Cidadeverde.com

Conselho Tutelar entrega menina raptada à família em Brasília

O Conselho Tutelar de Oeiras devolveu à família, a garota de 11 anos, raptada de Ipameri-Goiás na última quarta-feira(22). Uma conselheira foi com a criança, nesta segunda-feira(27), até o aeroporto de Brasília-DF onde a entregou para mãe, que estava acompanhada de conselheiras tutelares da cidade natal. 

Ao contrário do que ocorreu no fim de semana, quando a garota teria demonstrado que não queria retornar para casa, nesta segunda ela havia mudado de opinião. “Nós saímos de Teresina às 6h10 da manhã e no avião ela estava apreensiva, nervosa, mas disse que estava ansiosa para voltar. Ontem, ela já queria voltar para casa”, informou a conselheira, que pediu para não ser identificada. 

A garota, de iniciais R. F. B., foi encontrada na noite da última sexta-feira(24), na casa do irmão do auxiliar de serviços gerais, Regivaldo Quirino de Araújo, 38 anos, em Oeiras, dois dias depois que os eles haviam deixado Ipameri, no sul de Goiás. A menina havia saído para a escola e não retornou mais para casa. 

As investigações policiais apontam que Regivaldo aliciava a menor desde dezembro do ano passado e a ludibriava com falsas promessas. O suspeito chegou dar uma aliança de “compromisso” para a criança, prometendo casar com ela. Ele foi autuado por estupro de vulnerável. 

Um laudo de conjunção carnal foi feito na garota pelo Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sexual (Samvvis) e deve ser encaminhado à polícia nos próximos 30 dias.


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Menina de 11 anos raptada diz que saiu por vontade própria

A criança, de 11 anos, que foi raptada em Ipameri-GO e achada em Oeiras-PI, com o suspeito do crime, informou ao Conselho Tutelar da cidade que saiu de casa por vontade própria. A criança passa por exames em Picos, para detectar uma possível conjunção carnal. O suspeito, Regisvaldo Quirino de Araújo, 38 anos, foi preso. 

De acordo com uma conselheira tutelar, que não quis se identificar, a garota afirma que quis sair de casa porque, supostamente, era maltratada pela mãe e diz não querer retornar para a família. 

Os familiares foram informados e devem estar a caminho de Oeiras para buscar a criança. “Ela está tranquila, um pouco assustada com o que aconteceu, mas está bem. Ela diz que não quer voltar para casa, mas estamos acionando uma psicóloga para conversar com ela”, afirma a conselheira.

A conselheira relata que fatos como são denunciados ao Conselho ou à Secretaria de Direitos Humanos. “Não é comum, mas quando as pessoas presenciam menores com uma pessoa mais velhas elas denunciam”, destacou. 

Entenda o caso

Regisvaldo Quirino de Araújo foi preso nesta sexta(24) suspeito de raptar a criança de 11 anos em Ipameri-GO na última quarta-feira(22). A menina saiu de casa para ir para a escola e não retornou mais para casa. Testemunhas informaram que viram os dois em um mototaxi saindo em direção a cidades vizinhas e de lá tomaram destino ignorado. A Polícia Militar de Goiás acionou a PM do Piauí, já que o suspeito é natural do estado e conseguiram localizar os dois na casa de parentes dele em Oeiras, onde foram encontrados com ajuda da Polícia Civil.

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Suspeito de raptar menina de 11 anos em GO é autuado por estupro no PI

Ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil de Oeiras, distante 313 km de Teresina, resgatou uma criança de iniciais R. F. B., de 11 anos, que foi raptada na cidade goiana de Ipameri. A menina estava em uma residência da família do auxiliar de serviços gerais, Regivaldo Quirino de Araújo, 38 anos, que foi autuado na noite dessa sexta-feira (24)  por estupro de vulnerável. 

Regisvaldo Quirino

O delegado Francisco Rodrigues, da delegacia de Oeiras, informou ao Cidadeverde.com que a menina estava na casa de um irmão de Regivaldo, localizada atrás da rodoviária de Oeiras. As investigações policiais apontam que Regivaldo aliciava a menor desde dezembro do ano passado e a ludibriava com falsas promessas. O suspeito chegou dar uma aliança de “compromisso” para a criança, prometendo casar com ela. 

R.F.B. foi raptada por Regivaldo na última quarta-feira (22). A menina desapareceu após ser vista pegando um mototáxi com auxiliar de serviços, que é conhecido da família.

“A criança está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar. Solicitamos um exame para averiguar se houve conjunção carnal. O suspeito foi autuado por estupro de vulnerável”, informou o delegado. 

Família em Goiás

Em entrevista a um site local, a mãe da adolescente, Simone Theodoro Freitas, disse que a filha saiu no início da manhã para ir à escola, a pé, mas não chegou ao destino. 

“Ela se despediu, falou ‘tchau, mãe, estou indo’. Se despediu da minha mãe, dizendo ‘vó, estou indo para a escola’, e saiu, levando só os materiais, mas não entrou na escola”, relatou em entrevista.

A mãe da garota relatou, ainda, que a família esteve em uma festa de Natal na casa do Regivaldo  a convite de um amigo do avô da menina.

Ela acredita que o suspeito pode ter enganado Rafaela para levá-la. “Acho que assim, alguma promessa que ele fez para ela, alguma coisa que ele falou para ela. Até pelo que ficamos sabendo, ela nem sabia para onde ela estava indo com ele”, disse.

Regivaldo é piauiense e morava há um tempo em Goiás. O suspeito encontra-se preso no sistema prisional do Estado. 

 

Izabella Pimentel com informações do G1-Goiás 
Especial para o cidadeverde.com
redacao@cidadeverde.com 

 

Polícia prende, em Picos, suspeito de abastecer tráfico de drogas em Oeiras

A Delegacia de Oeiras continua a Operação Mercador, em conjunto com a Delegacia de Picos, e deu cumprimento nesta quarta-feira (22), aos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência de Francisco José Ferreira Teixeira Noronha, residente no bairro Belo Norte em Picos. 

Com ele foi encontrado mais de dois quilos de pasta base de cocaína, um quilo de crack e dois quilos e meio de maconha.

Na investigação da Operação Mercador, deflagrada em Oeiras em  23 de fevereiro, descobriu-se que Francisco José era quem abastecia o tráfico e responsável por fornecer maior parte da droga que entrava no município. 

Com essa prisão encerra-se a operação, com  resultado de oito prisões realizadas e mais de 20kg de drogas apreendidos.

 

redacao@cidadeverde.com

Diocese de Oeiras se prepara para a acolhida do novo bispo

A diocese de Oeiras está em preparação para a chegada do novo bispo, Monsenhor Edilson Soares Nobre. A acolhida será no dia 01 de abril, com a participação de todos os fieis diocesanos, padres, bispos e caravanas. A comissão central que está direcionando os trabalhos é formada pelo Pe. Geraldo, Pe. João de Deus, Pe. Possidônio, Pe. Juvenal e Pe. José Francisco. E as equipes estão divididas em: Preparativos, Acolhida, Liturgia, Confraternização, Comunicação e Financeiro. Todos os padres da diocese, religiosas, grupos, pastorais e movimentos estão em processo de motivação e articulação para esse grande evento religioso.

A tônica da acolhida está centrada no Espírito de Igreja em comunhão diocesana, com a inserção do novo bispo na vida do seu povo. O pastor que é acolhido, acolhe e caminha com seu povo.

A ordenação episcopal acontecerá em Natal (RN) no dia 20 de março, às 17h, na catedral metropolitana, mas o novo bispo só chegará em Oeiras, no dia 01 de abril. A programação terá início no final da tarde, a partir das 16h, com a acolhida do novo bispo, Mons. Edilson, no portal da cidade – sentido Picos. Lá o novo bispo será recebido pelas autoridades civis, militares e eclesiástica, bem como pelo povo de Deus; em seguida carreata até a residência episcopal, onde sairão em caminhada até a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, para a celebração eucarística e posse canônica.

O Mons. Edilson Soares Nobre nasceu em 09 de maio de 1965, em Touros (RN). Ingressou no Seminário de São Pedro em 1984. Cursou filosofia no Seminário de São Pedro e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos anos de 1985 e 1986. Fez Teologia no Seminário de São Pedro, de 1987 a 1990. Foi ordenado diácono no mesmo ano e presbítero em 1991. Atuou como representante do clero na Comissão regional de Presbíteros e Coordenador da Pastoral Presbiteral. Foi vigário episcopal e também atuou como assistente eclesiástico da PASCOM. Atualmente exercia a função de vigário geral da Arquidiocese de Natal.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Operação desarticula quadrilha do tráfico e apreende 20 quilos de maconha

  • 7027e854-56e8-435b-af37-e13113b0c7fa.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 81cc93d7-89a2-41ba-b1d4-599ff783b80e.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 5d615b08-4ac8-4ab2-8879-c22af5035dbe.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 5ca516bb-f41a-4146-8811-3504646c1bb7.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 1f008a95-422a-4745-aac6-38f7b954d951.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 1dd55163-2f06-4be4-9371-ae4b54723ed0.jpg Polícia Civil do Piauí

Cinco pessoas foram presas em cumprimento a mandados judiciais na região da cidade de Oeiras, a 303 km de Teresina. De acordo com o delegado Everton Férrer, gerente de policiamento do interior, os suspeitos tem envolvimento com o tráfico de drogas e roubos e vinham praticando crimes há cerca de um ano. 

Ao todo estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão. Os presos- que ainda não tiveram a identidade revelada- foram presos em casa. Até o momento foram apreendidos uma moto CB 300, avaliada em média em R$ 10 mil, televisores, celulares, tabletes e 20 kg de maconha. 

O delegado conta que os suspeitos agiam, geralmente, em farmácias e postos de combustíveis. A operação Mercador, deflagrada na manhã desta quinta-feira (23), soma-se a outras ações policiais com o objetivo de garantir tranquilidade aos foliões durante o Carnaval. 

"Eles vivem do crime, moram em casebres, mas tinham pertences de valor alto e terão que comprovar a propriedade dos bens. Nas investigações revelaram que eles agem em conexão e, inclusive, dividem os pontos de venda de entorpecentes. Percebemos também que os traficantes da região também estão enveredando em roubos", explica o delegado. 

Equipes das polícias civil e militar continuam em diligência. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Escolas municipais de Oeiras ganham reforma e ampliação

A Prefeitura de Oeiras está concluindo obras de reforma e ampliação em três escolas da rede municipal de ensino. Além de ser inteiramente reformada, a Escola Municipal Agrotécnica (antigo Colégio Agrícola), situada no Bairro Uberaba, ganhou duas novas salas de aula.

Banheiros, cantina e refeitório também ganham cara nova para o início do ano letivo, agendado para o dia 6 de fevereiro. Em visita às obras, na manhã desta segunda-feira, 30, o prefeito José Raimundo Lopes disse que as reformas garantem melhorias na estrutura das escolas e na qualidade do ensino.

“A escola do Uberaba será um núcleo de todas as escolas da Várzea Branca, Várzea da Cruz, Malhada Real e do Fomento. Todo o alunado absorvido por esta escola contará com a melhor estrutura possível para sua aprendizagem”, comenta o prefeito, informando que os alunos matriculados na escola Agrotécnica terão jornada de estudo ampliada e almoço.

As escolas municipais Girassol, no centro, e a Mercês Romão, no Bairro Rosário, também recebem melhorias na estrutura. “Estamos, com esses investimentos, valorizando, ainda mais a qualidade do ensino para que a educação do município continue avançando”, completa.

Jornada Ampliada

Além da Agrotécnica, outras escolas municipais – Visconde da Parnaíba, Juarez Tapety, Francisco Quirino, escola da Várzea, Dom Edilberto e escola do Canto Fazenda – terão jornada ampliada, com reforço escolar de língua portuguesa e matemática no turno contrário ao das aulas. Sendo assim, alunos matriculados no turno da manhã terão reforço no turno da tarde, e vice-versa. 

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com 

Prefeitura inicia pavimentação de ruas em Oeiras

O prefeito José Raimundo Lopes visitou na manhã desta segunda-feira, 30, a obra de pavimentação da Rua Padre Marques, no Bairro Jureminha. “Serão calçadas mais de 20 ruas, em toda a zona urbana de Oeiras”, anuncia o prefeito.

As obras são fruto de uma parceria da Prefeitura de Oeiras com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Defesa Civil. O investimento na pavimentação das vias é de R$ 1,4 milhão. Ao todo, Oeiras deve receber mais de 11 mil metros quadrados de calçamento, nos próximos meses .

Confira as vias que vão receber pavimentação em paralelepípedo

Rua Sinhá Soido

Avenida Cândido Aleixo

Loteamento Antônio Gentil

Rua do Morro do Urubu

Rua Projetada Cruz das Almas

Rua Projetada/ Conjunto Luís Freitas

Rua Padre Marques – Trecho III

Rua Padre Marques – Trecho IV

Rua Padre Marques – Trecho V

Rua Leocádio Amâncio

Travessa 7 de Setembro

Travessa Congo

Rua Mariano Dentista

Rua Benedito Carmo – Trecho I

Rua Benedito Carmo – Trecho II

Avenida Joel Campos

Rua Projetada II – Conjunto Luiz Martins

Rua Antônio Tapety

Rua Mariano Maria

Fonte: appm.org
cidades@cidadeverde.com

CTA/SAE disponibiliza teste rápido para sífilis em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE), está disponibilizando o teste rápido para diagnóstico de sífilis, em Oeiras. “O Brasil está vivendo uma epidemia de sífilis e Oeiras não está isenta”, alerta o bioquímico Cássio Murilo Carmo.

Ele explica que o resultado do teste é dado em menos de 1h e que, sendo diagnosticado com a doença, o paciente inicia o tratamento imediatamente. “Além do teste rápido, o paciente pode realizar um exame confirmatório, pedido pelo médico, mas na maioria dos casos, com esse diagnóstico o tratamento já é iniciado”, afirma o bioquímico.

A sífilis é uma infecção transmitida sexualmente. Ela se manifesta em diferentes estágios. Sem tratamento, apresenta evolução em fases: inicialmente com feridas na pele, pode evoluir para complicações que levam ao óbito, podendo afetar o sistema cardiovascular e neurológico. A causadora da doença é a Treponema pallidum, uma bactéria espiralada altamente patogênica. O tratamento é feito à base de antibióticos, como a penicilina.

Epidemia e levantamento de casos em Oeiras

Em outubro de 2016, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o país vive uma epidemia de sífilis. Nos últimos cinco anos, a doença avançou de uma forma nunca vista. A taxa de bebês com sífilis congênita em 2015 foi de 6,5 casos a cada mil nascidos vivos – 13 vezes mais do que é tolerado pela Organização Mundial de Saúde e 170% a mais do que o registrado em 2010.

Por causa do avanço no número de casos, o CTA/SAE vai realizar no início de fevereiro um treinamento com profissionais da atenção básica – médicos e enfermeiros – para estabelecer medidas de combate a sífilis em Oeiras. “Também planejamos realizar um levantamento para saber o número de casos da doença registrados em Oeiras”, adianta o coordenador do CTA/SAE, Reinaldo Ferreira, informando que atualmente só são catalogados os casos da doença em grávidas.

Reinaldo destaca que Oeiras é a única cidade do interior do Piauí onde o teste rápido para sífilis é realizado gratuitamente. “Antes, esse tipo de teste era encaminhado para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí), em Teresina. Agora fazemos aqui, de maneira gratuita”, ressalta o coordenador do CTA/SAE.

Sintomas

A infecção causa o aparecimento de uma ferida nos órgãos sexuais. Ela se caracteriza por ter bordas elevadas e avermelhadas. Esses sintomas podem desaparecer no estágio mais avançado da doença. Depois de semanas ou meses, podem aparecer manchas no corpo, especialmente nos pés e nas mãos. Se não tratada, a sífilis pode provocar paralisia, cegueira, problemas cerebrais, respiratórios e cardíacos. Ela ainda pode facilitar a transmissão de HIV, o vírus da AIDS.

 Serviço

Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e Serviços de Assistência Especializada-SAE em DST/AIDS e Hepatites Virais de Oeiras

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira, das 8h às 13h

Endereço: Rua Professor Rafael Farias, próximo ao Posto de Saúde Pedro Barbosa

Fonte: appm.org
cidades@cidadeverde.com

Governo homenageia 41 pessoas com o Mérito Renascença em Oeiras

O governador Wellington Dias realizou a entrega de medalhas e insígnias a 41 homenageados pelo Mérito da Ordem Renascença, nesta terça-feira (24), nas comemorações dos 194 anos da adesão do município de Oeiras à Independência do Brasil, no Cine Teatro de Oeiras.

A solenidade cívico-militar reconheceu pessoas notáveis que contribuem para o desenvolvimento do Estado e buscam melhores condições para a sua gente. Sendo 10 agraciadas com o Grau Cavaleiro, 20 oficial, 10 comendador e 01 com o grau Grande Oficial.

O procurador geral de justiça do Estado do Piauí, Cleandro Alves de Moura, recebeu o mais alto grau. "O sentimento que inspira neste momento é o amor que tenho pelo Piaui e constatar que há reciprocidade. Gratidão, admiração e reconhecimento são sustentáculos da boa convivência. O nosso estado é um prodigioso berço de talentos e as 41 personalidades são a prova disso, assim como celebramos a memória de todos aqueles que lutaram pela independência", ressaltou o agora Grande Oficial da Ordem do Mérito Renascença.

O prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, disse que o momento é de celebrar a história e a liderança na tomada de atitude, ressaltando a importância da história para o planejamento do futuro. "Precisamos nos espelhar nessa pessoas para trilhar o. Nosso caminho", disse.

Na oportunidade, Wellington Dias agradeceu a cidade de Oeiras por abraçar este evento e disse que um dos quesitos que mais o incomodava em 2002 era a baixa estima dos piauienses. Mas que é perceptível o processo de mudança." Em 2002 uma pesquisa revelou que 46 %  da população tinha vergonha de ser piauiense. Em 2016 uma nova pesquisa revelou que aproximadamente 89% da população  têm orgulho de ser piauiense. Essas coisas têm a haver com momento como esse de ver os valores e as conquistas e reconhecer a atitude da  nossa gente", disse .

Dias revelou que o conselho da ordem do Mérito Renascença tem um grande desafio em escolher as pessoas que recebem a honraria, pois são inúmeros aqueles que contribuem de forma positiva pelo crescimento do Estado", afirma.

"Esté é o melhor momento do planeta , no entanto, é um momento do crescimento da intolerância . Vivemos um período em que cresceu a dificuldade de olhar o próximo. Além de investimento em obras precisamos também olhar e investir nas pessoas", comenta o chefe do executivo.

Nestes dois dias em que a sede do poder executivo estava provisoriamente funcionando na primeira capital, muitos foram os investimentos e autorização de recursos em diversas áreas e o governador ressaltou que a sua intenção é morar em um estado desenvolvido e este Estado é o PIaui. "Para isso que estamos trabalhado cuidando do social e da economia", ressalta.

Na oportunidade, Dias destacou que o Piauí  hoje é o quarto maior produtor de energia éolica e o terceiro em energia solar e que a tendência é que nos próximos anos com os investimentos programados ultrapassem essa marca e lembrou ainda de diversos programas desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida e a renda dos piauienses.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores