com informações, o proprietário do bar vendo a cena conseguiu atingir Adailton com uma cadeira o deixando atordoado. Foi quando o irmão da vítima, aproveitou o estado momentâneo do agressor lhe tomou a faca desferindo cinco vezes contra o oeirense.

Adailton Pereira ainda foi socorrido e levado para um hospital em São Paulo mais não resistiu às perfurações vindo a falecer nesse sábado, 22. O corpo do jovem chegou a Oeiras nesta segunda feira, 24 e foi velado em residência no conjunto verde teto.

Após ser velado em Oeiras, o corpo de Adailton Pereira foi levado para fazenda Lagoa do Meio, na zona rural, onde foi sepultado.

Com informações de Folha de Oeiras
cidades@cidadeverde.com

Jovens oeirenses podem ser beneficiados com cursos do SCVF

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Oeiras (SEMAS), através dos CRAS I e II, convida os pais ou responsáveis que estão inseridos no programa Bolsa Família a inscreverem seus filhos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF). 

A inscrição pode ser realizada de 03 a 06 de abril no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e os beneficiados a serem inscritos devem ter idade entre 14 a 17 anos.

Os cursos ofertados serão: oficinas de Skate, aulas de percussão e dança. para realizar a inscrição, os interessados devem levar  xerox do comprovante de residencia, cartão do Bolsa Família, além do CPF e RG  de cada membro da família.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Santo Inácio do Piauí: Dois jovens morrem ao colidirem suas motos com um animal na pista

Dois jovens morreram na madrugada deste sábado, 22, após sofrerem um acidente de moto, na entrada da cidade de Santo Inácio do Piauí.

Marjoelson da Silva Sousa, 19 anos e Samuel da Cruz Damasceno, 18 anos, retornavam de uma festa na zona rural de Santo Inácio do Piauí, e já chegando na cidade, bateram em uma vaca que estava no meio da pista.

Os jovens, retornavam em duas motos, e Marjoelson foi o primeiro a bater no animal. Já Samuel, não conseguiu parar a motocicleta, batendo também no animal e na outra moto. Ao cair, os dois jovens ao bateram contra o meio – fio. Samuel da Cruz morreu no local e Marjoelson da Silva, ainda foi transferido para Oeiras e em seguida para Teresina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu próximo a cidade de Tanque do Piauí.

Com informações de Mural da Vila
cidades@cidadeverde.com

Produtores oeirenses recebem mudas para implantação de banco de proteínas

A Secretaria Municipal de Agricultura está realizando na manhã desta sexta-feira (21) a entrega de mudas de Leucema para os produtores de Assistência Técnica de Ovinos e Caprinos de Oeiras.

A ação visa minimizar os problemas com a seca, que se apresenta cada vez mais mais acentuada na região, implantando um banco de proteínas para que os produtos possam alimentar os animais com quantidade e qualidade.

As mudas foram uma doação do Viver Agropecuário. O produtor que receber as mudas e não efetuar o plantio ou não conduzir conforme as orientações, pagará uma multa de dois reais por muda não plantada. O valor arrecadado das multas será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tribunal de Justiça instala 2ª Vara na Comarca de Oeiras

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Desembargadora Eulália Pinheiro, instalou oficialmente no nesta quarta-feira, 19, a 2ª Vara da Comarca de Oeiras, distante 370 km de Teresina. Durante discurso, o promotor Carlos Rubem Campos Reis, destacou a importância histórica do município, primeira capital do Estado, para a vida politica e administrativa do Piauí.



"Estamos felizes em apostar no aparelhamento e modernização da Justiça de Primeiro Grau, visto que este esforço era facilmente percebido na qualidade do serviço prestado aos jurisdicionados, principalmente nas comarcas do interior do Estado", disse Eulália Pinheiro. A desembargadora anunciou ainda, para os próximos dias, as instalações de varas em Campo Maior e Piripiri.


Participaram também da solenidade, os desembargadores Edvaldo Pereira de Moura e Sebastião Ribeiro Martins, o juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Virgílio Madeira Martins Filho, o juiz titular da Comarca de Oeiras, Leandro Emídio Ferreira, além do prefeito Lukano Sá, o promotor de Justiça Marcondes Pereira de Oliveira, o conselheiro federal da OAB, Sigifroi Moreno Filho e o bispo da diocese de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, além de advogados, servidores e personalidades locais.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras disponibiliza vacina contra o HPV

Desde o último dia 11 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras está disponibilizando a vacina contra o papiloma virus humano (HPV). De acordo com determinações do Ministério da Saúde, serão oferecidas dosagens nos postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A vacina é destinada para meninas de 11 a 13 anos e a imunização se dará em três doses. A segunda dose se dará em um prazo de seis meses e a terceira após cinco anos da primeira. O vírus é a principal causa do câncer de colo de útero.

Para o município de Oeiras, o Ministério disponibilizou 1.200 doses. Até o momento já foram distribuídas mais de 300 doses envolvendo a U.E. Orlando Carvalho, U.E. José Coelho Reis, Unidade Escolar Visconde da Parnaíba, E.M. Dom Edilberto, Instituto Barros de Ensino, Jean Piaget, Mahatma Gandhi,Paulo Freire,  escolas da região da Boa Nova, da Várzea Tranqueira e do Morro Redondo.
 
A vacina não exclui a necessidade de realização do exame preventivo Papanicolau e o uso de preservativos.  O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 80% do público alvo formado por 5,2 milhões de meninas em todo o Brasil.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Acusado de vários furtos em Santa Rosa do PI é preso

Em cumprimento a mandado judicial, Antônio Francisco Avelino Borges da Silva, conhecido como Sapuril, foi preso no município de Oeiras, em operação da Polícia Civil, em parceira com a PM, na manhã desta segunda-feira (17). Acusado de vários furtos no município de Santa Rosa do Piauí, a 283 km de Teresina, ele respondia ao processo em regime semiaberto.


"A suspeita é que ele tivesse agindo na região desde o fim do ano passado. Os principais alvos eram supermercados, de onde eram levados não somente dinheiro, mas também mercadorias", explica o Delegado Regional de Oeiras, Genival Vilela.


Além de Sapuril, Gerson Santos Borges e o comerciante Lindomar Ferreira dos Santos também foram levados à Delegacia de Oeiras, acusados de furto qualificado e receptação, respectivamente. 

Durante abordagem, a Polícia Civil conseguiu recuperar alguns objetos, produtos de supostos furtos, como anéis e estojos de maquiagem. 

"Os outros dois não foram presos, mas também responderão pelas acusações. O Lindomar, por exemplo, comprou um aparelho de som furtado a R$ 30. O outro confessou que era comparsa de Sapuril, que além dos furtos, é suspeito de participar de uma tentativa de homicídio", finaliza Genival Vilela. Antônio Francisco continua preso e deverá ser encaminhado à penitenciária de Oeiras.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Turmas do Pronatec realizam desfile e exposição de produtos

Alunos e alunas das turmas do Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, desfilaram com produtos confeccionados no curso de Costura e mostraram penteados resultantes do aprendizado da oficina de Cabeleireiro Assistente.


O programa, que foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, está sendo ofertado pelo Senac-PI e, em Oeiras, é destinado a convidados e colaboradores da prefeitura.


Participaram da apresentação das turmas e exposição dos produtos, que ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social, CRAS I, no último dia (12), o prefeito municipal, Lukano Sá, a secretária de Assistência Social, Daniele Leite, a secretária de Indústria e Comércio, Carla Martins, entre outros colaboradores da administração municipal. 


A secretária Carla Martins ressaltou a importância do bom aprendizado que, segundo ela, depende não somente do professor, mas principalmente do aluno. “Esse resultado é que garante a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho”, enfatizou a secretária que acrescenta ainda que, ao término de cada curso, os alunos são inseridos no mercado de trabalho. 

 
"Destaco a importância da qualificação para estes aprendizes. O benefício que o Governo Federal repassa para cada aluno é bastante válido, mesmo não sendo o principal motivador para a permanência no curso. Parabenizo, além dos alunos, os professores e a equipe da Semas e Semic que são parte fundamental para que os cursos aconteçam e destaco ainda a importância do trabalho da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio na inserção desses alunos no mercado de trabalho", destaca o prefeito Lukano Sá. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores