Cidadeverde.com

Acidente de moto causa a morte de estudante 19 anos no Piauí

Foto: reprodução

O estudante Lucas Campelo Sousa, de 19 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira, 18, após sofrer um grave acidente de moto na tarde deste domingo, 17, em Oeiras.

O acidente aconteceu por volta das 17h no bairro Uberaba, no trecho que dá acesso ao IFPI.

De acordo com as informações, Lucas perdeu o controle da motocicleta ao passar por um quebra molas e ao cair bateu fortemente a cabeça. Socorrido ele foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento em estado grave.

Com o grave ferimento na cabeça, Lucas perdeu muito sangue. Devido à gravidade do seu quadro clínico, não havia a possibilidade de uma transferência imediata para Teresina, pois segundo a equipe médica o seu quadro clínico não tinha condições de suportar o deslocamento até a capital. Ele permaneceu em Oeiras, onde recebeu todos os cuidados e também transfusão sanguínea.

Todavia por volta de 2h40 o quadro de Lucas se agravou e ele foi a óbito após sofrer 11 paradas cardíacas.

O estudante Lucas Campelo Sousa é um dos três alunos do Colégio Farmacêutico João Carvalho que no início de novembro representou Oeiras na 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) que aconteceu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Lucas Campelo, foi medalhista de bronze no lançamento de foguetes de até 100 metros de distância.

Fonte: mural da vila

Oeiras recebe encontro de Enfermagem nos dias 18 e 19 de novembro

Profissionais de Enfermagem do município de Oeiras e regiões vizinhas poderão participar do Encontro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí - ENCREPI, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras. 

 Temas como a administração de medicamentos, práticas em Enfermagem Obstétrica e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem serão debatidos durante minicursos e conferências ministradas pela presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, os conselheiros Marttem Costa, Elisângela Varonil e pela enfermeira Roberta Berté.

De acordo com a presidente do Conselho, Tatiana Melo, o ENCREPI tem como intuito incentivar o debate dos profissionais da Enfermagem em torno de questões de interesse da categoria, como a legislação e as questões éticas no exercício profissional. “Estamos trabalhando para levar o Encontro do Conselho Regional de Enfermagem para todas as regiões do Piauí e oferecer a todos os profissionais o suporte e conhecimentos necessários para o correto exercício da enfermagem”, explica. 

 Os participantes terão direito a certificado de 20 horas.

 Veja a programação completa:

 PROGRAMAÇÃO – ENCREPI – REGIÃO DE OEIRAS

 1° DIA – 18/11/2019

 08h

Credenciamento

08h30

Conferência: Resolução Cofen nº 564/2017 – Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem -   Conselheira  Elisângela Varonil  

 10h00

Conferência: Resolução Cofen n. 514: Registro de Enfermagem no Prontuário. -  Conselheira Elisângela Varonil

 12h00

Intervalo para Almoço   

14h – 17h

Minicurso 1:  Atualização em Administração de Medicamentos -   Conselheiro Dr. Marttem Costa de Santana

 2° DIA – 19/11/2019

08h00

Conferência: Invista em você: a arte de viver transformações contínuas -  Conselheiro Dr. Marttem Costa de Santana

10h00

Conferência:  Práticas Avançadas em Enfermagem Obstétrica– Dra. Tatiana Maria Melo Guimarães

12h00

Intervalo para Almoço

14h00

Minicurso 2:  Manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde -  Dra. Roberta Berté
08h30

Conferência: Resolução Cofen nº 564/2017 – Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem -   Conselheira  Elisângela Varonil  

 

10h00

Conferência: Resolução Cofen n. 514: Registro de Enfermagem no Prontuário. -  Conselheira Elisângela Varonil

 

12h00

Intervalo para Almoço   

14h – 17h

Minicurso 1:  Atualização em Administração de Medicamentos -   Conselheiro Dr. Marttem Costa de Santana

 2° DIA – 19/11/2019

 08h00

Conferência: Invista em você: a arte de viver transformações contínuas -  Conselheiro Dr. Marttem Costa de Santana

 10h00

Conferência:  Práticas Avançadas em Enfermagem Obstétrica– Dra. Tatiana Maria Melo Guimarães

12h00

Intervalo para Almoço

14h00

Minicurso 2:  Manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde -  Dra. Roberta Berté

[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEJUS terá procedimento administrativo para apurar caso de detento morto

Foto: mural da vila

A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí informou que vai abrir um procedimento administrativo para apurar a morte do detento Jeferson Pereira Lobo, que morreu após ser atingido por um tiro na cabeça durante uma tentativa de fuga da penitenciária de Oeiras.

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira, 12, quando Jeferson aproveitando o momento do banho de sol, saltou o muro da penitenciária e a partir daí teve acesso a uma casa, para logo em seguida, saltar para o interior de um clube que fica ligado a penitenciária. Ele foi perseguido pelos agentes penitenciários, sendo que um deles disparou contra o detento, o atingindo na cabeça. Jeferson chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conduzido a Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários - SINPOLJUSPI, Kleiton Holanda, o detento estava, durante a fuga, saltando sobre vários imóveis e fez refém a proprietária de um estabelecimento próximo a penitenciária.

"Ele saiu saltando vários imóveis, pulando os muros, até chegar num clube de dança, denominado lá de B. Maroca. Lá ele tomou a proprietária desse estabelecimento de refém, ameaçando, se os agentes encostassem ele ia matar ela. Em um determinado momento, ela se soltou dele e ele tentou saltar outro muro para empreender fuga, quando houve um disparo do agente que se encontrava lá. Foi um disparo de advertência, mas que veio atingir a região da cabeça, ele foi atendido com vida, mas morreu no hospital", afirmou Kleiton Holanda.

Confira a nota na íntegra da Secretaria de Justiça:

A Secretaria de Estado da Justiça informa que o preso Jeferson Pereira Lobo, acusado de tentativa de homicídio qualificado; furto qualificado; associação criminosa e corrupção de menores, e que estava custodiado na Penitenciária Regional de Oeiras, foi baleado, nesta terça-feira (12) após empreender em fuga e tentar manter uma pessoa com refém. O preso chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. A Sejus reitera, ainda que, abrirá um procedimento administrativo para investigar o caso.

Fonte: mural da vila

Detento é morto após fugir de penitenciária e tentar fazer refém em Oeiras

O jovem Jeferson Pereira Lobo, 24 anos, morreu ao fugir da Penitenciária  Regional de Oeiras, distante 313 Km de Teresina,  na manhã desta terça-feira (12).

Segundo informações da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), o detento conseguiu sair da penitenciária durante o banho de sol e tentou fazer uma pessoa refém.

A pessoa que o preso tentou fazer refém era um transeunte, que não foi identificado. 

Um agente penitenciário disparou contra Jeferson, que chegou a ser socorrido pelo Serviço de Antendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.

Jeferson é acusado de tentativa de homicídio qualificado, furto qualificado, associação criminosa e corrupção de menores.

Sejus afirma que abrirá procedimento administrativo para investigar o caso.

 

 

Izabella Pimentel
[email protected]

 

Lançada pela Prefeitura de Oeiras a programação da 7ª FLOR

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, lançaram na noite desta sexta-feira, 08, a programação da VII Feira Literária de Oeiras (FLOR), que acontece de 14 a 16 de novembro, na Praça de Eventos e Praça das Vitórias, no Centro Histórico da cidade. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com a presença de secretários municipais, do deputado estadual Bessah, de professores, coordenadores, alunos e pais de alunos da rede municipal.

A Feira Literária homenageia este ano o escritor Ilan Brenman, considerado um dos mais importantes autores da literatura infanto-juvenil do Brasil. Ganhador de diversos prêmios, ele tem mais de 70 livros publicados e uma obra que ultrapassa fronteiras nacionais, com traduções para diversos países como França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Argentina, Coreia e China.

Em fevereiro deste ano, Ilan Brenman esteve em Oeiras no lançamento do projeto. Na oportunidade, ele participou de um bate-papo com cerca de 400 professores da rede municipal de ensino. Esta semana, o autor retornará a Oeiras para conferir de perto a culminância do projeto e as homenagens preparadas para o evento, que envolve a produção literária e artística dos mais de 6 mil alunos da rede municipal e é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano letivo nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos estudantes da rede.

A solenidade de lançamento da FLOR foi conduzida por estudantes da rede e teve a participação do coral e do grupos de bandolins dos Núcleos de Cultura das escolas municipais. Na oportunidade, Tiana Tapety ressaltou o trabalho e empenho de professores e gestores de escolas envolvidos no desenvolvimento da educação no município de Oeiras. “Não existe uma receita. Não estamos fazendo nada extraordinário, estamos fazendo aquilo que a Lei de Diretrizes e Bases garante. O que fazemos em Oeiras é cumprir aquilo que a legislação nos diz. Acreditamos no poder da alfabetização, da leitura, da cultura e da arte”, destaca a secretária.

O prefeito José Raimundo lembrou que os investimentos na educação são uma aposta no futuro de Oeiras e dos oeirenses. “O futuro só acontecerá se fizermos o presente”, argumenta o gestor.

Em seis edições, a FLOR já homenageou nomes importantes da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017) e Roseana Murray (2018).

[email protected]

 

Família procura por homem desaparecido há mais de 10 dias no Piauí

Uma família do povoado Canto Fazenda Frade, zona rural de Oeiras, procura por Luís Barboza de Carvalho que está desaparecido desde o último dia 31 de outubro.

Luiz Barbosa saiu de casa no dia 31 e não retornou. Ele tem problemas mentais, e quando deixou sua residência estava trajando uma camisa azul e bermuda jeans.

A família já procurou por toda a região e não obteve respostas. Um Boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Oeiras.

Os familiares pedem a quem tiver alguma informação, entrar em contato através do número (89) 99436 5677.

[email protected]

Menor é atingida no olho por tiro acidental de espingarda em Oeiras

Uma adolescente de 16 anos foi atingida por um disparo acidental de uma espingarda nesta quarta-feira, 06, em Oeiras.

A menor, que mora no bairro Várzea, foi até a casa do seu pai lavar umas roupas e lá estavam alguns adolescentes brincando com espingardas, atirando em latas, quando um deles, brincando, mirou na menina e disparou sem querer.

Na residência tem 5 espingardas que são usadas em práticas esportivas e que os menores têm acesso a elas.

Após ser atingida na região do olho, a menor deu entrada na UPA pra retirar o projétil. Ela passa bem e não corre risco de morte.

fonte: mural da vila

Investimentos do SAAE no Bairro Várzea beneficiam mais 69 famílias com água tratada em Oeiras

O SAAE continua realizando os investimentos necessários para promover melhorias no abastecimento e garantir água tratada para toda população de Oeiras. Esta semana, a equipe da autarquia concluiu os trabalhos de expansão da rede de água na região do Ramalhete, no final do Bairro Várzea, obra que beneficia mais 69 famílias, que agora têm acesso à água tratada.

São 1.400 metros de rede construídos, regularizando o fornecimento de água e levando o recurso aos moradores que não tinham acesso a ele. O órgão também implementou um sistema independente com reservação própria na comunidade, equalizando o fornecimento de água em todas as casas daquela região. 

De acordo com o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE, com a ação, a equipe sanou a baixa pressão da água no local, visto que a região se encontra no final de rede de abastecimento. “Seguimos com as obras para expansão e readequação da rede de abastecimento na cidade. Estamos focados em levar água tratada, e de forma regular para toda a população”, comenta. 

O SAAE também construiu sistemas hidráulicos independentes para solucionar falhas no fornecimento de água em outros bairros da cidade, como Leme e Bodelândia.

[email protected]

Oeiras: Mulher é presa com mais de 1 kg de cocaína, 200g de maconha e crack

Fotos: Mural da Vila

A Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia Regional de Oeiras e do Núcleo de Inteligência da Policia Civil, Seccional Oeiras, ambos coordenados pelo delegado Antônio Nilton, prendeu em flagrante na manhã desta quarta-feira, 06 Maria Diaponila Oliveira de Sousa, conhecida pelo codinome de "PONILA", em face da prática do delito de tráfico de drogas.

A prisão de "PONILA" ocorreu após cumprimento de mandado de busca e apreensão decretado no curso de investigação em tramite na delegacia de Oeiras, desencadeada a partir de outras prisões anteriormente realizadas.

A acusada foi presa em sua residência no bairro, na avenida Antônio Tapety no bairro Jureminha e no local foi apreendida uma grande quantidade de drogas dos tipos crack, cocaína e maconha, além de balança de precisão e outros elementos ligados ao tráfico de drogas. Foram apreendidos mais de 1kg de cocaína; 200 gramas de maconha e 50 gramas de crack.

O delegado Antônio Nilton informa que as investigações continuam no afã de identificar supostos associados de PONILA na prática do crime de tráfico de drogas em Oeiras.

 

Fonte: mural da vila

VII Feira Literária de Oeiras – FLOR acontece de 14 a 16 de novembro

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lança nesta sexta-feira, 08, a 7ª edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR, evento que ocorre entre os dias 14 e 16 de novembro, na Praça de Eventos e Praça das Vitórias, no Centro Histórico da cidade. O lançamento da programação acontece no auditório da SEMED, às 19h.

Este ano, a FLOR homenageia o escritor Ilan Brenman, considerado um dos mais importantes autores da literatura infanto-juvenil do Brasil. Ganhador de diversos prêmios, ele tem mais de 70 livros publicados e uma obra que ultrapassa fronteiras nacionais, com traduções para diversos países como França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Argentina, Coreia e China.

A FLOR envolve a produção literária e artística de todos os alunos da rede municipal e é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano letivo nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos estudantes da rede. Em fevereiro deste ano, Ilan Brenman esteve em Oeiras no lançamento do projeto. Na oportunidade, ele participou de um bate-papo com cerca de 400 professores da rede municipal de ensino. Agora, o autor deve voltar a Oeiras para conferir de perto a culminância do projeto e as homenagens preparadas pelos alunos na Feira Literária.

Em seis edições, a FLOR já homenageou nomes importantes da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017) e Roseana Murray (2018).

[email protected]

Posts anteriores