Prefeito entrega chave a Papai Noel e inaugura decoração natalina

A entrega simbólica da chave da cidade ao Papai Noel marcou oficialmente a inauguração da iluminação natalina em Oeiras. O evento ocorreu na noite de ontem (15), em frente a sede da prefeitura, e contou com apresentações musicais.



Além das já tradicionais ornamentações das praças e monumentos históricos do centro de Oeiras, o mirante Morro da Cruz e o Morro do Leme também ganharam iluminação de natal este ano.


"Que as pessoas pensem e possam fazer o ano que vem melhor do que o ano que se encerra. Que os povos se unam cada vez mais nesse sentimento de amor. Feliz Natal", disse o prefeito Lukano Sá durante mensagem natalina.




O lançamento da decoração natalina foi acompanhada por representantes do poder municipal e populares que prestigiaram o coral de crianças das escolas da rede municipal de Oeiras, coordenado pela cantora Vanda Queiroz, crianças do projeto ‘um doce de flauta’ da Associação Rua das Portas Verdes, sob a regência do musico Rodrigo Queiroz, e ainda o grupo de percussão do Cras que apresentou performance através de sons produzidos a partir de material reciclado.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ex não aceita fim da relação e tenta matar mulher e tio

Uma briga motivada por ciúmes acabou com duas pessoas feridas na zona rural de Oeiras, a 313 km de Teresina. A Polícia Civil realiza buscas para capturar o homem identificado apenas como  “Galego Aboiador” acusado de tentar matar a ex-companheira e um tio da vítima na noite deste domingo (08).

Claudenora Vieira Fontes, 33 anos, e o mecânico Francisco da Silva Fontes, 55 anos, estavam em um bar no povoado Contentamento quando foram atingidos a facadas. De acordo com familiares, a motivação para o crime seria o término do relacionamento do casal. O divórcio, inclusive, estava marcado para ser assinado na manhã desta segunda-feira (09).

"Ela estava dançando com o seu tio quando o ex-marido se armou com uma faca desferindo golpes na mulher. Temendo uma reação, ele desferiu uma profunda facada no abdômen do mecânico", relatam familiares.

As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Deolindo Couto, em Oeiras, e devido a gravidade dos ferimentos, deverão ser transferidas para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT). 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Oeirenses se mobilizam pela instalação da UFPI

Representantes de diversos setores da sociedade estão mobilizando a população oeirense para lutar pela implantação do campus da Universidade Federal em Oeiras. O movimento acontece após rumores sobre a instalação do campus da UFPI apenas no município de Esperantina, norte do Piauí. 


Entidades lançaram um manifesto para coletar assinaturas, com o objetivo de reforçar, ainda mais, a implantação do centro de ensino superior na cidade. “Não podemos deixar escapar o campus da UFPI de Oeiras”, destacou o padre João de Deus, presidente da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg .

Nesta quarta-feira (04), foi lançada a petição "Chegou a vez de Oeiras" direcionada ao governador Wilson Martins. A petição, que contará com ainda a assinatura do prefeito Lukano Sá e será encaminhada também  ao ministro da Educação Aloízio Mercadante e ao representante da bancada federal do Piauí em Brasília, deputado Jesus Rodrigues, reforça o pedido de instalação do campus.

Apesar dos rumores, não há informações oficiais de que a UFPI não seja instalada em Oeiras. No mês de novembro, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimateia Dantas Lopes, participou de audiência com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, para discutir a instalação de campus nos dois municípios.




Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Irmãos colidem em cerca de arame e ficam gravemente feridos

Dois irmãos ficaram gravemente feridos após acidente de motocicleta nesta terça-feira (03), na estrada do bairro Arizona, município de Oeiras. Segundo populares, as vítimas não usavam capacete no momento do acidente.

                            Foto: Gildeon Carvalho

Os irmãos foram identificadas como Josué Dias Ferreira, 33 anos, e Deobaldo Dias Ferreira, 27 anos, que seguiam para o centro da cidade quando perderam o controle e bateram em uma cerca de arame.

Josué Dias sofreu traumatismo craniano e o irmão teve apenas escoriações leves. As vítimas foram socorridas pelo SAMU e levados ao Hospital Regional Deolindo Couto. 


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Colisão entre carretas deixa um morto e longo congestionamento na BR-020

Um longo congestionamento se formou na BR-020 após uma colisão envolvendo três carretas entre os municípios de Oeiras e São João da Varjota. O acidente ocorreu por volta das 7h, desta terça-feira (03), e um dos condutores do veículo, natural de Pernambuco, foi partido ao meio e teve parte do corpo sacado do caminhão.

                           Fotos: Muraldavila

De acordo com informações da Polícia Militar de Oeiras, a vítima fatal estava acompanhado de uma mulher e uma criança que não tiveram lesões. Os condutores dos outros veículos seriam do Rio Grande do Sul e Ceará e também escaparam ilesos.


O acidente ocorreu após uma colisão frontal entre as duas carretas. O outro veículo foi atingido após o condutor perder o controle do caminhão, não conseguindo frear. 



Parte do corpo da vítima, que ainda não teve a identidade confirmada, já foi retirado das ferragens e equipes da Polícia Rodoviária Federal de Picos já se deslocaram ao local. 

"A carreta que era conduzida pela vítima fatal transportava mangas e era da cidade de Petrolina. A outra carreta desceu o barranco, mas o motorista não teve ferimentos. As causas do acidente ainda serão apuradas", conta Márcila Evangelista, PM de Oeiras. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesosua@cidadeverde.com

Homem morre preso as ferragens em acidente de caminhão

Um homem morreu preso as ferragens em um acidente de caminhão em Oeiras, na manhã desta terça-feira (26). O acidente ocorreu na PI 217, na localidade Retiro. O veículo envolvido pertence ao empresário conhecido como "Seu Almir", dono de um armazém no município.

Os funcionários do armazém se dirigiam a São Francisco do Piauí, para fazer entrega de mercadorias, quando o motorista perdeu o controle do veículo, e na tentativa de retomar, terminou tombando.

No acidente, o ajudante, ainda não identificado  morreu e seu corpo ficou preso às ferragens.  O motorista, identificado como Francisco Hélio, conhecido por “Neguinho” foi socorrido e atendido no hospital local.

A Polícia Rodoviária foi acionada para fazer o resgate do corpo do ajudante, em seguida será conduzido para o Hospital Deolindo Couto em Oeiras.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal Integração
rayldopereira@cidadeverde.com

Campanha leva teste de prevenção ao câncer a unidades de saúde

A campanha de combate ao câncer de próstata, denominada Novembro Azul, segue em Oeiras até esta quinta-feira (28). Os testes rápidos estão sendo disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde para homens com idade a partir de 40 anos. 


A campanha de conscientização é dirigida ao público masculino e visa a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças.

A campanha está sendo realizada dentro das Unidades Básica de Saúde – UBS nas zonas rural e urbana, através de palestras informativas sobre o tema. O teste rápido de PSA (Antígeno Prostático Específico) é realizado com a coleta de sangue do paciente, obedecendo ao perfil (idade, história familiar, condições de saúde).

Entre os sinais que apontam para alterações no organismo está a presença de sangue na urina. Pacientes que tiverem alteração no exame receberão encaminhamento para o urologista. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem é esfaqueado no centro comercial de Oeiras

Um homem conhecido apenas como "Sapuril", é acusado de esfaquear outro homem identificado como ”Padim dos Bicudos”, na manhã desta segunda-feira (25), no centro comercial de Oeiras. O crime aconteceu por volta das 8h. "Sapuril" encontra-se foragido.

Segundo a Policia Militar os dois estão em regime semi-aberto. “Padim” levou uma facada no peito esquerdo e foi conduzido ao Hospital Regional Deolindo Couto.

Após esfaquear "Padim dos Bicudos", "Sapuril empreendeu fuga. A polícia está em diligência com o objetivo de prender o acusado.

Com informações de Mural da Vila
cidades@cidadeverde.com

Comarca de Oeiras receberá 2ª Vara Comum em janeiro

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, e a presidente da Subseção de Oeiras, Leidiane Ferraz, reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (25), com a presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Desembargadora Eulália Pinheiro, para buscar soluções sobre a prestação jurisdicional do município. Também estiveram presentes, o coordenador adjunto das Comissões Temáticas, Daniel Oliveira, o juiz auxiliar Virgílio Madeira e o secretário geral do TJPI, Roberto Vieira.


A presidente Leidiane Ferraz cobrou a criação e instalação da 2ª Vara Comum de Oeiras, bem como efetiva prestação de um juiz para a Comarca de Simplício Mendes, sem magistrado há aproximadamente oito meses. Na ocasião, a advogada relatou problemas referentes à prestação jurisdicional do município de Oeiras e à insegurança jurídica e policial de Simplício Mendes. Segundo Leidiane, o juiz titular da Comarca acumula atualmente cerca de 4500 processos. “É humanamente impossível que um magistrado consiga atender a uma demanda com essa”, assegurou.

A advogada comentou, ainda, que o delegado titular de Simplício Mendes está com processos parados por falta de um juiz para determinar os mandados de prisão, por exemplo, aumentando o índice de violência na cidade.

De acordo com o juiz auxiliar Virgílio Madeira, o Tribunal irá atender os pleitos da Subseção até o início de janeiro, quando a reforma do local para a instalação da Vara ficará pronto e a juíza Ana Vitória, titular de Simplício Mendes, retornará às suas funções na Comarca, no dia 07 do mesmo mês.

Outro compromisso feito pela Desembargadora Eulália Pinheiro diz respeito à construção ao Fórum das Comarcas de Oeiras e Picos, cuja licitação de execução da obra está prevista para o dia 10 de dezembro deste ano. Além disso, já está prevista para o próximo ano a construção dos Fóruns de Campo Maior, Parnaíba e Floriano.

“Essa é uma notícia muito importante não só para a advocacia, mas para a sociedade de Oeiras que poderá contar com uma mais justiça célere”, frisou a presidente Leidiane Ferraz.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito decreta ponto facultativo nesta quarta-feira (20)

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais em virtude do Dia Nacional da Consciência Negra. A data é comemorada nesta quarta-feira (20) em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 


Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que marca anualmente a morte do líder negro Zumbi dos Palmares existe desde janeiro de 2003, pela lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a fim de lembrar o assassinato de Zumbi, em 1695, que morreu na luta contra a escravidão dos negros no Brasil.

Tanto a lei de 2003 quanto o decreto de Dilma Rousseff, em 2011, deixam a critério de cada município decidir se o dia 20 de novembro será feriado ou ponto facultativo. Por este motivo,  a data não se enquadra na lista de feriados nacionais.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, na luta pela garantia dos direitos sociais.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores