Cidadeverde.com

Júri popular absolve ex-prefeito de Lagoa do Sítio em morte de esposa

O conselho de sentença considerou inocente o ex-prefeito de Lagoa do Sítio, José de Arimateia Rabelo, conhecido como Zé Simão, acusado de matar com um tiro a própria esposa Gercineide de Sousa Monteiro, em fevereiro de 2015. 

O julgamento durou quase 18 horas e terminou na madrugada desta terça-feira (12). A tese de negativa de autoria foi acolhida, por volta das 2h55, pela maioria dos jurados, que entenderam que o acusado não foi autor do assassinato. 

O júri foi realizado em Oeiras, após a defesa pedir o desaforamento de Valença, comarca responsável por Lagoa do Sítio, onde o crime ocorreu. E foi comandado pelo juiz Rafael Mendes Palludo. 

O réu aguardava o julgamento preso na penitenciária Irmão Guido e agora terá direito à liberdade. A suspeita de ser coautora, a empregada doméstica do casal, Noêmia Silva, ainda será julgada pelo menos caso.

O irmão de Gercineide, Nilton Filho, afirma que espera que a "Justiça seja feita". "Finalmente chegou o dia em que nós esperamos que a Justiça seja feita, mas preferimos nos manifestar somente após o encerramento do julgamento", disse Nilton Filho.


 


Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Ex-prefeito de Lagoa do Sítio é julgado pela morte da mulher em Oeiras

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

Atualizada às 13h02

O julgamento acontece no auditório da 1ª Vara de Oeiras. Até agora foram ouvidas três testemunhas de acusação, todos eles policiais civis que trabalharam durante as investigações do crime. Neste momento, o perito está sendo interrogado por defesa e acusação. 

Após esta testemunha haverá uma pausa para o almoço, que já chegou ao local. 

Matéria original

O ex-prefeito de Lagoa do Sítio, José de Arimateia Rabelo, conhecido por Zé Simão, está sendo julgado na manhã desta segunda-feira(11), acusado de assassinar a própria esposa Gercineide de Sousa Monteiro Rabelo, então 35 anos no dia 10 de fevereiro de 2015. 

A mulher foi morta enquanto dormia em sua casa com um tiro no ouvido. Na época, a empregada doméstica do casal, Noêmia Maria da Silva Barros, 43 anos, confirmou que o então prefeito havia assassinado e esposa e ainda confessou manter uma relação extra-conjugal com o gestor. 

A defesa do réu pediu desaforamento de Valença para Oeiras. O júri popular acontece no auditório da 1ª Vara de Oeiras, presidido pelo juiz Rafael Mendes Paludo. O promotor do caso também é de Oeiras, Marcondes Pereira de Oliveira. A defesa é feita pelo advogado Nazareno Thé. 

Devem ser ouvidas 14 testemunhas, sendo oito de acusação e seis de defesa. A empregada doméstica que é apontada como co-autora também deve ser ouvida como informante. 


Gercineide foi morta enquanto dormia

Sete pessoas compõem o júri popular, todos cidadãos oeirenses. O júri iniciou por volta das 9h30, iniciando pela oitiva das testemunhas, depois será a vez da empregada doméstica Noêmia e em seguida o réu, para então depois ter os debates de defesa e acusação. 

“A expectativa é que o júri não termine hoje, por isso já preparamos um estrutura para deixar os jurados e testemunhas isolados”, disse um funcionário do Fórum ao Cidadeverde.com.

O auditório para 118 pessoas, muitas delas de Lagoa do Sítio e de Valença se deslocaram para acompanhar o julgamento. 


Noêmia será ouvida neste júri e deverá passar por um novo julgamento

Noêmia também será julgada pelo mesmo crime, como coautora, mas o processo está em recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o júri popular deve acontecer na comarca de origem em Valença.  

O júri do ex-prefeito foi transferido para Oeiras por determinação do Tribunal de Justiça do Piauí. “Foi um pedido a parte feito no Tribunal de Justiça pela defesa, que deferiu e determinou que os autos do processo fossem encaminhados de Valença para Oeiras”, destacou o servidor. 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Arraiá da Semas começa dia 15 de junho com quadrilhas, danças e apresentações folclóricas

Tem início na próxima sexta-feira, 15, a 10ª edição do Arraiá da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Este ano, as festividades têm como tema ‘Vila da Mocha – Minha Oeiras: o coração do sertão nordestino’.

Tradicional na cidade, o Arraiá da Semas reúne quadrilhas juninas, apresentações folclóricas e danças típicas de instituições públicas e privadas de Oeiras. O evento acontece na Praça de Eventos até o dia 05 de julho, começando sempre às 19:30h.

Veja o cronograma de apresentações:

15/06/2018         SEMAS – Secretária Municipal de Assistência Social e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial   
16/06/2018         Instituto Educacional Mahatma Gandhi               

17/06/2018         Secretária Municipal da Juventude        

20/06/2018         IFPI – Instituto Federal do Piauí

21/06/2018         Escola Municipal Girassol e Escola Municipal Júlia Miranda (SEMED)      

22/06/2018         Escola Municipal Visconde da Parnaíba e Escola Municipal Cebolinha (SEMED) 

23/06/2018         Escola Municipal Juarez Tapety e Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco (SEMED)

24/06/2018         CETI Pedro Sá   

25/06/2018         Escola Municipal Mercês Romão e Escola Municipal Francisco Quirino(SEMED)

26/06/2018      Escola Municipal Mãe Tança e Escola Municipal da Várzea (SEMED)       

27/06/2018      Escola Municipal Agrotécnica de Oeiras e Escola Municipal Santinha Nunes (SEMED)    

28/06/2018         Escola Municipal Professor Balduíno Barbosa de Deus e Escola Municipal Dom Edilberto Dinkelborg (SEMED)             

29/06/2018         Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho   

30/06/2018         Educandário Monteiro Lobato 

01/07/2018         Sociedade Educacional Paulo Freire      

02/07/2018         Quadrilha Renga Tchenga          

03/07/2018         CETI Rocha Neto             

04/07/2018         Unidade Escolar Costa Alvarenga           

05/07/2018        SEMAS – Secretária Municipal de Assistência Social |Festival de quadrilhas

Fonte: Ascom

Secretaria Municipal de Saúde reforça ações de combate ao Tabagismo em Oeiras

O município de Oeiras está reforçando as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo Tabagismo. Em 2017, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aderiu ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e, desde então, várias ações foram desenvolvidas com o objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

São investimentos na qualificação de todas as equipes de Saúde da Família, em atividades de educação em saúde e na criação de grupos para tratamento à dependência da nicotina. Na semana passada, a Semusa promoveu a Semana de Combate ao Tabagismo – evento alusivo ao Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece em 31 de maio.

Em referência à data, profissionais que fazem as Estratégias Saúde da Família e Coordenações Municipais de Combate ao Tabagismo e de Saúde Bucal realizaram atividades coletivas e prestaram orientações à população sobre os malefícios do tabaco e a importância de combatê-lo. As atividades aconteceram tanto em Unidades Básicas de Saúde da zona urbana quanto da zona rural.

Como funciona o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT)

O PNCT segue um modelo que potencializa ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, para prevenir a iniciação do tabagismo, promovendo a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.

Na Abordagem Intensiva, o fumante passa por uma avaliação clínica inicial, onde o profissional de saúde realiza o diagnóstico do tabagismo a partir da história tabágica do paciente, do seu grau de dependência, do estágio motivacional para parar de fumar, da presença de comorbidades e a da indicação de apoio medicamentoso. Na metodologia da Abordagem Intensiva é realizado um teste mais detalhado para avaliação do grau de dependência à nicotina.

O paciente é encaminhado para 4 sessões iniciais de grupo de fumantes, semanais, com 1 hora a 1 hora e 30 minutos de duração; seguidas de 2 sessões quinzenais de manutenção. Na continuidade é agendada uma reunião mensal de prevenção da recaída até completar um ano.

Em casos de dependência severa, para a Abordagem e Tratamento Intensivo do Tabagismo, o apoio medicamentoso utilizado é a Terapia de Reposição de Nicotina – TRN. O foco do tratamento é o atendimento em grupo.

Quem desejar parar de fumar, deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (USB) e agendar uma avaliação.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras promove audiência para apresentação da LDO 2019

A Prefeitura de Oeiras promoveu na manhã desta quarta-feira, 06, uma audiência pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019. A audiência aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de vereadores, secretários municipais e da sociedade em geral.

O objetivo da iniciativa é ampliar a participação popular, além de dar transparência e continuidade ao processo de planejamento orçamentário municipal.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades da administração pública municipal para o ano seguinte e dispõe sobre critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e das despesas do orçamento do município de Oeiras.

As ações eleitas pela audiência pública serão analisadas pela equipe técnica da Prefeitura e aquelas que forem priorizadas passarão a compor o anexo de prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019, que será encaminhada pela Prefeitura de Oeiras à Câmara Municipal.

Fonte: Ascom

Ingressos para show de Dudu Nobre em Oeiras serão vendidos nesta quarta (06)

Os sambistas Dudu Nobre e Arthur Espíndola são as próximas atrações do projeto Seis e Meia em Oeiras. A apresentação acontece palco do Cine Teatro, no dia 11 de junho, às 20h. Os ingressos custam R$ 30 e serão vendidos nesta quarta-feira, dia 06, na bilheteria do teatro, que ficará aberta das 7h às 12h.

A apresentação terá um formato mais intimista, com os dois artistas interagindo no palco durante toda a apresentação, que tem no repertório sambas consagrados.

De Oeiras, o show segue para Corrente, Bom Jesus e Teresina. O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviço

Data: 11 de junho

Local: Cine Teatro Oeiras

Horário: 20h

Fonte: Ascom

Cine Teatro Oeiras recebe o espetáculo ‘O Mágico de Oz’ dia 07 de junho

O projeto ‘Circulando Teatro pelo Piauí’ leva ao palco do Cine Teatro Oeiras o espetáculo infantil "O Mágico de Oz", no próximo dia 07, às 17h, com entrada franca. A peça transporta para o palco um dos mais populares livros escritos na literatura infantil.

Na história, Dorothy e seu cãozinho Totó são levados por um terrível ciclone de uma fazenda até a Terra de Oz, um lugar mágico e distante, além do arco-íris. Em Oz, Dorothy conhece o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão.

Eles ficam amigos e saem em busca do grande Mágico de Oz para realizar seus desejos e ajudar Dorothy a voltar para casa. E, como em todos os contos, neste também há um vilão (ou melhor, vilã): a Bruxa Má, que tenta impedir a volta para casa. A mensagem da história, aliás, é esta: não existe lugar melhor que nossa casa.

O projeto ‘Circulando Teatro pelo Piauí’ é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – Secult. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Fonte: Ascom

Idosos e estudantes participam do Dia do Desafio em Oeiras

Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Prefeitura de Oeiras realizou nesta quarta-feira, 30, o Dia do Desafio - edição 2018. Com o lema "Você se mexe e o mundo mexe junto", o evento tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa, incentivando as pessoas a saírem do sedentarismo.

As atividades foram realizadas com estudantes de escolas municipais e estaduais e no pátio do Mercado Velho, reunido centenas de idosos que integram o Clube da Melhor Idade, espaço mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Promovido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), no Brasil é coordenado pelo Sesc-SP e organizado pelos departamentos regionais do serviço em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e agentes mobilizadores locais.

O Dia do Desafio surgiu em 1983, em uma pequena cidade do Canadá, quando foi determinado pelo prefeito que as pessoas deveriam desligar todas as luzes e aparelhos movidos a energia elétrica e saírem de suas casas para caminharem por quinze minutos pelo quarteirão mais próximo, a fim de obter economia de energia elétrica e estimular as pessoas a realizarem atividades físicas para se aquecerem durante os rigorosos invernos. É realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio.

A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. Além de promover saúde, o Dia do Desafio também promove uma competição entre cidades de população equivalente para ver quem movimenta mais gente. 

Fonte: Ascom

Produtores recebem tratores e máquinas agrícolas na Expoeiras

A 6ª edição da Expoeiras foi marcada pela entrega de máquinas, implementos agrícolas e tratores para pequenos produtores de quatro comunidades da zona rural de Oeiras – Contentamento, Várzea Tranqueira, Canto da Vereda e Caraíbas.

A entrega do maquinário aconteceu na sexta-feira, 25, e contou com a participação do prefeito José Raimundo, da vice-governadora Margarete Coelho, deputado federal Mainha, senador Ciro Nogueira e do coordenador da Coordenadoria estadual e Fomento à Irrigação (COFIR), B.Sá, do presidente da APPM, Gil Carlos, além de prefeitos de todo o Piauí.

Os equipamentos foram adquiridos através de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira e do deputado federal, Mainha. Ao todo, foram investidos R$ 930 mil na compra das máquinas agrícolas. Segundo Zé Raimundo, os equipamentos agrícolas vão impulsionar a atividade e a produtividade do homem do campo de importantes regiões da zona rural do município.

“O que transforma a vida do homem do campo, seja ele pequeno produtor da agricultura familiar, seja ele produtor de caprinos e ovinos, seja ele produtor de peixe, seja ele produtor de gado leiteiro – campos estes que são a maioria nos nossos municípios do Piauí – são ações pontuais, como estas aqui trazidas pelo nosso senador Ciro Nogueira e pelo deputado federal Mainha. Claro, com o necessário apoio de órgãos como a CODEVASF, as Secretarias Municipais de Agricultura, o SEBRAE, o Banco do Nordeste e o IFPI, que colaboram para que transformações de fato aconteçam”, argumenta o prefeito de Oeiras.

“Quero parabenizar os produtores, os agricultores e o prefeito Zé Raimundo por esse dinamismo, por ser capaz de apresentar as propostas. Muita gente se pergunta por que as coisas chegam tanto em Oeiras, é porque o prefeito é capaz de apresentar as propostas. É sempre é o primeiro a cadastrar, o primeiro a apresentar e é um exemplo para toda a região. É um prefeito que acaba contagiando pela sua forma de administrar”, elogia Ciro Nogueira.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras e COFIR entregam 74 kits de irrigação à agricultores

A abertura da Expoeiras, na manhã desta sexta-feira, 25, foi marcada pela entrega 74 kits de irrigação para agricultores familiares dos assentamentos Fomento e Areia Branca e para moradores da comunidade Tamboril/Salinas. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Oeiras e a Coordenadoria de Fomento à Irrigação (COFIR).

O prefeito José Raimundo ressalta que as famílias beneficiadas recebem acompanhamento da Secretaria Municipal de Agricultura, que oferece conhecimento técnico sobre a montagem, manutenção, operação e gerenciamento dos kits. “Acreditamos no trabalho que vem sendo feito com os kits de irrigação no município de Oeiras”, pontua o prefeito.

Ele explica que a implantação dos kits de irrigação é responsável por impulsionar a agricultura familiar em toda a zona rural de Oeiras, representando oportunidades para os pequenos produtores através da geração de renda e trabalho, além de proporcionar segurança alimentar às famílias beneficiadas. “Graças aos resultados, estamos sempre empenhando esforços para ampliar a distribuição dos kits e levar a prática da agricultura irrigada à todas as regiões de Oeiras”, reforça Zé Raimundo.

O coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá, lembra que a COFIR realiza a distribuição de kits e capacitação de agricultores familiares em mais de 50 municípios piauienses.

A programação do evento contempla exposições, competições, palestras, julgamentos de caprinos e ovinos, estandes de tecnologia agrícola e agropecuária e grandes shows musicais. 

Fonte: Ascom

Posts anteriores