Cidadeverde.com

CNBB lança 13ª Romaria da Terra e da Água em Oeiras

A Conferência Nacional de Bispos do Brasil – Regional Nordeste IV lançará nesta terça-feira, dia 05 de Maio de 2015, a 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O lançamento será as 10 h no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, em Oeiras. Durante a solenidade será explicado o que é a romaria, os objetivos, sua simbologia de celebração ecumênica para transformação social, além de fazer debates sobre o tema.

A Romaria deste ano será realizada no município de Oeiras e tem como tema “Direito dos Povos e Garantia de Vida e Paz”. Nos dias 17 e 18 de Outubro são esperados mais de 5 mil romeiros e romeiras de todo o Estado. Entre as atividades estão: visita a Tenda e o Memorial das Romarias, caminhada e celebração eucarística. Além da Tribuna Livre, que será um espaço para denúncia e reflexão sobre a problemática dos grandes projetos que estão afetando a população, como por exemplo, a plantação de eucalipto e as grandes carvoarias que crescem ao longo dos anos, destruindo a vegetação piauiense.

O município de Oeiras, situado ao sul do Piauí, foi escolhido por ser palco de grandes projetos que afetam o meio ambiente e as famílias piauienses.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização da CNBB com apoio das Pastorais Sociais.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Lukano Sá recebe campeã nacional de Tiro ao Alvo em Oeiras

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, recebeu na manhã desta terça-feira (28), na sede do executivo municipal, a atleta oeirense Andressa Sousa, foi destaque no Campeonato Norte e Nordeste de Tiro ao Alvo em Fortaleza, realizado nos dias 25 e 26 de abril. Ela alcançou o primeiro lugar na modalidade olímpica Carabina Mira Beta e o segundo lugar na modalidade Carabina de Ar. Na ocasião também estiverem presentes os secretários municipais de Esporte, Cabo Chico, e de Administração e Finanças, José Raimundo.

 
A oeirense Andressa Sousa é campeã nacional na modalidade olímpica Mira Beta e terá que enfrentar mais seis desafios nacionais, cinco em Teresina e o último no Rio de Janeiro, para poder participar das Olimpíadas em 2016.
 
Durante o encontro, o prefeito Lukano Sá assegurou mais uma vez o apoio que sua gestão vem dando à atleta. Satisfeito com os resultados exitosos conquistados por Andressa, o prefeito municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte, passa a fornecer o suporte técnico necessário para que Andressa se prepare de maneira adequada, podendo representar o Brasil nas olimpíadas de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro.
 
“O desempenho da nossa atleta oeirense, Andressa, nos deixa muito animados, e não podemos nos furtar diante tamanho talento. Para isso daremos a ela todo o suporte necessário para que o seu sonho vire realidade e nossa cidade, tão quanto o nosso estado, possa ter nas olimpíadas uma representante de peso. É importante incentivar o esporte e dar aos jovens outras vias de garantia e promoção sociocultural”, destacou Lukano Sá.
 
 O prefeito Lukano Sá vem, ao longo de sua gestão, buscando incentivar as mais diversas práticas esportivas, dando oportunidade à juventude de revelar suas habilidades e poderem ganhar ainda mais destaque. Andressa é uma grande promessa na sua modalidade, e a gestão municipal de Oeiras busca dar ainda mais condições para que a atleta possa chegar ainda mais longe.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras lança edital para eleição do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Oeiras - PI, através de sua atual presidente Maria Rejane Barbosa de Carvalho e Silva, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei de Criação do Conselho Municipal e decreto de regulação do mesmo, faz publicar o edital de convocação para o primeiro processo de escolha em data unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019.

 LEIA O EDITAL

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. As vagas são para as funções de titulares (5) e suplentes (5).  Os aprovados exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva em jornada de 40 horas semanais e com vencimento de um salário mínimo, conforme previsto em Lei Municipal.
 
As inscrições serão realizadas no período de 27 de abril a 22 de maio de 2015, de acordo com o prazo estabelecido no edital publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de OEIRAS – PI, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Praça Costa Alvarenga, 22, Centro, de 08:00hs as 13:00hs.
 
Como forma de avaliação, serão realizadas uma capacitação, um exame de conhecimentos específicos e uma escolha em data unificada. Mais informações estão disponíveis no edital, que pode ser conferido no link abaixo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras entrega mais uma Unidade Básica de Saúde à população

A Prefeitura de Oeiras concluiu na zona rural mais uma ampliação de uma Unidade Básica de Saúde, desta vez no povoado Malhada Real. O prédio ampliado da comunidade, que antes possuía apenas de quatro cômodos, passa a contar com doze, viabilizando atendimentos, acompanhamentos especializados e consultas médicas.

Durante a entrega do prédio pelos responsáveis da obra, a secretária de Saúde, Auridene Freitas, fez a conferência de todos os cômodos e de todos os itens que compõem o espaço. Para ela, essa obra é de grande valia para o povoado e para as comunidades que fazem parte daquela região, que contarão com serviços de qualidade, sem que haja a necessidade de se deslocaram até a cidade de Oeiras.

Segundo a secretária, os equipamentos que irão compor o espaço da UBS da Malhada Real ainda estão em processo licitatório. A previsão é para que estejam montados e em pleno funcionamento ainda no mês de maio, ampliando assim os serviços já oferecidos. Atualmente, a UBS atende à demanda de várias comunidades do seu entorno.

“A ampliação desta UBS garante ainda mais comodidade à população da região da Malhada Real. Antes com apenas quatro cômodos, passamos a oferecer agora uma estrutura com 12 cômodos, que integram consultório médico, enfermarias, e há no projeto a implantação do consultório odontológico. Enquanto não efetivamos esse espaço, os moradores da região são encaminhados a sede do município, onde há atendimento garantido. Temos a certeza que até o fim do ano estaremos oferecendo todos os serviços de maneira exitosa”, frisou Auridene Freitas.

Os recursos para a ampliação da UBS da Malhada Real são oriundos do programa “Requalifica UBS” do Ministério da Saúde, executado pela Prefeitura de Oeiras. Todavia, na certeza de oferecer um serviço ainda de maior qualidade, a gestão municipal entrou com uma contrapartida financeira para que outros serviços possam também ser desenvolvidos naquele lugar. Quanto aos equipamentos que farão parte dessa unidade de saúde, são de emendas do deputado federal Osmar Junior.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras realiza reunião com técnicos do programa Sertão Empreendedor

O prefeito Lukano Sá recebeu na quarta-feira (15) os técnicos do programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido, que tem o propósito de promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

Este programa é uma idealização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Durante o encontro foram discutidas as possíveis estratégias a serem implantadas no município, que irão beneficiar a produção do setor primário.

De acordo de Helder, um dos técnicos do programa Sertão Empreendedor, poderão ser implantadas no município até duas atividades, que beneficiarão diretamente 20 produtores rurais, As capacitações poderão ser abertas sem que os demais participantes sejam subsidiados.

O secretário municipal de Agricultura, Jonas Alves, que também participou da reunião, destacou que esse tipo de capacitação irá dar ainda mais comodidade ao homem do campo, sendo essa mais uma estratégia para proporcionar uma convivência mais harmoniosa com o semiárido. Indagado pelo prefeito de Oeiras, Lukano Sá, sobre possíveis parcerias, o técnico, Helder, afirmou que estas serão viáveis à medida que os resultados desempenhados pelos produtores forem acontecendo.

Com essa parceria, a gestão do prefeito Lukano Sá busca dar ainda mais oportunidade ao homem do campo, pautada na qualificação profissional com orientação técnica, no intuito de implantar novos negócios rurais e consolidar os já existentes na cidade de Oeiras. Estiveram presentes neste encontro os secretários municipais de administração e finanças, José Raimundo Sá, de indústria e comércio, Carla Martins, e o líder político B. Sá.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras elege novos representantes do Conselho Municipal de Saúde

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

O Conselho Municipal de Saúde de Oeiras realizou na noite desta quarta-feira (15) a eleição para a formação da diretoria do biênio 2015-2017. O evento contou com a presença de profissionais e representantes de instituições ligadas aos serviços de saúde da cidade, além de convidados de maneira geral.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de controle social criado pela Lei 1.454/93 e reúne setores do governo, da sociedade civil, trabalhadores e instituições da área da saúde. Sua proposta é poder discutir e apontar soluções para a saúde no município, gerido pelo prefeito Lukano Sá. Assim, todos os segmentos têm a oportunidade de apresentar sugestões, críticas e propostas para melhorar a qualidade do atendimento para toda a população.
 
Na ocasião foram eleitos 32 representantes, sendo 16 titulares e 16 suplentes, representando quatro segmentos: usuários do SUS, governo, profissionais da saúde e prestadores de serviços da saúde. Logo após foi realizada a eleição da mesa diretora, que será presidida pelo enfermeiro Lemontier Martins de Sousa, tendo como vice Maria Medianeira Silva e secretária executiva a técnica Albina de Sousa Brandão.
 
Para o presidente Lemontier Marins, que foi reeleito durante o evento, um dos maiores desafios para quem ocupa este cargo é instigar os demais profissionais a fazerem parte desse conselho, validando assim os seus objetivos, pois esta instituição pode interferir no planejamento e avaliar as ações da saúde.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem é morto com tiro no rosto na avenida Cândido Martins

Um cobrador foi morto no final da tarde desta sexta feira (10) com um tiro no rosto no município de Oeiras. A vítima, de nome Fábio, seria funcionário de uma casa de peças e oficinas.

O homicídio aconteceu na Avenida Desembargador Cândido Martins. O atirador fugiu do local e está sendo procurado pela policia.

De acordo com informações da polícia, o acusado do homicídio é um homem conhecido por Idalmo, de aproximadamente 30 anos, residente no bairro Canela.

A vítima estava em uma moto com um colega identificado como Romildo quando houve uma discussão e o disparo do tiro. O amigo de Fábio também foi atingindo, mas levado ao hospital.

Da Redação (Com informações do Folha de Oeiras)
redacao@cidadeverde.com

Prefeito discute medidas para Oeiras com senador Ciro Nogueira (PP)

Na manhã desta quinta-feira (9) o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou de uma reunião em Brasília com o senador Ciro Nogueira para discutir estratégias que irão beneficiar o município de Oeiras, dentre elas a liberação de recursos federais para a drenagem de águas pluviais e a pavimentação urbana.

Neste encontro foi acertado que o senador Ciro Nogueira irá fazer gestão frente à efetivação da revitalização do riacho Mocha com construção de uma adutora, interligando o Açude Soizão ao riacho. A obra está orçada em 11 milhões, resultado de um convênio entre o Ministério da Integração, Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) e a Prefeitura de Oeiras. Com esta ação também será feita a ampliação do açude do bairro Canela, além da canalização, perenização e urbanização do Riacho Pouca Vergonha.

Na ocasião também foi discutida a ampliação do projeto do sistema de drenagem e manejo de águas pluviais, que é composto por estruturas e instalações de engenharia destinadas ao transporte, retenção, tratamento e disposição final das águas das chuvas. Oeiras uma cidade de mais de três séculos que teve seu arranjo urbanístico edificado no antigo Brejo do Riacho Mocha, sofre há anos com o escoamento inadequado da água proveniente das chuvas, o que gera transtorno para muitos moradores uma vez que o crescimento da malha urbana tem diminuído as áreas permeáveis.

De acordo com o prefeito Lukano Sá a proposta é levar o benefício da macrodrenagem para todos os bairros do lado oeste da cidade como é caso dos bairros Várzea, Rodagem de Floriano, parte do bairro Rosário e os conjuntos habitacionais, que se somam a esta região. Com esta ação deverão ser implantados equipamentos como galerias, canais e pavimentação.

Outro importante assunto pautado neste encontro com o senador Ciro Nogueira foi a captação de recursos juntos ao Ministério das Cidades para a pavimentação urbana do município. Lukano Sá procurou sensibilizar o parlamentar sobre a importância destes recursos para Oeiras. Por sua vez, Ciro Nogueira se comprometeu a interceder junto ou Ministério das Cidades e a Casa Civil no proposito de arrecadar 5,5 milhões para a efetivação deste benefício.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Padrasto atira em enteados adolescentes após discussão em Oeiras

José Martins de Sousa, de 57 anos, foi preso após atirar contra os dois enteados na noite desta quinta-feira (9) em Oeiras, município a 313 km de Teresina. V.K.A.S. de 15 anos foi baleada com pelo menos quatro tiros, na cabeça, no abdômen e nas partes íntimas e J.S.A.N de 13 anos, foi baleado com um tiro no abdômen. De acordo com o delegado regional, Paulo César Moraes, o acusado se recusou a responder ao interrogatório, mas em conversa informal, antes da chegada do advogado, confessou o crime.

"Ele tinha um relacionamento de sete anos com a professora Maria Luzinete de Almeida, conhecida como 'Netinha', e José sempre discutia com a filha dela, V.K.A.S. de 15 anos, pois não concordava com seu comportamento. Ele dizia que ela namorava com um traficante e sempre se envolvia em brigas com a garota, mas quando ia contar a Netinha, ela brigava com ele e defendia a garota. Isso fez até com que eles fossem morar em casas separadas, só que ontem ele foi deixar Netinha em casa e encontrou a garota com o namorado, depois de discutirem ele avisou que iria matar 'Netinha' e foi até em casa se armar. Quando voltou, não encontrou a professora e deu um tiro na garota que estava na calçada. Ao entrar na casa atirou contra o garoto, pois achava que ele ia reagir, e enquanto saía deu mais quatro tiros na jovem", contou o delegado.

Após o crime, José tentou fugir com direção outra cidade, mas acabou preso 30 km distante de Oeiras. De acordo com o delegado, toda a história foi contada apenas em conversa informal, pois com a chegada do advogado do acusado ele se recusou a falar.

A adolescente V.K.A.S. está em estado grave e teve que ser transferida para atendimento em Teresina. Já seu irmão, J.S.A.N. passa bem e está internado em Oeiras.

Um inquérito foi aberto para investigar o caso, mas José já foi autuado, até o momento por dupla tentativa de homicídio. Com o acusado foi apreendido um revóver calibre 38 municiado, usado no crime. José está preso na delegacia de Oeiras a disposição da Justiça.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Lukano Sá trata de convênios para Oeiras durante reunião em Brasília

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá (PSB), participou nesta quarta-feira (8) de reunião com diretores da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), em Brasília, para tratar de melhorias que devem ser destinadas a Oeiras. O encontro também contou com a presença do senador Elmano Ferrer (PTB), do deputado federal Paes Landim (PTB) e do e do líder politico B. Sá (PSB).

O prefeito Lukano Sá, por meio destes encontros, busca atrair parcerias e investimentos. Dentre os assuntos acordados, foi viabilizada a universalização do esgotamento sanitário, que possibilitará a canalização de esgoto sanitário ao longo de seu traçado e possibilitando que os dejetos tenham o destino apropriado. Com este benefício, a administração municipal buscará ainda sensibilizar a população quanto à necessidade da interligação ao sistema de esgoto e proteção dos recursos hídricos.

Na ocasião, também foi discutida a ampliação de obras de calçamento na cidade, a aquisição de máquinas para Oeiras e a aprovação do Conselho Nacional para a efetivação do convênio com o Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) com o município. Esse último será voltado para todo o setor primário, atendendo produtores que queiram melhorar a sua produção, aproximando as práticas de agricultura racional e a tecnologia, proporcionando mais conhecimento ao homem do campo. A construção de bueiros e pontilhões na zona rural do município de Oeiras foi outro assunto tema da reunião.

As obras darão mais dinamicidade no deslocamento do homem do campo, favorecendo sobretudo o escoamento da produção. Além disso, foi assegurada à população que mora na zona rural, que atualmente corresponde a 40% dos habitantes do município, a aquisição de kits de irrigação, facilitando assim a convivência com o período de estiagem.

Para curto prazo, foi fechada mais uma vez uma parceria entre a Prefeitura de Oeiras e a CODEVASF na realização da terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (EXPOEIRAS), que deve atrair uma grande quantidade de produtores de Oeiras e de toda região do Vale do Canindé, além de empresários e empreendedores. O evento, que é marcado por palestras, oficinas, minicursos, workshops, campeonatos e shows, será realizado nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio deste ano.

Segundo o prefeito Lukano Sá, é preciso estar sempre mantendo contatos  e fechando parcerias para que estes resultem em benefícios que potencializem o crescimento da cidade de Oeiras, dando à população de maneira geral mais comodidade e qualidade de vida.

“Estamos muitos satisfeitos com estas parcerias exitosas, que vem gerando bons resultados para a cidade de Oeiras. Administramos de maneira responsável, sempre buscando atender os anseios do nosso povo. Sabemos que muitos são os grilhões que devemos ainda romper, mas tudo isso só é possível com coragem e responsabilidade. Trabalhamos de maneira a atrair investimentos para o nosso município, é uma das nossas principais prioridades. Para tanto, contamos com parceiros fortes como os deputados federais Paes Landim, Osmar Junior e o senador Emano Ferrer que, juntos, vem nos ombreado no intuito de fazermos uma Oeiras cada vez melhor”, destacou Lukano Sá.

Dentre as melhorias angariadas por meio de emendas parlamentar para a cidade de Oeiras está a reforma do mercado Publico de Oeiras, que terá a sua estrutura recuperada, dando mais qualidade estética ao centro histórico do município. Com essas ações, a Gestão do Prefeito Lukano Sá tem contribuído significativamente para o desenvolvimento social e econômico dos oeirenses.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores