Cidadeverde.com

Motocross atrai mais de 80 competidores e reúne grande público em Oeiras

Foi realizado neste domingo, 1º, em Oeiras, o IV Motocross Primeira Capital. Organizado pela Erbim Moto Peças em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição, que movimentou a cidade, aconteceu na pista de motocross do Bairro Uberaba II e atraiu mais de 80 competidores de vários estados do Nordeste.
O motocross se destaca como uma das modalidades mais emocionantes, tanto para quem participa competindo, quanto para o público, que acompanha a desenvoltura dos pilotos, manobra por manobra.

Os competidores disputaram premiações em dinheiro em cinco categorias – Local, Intermediário, 200 cc, Força Livre e MX1. Na categoria Amador, os cinco primeiros melhores colocados receberão troféus pela participação.

Um grande público prestigiou o evento e lotou as áreas no entorno da pista, acompanhando e vibrando com as largadas, os saltos em alta velocidade e as disputas por posições que aconteceram em cada categoria.

Confira resultado oficial do IV Motocross Primeira Capital:

Categoria Local

1° #134 Yan

2° #71 Michel

3° #200 Jhon Lenon

4° #102 galeguinho

5° #246 Cleiton Carlos

 

Categoria Amador

1° #200 Cleiton Carlos, Oeiras-PI

2° #09 Victor Cross, Picos-PI

3° #432 Jairo Lama, Juazeiro-BA

4° #12 Célio, São Francisco-PI

5° #07 Jenivaldo Oeiras-PI

 

Categoria Intermediário

1° #134 Yan, Oeiras-PI

2° #50 Foguetão, Remanso-BA

3° #428 Nil Bergue, Picos-PI

4° #21 Krigor, Uruçuí-PI

5° #200 Jhon Lenon, Oeiras-PI

 

Categoria 200cc

1° #11 Thiago Sales, Floriano-PI

2° #77 Tárcio Brasil, Floriano-PI

3° #52 Maria Eduarda, Floriano-PI

4° #102 Marcus Vinicius, Oeiras-PI

5° #7 Venilson Cross, Santa Rosa-PI

 

Categoria Força Livre Nacional

1° #9 Rodriguinho, Casa Nova-BA

2° #8 Washington Luiz, Juazeiro-BA

3° #428 Nil Bergue, Picos-PI

4° #50 Foguetão, Remanso-BA

5° #11 Thiago Sales, Floriano-PI

 

Categoria MX1

1° #9 Rodriguinho, Casa Nova-BA

2° #8 Washington Luiz, Juazeiro-BA

3° #428 Nil Bergue, Picos-PI

4° #432 Jairo Lama, Juazeiro-BA

5° #4 Alexandre Sales, Floriano-PI

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras divulga atrações musicais da 6ª Expoeiras

A Prefeitura de Oeiras divulgou neste sábado, 31, as atrações musicais da 6ª edição da Expoeiras, que acontece de 25 a 27 de maio, no Parque de Exposições Antônio Tapety. As atrações são: Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Skema 10, Luan Estilizado, Gabriel Diniz (GD), Alcymar Monteiro, Wallas Arrais e Gonzaga Lu.

Maior feira agropecuária do Piauí, a Expoeiras atrai uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio. O evento é uma oportunidade para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

Consolidada no cenário do agronegócio, a Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras potencializa a interação entre produtores rurais e representantes de empresas fornecedoras de insumos, defensivos e maquinários, dinamizando as transações comerciais durante e após o evento.

Como acontece desde que foi lançada, o último dia de Expoeiras é destinado à tradicional Festa do Vaqueiro. A festividade acontece em Oeiras há mais de 60 anos e tem o intuito de homenagear o vaqueiro, importante figura na construção histórica e sociocultural da cidade e do Estado do Piauí.

Fonte: Ascom

Saúde realiza oficina de Indicadores de Pactuação em Oeiras

Profissionais das 14 equipes da Estratégia Saúde da Família de Oeiras estiveram reunidos na última quinta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para a Oficina de Indicadores de Pactuação da Atenção Básica.

“Este é um momento de avaliação dos indicadores de Oeiras, para que possamos fazer um planejamento das ações voltadas para a Saúde. Aqui, o município começa a se olhar e ver o que foi feito no ano anterior, o que precisa melhorar neste ano de 2018 e, a partir daí, iremos nos organizar, no sentido de intensificar as ações naqueles pontos que sejam necessários”, pontua a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

A oficina foi ministrada por coordenadores de diversas áreas técnicas da Semusa – Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Reinaldo Ferreira; Sistema de Informação de Natalidade/ Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SIM/SINASC), Raíssa Tôrres; Bolsa Família, Jardilene Damasceno; Doenças Endêmicas – Setor de Tuberculose e Hanseníase, Jéssica Cavalcante; Saúde da Mulher, Alexsandra Fontes; Saúde Mental, Suely Viana; Saúde Bucal, Wertey Moura; Vigilância Epidemiológica, Miguel Ribeiro; Programa Saúde na Escola, Katerine Dantas e Coordenação de Imunização, Júlia Sene – que apresentaram dados para traçar uma matriz de intervenção para o município.

“Cada área do município tem um cenário, um perfil. A partir deste levantamento temos condições de organizar as ações para que as equipes tenham um foco direcionado. Então, este é um momento rico e importante, que precisa acontecer nos primeiros três meses do ano”, conclui a secretária municipal de Saúde.

Fonte: Ascom

Prefeitura inaugura Galeria dos Prefeitos em Oeiras

Foi inaugurada nesta quinta-feira, 22, a Galeria dos Prefeitos de Oeiras. O espaço fica localizado no Paço Municipal e é reservado à valorização da história política oeirense, através da memória dos governantes que contribuíram para a construção e desenvolvimento do município.

“Temos aqui um espaço que faltava para quem precisa conhecer mais sobre a história política de Oeiras, principalmente para os mais jovens. A galeria conta um pouco dessa história, desde os prefeitos lá de trás até os mais contemporâneos”, resume o prefeito José Raimundo, revelando que a ideia da criação da galeria partiu do professor Júnior Vianna, atual presidente do Instituto Histórico de Oeiras, e foi realizada através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Além do atual prefeito, a inauguração contou com a presença de cinco ex-prefeitos – Waldemar Freitas, Adelino Rocha, Marco Santana, Antônio Portela e Benedito de Carvalho Sá, B. Sá, que falou em nome dos mandatários homenageados. 

 “Esta galeria vai servir, sem dúvida, para visitações, sobretudo, de alunos preocupados em conhecer um pouco da história. E é aí onde está a importância de uma galeria como esta, porque é uma forma de a gente reverenciar o passado”, pontua B.Sá.

Também participaram da solenidade, o vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses; secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Bessah Araújo e familiares dos prefeitos homenageados.

O historiador Júnior Vianna comenta que a exposição guarda detalhes importantes da história do município de Oeiras. “A Galeria dos Prefeitos, de maneira iconográfica, conta a trajetória política dos prefeitos dos município, desde a Proclamação da República, quando eram nomeados os intendentes, passando por um período em que o Brasil foi governado pelo Getúlio Vargas, onde eram nomeados administradores de acordo com a conjuntura política em nível federal e estadual, que refletia diretamente nos municípios, e políticos que foram eleitos de maneira direta, já pelo voto, num período bem mais democrático. Então, a pessoa que visita esta galeria vai de encontro com uma parte da história de Oeiras contada por meio da imagem de administradores, que ao logo desse tempo contribuíram significativa para o desenvolvimento do município”, argumenta o historiador.

A Galeria dos Prefeitos ficará aberta à visitação pública, nos dias e horários de expediente da Prefeitura Municipal. 

Fonte: Ascom

Saúde oferece curso para profissionais dos NASF em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou nesta terça-feira, 20, o Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica, com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Cerca de 30 profissionais de saúde participam da capacitação, que tem como público-alvo os profissionais dos NASF, das equipes de referência da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Apoio Matricial e coordenadores da Atenção Básica.

Realizado no auditório da Semusa, o curso conta com a parceria do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e da Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Os tutores são a nutricionista, Márcia Estevão, e o fonoaudiólogo, Gilson Miranda.

“Objetivo maior é que todos possam estar montando uma matriz de intervenção, conhecendo o que é o apoio matricial, o processo de integração das ações que já existem na Unidade Básica de Saúde com os profissionais do NASF e de toda a rede. O apoio matricial permite a integração de todas as áreas técnicas para melhor assistir e atender as necessidades do nosso usuário”, comenta a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

O Apoio Matricial é uma metodologia para gestão do trabalho, que contribui com práticas mais humanizadoras e resolutivas, auxiliando nas atividades interdisciplinares para mudanças de paradigmas no processo de trabalho e oportunizando diálogo entre especialistas e os profissionais da Atenção Básica.  O curso acontece em quatro módulos, com duração de 80 horas/aulas.

Fonte: Ascom

Em Oeiras, gestores de saúde de 13 municípios discutem fluxo de atendimento da RAPS

Secretários e representantes de secretarias municipais de Saúde de 13, dos 14 municípios do Território Vale do Canindé, participaram nesta quarta-feira, 21, em Oeiras, de um encontro da Comissão de Intergestores Regional (CIR).

A reunião contou também com representações do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI), da área técnica e de outros setores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) – Diretoria de Unidade e Planejamento, Educação Permanente e Saúde Mental.

Em discussão, o regimento interno da CIR, a organização e inscrição de trabalhos para apresentação no Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí, que acontecerá em junho, e a elaboração do relatório anual de gestão do ano de 2017.

“Temos discutido muito a questão da importância dos instrumentos de gestão dentro dos municípios – o Plano Municipal de Saúde, a programação anual e o relatório anual de gestão, que precisa ser informado até o dia 30 de março. É uma prestação de contas das ações que aconteceram no ano anterior”, pontua a coordenadora da CIR e secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas.

No encontro também foi debatido o prosseguimento das ações da carreta Central da Mama, projeto que tem encontrado dificuldade de efetivação em alguns municípios que compõem o Território Vale do Canindé. “São discussões que estão sendo feitas a nível de Estado para que a oferta deste serviço possa estar retornando. Oeiras foi contemplada, no entanto, ainda temos algum dificuldade em relação a entrega dos exames, pendente de uma discussão que deverá acontecer com o secretário de Saúde do Estado”, informa.

Auridene Freitas comenta que, mesmo com a representação da quase totalidade dos municípios que fazem o Território Vale do Canindé, o tema do central do encontro, o desenho do Fluxo de Atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município de Oeiras, ficou comprometido pela ausência de uma representação do Hospital Regional Deolindo Couto.

“Tínhamos que ter tido a presença da representação do Hospital Regional na reunião e, por isso, a pauta foi fragmentada. Estamos aqui discutindo um ponto importante, que é o desenho do fluxo de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) aqui no município de Oeiras e para os 14 municípios do território. Essa pauta é o carro-chefe da nossa reunião de hoje, uma oportunidade de organizar todo esse fluxo. Mas, para que esta pauta possa ser discutida de uma forma mais completa e fortalecida, nós precisávamos, realmente, da presença da representação do Hospital Regional Deolindo Couto”, lamenta a coordenadora da CIR, acrescentando que a pauta voltará a ser discutida e que os assuntos debatidos serão levados ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Fonte: Ascom

Dois agentes fazem a custódia de 93 presos em Oeiras

Na manhã de hoje (20), as Comissões Temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, coordenadas pelo vice-presidente da Instituição, Lucas Villa, vistoriaram a Penitenciária Regional de Oeiras. Entre os problemas detectados está a quantidade insuficiente de agentes penitenciários para custodiar os presos. Atualmente, apenas dois agentes estão lotados na unidade, que possui 93 detentos e possui capacidade para apenas 36.

“Mais uma vez percebemos uma superpopulação carcerária, como naturalmente acontece nos presídios do Piauí e no Brasil como regra, além de algumas questões preocupantes como, por exemplo, o fato de termos pessoas que estão cumprindo regime semiaberto nesse local que não é apropriado e uma quantidade muito pequena de agentes para a quantidade de presos. São apenas dois agentes para dar conta de todo o presídio. Então, é importante que se dê melhores condições de trabalho aos agentes penitenciários no Piauí como um todo para que a custódia dos presos se dê de forma mais adequada”, comentou Lucas Villa.

Outro ponto detectado pela OAB-PI diz respeito à falta de atendimento médico no local, que deveria ter, no mínimo, um médico disponível. Com a carência, cabe aos agentes penitenciários levarem os presos aos postos de saúde do município. Além disso, mesmo com todos os equipamentos, o setor de odontologia não está funcionando. A panificadora do local também está desativada.

Durante a visita, as Comissões de Direito Penitenciário e Direitos Humanos receberam informações que há presos advindos de comarcas distantes, como São Paulo-SP, e que já deveriam estar soltos. “Juntamente com o fator superlotação, é imprescindível que neste momento seja consolidado um relatório composto pelas várias comissões, realizados os encaminhamentos de requerimentos junto a Defensoria Pública do Estado para que seja feito um mutirão para rever todos esses processos”, pontuou Teresa Galvão, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, acrescentando que a celeridade no julgamento desses processos auxiliará no combate à superlotação.

“Outro requerimento que tem que ser feito é para a Secretaria de Saúde Estadual, porque está faltando médico e é difícil os próprios agentes terem que levar os detentos nos postos de saúde, quando na verdade era para ter pelo menos um médico na equipe ao menos uma vez por semana. E nós vamos fazer encaminhamentos nesse sentido também”, assegurou Teresa Galvão.

A visita contou ainda com a presença dos membros da Seccional: Rafael Orsano, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí; Antonio Marcos Martins e Alexsandra Maria Ribamar, presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Penitenciário, respectivamente; Rudson Rocha, membro da Comissão de Controle da Atividade Pública; Beatriz Cardoso, da Comissão de Assistência Judiciária; Tiago Batista, da Comissão de Fiscalização do Tribunal de Ética e Disciplina; e Lívia Veríssimo, Subcoordenadora das Comissões.  

Fonte: Ascom

Gestores de seis municípios debatem desenvolvimento econômico regional

Gestores públicos de seis municípios piauienses participaram no último sábado, 17, em Oeiras, de um encontro para debater o desenvolvimento econômico da região. Na pauta, compras governamentais por agricultores familiares e a introdução de uma política sustentável de resíduos sólidos nos municípios.

Oeiras foi representada pelo secretário municipal da Agricultura, Juvenal Souza, e pela secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, que destacou que boa parte da produção da agricultura familiar em Oeiras é absorvida pelo comércio local.

Outro assunto debatido no encontro foi a criação de um consórcio para dar destinação adequada aos resíduos sólidos dos municípios. A criação do consórcio foi proposta pelo Sebrae, alegando que, no Brasil, apenas 18% das cidades trabalham com coleta seletiva.

Na ocasião, o Sebrae defendeu que o estabelecimento de uma política de resíduos sólidos comum aos municípios contribui com instrumentos importantes para permitir o avanço necessário no que diz respeito ao enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos.

Além de Oeiras, a reunião contou com representantes de Floriano, Arraial, Santa Rosa do Piauí, Água Branca e consultores do Sebrae de Teresina.

Fonte: Ascom

Secretária de Assistência Social de Oeiras participa de Encontro de Gestores Municipais em Teresina

A secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, participou do Encontro de Gestores Municipais para lançamento do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social e do projeto SASC Integração, realizado nos dias 15 e 16 de março, em Teresina.  O momento teve como objetivo discutir a efetivação do cofinanciamento estadual e firmar compromissos e responsabilidades entre os entes do Estado e Município. 

Segundo a secretária, o encontro marca um novo passo na política de assistência social do estado do Piauí, com a formalização do início do processo de cofinanciamento estadual através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), a partir de um Termo de Aceite, onde os recursos destinados serão transferidos de forma automática e regular, fundo a fundo, para os 224 municípios do Estado que, até então, só contavam com os recursos federais e as previsões orçamentárias municipais para custeio das ações na área da assistência social.

“Uma honra participar desse momento histórico para a política de Assistência Social do meu Estado, pois o cofinanciamento sempre foi algo bastante aguardado por todos nós que fazemos a política, e assim buscaremos aplicar o que nos será repassado na melhoria da qualidade e efetividade dos serviços socioassistenciais e benefícios eventuais que serão destinados à população oeirense”, assinala Vanessa Reinaldo. 

Na oportunidade, foi apresentado o “SASC Integração”, uma plataforma que trará uma transformação na gestão social e na cidadania. Com a nova ferramenta será possível a criação do Cadastro Social Integrado, prontuário eletrônico de cada família cadastrada, além do monitoramento das políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal. A plataforma já é utilizada em Oeiras em caráter experimental.

Fonte: Ascom

Clube da Melhor Idade retoma atividades em Oeiras

Foram iniciadas na manhã desta quarta-feira, 07, as atividades do ano 2018 do Clube da Melhor Idade (CMI). No espaço, mantido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, são desenvolvidas ações que vão desde a prática de atividades físicas até serviços de atendimento médico.

Na abertura dos trabalhos, os idosos participaram de um momento de acolhida e interação, realizaram exercícios físicos monitorados, capoterapia e receberam atendimento fisioterapêutico. Além desses serviços, no CMI, eles também praticam hidroginástica, natação e educação física.

Mais de 300 idosos, de todos os bairros da cidade, são atendidos no Clube da Melhor Idade, por uma equipe multiprofissional, composta por educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira, médico e monitores. 

Para oferecer mais segurança e comodidade aos idosos, a Prefeitura Municipal realizou melhorias na infraestrutura do CMI. O salão e a piscina passaram por reformas e um novo banheiro foi construído próximo à área da piscina, facilitando o acesso dos idosos.

 

cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores