Cidadeverde.com

Homem é morto com tiro no rosto na avenida Cândido Martins

Um cobrador foi morto no final da tarde desta sexta feira (10) com um tiro no rosto no município de Oeiras. A vítima, de nome Fábio, seria funcionário de uma casa de peças e oficinas.

O homicídio aconteceu na Avenida Desembargador Cândido Martins. O atirador fugiu do local e está sendo procurado pela policia.

De acordo com informações da polícia, o acusado do homicídio é um homem conhecido por Idalmo, de aproximadamente 30 anos, residente no bairro Canela.

A vítima estava em uma moto com um colega identificado como Romildo quando houve uma discussão e o disparo do tiro. O amigo de Fábio também foi atingindo, mas levado ao hospital.

Da Redação (Com informações do Folha de Oeiras)
redacao@cidadeverde.com

Prefeito discute medidas para Oeiras com senador Ciro Nogueira (PP)

Na manhã desta quinta-feira (9) o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou de uma reunião em Brasília com o senador Ciro Nogueira para discutir estratégias que irão beneficiar o município de Oeiras, dentre elas a liberação de recursos federais para a drenagem de águas pluviais e a pavimentação urbana.

Neste encontro foi acertado que o senador Ciro Nogueira irá fazer gestão frente à efetivação da revitalização do riacho Mocha com construção de uma adutora, interligando o Açude Soizão ao riacho. A obra está orçada em 11 milhões, resultado de um convênio entre o Ministério da Integração, Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) e a Prefeitura de Oeiras. Com esta ação também será feita a ampliação do açude do bairro Canela, além da canalização, perenização e urbanização do Riacho Pouca Vergonha.

Na ocasião também foi discutida a ampliação do projeto do sistema de drenagem e manejo de águas pluviais, que é composto por estruturas e instalações de engenharia destinadas ao transporte, retenção, tratamento e disposição final das águas das chuvas. Oeiras uma cidade de mais de três séculos que teve seu arranjo urbanístico edificado no antigo Brejo do Riacho Mocha, sofre há anos com o escoamento inadequado da água proveniente das chuvas, o que gera transtorno para muitos moradores uma vez que o crescimento da malha urbana tem diminuído as áreas permeáveis.

De acordo com o prefeito Lukano Sá a proposta é levar o benefício da macrodrenagem para todos os bairros do lado oeste da cidade como é caso dos bairros Várzea, Rodagem de Floriano, parte do bairro Rosário e os conjuntos habitacionais, que se somam a esta região. Com esta ação deverão ser implantados equipamentos como galerias, canais e pavimentação.

Outro importante assunto pautado neste encontro com o senador Ciro Nogueira foi a captação de recursos juntos ao Ministério das Cidades para a pavimentação urbana do município. Lukano Sá procurou sensibilizar o parlamentar sobre a importância destes recursos para Oeiras. Por sua vez, Ciro Nogueira se comprometeu a interceder junto ou Ministério das Cidades e a Casa Civil no proposito de arrecadar 5,5 milhões para a efetivação deste benefício.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Padrasto atira em enteados adolescentes após discussão em Oeiras

José Martins de Sousa, de 57 anos, foi preso após atirar contra os dois enteados na noite desta quinta-feira (9) em Oeiras, município a 313 km de Teresina. V.K.A.S. de 15 anos foi baleada com pelo menos quatro tiros, na cabeça, no abdômen e nas partes íntimas e J.S.A.N de 13 anos, foi baleado com um tiro no abdômen. De acordo com o delegado regional, Paulo César Moraes, o acusado se recusou a responder ao interrogatório, mas em conversa informal, antes da chegada do advogado, confessou o crime.

"Ele tinha um relacionamento de sete anos com a professora Maria Luzinete de Almeida, conhecida como 'Netinha', e José sempre discutia com a filha dela, V.K.A.S. de 15 anos, pois não concordava com seu comportamento. Ele dizia que ela namorava com um traficante e sempre se envolvia em brigas com a garota, mas quando ia contar a Netinha, ela brigava com ele e defendia a garota. Isso fez até com que eles fossem morar em casas separadas, só que ontem ele foi deixar Netinha em casa e encontrou a garota com o namorado, depois de discutirem ele avisou que iria matar 'Netinha' e foi até em casa se armar. Quando voltou, não encontrou a professora e deu um tiro na garota que estava na calçada. Ao entrar na casa atirou contra o garoto, pois achava que ele ia reagir, e enquanto saía deu mais quatro tiros na jovem", contou o delegado.

Após o crime, José tentou fugir com direção outra cidade, mas acabou preso 30 km distante de Oeiras. De acordo com o delegado, toda a história foi contada apenas em conversa informal, pois com a chegada do advogado do acusado ele se recusou a falar.

A adolescente V.K.A.S. está em estado grave e teve que ser transferida para atendimento em Teresina. Já seu irmão, J.S.A.N. passa bem e está internado em Oeiras.

Um inquérito foi aberto para investigar o caso, mas José já foi autuado, até o momento por dupla tentativa de homicídio. Com o acusado foi apreendido um revóver calibre 38 municiado, usado no crime. José está preso na delegacia de Oeiras a disposição da Justiça.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Lukano Sá trata de convênios para Oeiras durante reunião em Brasília

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá (PSB), participou nesta quarta-feira (8) de reunião com diretores da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), em Brasília, para tratar de melhorias que devem ser destinadas a Oeiras. O encontro também contou com a presença do senador Elmano Ferrer (PTB), do deputado federal Paes Landim (PTB) e do e do líder politico B. Sá (PSB).

O prefeito Lukano Sá, por meio destes encontros, busca atrair parcerias e investimentos. Dentre os assuntos acordados, foi viabilizada a universalização do esgotamento sanitário, que possibilitará a canalização de esgoto sanitário ao longo de seu traçado e possibilitando que os dejetos tenham o destino apropriado. Com este benefício, a administração municipal buscará ainda sensibilizar a população quanto à necessidade da interligação ao sistema de esgoto e proteção dos recursos hídricos.

Na ocasião, também foi discutida a ampliação de obras de calçamento na cidade, a aquisição de máquinas para Oeiras e a aprovação do Conselho Nacional para a efetivação do convênio com o Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) com o município. Esse último será voltado para todo o setor primário, atendendo produtores que queiram melhorar a sua produção, aproximando as práticas de agricultura racional e a tecnologia, proporcionando mais conhecimento ao homem do campo. A construção de bueiros e pontilhões na zona rural do município de Oeiras foi outro assunto tema da reunião.

As obras darão mais dinamicidade no deslocamento do homem do campo, favorecendo sobretudo o escoamento da produção. Além disso, foi assegurada à população que mora na zona rural, que atualmente corresponde a 40% dos habitantes do município, a aquisição de kits de irrigação, facilitando assim a convivência com o período de estiagem.

Para curto prazo, foi fechada mais uma vez uma parceria entre a Prefeitura de Oeiras e a CODEVASF na realização da terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (EXPOEIRAS), que deve atrair uma grande quantidade de produtores de Oeiras e de toda região do Vale do Canindé, além de empresários e empreendedores. O evento, que é marcado por palestras, oficinas, minicursos, workshops, campeonatos e shows, será realizado nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio deste ano.

Segundo o prefeito Lukano Sá, é preciso estar sempre mantendo contatos  e fechando parcerias para que estes resultem em benefícios que potencializem o crescimento da cidade de Oeiras, dando à população de maneira geral mais comodidade e qualidade de vida.

“Estamos muitos satisfeitos com estas parcerias exitosas, que vem gerando bons resultados para a cidade de Oeiras. Administramos de maneira responsável, sempre buscando atender os anseios do nosso povo. Sabemos que muitos são os grilhões que devemos ainda romper, mas tudo isso só é possível com coragem e responsabilidade. Trabalhamos de maneira a atrair investimentos para o nosso município, é uma das nossas principais prioridades. Para tanto, contamos com parceiros fortes como os deputados federais Paes Landim, Osmar Junior e o senador Emano Ferrer que, juntos, vem nos ombreado no intuito de fazermos uma Oeiras cada vez melhor”, destacou Lukano Sá.

Dentre as melhorias angariadas por meio de emendas parlamentar para a cidade de Oeiras está a reforma do mercado Publico de Oeiras, que terá a sua estrutura recuperada, dando mais qualidade estética ao centro histórico do município. Com essas ações, a Gestão do Prefeito Lukano Sá tem contribuído significativamente para o desenvolvimento social e econômico dos oeirenses.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras promove ação para coibir venda de bebida alcoólicas para menores

Durante toda a Semana Santa foi realizada em Oeiras uma ação de caráter informativo e de fiscalização que visa à proibição da venda de bebidas alcoólicas e  outros produtos que possam causar dependência física ou psíquica para menores de 18 anos.

A ação foi resultado de um trabalho realizado pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com o Conselho Tutelar, Policia Militar e Policia Civil no Piauí.

Atendendo a lei 13. 106/15, a ação foi proposta pelo prefeito Lukano Sá, que convocou uma reunião para traçar a estratégia do trabalho que foi realizado durante a Semana Santa. O projeto foi sancionado após ter sido aceito pela Câmara dos Deputados, no dia 24 de fevereiro, sem ter sofrido qualquer alteração em relação ao texto aprovado pelo Senado.

Neste sentindo foram montadas equipes no propósito de visitar bares, casas de show e outros estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, na garantia de conscientizar os proprietários das penalidades que podem acarretar o descumprimento da lei, ao tempo que foram assinados, junto as estes comerciantes um termo de compromisso. Essas assinaturas serão encaminhadas ao Ministério Público para caso seja descumprida a lei as devidas providências sejam tomadas.

De acordo com a nova Lei, quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a jovens ou crianças poderá ser preso por até quatro anos. Dependendo do caso, a pessoa poderá pagar multa entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, além da interdição do estabelecimento comercial. No município de Oeiras esta ação será intensificada principalmente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde é expressivo o número de adolescentes consumidores de bebidas alcoólicas.

Segundo a coordenadora do CREAS Medianeira Silva o trabalho obteve bons resultados.  “A ação foi bastante exitosa, uma vez que propõem contribuir com a qualidade de vida da juventude, fomos bem recebidos pelos donos dos estabelecimentos comerciais, que se mostraram dispostos a ajudarem no cumprimento da lei, porem fizeram a ressalva que mesmo não vendendo bebida para menores, existem adultos que compram a bebida e oportunizam o consumo. Diante dessa realidade repassamos a eles a informação que se caso esse tipo de comportamento venha ocorrer que os mesmo possam fazer denuncia junto aos órgãos responsáveis para que seja tomada as devidas providencias”, pontuou Medianeira Silva.

Ainda de acordo com a coordenadora a ação deve continuar nos próximos momentos festivos da cidade contando com as mesmas parcerias, zelando pela sociedade e garantindo o cumprimento da Lei no que diz respeito à venda de bebida alcoólica aos menores.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ator e diretor de Oeiras tem filme escolhido para mostra internacional

Flávio Guedes, ator e diretor natural de Oeiras, teve seu curta-metragem, "Edith" classificado para a Mostra Internacional Audiovisual "Curta o Gênero!!!" que acontece de 13 a 18 de abril, em Fortaleza.

Flávio assina o roteiro e a direção da película, que trata a realidade de um nordestino em São Paulo que vive uma dupla identidade, questionando o tema da homossexualidade reprimida.

Este ano, a Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero amplia sua programação, com duas sessões de filmes em alguns dias da semana de evento. Abaixo a lista completa de 40 filmes selecionados, de mais de 170 inscritos. O festival também terá uma sessão especial de 6 filmes produzidos pela ONG Fábrica de Imagens no último ano.

13/04  Sessão de Abertura 

ACABO DE TENER UN SUEÑO (ESP / 2013 / Dir.: Javer Navarro)
DE QUE LADO ME OLHAS  (BRA / 2014 /Dir.: Carolina de Azevedo e Elena Sassi)
TOMORROW (EUA / 2014 / Dir.: Leandro Tadashi)

14/04  1ª Sessão:  18h

VOLTANDO PARA CASA (BRA / 2014 / Dir.: Thiago Kistenmacker)
RETRATO DE DORA (BRA / 2014 / Dir.: Bruna Callegari)
SANTA ROSA (BRA / 2014 / Dir.: João Paulo Palitot)
HERMES & APHRODITE (ALE / 2013 / Dir.: Gregor Zootzky)

 2ª Sessão: 19h45 
COR – AGE (BRA / 2014 / Dir.: Gracielle Soares)
TANT PIS – CAPÍTULO I  (FRA / 2014 / Dir.: Bruna Rodrigues)
AQUENDA NELA (BRA / 2014 / Dir.: Bárbara Cabeça)
HABEAS CORPUS (BRA / 2014 / Dir.: Leandro Afonso)

15/04 1ª Sessão: 18h

SOBRE CHÁS E VINHOS (BR / 2013 / Dir.: Lucas Barão)
NOSSO CORPO NOS PERTENCE? (BRA / 2014 / Dir.: Bruna Provazi)
MADONA E A CIDADE PARAÍSO (BRA / 2014 / Dir.: André Aragão)
MULHERES PESCADORAS (BRA / 2014 / Dir.: Philipe Ribeiro)

Sessão Especial CACTO: 19h45
OUTONO  (BRA / 2014 / Dir.: Yan Lucas Costa Vidal)
EGO ROJO  (BRA / 2014 / Dir.: Lucas Santos e Nanny Davis)
LEVE (BRA/2015/Dir.: Hermeson Rocha e Dehon Neves)
CORDAN (BRA / 2014 / Dir.: Beka Bezerra)
PROCURA (BRA/2015/Dir.: Pedro Paulo e Lucas Miguel)
ENTRE COLHERES E SOPAS (BRA / 2014 / Dir.: Maria Loren e Renata Freire)

16/04 1ª Sessão: 18h

ACEITO – I DO (BRA / 2014 / Dir.: Felipe Cabral)
ENQUANTO AINDA É TEMPO (BRA / 2014 / Dir.: Leandro Wenceslau)
XAMPY (BRA / 2014 / Paulo Menezes e Daniel Wierman)
THAY HATE ME IN VAIN – LGBT CHRISTIANS IN TODAY’S RUSSIA (ITA / 2013 / Dir.: Yulia Matsiy)

2ª Sessão: 19h45

EDITH (BRA / 2015 / Dir.: Flávio Guedes)
LINDA, UM HISTÓRIA HORRÍVEL (BRA / 2013 / Dir.: Bruno Gularte Barreto)
UITGESPROKEN (HOL / 2013 / Dir.: Lazlo e Dylan Tonk)
RABIDANTI (BRA / 2014 / Dir.: Lívia Perez)
ME TUBE: AUGUST SINGS CARMEN “HABANERA” (AUT / 2013 / Dir.: Daniel Moshel)

17/04 1ª Sessão: 18h

QUIÉN ES ESA CHICA? (USA / 2014 / Dir.: Luciana Bitencourt)
DE REPENTE, BARBARA (BRA/ALE / Dir.: Antoine Guerreiro do Divino Amor)
SANDRINE (BRA / 2015 / Dir.: Elen Linth e Leandro Rodrigues)
SAILOR (BRA / 2014 / Dir.: Victor Ciriaco)
BIANCA (BRA / 2013 / Dir.: Karina Mello)
ACTION PAINTING NO. 1 / NO. 2 (BRA / 2014 / Dir.: Krefer & Turca)

2ª Sessão: 19h45
I FEEL LOST (ESP / 2012 / Dir.: Juan Manuel Aragón)
ATRÁS DOS OLHOS (BRA / 2015 / Dir.: André Araujo e Fábio Fernandes)
MULHERES DESENHADAS (BRA / 2014 / Dir.: Raquel Vitorelo)
VERMELHX EM LÁBIOS (BRA / Dir.: Thomas Saunders)
UM ESTRANO NINHO (BRA / 2014 / Dir.: Matheus Heinz)

18/04 Sessão de Encerramento: 14h30 (Cinema Dragão do Mar)

FRAGRÂNCIA (BRA / 2013 / Dir.: Clarissa Rebouças)
GUIDA (BRA / 2014 / Dir.: Rosana Urbes)
LA CLASE DE BAILE (COL / 2013 / Dir.: Camilo Cogua)
ENBARAÇADAS (BRA / 2014 / Dir.: Paulo Sena)
ALWAYS ON MY MIND (MEX / 2013 / Dir.: Ana Laura Calderón)
PEPPER (EUA / 2014 / Dir.: Craig Young & Marc Cleary)

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Penitenciária de Oeiras realiza missa de Páscoa para os detentos

Realizada há mais de dez anos, a missa de Páscoa na Penitenciária de Oeiras reuniu, nesta sexta-feira (3), diversos detentos que ouviram a palavra de Deus. Além da celebração religiosa, também foi oferecido aos detentos um almoço, realizado pelo grupo de encontro de casais de Oeiras. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). 

De acordo com Isau de Sousa Moura, diretor da penitenciária de Oeiras, a realização de celebrações religiosas no presídio é uma forma de levar a fé cristã para os detentos, bem como de proporcionar um momento de reflexão entre os homens acolhidos pelo sistema prisional em Oeiras.

“São ações que visam à humanização das penitenciárias, levando uma mensagem de fé e reflexão a quem precisa e se deixa ser tocada por ela”, argumenta Isau de Sousa Moura. A missa foi celebrada pelo padre João de Deus.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Imagens sacras são cobertas na Semana Santa em Oeiras

Entre os muitos hábitos religiosos mantidos em Oeiras (PI) está o de se cobrir as imagens sacras com panos de cor roxa. Na igreja de Nossa Senhora da Vitória, a tradição é mantida na Semana Santa. As estátuas só são reveladas no Sábado de Aleluia. 

Kleyton Vieira, pároco da igreja de Nossa Senhora da Vitória, explica que as imagens são cobertas na Semana Santa para que os fiéis lembrem do momento de renovação da vida. 

"Todas essas imagens serão novamente descobertas e nós vamos sentir a presença de Cristo em nossas vidas", explicou no Jornal do Piauí desta sexta-feira (3). "Uma das grandes características da Semana Santa é a cor roxa, que simboliza nosso desejo de penitência". 

Outra tradição de Oeiras é a confecção de lamparinas para a procissão do fogaréu. A historiadora Socorro Barros contou que o costume do bairro Rosário deve se adaptar a cada época. 

"As lamparinas, como tradição e uma preservação, vão naturalmente se transformar pela mordernidade", avaliou. "A transformação é natural. Mas o mais importante é o que o pai ensina para o filho, que ensina para o neto, e essa tradição vai permanecer viva. (...) Essa simbologia, misturada com essa história, é que vai fazer essa preservação". 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras distribui uma tonelada de peixes para população mais carente

A população mais carente de Oeiras foi beneficiada nesta quarta-feira (1º) com tradicional distribuição de peixes realizada pela Prefeitura, através da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Ao todo, foi disponibilizada uma tonelada de peixes nesta ação que é feita anualmente durante a Semana Santa, para que as famílias mais carentes da cidade, que moram nas regiões de maior vulnerabilidade social, possam ter durante esse período um dos principais alimentos característicos da época, que é uma tradição no município.

Para a população ter acesso à distribuição dos peixes, os funcionários da SEMAS se organizaram em equipes e visitaram vários bairros da cidade, como Vila Santa Teresa, Vila São José, Pedreira, Lajeiro do Samba e Vila Cajueiro. Ao todo, foram distribuídas mil fichas para a distribuição de peixes, que foi realizada nas dependências da sede do CRAS II no Bairro Oeiras Nova.

“Acho esta atitude da Prefeitura muito importante, porque nem sempre temos dinheiro neste período, o que dificulta a compra do peixe. Eu mesma estou muito feliz e minhas vizinhas também, e isso só vem a contribuir com o nosso almoço na Sexta-Feira Santa”, destacou a dona-de-casa Maria José.

Os peixes que foram distribuídos pela SEMAS, são oriundos da piscicultura praticada na região, a exemplo do povoado Salinas, que vem se destacando nesta seguimento produtivo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Procissão de Bom Jesus dos Passos reúne 45 mil pessoas em Oeiras

Cerca de 45 mil fieis participaram na tarde sexta-feira (27) da Procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras. O ato de fé é uma tradição no município e atrai pessoas de várias regiões do Piauí e de outros estados. A chuva que caiu no início do percurso não atrapalhou a caminhada. Há anos não chovia durante a procissão. A última vez aconteceu em 1952.

Segundo o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, a procissão é um dos pontos altos no calendário cultural do município.

"É um ato que difere nossa gente. A procissão é um dos pontos altos do calendário cultural do município. Atrai fieis de todas as partes e não só de Oeiras. Hoje o poder público haje no sentido de trazer maior comodidade", declarou.

A procissão teve início por volta das 16h30 e é como se fosse uma via sacra no estilo oeirense. São sete passos. Cada um deles representa duas estações e são cuidados por famílias da cidade. Cada uma enfeita os caminhos com as flores próprias do Bom Jesus dos Passos.

Outro diferencial é o uso da cor roxo. Segundo o bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, o roxo é um sinal da penitência ao sacrifício de Jesus.

TV Cidade Verde mostra preparação para a procissão

"É um momento onde há um grande encontro entre o povo e as manifestações. Aqui as pessoas consomem símbolos que têm significados, desde a cor roxo e a flor de passos. O roxo é a cor do amor piedoso", disse o historiador Junior Viana.

O momento de maior emoção durante a procissão é o encontro de Nossa Senhora das Dores com Bom Jesus dos Passos.

Da Redação (com informações da TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores