Prefeitura abre inscrições para cursos de capacitação na área de informática

A prefeitura de Oeiras disponibiliza cursos gratuitos na área de informática. As inscrições tiveram início nesta terça-feira (19) e seguem até o fim desta semana. Os cursos ofertados são de operador de computador e montador e reparador de computador.


Os cursos serão realizados na Escola Municipal Juarez Tapety.  As matriculas estão sendo efetivadas no Acessuas – antigo Conselho Tutelar, localizado na avenida Rui Barbosa, de 8h às 12h, e das 14h às 17h.
 
As inscrições serão realizadas até esta sexta-feira (22).


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Enxame de abelha atinge fiéis durante missa campal em Oeiras

Um enxame de abelhas atingiu fiéis que participavam de uma missa campal realizada no Morro do Leme em Oeiras. A celebração foi em alusão a festa da padroeira de Oeiras e do Piauí, Nossa Senhora da Vitória.


As abelhas provocaram correria na celebração na lateral, parte que dá acesso a escadaria. Os romeiros que estavam no alto do morro próximo a imagem da santa foram surpreendidos e correram em direção as escadas, no tumulto, alguns caíram e se machucaram ao descer correndo as escadas em uma sua parte mais íngreme.

A estudante de 16 anos Marcele Sousa, descreceu ao site folha de Oeiras como foi o incidente. Ela conta que andava com um grupo de amigas que se desesperaram e saíram correndo em direção as escadarias.


“No momento em que descíamos a escada correndo um tumulto se formou e cai rolando os degraus. Com as picadas fiquei machucada nos joelhos e cotovelos pela queda. A lesão só não foi pior por que usava calça jeasn, isso protegeu bastante. Uma colega ficou desacordada e também se machucou bastante", contou a jovem.

Com informações de Folha de Oeiras
cidades@cidadeverde.com

TCE determina inspeção em Oeiras por falta de divulgação de dados financeiros

O plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí julgou procedente durante a sessão realizada nesta quinta-feira (14) a inspeção no município de Oeiras. O processo deve-se a ausência de informações nos sites de divulgação dos dados sobre a execução orçamentária e financeira durante o ano de 2014.


Outras duas solicitações de inspeção foram acolhidas pelo plenário, uma na Polícia Militar de Parnaíba e a outra no município de São Francisco de Assis do Piauí.

Durante a sessão de hoje ficou definido ainda o adiamento dos processos de monitoramento das movimentações financeiras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb e de inspeção no município de Guaribas, para o dia 28 de agosto.

Com informações de Mural da Vila
cidades@cidadeverde.com

CRM leva Caravana Médicos de Verdade para o Sul do Estado

Uma caravana de médicos conselheiros deste CRM e estudantes de medicina, vinculados à Sociedade de Acadêmicos de Medicina do Piauí - SAMPI, viajam nesta sexta-feira (15) primeiro para Oeiras, onde realização no sábado (16) uma série de atividades da Caravana, na Praça Rocha Neto, das 8h às 12 horas. No dia seguinte, a parada será na Praça Santos Antonio, em Várzea Grande, município próximo a Oeiras.


Entre as ações da Caravana Médicos de Verdade, idealizada por esta gestão do CRM Piauí, estão atendimentos gratuitos em saúde à população, orientação em saúde, pesagem e medição, teste de glicemia, averiguação de pressão arterial, distribuição de material educativo e preservativos, entre outros.

Além disso, o evento visa mostrar à população que o médico é um aliado da sociedade e que as falhas que ocorrem no caos em que se encontra o sistema público de saúde se devem à não valorização da categoria médica, que se ressente da falta de carreira no SUS, por falta de estrutura, devido ao pouco investimento na capital e inteiro e falta de uma boa gestão na saúde. O presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, disse que o governo federal não procura valorizar a carreira médica, assim como ocorre com outra classes, como a de juízes e promotores.

Eleição do Conselho Federal

A eleição para a escolha de representantes do Piauí para conselheiros federais ocorrerá no próximo dia 25 de agosto, durante todo o dia. O Conselho Regional de Medicina - CRM-PI informa que a votação presencial é obrigatória, de acordo com a Resolução do CFM nº 2024/2013. A ausência não justificada implica em multa. No Piauí, duas chapas concorrem: a Chapa 11 - Confiança e a Chapa 18 - Renovar para melhor representar. O voto, direto e secreto, é obrigatório para o médico em pleno gozo dos direitos políticos, que não possuam inadimplências perante o Conselho,  e facultativo para os profissionais com mais de 70 anos. As eleições acontecem em todos os estados e no Distrito Federal para a escolha de conselheiros efetivos e suplentes para a gestão 2014/2019.

O mandato dos atuais conselheiros federais do Conselho Federal de Medicina terminará em 30/9/2014; e o mandato dos conselheiros federais efetivos e suplentes a serem eleitos, em 30/9/2019.O voto será obrigatório para o médico que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos e profissionais, inscrito no Conselho Regional de Medicina. Será, contudo, facultativo para médicos com mais de 70 anos. Será aplicada a multa prevista em lei para o médico que não votar, salvo causa justificada ou impedimento a ser declarado até 60 dias após o encerramento da eleição.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Criança de seis anos brinca com isqueiro e provoca incêndio em residência

Uma criança de seis anos ateou fogo no colchão do quarto e provocou um incêndio em sua residência no bairro Buringa, em Oeiras. O fato ocorreu na manhã da última sexta-feira (08). Enquanto a mãe cuidava das outras atividades da residência a criança, que brincava com um isqueiro, deixou a chama atingir o colchão e o fogo acabou se espalhando por todo o quarto.

      Fotos: Mural da Vila

A mãe, Aline de Sousa, conseguiu retirar a criança e alguns móveis da residência a tempo, mas roupas e vários objetos pessoais acabaram destruídos pelo fogo. 

Segundo a Polícia Militar, os vizinhos, que perceberam as chamas ajudaram a conter o fogo. O incêndio teve grandes proporções, mas ninguém ficou ferido.


Rayldo Pereira
Com informações de Mural da Vila
rayldopereira@cidadeverde.com

Tio é preso após confessar estupro contra sobrinha de 8 anos

O homem identificado como Maciliano Oliveira Neto, de 58 anos foi preso no início da tarde desta terça-feira (05) acusado de estuprar a própria sobrinha de apenas oito anos em Oeiras, a 313 km de Teresina. De acordo com o delegado regional Genival Vilela, o crime ocorreu no último dia 31 de julho e a família só descobriu no dia dois de agosto quando encontrou a calcinha da criança suja de esperma.

"Ele era de confiança da família e é tio do pai da garota e tinha muito acesso a ela. Ele foi na casa dela busca-la pra um passeio, a levou para uma roça onde praticou o ato sexual. Em depoimento ele confessou o crime, mas garantiu que não houve penetração. Disse que foi uma fraqueza", informou o delegado.

A garota foi submetida a exames de corpo de delito em Oeiras e na Maternidade Evangelina Rosa em Teresina, que confirmaram a versão do acusado de que não houve penetração. Segundo o policial como houve ejaculação nas partes íntimas da garota os exames deverão apontar se há algum risco de uma gravidez.

O crime ocorreu na comunidade Curral Velho na zona Rural de Oeiras e o acusado foi preso ao se apresentar na delegacia somente nesta terça. "Ele tinha prestado depoimento no sábado e confessou o crime. Como já havia passado o flagrante e não tínhamos mandado de prisão acabou sendo liberado. Nesse meio tempo pedimos a prisão preventiva dele e com a liberação pedimos que ele viesse depor novamente. Ao se apresentar ele foi preso", explicou Genival Vilela.

O preso está recolhido na delegacia Regional de Oeiras e deve ser levado para a penitenciária nas próximas horas.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Sai lista de aprovados em concurso público da prefeitura

O Instituto Machado de Assis divulgou nesta quinta-feira (31) o resultado final do concurso para prefeitura de Oeiras, com mais de 200 vagas, distribuídas entre cargos de nível fundamental, médio e superior.


O certame contou com 4.086 candidatos inscritos O cargo mais concorrido foi o de enfermeiro, com 119 concorrentes para uma vaga. Ao todo, foram 357 inscritos para as três vagas disponíveis. Já para o cargo de médico infectologista (que seria lotado na Secretaria Municipal de Saúde Oeiras), não houve inscritos.

Os aprovados serão contratados e lotados nas secretarias determinadas no edital. Sobre a convocação, terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal. Os salários variam de R$ 724 a R$ 4.128 com jornadas de 20 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura entrega 50 casas populares do Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de Oeiras entregou 50 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida. Os contemplados foram selecionados pela secretaria municipal de Assistência Social, de acordo com pré-requisitos exigidos pelo programa federal. 

 
“Todas essas casas são entregues com registro de imóvel no nome dos beneficiados. Esse é um marco em nossa administração”, disse o prefeito Lukano Sá.

 
O Conjunto Habitacional Raimundo Sá conta com 50 casas populares, ruas pavimentadas, abastecimento d´água e energia elétrica. 

Além do prefeito participaram da solenidade de entrega, neste fim de semana, os secretários municipais Daniely Leitte (Assistência Social), Luiz Fernando (Obras), Cabo Chico (Esportes), Carla Martins (Industria e Comércio), Raimundo Cassiano (Chefe de Gabinete), Jonas Alves (Agricultura). Além dos vereadores Martinho Meneses, Expedito Martins, o vice- prefeito Abimael Soares e o ex-prefeito de Oeiras e atual Superintendente de Representação do Piauí em Brasília (Surpi), B.Sá.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Organização divulga gabaritos oficiais do concurso de Oeiras após recursos

A Prefeitura de Oeiras por meio do Instituto Machado de Assis divulgou nesta terça-feira (29) os gabaritos oficiais e o  resultado dos julgamentos dos recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas referentes ao concurso público com mais de 230 vagas distribuídas em cargos de nível fundamental, médio e superior distribuídos nas secretarias do município.
 
Os gabaritos estão disponíveis no endereço eletrônico: www.institutomachadodeassis.com.br. O certame que encerrou as inscrições no último dia 24 de junho teve um total de 4.086 candidatos inscritos para as 232 vagas ofertadas. O cargo mais concorrido foi o de enfermeiro, com 119 concorrentes para uma vaga. Ao todo, foram 357 inscritos para as três vagas disponíveis. Já para o cargo de médico infectologista (que seria lotado na Secretaria Municipal de Saúde Oeiras), não houve inscritos.

A organização do concurso também divulgou, no último dia 25, a atualização do cronograma do certame. O Prazo para apresentação de recursos referentes à pontuação da prova objetiva está previsto para o período compreendido entre os dias 30 de julho e 2 de agosto.

As provas foram realizadas no último dia 6 de junho. Os aprovados serão contratados e lotados nas secretarias determinadas no edital. Sobre a convocação, terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 4.128,00, com jornadas de 20 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Atleta de Floriano vence etapa III Circuito de Ciclismo

O jovem Emanuel Dionísio,natural do município de Floriano, venceu a terceira etapa do III Circuito de Ciclismo de Oeiras, na categoria "Elite". O evento, que ocorreu neste domingo (27), contará ainda com mais duas etapas e se estenderá até o final do ano. 


"Estou cansado mas graças a Deus deu tudo certo. Agradeço as pessoas que me ajudaram a vir para Oeiras, por que não é fácil sair de Floriano de madrugada de moto e vir participar de uma prova como essa. Esta é a terceira etapa e no resultado parcial, estou liderando o campeonato. Faltam ainda mais duas etapas e espero chegar pelo menos entre os três primeiros", comentou o atleta.


O oeirense Francisco Castelo Branco, que mora no estado do Pará, ficou com a primeira colocação na categoria "Master" e destaca a preparação para o evento. "O ciclismo é muito prazeroso. É um esporte que estou iniciando agora e me preparei dois meses para essa etapa", disse.

O III Circuito de Ciclismo de Oeiras, realizado pela prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, reuniu dezenas de competidores de Oeiras e cidades vizinhas. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores