Cidadeverde.com

Suspeito de assassinar ex-mulher com 29 golpes de facão se apresenta à polícia

Após três meses foragido, o gesseiro identificado como José Antônio de Oliveira, 43 anos, suspeito de assassinar a ex-mulher Ana Paula Nobre com 29 golpes de facão, se apresentou na Delegacia Regional de Oeiras nesta sexta-feira(26). O crime ocorreu no dia 08 de novembro de 2015 em Colônia do Piauí e o suspeito ainda atingiu o filho da vítima. 

Vítima

Acompanhado de dois advogados, o gesseiro se entregou ao delegado regional Antônio Nilton, mas não respondeu ao interrogatório. Como havia mandado de prisão, o titular da delegacia cumpriu e o encaminhou à penitenciária de Oeiras. 

O crime ocorreu na madrugada em Colônia do Piauí, distante 24 km de Oeiras, onde a vítima morava com os dois filhos, uma de 13 e um de 18 anos. O jovem ainda foi atingido com os golpes ao tentar salvar a mãe, mas não conseguiu impedir sua morte. Ele também tentou impedir a fuga do ex-padrasto, sem êxito. Suspeito de assassinar ex-mulher com 29 golpes de facão se apresenta à polícia 

Na época, a polícia informou que o gesseiro morava fora do Estado e retornou supostamente para praticar o crime, já que não aceitava o fim do relacionamento. Uma ação bárbara já que deixou o facão cravado no corpo dela e com as vísceras expostas. 

O homicídio qualificado será enquadrado com a qualificadora do feminícidio. 

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Festival resgata tradição dos bandolins de Oeiras

Mestras no chorinho, marchinhas e sambas, um grupo composto por senhoras com idade entre 78 e 85 anos ganharam fama nacional com seus bandolins. Com uma música doce, com ares medievais e ecos portugueses, as bandolineiras de Oeiras mantêm viva uma sólida tradição musical que não pode e nem deve ser esquecida. 

Diante da importância cultural e histórica dos bandolins da cidade, a Prefeitura Municipal de Oeiras, a Secretaria Estadual de Cultural (Secult) e a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) realizarão a primeira edição do evento Bandolins de Oeiras, de 17 a 27 de março, em espaços públicos da cidade. O evento acontece junto com a programação cultural e religiosa da tradicional Semana Santa da cidade. 

“O som dos bandolins de Oeiras conta a história dessa cidade, tão importante para nosso Estado. Não podemos deixar isso se perder. Também vamos implantar no município uma escola de bandolins, para ensinar a nova geração a tocar esse instrumento. Além disso, vamos devolver aos oeirenses mais um espaço cultural, o sobrado Major Selemérico, depois de passar por uma reforma e restauração”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

De acordo com o secretário de Cultura do município de Oeiras, Stefano Ferreira, a realização do evento é uma forma de resgatar a cultura local, despertando o gosto musical pelos bandolins em novos públicos. “Acreditamos que a valorização das nossas raízes é a melhor forma de fortalecer a tradição e importância que o município possui na história do Piauí. Ao mesmo tempo, é uma forma de incentivar que outras pessoas aprendam a tocar o instrumento e repassem o gosto pela música para novas gerações”, ressalta.

A programação inclui a realização de show, cursos de música, inauguração de novo espaço cultural no município, bem como a realização de saraus, cafés, entre outros. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.  

Confira a programação na íntegra:
 
Quinta-feira de Passos (Fugida do Bom Jesus) – 17 de março

19h – Missa da Fugida do Bom Jesus e Cerimônia do Miserere (Salmo 50) – Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória
20h – Procissão da Fugida do Bom Jesus, saindo da Igreja Catedral em direção a Igreja do Rosário
20h30 – Abertura do Centro Cultural Major Selemérico, com a exposição "Oeiras", de Josefina Gonçalves e Olavo Brás – Praça 24 de Janeiro
21h30 – Lançamento do Ano Cultural “Cine Teatro Oeiras” (Prefeitura Municipal de Oeiras) – Cine Teatro
22h – Abertura do Festival Nacional de Bandolins, com concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina (participação da artista oeirense Vanda Queiroz) – Cine Teatro
 
Sexta-feira de Passos – 18 de março

07h – Missa na Igreja do Rosário
09h – Inauguração do Novo Mercado Municipal de Oeiras, com apresentação de violeiros e repentistas
10h30 – Missa dos romeiros na Igreja Catedral
12h – Ofício ao Bom Jesus dos Passos – Igreja do Rosário
16h30 – Início da Procissão do Bom Jesus dos Passos, saindo da Igreja do Rosário, com Sermão do Encontro na Praça das Vitórias, em frente ao Paço Municipal
 
Sábado de Passos – 19 de março

19h – Missa na Igreja Catedral
20h – Cantata ao Bom Jesus dos Passos – Catedral de Nossa Senhora da Vitória
 
Domingo de Ramos – 20 de março

08h – Bênção e distribuição dos ramos na Igreja da Conceição – Praça Mafrense
08h30 – Procissão de Ramos, saindo da Igreja da Conceição em direção a Igreja Catedral
09h – Missa Solene de Ramos – Igreja Catedral
18h – Sessão infantil no Cine Teatro – Príncipe do Egito
20h – Sessão adulto no Cine Teatro – Êxodo: Deuses e Reis
20h30 – Retreta no Coreto com a Banda Santa Cecília Mirim – Praça da Bandeira
 
Segunda-feira Santa – 21 de março

19h – Missa do Crisma na Igreja Catedral (bênção dos santos óleos e renovação das promessas sacerdotais). Nesta Missa, todos os padres da Diocese de Oeiras estarão presentes
 
Terça-feira Santa – 22 de março

09h – Missa dos Enfermos. Nesta Missa, as pessoas enfermas receberão o Sacramento da Unção dos Enfermos – Igreja Catedral
09h - Oficinas de música com Josué e Robertinho, no Centro Cultural Major Selemérico – Praça 24 de Janeiro
17h30 - "Café, bolo frito e poesia", no Solar das 12 Janelas – Praça das Vitórias
 
Quarta-feira de Trevas – 23 de março

09h - Oficinas de música com Josué e Robertinho, no Centro Cultural Major Selemérico – Praça 24 de Janeiro
16h30 – Via Sacra da Juventude, saindo da Igreja Catedral e percorrendo as ruas da cidade.
17h30 – “Café, bolo frito e poesia", no Solar das 12 Janelas – Praça das Vitórias
19h – Missa e Solenidade das Trevas – Igreja Catedral
 
Quinta-feira Santa – 24 de março

17h – Missa da Ceia do Senhor com Cerimônia do Lava-pés e transladação do Santíssimo Sacramento – Igreja Catedral
21h – Procissão do Fogareu (reservada aos homens), saindo da Igreja Catedral
 
Sexta-feira da Paixão – 25 de março

17h - Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, Comunhão Geral do Fieis, Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto – Igreja Catedral
23h30 - Concerto de Robertinho & Josué com participação da Orquestra Renascença II – Cine Teatro Oeiras
 
Sábado de Aleluia – 26 de março

21h - Cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral
22h - Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo – Igreja Catedral
23h30 - Concerto Beto do Bandolim & Jazz no fole, com participação dos Bandolins de Oeiras e os Beletristas – Cine Teatro
00h - Encerramento com o Sarau dos Poetas de Oeiras – Café Oeiras
 
Domingo da Ressurreição – 27 de março

08h30- Procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Igreja Catedral
09h - Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral
18h – Sessão infantil no Cine Teatro – Jack e a mecânica do coração
20h30 – Sessão adulto no Cine Teatro – Ensaio sobre a cegueira

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem é encontrado morto em riacho de Oeiras

O homem conhecido como Antônio da Guia, de aproximadamente 50 anos, morreu afogado no Riacho Mocha, na tarde desta segunda-feira, 15, em Oeiras.

De acordo com informações colhidas junto a pessoas que estavam no local, Antônio da Guia, estava no local, próximo à ponte que dá acesso ao bairro Rodagem de Floriano, pescando em companhia de outras pessoas que saíram para buscar anzóis. Ao retornarem, encontraram o mesmo dentro da água e já sem vida.

Familiares acreditam que Antônio da Guia, que era proprietário de um bar, ao lado da ponte, possa ter sentido mal, e morreu ao cair nas águas do Riacho, que devido às últimas chuvas permanece com um volume considerável em alguns trechos. Também não descartam a possibilidade dele ter perdido o equilibrio e caído das margens do riacho, e ter se afogado.

A perícia foi acionada e realizou trabalhos no local.

Com informações de Folha de Oeiras
cidades@cidadeverde.com

Para não se casar, noiva forja assalto e registra Boletim de Ocorrência

Definitavamente, casar não é o sonho de todas as mulheres. Na cidade de Oeiras, a 313 km de Teresina, uma jovem de aproximadamente 30 anos disse ter sido vítima de um assalto um dia antes do casamento, para que a cerimônia marcada para o dia seguinte, não acontecesse. 

A noiva- que não teve a identidade revelada- chegou a registrar Boletim de Ocorrência, mas durante as investigações, a Polícia Civil descobriu que o assalto tinha sido forjado. 

"Ela simulou um assalto dizendo que haviam roubado R$ 5 mil, dinheiro que seria usado para pagar as despesas do casamento, que aconteceria no último sábado (13). Fizemos diligências e chegamos a conclusão de que o crime não tinha ocorrido. Em seguida, confrontamos a jovem que confessou ter inventado a história para não casar", disse o novo delegado regional de Oeiras, Antônio Nilton. 

A noiva responderá por falsa comunicação de crime. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

MP ingressa com ação por qualidade da água fornecida em Oeiras

O Ministério Público do Estado do Piauí ajuizou ação civil pública em face do Município de Oeiras, por conta das deficiências do serviço público de distribuição de água. A apuração conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca revelou que o contrato celebrado com a Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A.) está vencido desde dezembro de 2001. Desde então, a organização executa os serviços de forma irregular, a título precário.

A Prefeitura do Município está mantendo sistemas paralelos de abastecimento, que atendem a uma grande parcela da população, mas nos quais foram constatados diversos defeitos. “Os sistemas isolados patrocinados pelo Município de Oeiras estão em desacordo com as normas técnicas na maioria dos locais visitados, em seus aspectos técnicos, operacionais e gerenciais. Os resultados das análises realizadas em dez amostras de água mostraram que seis estavam impróprias para consumo, retratando a vulnerabilidade de tais sistemas, com prejuízo à saúde da população, e comprometendo a garantia ao acesso da água em quantidade e qualidade”, explica o Promotor de Justiça Carlos Rubem Campos Reis. Dos 34 poços localizados em perímetro urbano e mantidos pelo Município, apenas um possui dosador de cloro, e este nem funciona corretamente. As amostras de água apresentavam grandes populações de bactérias perigosas para a saúde humana, além de coliformes variados.

O Ministério Público observa ainda que não existe técnico habilitado, responsável pela operação e acompanhamento do funcionamento do sistema de abastecimento e controle de qualidade da água, conforme determinam as normas técnicas publicadas pela ABNT. “Como não bastasse, está sem uso a ampliação da rede coletora de esgoto, obra concluída há mais de um ano, com recursos da Codevasf. Um investimento de mais de R$ 17 milhões em vão, pois não se encontra operacionalizado, por omissão administrativa do Município. Profundamente lamentável”, argumenta Carlos Rubem Reis.

A situação revela que direitos coletivos importantes estão sendo violados, como o direito a um meio ambiente equilibrado, o direito à saúde e o direito do cidadão enquanto consumidor. Diante das péssimas condições do serviço de distribuição de água, o Ministério Público requereu a concessão de liminar para que a Prefeitura do Município promova medidas urgentes, de modo a prestar o serviço de acordo com a legislação pertinente, e respeitando os padrões de potabilidade da água determinados pelo Ministério da Saúde. O Município deve ainda colocar dosadores de cloro nos locais de abastecimento, proceder à limpeza e manutenção da área de entorno das instalações de poços e reservatórios, construindo as proteções necessárias para o isolamento de cada local e a proteção dos equipamentos, além de contratar técnico para conduzir análises físico-químicas e bacteriológicas mensais no sistema.

A longo prazo, a Prefeitura deve ser regularizar a titularidade do serviço de abastecimento, prestando-o diretamente ou com delegação a terceiro. O Ministério Público ressalta ainda a necessidade de execução permanente do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde. “É preciso prevenir a ocorrência de danos à saúde, estando pelo menos parte da população do Município exposta a esses danos, seja pela falta de água em quantidade suficiente para as necessidades básicas, como pela falta de potabilidade da água que é disponibilizada para a população”, frisa o Promotor Carlos Rubem.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras resgata tradição do carnaval

A Prefeitura de Oeiras realizará, entre os dias 05 e 09 de fevereiro, as festividades carnavalescas do município. A programação terá início na sexta (05) com o Corso de Oeiras, que irá percorrer várias ruas da cidade.  No evento, haverá a premiação para o melhor carro alegórico e o melhor paredão de som, além da melhor fantasia. Para concorrer nas categorias de “carro alegórico” e “paredão de som” os foliões interessados deve procurar a organização na Praça da Juventude Dr. Darcy Ribeiro até o dia 01 de fevereiro.
 
Já o Carnaval propriamente dito será voltado para as machinhas de carnaval e frevo, como via de entretenimento que tão bem caracteriza uma cidade histórica. Desde o início da gestão do Prefeito Lukano Sá esta programação vem sendo realizada como forma de valorização do carnaval tradicional, que vem sendo suprimido pelas novas propostas carnavalescas.
 
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira, a programação desse ano contempla todas as idades, visto que as machinhas de carnaval, com sua linguagem irreverente e ritmo festivo, dá um tom ainda mais festivo à celebração. Neste clima de resgate das tradições, os foliões poderão brincar ao som de “O teu cabelo não nega”, “Me dá um dinheiro aí”, “Trem das onze”, “Cabeleira do Zezé”, “Bandeira branca” e outros sucessos.
 
Como forma de valorizar outras manifestações culturais que serão realizadas no município de Oeiras durante o carnaval, a gestão municipal está dando o devido apoio a alguns projetos que previamente foram enviados por blocos carnavalescos à Secretaria Municipal de Cultura. Com essa ação o Prefeito Lukano Sá busca fortalecer outras vias de entretenimento durante a festa momesca.
 
Programação:
 
Sexta-feira – 05 de fevereiro
Corso de Oeiras
18h30 – Concentração na Praça do Estádio Gerson Campos, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade com dispersão Av. Santos Dumont, em frente ao B. Maroca Club.
 
Sábado – 06 de fevereiro
06h30 – Alvorada do bloco Joga o Barro na Parede, com arrastão pelo Centro Histórico
Concentração: Praça das Vitórias
20h30 – Banda Frevo da Cidade (Formada por artistas da Terra) – Praça da Bandeira
 
Domingo – 07 de fevereiro
17h30 – Desfile do bloco Tradicional Joga o Barro na Parede, pelas ruas do Centro Histórico
20h30 – Banda Frevo da Cidade (Formada por artistas da Terra) – Praça da Bandeira
 
 Segunda-feira – 08 de fevereiro
20h30 – Banda Frevo da Cidade (Formada por artistas da Terra) – Praça da Bandeira
 
Terça-feira – 09 de fevereiro
20h30 – Banda Frevo da Cidade (Formada por artistas da Terra) – Praça da Bandeira

 

Governador anuncia implantação de serviço de oncologia em Oeiras

O governador Wellington Dias autorizou a aquisição de equipamentos para implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia(UNACON), para o Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. A autorização ocorreu durante as solenidades de Outorga da Medalha da Ordem Renascença realizada nesse domingo, 24, em Oeiras.

A ampliação do serviço de oncologia no Estado iniciou em Parnaíba e no Hospital Universitário, em Teresina. Com essa autorização, inicia a interiorização para o sul do Piauí, contemplando inicialmente a região de Oeiras e posteriormente,  em Picos, como explica o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

"Com a perspectiva para se iniciar em fevereiro a oncologia em Parnaíba, temos a necessidade de implantar no sul do Estado. O Hospital Deolindo Couto tem como atender de forma rápida, com pequenas intervenções, já que anexo ao Hospital, temos uma Unidade de Pronto Atendimento que absorve todo o serviço de urgência. Na proporção em que em Picos estamos construindo um novo Hospital, que também atenderá à Universidade Federal do Piauí,  tão logo concluída aquela obra, teremos também naquela cidade, a implantação do serviço de oncologia", afirma Costa.

De acordo com Costa, a oferta da oncologia se dará ainda em 2016, tendo como primeiros passos a autorização para aquisição de equipamentos pelo governador Wellington Dias, cujo investimentos somam mais de R$2,5 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

O deputado federal Assis Carvalho (PT) comemorou a importante conquista para o sul do Estado. "Depois de Oeiras e Parnaíba, queremos levar o serviço de Oncologia para Picos e outros municípios do centro e sul do Estado", disse o deputado, parceiro no Congresso Nacional para articulação da descentralização do tratamento de câncer junto ao Ministério da Saúde.

O Governador Wellington Dias também autorizou a aquisição de uma ambulânia para o Hospital Regional Deolindo Couto em Oeiras. E no sábado, 23, o governador autorizou a liberação de recursos para aquisição de uma ambulância para Isaías Coelho. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 280 mil de recursos do Estado.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Governador participa da entrega de carteiras de trabalho em Oeiras

O governador Wellington Dias participou, na tarde desse sábado (23), da entrega das primeiras 100 carteiras de trabalho digitalizadas a trabalhadores do município de Oeiras. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras(STTR).

A emissão do documento é realizada pelo próprio sindicato em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. A iniciativa foi intermediada pelo deputado federal Assis Carvalho.

A ação leva mais comodidade e reduz gastos para o trabalhador, que antes tinha de se deslocar até Picos, Floriano ou Teresina para dar entrada em sua documentação. Em caso de perca da carteira, o trabalhador também pode tirar a segunda via no próprio município, sem precisar se deslocar para outra cidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Grupo suspeito de roubos e tráfico é preso após emboscada

Equipes da Polícia Militar e Civil da cidade de Oeiras, a 313 km de Teresina, conseguiram capturar, na madrugada desta terça-feira [12], uma quadrilha acusada de roubos, receptação e tráfico de drogas. Quatro jovens foram presos após uma série de assaltos à mão armada.

Um capuz, uma moto, uma arma de fogo, coragem e muita agressividade no ato de tomar o que não lhes pertence. Isso era o que dois jovens tinham de sobra, mas acrescenta-se uma sequência de descuidos, o que foi fulminante para que eles acabassem atrás das grades. Foi o que narrou o delegado Paulo César, titular da delegacia de Oeiras, que descreveu como os suspeitos foram capturados.

De acordo com o delegado, a dupla encapuzada em uma moto abordava pessoas na rua e, com arma em punho e muita agressividade, roubava celulares e dinheiro. Várias pessoas acabaram sendo vítimas dos bandidos em uma só madrugada. 

“Informados sobre o ocorrido, com as características da moto e cor da camisa dos suspeitos, equipes da Polícia Militar começaram as buscas e, em uma rua deserta, encontraram dois homens em uma moto em atitude suspeita, que empreenderam fuga ao avistarem a viatura”, relatou o delegado.

O erro começou quando, na fuga, acabaram deixando um dos capuzes cair. “Os Militares começaram a vasculhar o local e encontraram a arma. Com isso, eles sabiam que os meliantes iam voltar para buscar, já que ela estava em um local bem escondido”, descreveu o Paulo, destacando que em pouco tempo os suspeitos retornaram ao local para recuperar a arma e acabaram sendo capturados pela equipe comandada pelo cabo Chagas e cabo Edmilson. “Foi burrice deles”, completa.

Os acusados, identificados como Alex da Silva Barros e Marcos Antônio da Silva Matos, não portavam nenhum dos produtos roubados e, em depoimento, teriam relatado que os mesmos estavam na casa de outro comparsa. “Nessa casa, encontramos os celulares e drogas”, complementou o delegado.

Dois irmãos, identificados como Marcos Aurélio da Silva Martins Sousa e Maurício Arlei da Silva Martins Sousa, estavam na residência no momento da abordagem policial e foram conduzidos à delegacia, onde tiveram que dar explicações sobre 44 papelotes de maconha, pedras de crack e os celulares encontrados. “Na casa foi encontrado uma quantidade razoável de papel alumínio, o que indica que a droga era embalada para a venda”, explicou o delegado.

Após a prisão dos suspeitos, várias pessoas compareceram à delegacia e teriam reconhecido Alex e Marcos Antônio pela prática de roubos, bem como alguns recuperaram os celulares roubados, segundo o delegado.

Os quatro foram indiciados por formação de quadrilha. Alex e Marcos Antônio foram autuados em flagrante ainda por roubo qualificado [por uso de arma de fogo], enquanto os irmãos Marcos e Maurício devem responder ainda por tráfico.

Diego Iglesias
Redacao@cidadeverde.com

Polícia prende homem acusado de estuprar menina de 7 anos

O homem identificado pela Polícia como Carlos Roberto Sobreira de Sousa, conhecido como "Café", foi preso em flagrante acusado de estuprar uma menina de apenas sete anos no bairro Canela em Oeiras, município a 313 km de Teresina. A prisão ocorreu na noite deste sábado (09).

Café já era conhecido da Polícia e de acordo com o delegado regional Paulo César Moraes, esta é pelo menos a terceira vez que ele é preso. "Ele foi visto com a criança entrando em uma construção de uma casa. A mãe avirou a Polícia e flagraram ele quando ele tinha acabado de sair", explicou o delegado.

Segundo Paulo César, esta não é a primeira vez que a criança sofre abusos, apesar da menina afirmar que esta teria sido a primeira vez. A Polícia Militar afirmou a um portal local, que o jovem teria ameaçado a menina para que ela mentisse.

Café foi levado para a delegacia onde foi autuado por estupro, mas esgundo o delegado não houve conjunção carnal e o acusado não chegou a manter relações sexuais com a garota. 

Esta não é a primeira passagem de Café pela Polícia, segundo o delegado ele já tem passagem por pelo menos outros três crimes.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores