Cidadeverde.com

Produtores oeirenses recebem mudas para implantação de banco de proteínas

A Secretaria Municipal de Agricultura está realizando na manhã desta sexta-feira (21) a entrega de mudas de Leucema para os produtores de Assistência Técnica de Ovinos e Caprinos de Oeiras.

A ação visa minimizar os problemas com a seca, que se apresenta cada vez mais mais acentuada na região, implantando um banco de proteínas para que os produtos possam alimentar os animais com quantidade e qualidade.

As mudas foram uma doação do Viver Agropecuário. O produtor que receber as mudas e não efetuar o plantio ou não conduzir conforme as orientações, pagará uma multa de dois reais por muda não plantada. O valor arrecadado das multas será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tribunal de Justiça instala 2ª Vara na Comarca de Oeiras

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Desembargadora Eulália Pinheiro, instalou oficialmente no nesta quarta-feira, 19, a 2ª Vara da Comarca de Oeiras, distante 370 km de Teresina. Durante discurso, o promotor Carlos Rubem Campos Reis, destacou a importância histórica do município, primeira capital do Estado, para a vida politica e administrativa do Piauí.



"Estamos felizes em apostar no aparelhamento e modernização da Justiça de Primeiro Grau, visto que este esforço era facilmente percebido na qualidade do serviço prestado aos jurisdicionados, principalmente nas comarcas do interior do Estado", disse Eulália Pinheiro. A desembargadora anunciou ainda, para os próximos dias, as instalações de varas em Campo Maior e Piripiri.


Participaram também da solenidade, os desembargadores Edvaldo Pereira de Moura e Sebastião Ribeiro Martins, o juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Virgílio Madeira Martins Filho, o juiz titular da Comarca de Oeiras, Leandro Emídio Ferreira, além do prefeito Lukano Sá, o promotor de Justiça Marcondes Pereira de Oliveira, o conselheiro federal da OAB, Sigifroi Moreno Filho e o bispo da diocese de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, além de advogados, servidores e personalidades locais.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras disponibiliza vacina contra o HPV

Desde o último dia 11 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras está disponibilizando a vacina contra o papiloma virus humano (HPV). De acordo com determinações do Ministério da Saúde, serão oferecidas dosagens nos postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A vacina é destinada para meninas de 11 a 13 anos e a imunização se dará em três doses. A segunda dose se dará em um prazo de seis meses e a terceira após cinco anos da primeira. O vírus é a principal causa do câncer de colo de útero.

Para o município de Oeiras, o Ministério disponibilizou 1.200 doses. Até o momento já foram distribuídas mais de 300 doses envolvendo a U.E. Orlando Carvalho, U.E. José Coelho Reis, Unidade Escolar Visconde da Parnaíba, E.M. Dom Edilberto, Instituto Barros de Ensino, Jean Piaget, Mahatma Gandhi,Paulo Freire,  escolas da região da Boa Nova, da Várzea Tranqueira e do Morro Redondo.
 
A vacina não exclui a necessidade de realização do exame preventivo Papanicolau e o uso de preservativos.  O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 80% do público alvo formado por 5,2 milhões de meninas em todo o Brasil.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Acusado de vários furtos em Santa Rosa do PI é preso

Em cumprimento a mandado judicial, Antônio Francisco Avelino Borges da Silva, conhecido como Sapuril, foi preso no município de Oeiras, em operação da Polícia Civil, em parceira com a PM, na manhã desta segunda-feira (17). Acusado de vários furtos no município de Santa Rosa do Piauí, a 283 km de Teresina, ele respondia ao processo em regime semiaberto.


"A suspeita é que ele tivesse agindo na região desde o fim do ano passado. Os principais alvos eram supermercados, de onde eram levados não somente dinheiro, mas também mercadorias", explica o Delegado Regional de Oeiras, Genival Vilela.


Além de Sapuril, Gerson Santos Borges e o comerciante Lindomar Ferreira dos Santos também foram levados à Delegacia de Oeiras, acusados de furto qualificado e receptação, respectivamente. 

Durante abordagem, a Polícia Civil conseguiu recuperar alguns objetos, produtos de supostos furtos, como anéis e estojos de maquiagem. 

"Os outros dois não foram presos, mas também responderão pelas acusações. O Lindomar, por exemplo, comprou um aparelho de som furtado a R$ 30. O outro confessou que era comparsa de Sapuril, que além dos furtos, é suspeito de participar de uma tentativa de homicídio", finaliza Genival Vilela. Antônio Francisco continua preso e deverá ser encaminhado à penitenciária de Oeiras.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Turmas do Pronatec realizam desfile e exposição de produtos

Alunos e alunas das turmas do Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, desfilaram com produtos confeccionados no curso de Costura e mostraram penteados resultantes do aprendizado da oficina de Cabeleireiro Assistente.


O programa, que foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, está sendo ofertado pelo Senac-PI e, em Oeiras, é destinado a convidados e colaboradores da prefeitura.


Participaram da apresentação das turmas e exposição dos produtos, que ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social, CRAS I, no último dia (12), o prefeito municipal, Lukano Sá, a secretária de Assistência Social, Daniele Leite, a secretária de Indústria e Comércio, Carla Martins, entre outros colaboradores da administração municipal. 


A secretária Carla Martins ressaltou a importância do bom aprendizado que, segundo ela, depende não somente do professor, mas principalmente do aluno. “Esse resultado é que garante a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho”, enfatizou a secretária que acrescenta ainda que, ao término de cada curso, os alunos são inseridos no mercado de trabalho. 

 
"Destaco a importância da qualificação para estes aprendizes. O benefício que o Governo Federal repassa para cada aluno é bastante válido, mesmo não sendo o principal motivador para a permanência no curso. Parabenizo, além dos alunos, os professores e a equipe da Semas e Semic que são parte fundamental para que os cursos aconteçam e destaco ainda a importância do trabalho da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio na inserção desses alunos no mercado de trabalho", destaca o prefeito Lukano Sá. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras firma parceria com Sebrae-PI para elaboração de inventário cultural

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – Semic, realizou no último dia 07 de março, reunião com consultoras do Sebrae-PI no intuito de elaborar uma estratégia de ação para diagnosticar produtos artesanais com características culturais do município de Oeiras.

 
A reunião contou com a presença da secretária Carla Martins e da agente de desenvolvimento do núcleo do artesanato, Mariana Carvalho. A Semic, juntamente com o secretário de cultura Stefano Ferreira, além de técnicos e consultoras do Sebrae serão responsáveis pela condução dos trabalhos na busca da identificação dos produtos. Participarão também deste processo membros da diretoria da Associação de Artesãos do município.
 
Após o diagnóstico de peças artesanais, profissionais da área de criação e design irão aperfeiçoá-los para que o processo resulte em produtos genuinamente oeirenses.  No mês de maio, em data a ser amplamente divulgada, será realizado um seminário para apresentar as idéias e discutir o projeto que visa a implantação da ação nos grupos de artesãos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oficinas gratuitas de skate terão início em março

Na noite desta segunda-feira, 10, o secretário da Juventude de Oeiras, Nestor Júnior, apresentou o instrutor James Soares Pivanosso, campeão piauiense e instrutor de skate, que ministrará  oficinas gratuitas  do esporte. Ao todo estão sendo ofertadas 40 para crianças e adolescentes. As aulas deverão ter início ainda no mês de março. 


“Os nossos jovens saem na frente e com certeza em um futuro próximo teremos atletas da nossa cidade nas mais diversas competições no mundo do skate”, pontua o prefeito Lukano Sá. 


As aulas serão gratuitas e ministradas aos sábados. As inscrições ainda podem ser efetivadas na sede da secretaria da Juventude ou na secretaria de Assistência Social.

A oficina será dividida em duas etapas. Na primeira, será abordada a história do skate; Na segunda, os participantes terão aulas práticas nas rampas da praça da Juventude.

"Os itens de segurança estão garantidos pela prefeitura de Oeiras durante a oficinas. Assim teremos um melhor aproveitamento dos nossos jovens que irão praticar o esporte. A juventude mais humilde que precisa dessas políticas públicas”, frisou o secretário Nestor Jr.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Hospital Regional de Oeiras passa a contar com nova cirurgia

O Hospital Regional Deolindo Couto, localizado em Oeiras, Sul do Piauí, passou a oferecer à população novos serviços importantes à saúde, sobretudo, contribuindo para a diminuição da transferência de pacientes para a capital. Entre as novidades, o Hospital agora dispõe de dois profissionais especializados na realização da cirurgia buco-maxilo, muito importante na resolução da maior parte dos traumas de face, causados, em sua maioria, pelos acidentes com motocicleta.

O diretor-geral da unidade, o médico-anestesiologista José Maria da Rocha Pita, ratificou a importância do novo procedimento. “A cirurgia buco-maxilo passou a ser feita no Hospital de Oeiras desde o início deste ano. O procedimento possui relacionamento direto com o trauma causado, em boa parte dos casos, pelo acidente de moto, que acaba gerando fratura de face”, disse. O diretor conta, ainda, que o paciente que dava entrada no Hospital com esse problema era encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). “Agora, nós damos resolução a esses casos em Oeiras, sem necessidade da transferência para a capital”, completou.

O Hospital Regional de Oeiras conta com 18 médicos, que se dividem entre as especialidades de anestesiologia, cirurgia-geral, cardiologia, infectologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e oftalmologia. Além disso, o Hospital conta com uma equipe de 26 enfermeiros profissionais, entre efetivos e prestadores de serviço. “O Hospital de Oeiras, antes desses investimentos, contava com apenas um enfermeiro profissional e, hoje, nós temos esse profissional em todos os setores da nossa unidade”, disse.

O Deolindo Couto conta, ainda, com uma escala de anestesiologista, que trabalha em regime de plantão diário, desde setembro do ano passado. “São oito profissionais anestesiologistas. Com isso, todas as cirurgias passaram a contar com o acompanhamento do anestesiologista, importante para o sucesso de qualquer procedimento cirúrgico”, frisou.
 
UTI de Oeiras contará com 10 leitos

A diretoria do Hospital Regional Deolindo Couto também comemora mais uma importante novidade: foi concluída a licitação para a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que contará com 10 leitos. “Agora, vamos acompanhar o avanço das próximas etapas, a exemplo da estruturação de profissionais intensivistas, que atuarão na UTI do Hospital regional de Oeiras”, finalizou José Maria da Rocha Pita. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Carro é arrastado por caminhão em acidente e condutor morre

Um acidente na BR-230 envolvendo um veículo e um caminhão carregado de madeira resultou na morte de Raimundo Roberto Alcântara, na noite desta quarta-feira (05). A vítima fatal, natural de Fortaleza, colidiu com a traseira do caminhão próximo ao povoado Alto Sereno e  ficou preso às ferragens.

                      Fotos: Muraldavila

Os dois veículos seguiam no mesmo sentido e o resgate foi acionado pelo condutor do caminhão. Testemunhas revelaram que Raimundo Roberto trafegava em alta velocidade e no carro teria sido encontrado uma garrafa com bebida alcoólica. 



"Na hora do choque, pensei que o pneu havia estourado e ainda andei cerca de 200m, com o Gol preso à traseira do caminhão. Ao parar no acostamento, percebi o acidente", relata o motorista que não teve a identidade revelada. 

Com o impacto, os pneus do estepe do caminhão foram arremessados. As causas do acidente ainda não foram reveladas. 


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Três são presos acusados de tráfico de drogas ao desembarcar de Picos

Três jovens foram presos acusados de tráfico de drogas no município de Oeiras, distante a 313 km de Teresina. De acordo com o Delegado Regional de Oeiras, Genival Vilela, o trio já era monitorado pela Polícia Civil e foi flagrado ao desembarcar do município de Picos, onde teriam comprado drogas para comercializar durante o carnaval. 

                          Fotos: Muraldavila

Foram presos Francisco das Chagas Santana Júnior, 19 anos, Anijúnior Veloso, 18 anos, e um adolescente de 15 anos. "Dois deles foram presos próximo ao anel viário, quando acabavam de chegar de Picos. O outro foi preso, logo depois, e também vinha do município vizinho. O menor disse que compraram R$ 500 em drogas que seriam comercializadas em Oeiras", explica Vilela.



Com os suspeitos foram encontrados cerca de R$ 40, em dinheiro,  maconha e crack, suficiente, para produzir cerca de 60 pedras, que seriam comercializadas em média a R$ 30, cada.  Além de tráfico de drogas, Anijúnior Veloso deverá responder também pelo crime de corrupção de menores.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores