Cidadeverde.com

Oeiras intensifica combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval

A Prefeitura de Oeiras, por meio do Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, estão intensificando as ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no período que antecede o Carnaval.

Por isso, uma série de ações socioeducativas estão sendo realizadas nas zonas urbana e rural do município. O objetivo é promover a prevenção e identificação das situações caracterizadas como violação aos direitos humanos e sociais, priorizando o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes e combate à venda de bebidas alcoólicas para essa faixa etária, situações que se intensificam no período carnavalesco.

Intitulada "Ação Pré-Carnaval", as ações terão início nesta quarta-feira, 06, com a realização da divulgação das atividades. Na sexta-feira, 09, às 16 h, uma tenda informativa, composta por uma equipe multidisciplinar, será montada no pátio do Posto R.Sá, com o propósito de sensibilizar a população a respeito da violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Fonte: Ascom

Prefeitura e CDL e Associação do Comércio planejam parceria em Oeiras

O prefeito José Raimundo e membros da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação de Comércio Oeirense (CDL/ASCOM) estiveram reunidos nesta segunda-feira, 05, na sala de reuniões do Paço Municipal.

Na pauta, a adesão da Prefeitura ao cartão de crédito OeirasCard, uma ferramenta proposta pela CDL/ASCOM para fomentar as vendas no comércio local. Com o cartão, os servidores municipais terão acesso ao crédito, podendo dispor de até 30% do seu rendimento mensal para fazer compras em empresas associadas à instituição. “A implantação do OeirasCard para os servidores da Prefeitura vai fortalecer o comércio local. Além disso, é uma alternativa às notas promissórias, que é um dos grandes desencadeadores da inadimplência local”, afirma Último Campos, presidente da CDL/ASCOM.

Segundo ele, a nova ferramenta de compras permite um maior controle financeiro às empresas e aos consumidores. “Isso vai modernizar as relações de consumo em Oeiras, gerando benefícios tanto para o consumidor quanto para o município”, acrescenta Campos.

José Raimundo avaliou positivamente o projeto e disse que o encaminhará para apreciação do Setor Jurídico da Prefeitura. Após aval do Jurídico, a Prefeitura formalizará a adesão.

O encontro com a classe empresarial foi intermediado pela secretária Carla Martins, titular da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. “Essa parceria da CDL com a Administração Municipal já vem de longa data. Adquirimos uma certa sensibilidade para trabalhar com este setor e, com a posse da nova diretoria, abrimos esse canal com a Prefeitura. Estamos abertos para apoiar e hoje demos o ponta pé iniciar para novas parcerias com a CDL/ASCOM e classe empresarial”, ressalta a secretária.

Também esteve na pauta do encontro a revisão dos feriados e pontos facultativos no município de Oeiras. Segundo a CDL/ASCOM, eles causam prejuízos nas vendas do comércio local. Por recomendação do prefeito, o assunto será encaminhado à Câmara Municipal para posterior debate.

Fonte: Ascom

Guia Oeiras: Prefeitura lança página com informações turísticas da cidade

História, manifestações religiosas e culturais, pontos turísticos, eventos, onde ficar, onde comer. Todas estas informações estão disponíveis no Guia Oeiras, lançado esta semana no site oficial da Prefeitura Municipal.

Na cartilha, o visitante encontra ainda um calendário de eventos para aproveitar o máximo do destino em todas as épocas do ano, informações essenciais sobre a cidade e as principais formas de acesso. Opções de hospedagem, bares, restaurantes e outros serviços também estão apresentadas na página.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, pontua que o Guia Oeiras foi pensado visando o turista que busca previamente informações sobre a cidade. “São informações permanentes, que estão no site da Prefeitura, onde as pessoas vão poder acessar e saber tudo sobre a cidade em termos de serviços, casas de cultura, perfil cultural da cidade e potencial turístico da cidade. Então, é um guia de cultura, turismo e serviços com informações permanentemente atualizadas”, argumenta o secretário.

“O guia dá um suporte ao turista, que vem a cidade em busca de informações. O turismo não acontece sozinho, só por ter um atrativo. Ele é uma união de vários elementos para darem uma infraestrutura para o turista, unindo serviços, onde encontrar condutores e informações, que facilitem a vinda do turista para a cidade”, ressalta Luziane Barroso, turismóloga da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Para acessar o Guia Oeiras, basta clicar no link a seguir: http://oeiras.pi.gov.br/guia-oeiras/.

Fonte: Ascom

Exames da carreta da mamografia serão entregues a partir de segunda (05) em Oeiras

Começam a ser entregues na próxima segunda-feira, 05, cerca de 1.000 exames de mamografia e 250 exames de colo do útero, feitos na Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama, durante o mês de janeiro, em Oeiras. Até esta quinta-feira, 1°, a carreta já havia realizado quase 1.300 coletas para análises clínicas, em mulheres das zonas urbana e rural do município.  

Os exames estão sendo oferecidos por iniciativa da Prefeitura de Oeiras, através Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Ministério da Saúde, até a próxima quinta-feira, 08 de fevereiro. O objetivo é atender o maior número possível de mulheres de 50 a 69 anos de idade.

A entrega dos exames será efetuada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência de cada mulher que foi submetida ao exame. “O público-alvo foi plenamente atendido”, comenta Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde da Mulher da Semusa, informando que ainda no primeiro semestre deste ano a Unidade de Diagnóstico Móvel retorna a Oeiras, para atender mulheres que estão ingressando na faixa etária recomendada para o exame.

A carreta da mamografia está estacionada ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Rodagem de Floriano, e realiza atendimentos de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 18h; aos sábados os atendimentos acontecem de 7h30 às 12h.

No final da próxima semana, após mais de 40 dias em Oeiras, a carreta segue para outros municípios do Território Vale do Canindé.

Fonte: Ascom

Escritora carioca Roseana Murray visita Oeiras e ministra oficinas para professores da rede municipal

Oeiras está recebendo a visita da escritora e poeta carioca, Roseana Murray. Autora de cerca de 100 livros, a maior parte deles dedicados ao público infanto-juvenil, Roseana terá sua obra estudada durante todo o ano letivo de 2018 nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, ela será a grande homenageada da 6ª FLOR – Feira Literária de Oeiras, que acontece no final do ano.

“Saber que no coração do Brasil, no sertão do Piauí, existe um projeto de educação deste porte, que vai viver um ano inteiro voltado para a realização de uma feira literária, que é o cotidiano de todas as escolas durante o ano todo, me emociona muito. Quando você vê isso acontecer é magistral e emocionante”, celebra Roseana Murray.

Na manhã desta segunda-feira, 29, Roseana foi recepcionada na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) pelo prefeito José Raimundo e pela secretária Tiana Tapety. O momento contou com apresentações dos corais Doce Melodia, composto por alunos da Escola Municipal Júlia Miranda, e Boa Semente, formado por estudantes da Escola Municipal Girassol. Regidos pela cantora Kariny Santos, os corais são frutos dos núcleos de cultura implantados pela Semed nas escolas municipais.

Aproveitando a visita, a escritora ministra até esta quarta-feira, 31, junto com o psicanalista William Amorim, um ciclo de oficinas para diretores, coordenadores e professores da rede municipal. “Pensar que durante um ano todo a rede municipal estará lendo meus poemas, pensar que cada escola de Oeiras tem um núcleo de cultura, que a leitura é prioridade absoluta, pensar tudo isso e saber e ver que esse sonho existe e esse é o meu sonho, me deixa num estado alterado de emoção”, diz a escritora.

Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, destaca que, este ano, a palavra-chave dos trabalhos e projetos desenvolvidos pela Educação Municipal é: alfabetização. “Queremos aprender cada vez mais através dos poemas, trançados, versos e rimas de Roseana Murray e daquilo que ela transmite por meio de sua obra. Ela tem muito a nos ensinar e nós e nossas crianças temos muito a aprender com esta autora, que é entusiasta e ativista da escola pública de qualidade”, argumenta a secretária.

Fonte: Ascom

Agentes de combate às endemias passam por qualificação em Oeiras

Os agentes de combate às endemias de Oeiras estão passando por um curso de qualificação e atualização. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o curso está focado na integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica.

Iniciada nesta terça-feira, 30, no auditório da Semusa, a capacitação tem o objetivo de oferecer aos agentes de endemias contribuições teóricas e práticas relativas ao processo de trabalho em Vigilância em Saúde, junto aos programas de controle de endemias.

“A proposta é iniciar um processo de formação e qualificação com os agentes. O foco aqui é justamente destacar a importância da qualidade do que se faz em campo. Então, para que possamos oferecer um serviço de qualidade para a população oeirense, nós precisamos qualificar os servidores”, destaca Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde. 

Divido em cinco módulos, o curso é ministrado por profissionais das diversas áreas técnicas que compõem a Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom

SAAE de Oeiras começa a funcionar em março, diz diretor do Instituto de Águas do Piauí

A Prefeitura Municipal, a Agespisa e o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI) iniciaram o processo de transição, que culminará na implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Oeiras. Nesta sexta-feira, 26, o diretor de Operações do IAEPI, Luís Cláudio Lima, e o prefeito José Raimundo estiveram reunidos, acertando detalhes da mudança.

“Fomos nomeados pelo governador como mediador no trabalho de transição. Estamos iniciando um trabalho aonde a Agespisa começa a se afastar da operação e o SAAE, que é o órgão da Prefeitura, começa a assumir o sistema. Ficou determinado que em torno de 90 dias seria feita a transição plena. Ou seja, a Prefeitura passaria a operar plenamente o sistema de águas e esgotos de Oeiras”, comenta Luís Cláudio Lima, informando que, para a implantação da autarquia municipal, foram realizadas, em Teresina, diversas reuniões com a presença do governador Wellington Dias, do prefeito de Oeiras, de representantes do SAAE, da Agespisa e do Instituto de Águas.

Também foram promovidos intercâmbios entre as áreas jurídica, contábil e técnica da Prefeitura e da Agespisa, em encontros comandados pelo diretor-geral do Instituto de Águas, Francisco Costa. “Ficou determinado que num prazo de 15 a 20 dias, o banco de dados, ou seja, todos os cadastros dos clientes de Oeiras seria repassado da Agespisa para a Prefeitura, para que possa ser implementado o banco de dados do SAAE”, articula o diretor.

Nesta sexta-feira, a direção do IAEPI fez uma vistoria em toda a área patrimonial que, atualmente, é operada pela Agespisa em Oeiras, e que passará a ser comandada pelo SAAE. A inspeção foi acompanhada pelo superintendente da regional Sul da Agespisa, Gesiel Cruz, e pelo presidente interino do SAAE, o engenheiro Assuéro Rêgo.

“Visitamos as estações de tratamento de esgoto, verificando o funcionamento delas. Estivemos nos diversos poços e reservatórios da Agespisa e em sua sede. Fizemos verificações em todos esses locais”, comenta Luís Cláudio, explicando que os reservatórios visitados passarão para o patrimônio do município.

A partir de 1° de fevereiro, a Prefeitura montará uma equipe de operação para o SAAE. Ela ficará encarregada de, em parceria com a Agespisa, verificar o trabalho para que, no prazo de um mês, a autarquia entre em funcionamento no município. “A expectativa é que, até o dia 1° de março, a Agepisa se retire completamente das operações e o SAAE possa iniciar os trabalhos. Obviamente, como este é um processo de parceria Público-Público – a Agespisa um órgão do Estado; o SAAE uma autarquia do município – vai ter necessidade de algumas parcerias posteriores a este afastamento”, projeta o diretor.

“Uma delas, é nosso caminhão limpa-fossa, que temos a necessidade de utilizar em alguns pontos aqui. Como é um investimento alto, que precisa de licitação e de uma série de coisas, não dará tempo da Prefeitura adquirir de imediato. Então, vamos passar uns seis meses fazendo o aluguel desse caminhão toda vez que a Prefeitura necessitar. Esse tipo de parceria vamos estar fazendo, porque nossa superintendência vai continuar atendendo no mesmo local”, completa Luís Cláudio, comunicando que superintendência da Agespisa em Oeiras permanecerá em funcionamento, atendendo uma demanda de quase 70 cidades da região.

Luís Cláudio adianta que o SAAE deve incorporar parte dos funcionários terceirizados da Agespisa. “Boa parte dos funcionários (da Agespisa), principalmente os efetivos, continuarão trabalhando. E os terceirizados, uma parte será aproveitado pelo SAAE, nesse primeiro momento, e posteriormente, o SAAE vai precisar fazer um concurso público e aí vai ter os funcionários próprios”, finaliza o diretor de Operações do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí.

Fonte: Ascom

Agricultores recebem boletos do Garantia Safra em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria da Agricultura, realizou nesta sexta-feira, 26, no Mercado Municipal ‘Dona Lili’ a entrega de boletos aos agricultores inscritos no Garantia-Safra 2018. Segundo o secretário municipal da Agricultura, Juvenal Souza, 2.504 agricultores familiares estão cadastrados no município.

O Garantia-Safra é um seguro para os agricultores sujeitos a perdas de produção em decorrência de problemas naturais como seca ou excesso de chuvas. A Prefeitura de Oeiras, Governo do Estado e Governo Federal juntamente com o trabalhador contribuem financeiramente.

A ação faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderiram ao programa Garantia-Safra nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, dentre outros, receberão o benefício.

Além do o secretário municipal da Agricultura, a entrega dos boletos foi acompanhada pelo secretário municipal de Administração e Planejamento, Luiz Nunes, e por representantes do Emater, do Sindicados dos Trabalhadores Rurais de Oeiras e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Fonte: Ascom

Padre faz alerta sobre fraude envolvendo nome da igreja de Oeiras

O padre da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, faz um alerta à população sobre uma suposta fraude que está acontecendo na cidade.

Possidônio Ferreira Barbosa Júnior informou que tomou conhecimento de que uma pessoa está passando nas residências de Oeiras, usando o nome da Paróquia, para uma falsa pesquisa. 

O padre pede que as pessoas não abram as portas de sua casa, pois a igreja não está realizando nenhum serviço desse tipo no momento.

Confira nota do padre na íntegra:

Atenção!!! Temos informação que há uma pessoa querendo adentrar nas casas usando o nome da PARÓQUIA, afirmando que está fazendo uma pesquisa. ISTO É FALSO.

No momento não temos ninguém autorizado pela paróquia a fazer esse tipo de serviço. Não abra a sua porta para quem está fazendo esse serviço. Cuide bem da segurança de sua família. Tome as medidas necessárias.

Denuncie o invasor.

Que Nossa Senhora da Vitória interceda a Jesus por sua família.

Em Cristo, Pe. Possidônio Junior

Melhorias habitacionais beneficiam moradores da zona rural de Oeiras

Seis novas casas estão sendo construídas e outros 16 domicílios reformados – recebendo melhores condições de habitabilidade por meio da construção e reparos de banheiros – na comunidade Mocambo, na região da Malhada Grande, zona rural de Oeiras.

A implantação das melhorias habitacionais são fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Oeiras e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que busca aprimorar as condições físicas e sanitárias das habitações e da área externa, evitando a colonização de barbeiro – inseto transmissor da Doença de Chagas – contribuindo para o controle da doença, por meio de restauração ou reconstrução dos domicílios. 

Esta semana, o prefeito de Oeiras, José Raimundo, visitou a comunidade, conversou com moradores e acompanhou o andamento das obras. Francisco Silvestre da Costa, 61 anos, é um dos moradores da comunidade que receberá uma casa nova. “É o maior prazer que tenho na minha vida. Estou muito agradecido, é um benefício grande, estou muito feliz, nunca esperei uma coisa dessa”, festeja o morador da comunidade Mocambo.

Eliane Pereira dos Santos, de 33 anos, também não esconde a felicidade em ser beneficiada com uma casa nova. “É bom demais. Minha casa já estava prestando mais, estava toda rachada, caindo. E para nós é muito bom ganhar uma casa nova para nós morarmos com mais segurança”, comenta a Eliane, que aguarda o momento de mudar para a nova residência com o marido e três filhos.  

“Sala, cozinha, três quartos, lavanderia e um banheiro”. Enumerando os cômodos da casa nova, José Gomes da Silva, 50 anos, descreve a alegria da realização de um sonho. “Estou muito feliz”, arremata.

Ao todo, 22 domicílios serão construídos ou reformados na comunidade Mocambo, através do convênio.

Fonte: Ascom

Posts anteriores