Cidadeverde.com

Oeiras oferece capacitação de derivados do leite a agricultores familiares

A Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Agricultura (SEMA) e Indústria e Comércio (SEMIC), oferece entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, um curso de produção de derivados de leite para produtores rurais do município. A capacitação conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e será realizada na Casa Merenda.

Na última sexta-feira, 02, os secretários municipais Carla Martins (Indústria e Comércio), Juvenal Souza (Agricultura), representantes do SENAR e agricultores familiares estiveram reunidos no auditório da Câmara Municipal definindo detalhes sobre a realização do curso, que terá enfoque no beneficiamento do leite para fabricação de queijos e outros derivados, como forma de garantir maior produtividade e rentabilidade na comercialização dos produtos.

O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, afirma ao todo 17 famílias de diversas comunidades rurais do município de Oeiras devem participar da capacitação. “Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Oeiras como forma de promover motivação para bovinocultura leiteira gerando emprego e renda para os agricultores familiares”, comenta o secretário. 

Fonte: ascom

Prefeitura de Oeiras inaugura Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo

  • Oeiras_biblioteca.jpg Ascom
  • Oeiras_bibio_teca_3.jpg Ascom
  • Oeiras_biblioteca_2.jpg Ascom
  • Oeiras_75.jpg Ascom

O prefeito José Raimundo e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, inauguraram na noite desta quinta-feira, 1° de agosto, as novas instalações da Biblioteca Municipal de Oeiras, que agora recebe o nome do Escritor José Expedito Rêgo. Localizado no edifício onde funcionava a antiga sede do Fórum, no Centro Histórico da cidade, a Biblioteca conta com um vasto acervo, centro de leitura público com cabines individuais, guarda-volumes, sala para leitura infantil e sala multiuso, destinada para trabalhos, pesquisas, estudos e leituras em grupos. Todos os ambientes são climatizados.

O prédio foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí e Governo do Estado. O piso superior abriga a parte administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que primeiro semestre deste ano, realizou uma campanha de arrecadação de livros para atualização e ampliação do acervo equipamento cultural.

Na campanha, foram arrecadados mais de 2 mil livros, que hoje enriquecem o acervo da biblioteca pública. “Além de fazer memória a esse grande literato da nossa terra, reabrimos a biblioteca num espaço adequado, montado com toda a infraestrutura necessária. Através da campanha, conseguimos arrecadar mais de 2 mil livros para o acervo. Temos aqui todo um espaço aonde as escolas, os jovens e toda a população vai poder desfrutar de conhecimento, de pesquisa e de saber. Ficamos felizes de estarmos entregando mais esse instrumento cultural para a cidade de Oeiras”, celebra Stefano Ferreira.

Bastante prestigiada, a inauguração contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, estudantes e familiares do homenageado. “Esta terra sempre foi sua maior inspiração. Se Machado de Assis imortalizou o Rio de Janeiro no século XIX, se Érico Veríssimo romanceou o seu Rio Grande do Sul, se Jorge Amado cantou a terra da Bahia, José Expedito dedicou o melhor de sua obra literária a Oeiras e sua gente”, destaca Gustavo Rêgo, filho do escritor, ao agradecer a homenagem prestada a seu pai.

Empregando recursos próprios do município, a Prefeitura de Oeiras adquiriu mobiliário e equipamentos, que tornaram o espaço atraente e adequado para pesquisas, estudos, leituras em grupos e individuais, contações de histórias e momentos culturais. “Este centro público de leitura, estudo, conhecimento e pesquisa – hoje situado no coração do Centro Histórico e aberto a toda a nossa população – surgiu da necessidade de um espaço adequado para incentivo e promoção da leitura, sobretudo, para os jovens. Esta é mais uma realização da nossa gestão na valorização de políticas públicas culturais, que visam dar acesso ao maior número de pessoas ao mundo da leitura, do conhecimento e da pesquisa”, ressalta Zé Raimundo.

A solenidade de inauguração foi marcada também por um colóquio sobre a obra do escritor homenageado, conduzido pela professora Elimar Barros.

Homenagem

A Biblioteca Municipal recebe o nome do escritor José Expedito de Carvalho Rêgo. Nascido em Oeiras, José Expedito formou-se em medicina e, além de atuar como médico, foi jornalista, poeta e romancista, sendo autor de vários livros, entre eles, "Né de Sousa" (biografia romanceada do Visconde da Parnaíba, Manoel de Sousa Martins), "Caminhos da Loucura" e "Malhadinha", considerada pela crítica literária sua obra-prima. É também autor da letra do Hino de Oeiras.

Como jornalista, editou em parceria com Possidônio Queiroz e Costa Machado, o jornal mensal "O Cometa" que circulou, em Oeiras, de 1971 a 1976. Foi um dos fundadores do Instituto Histórico de Oeiras e membro titular da Academia Piauiense de Letras. Faleceu no dia 31 de março de 2000, deixando um importante legado para literatura de Oeiras, do Piauí e do Brasil.

Serviço
Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo
Endereço: Praça de Eventos, S/N, Centro Histórico de Oeiras
Funcionamento: De segunda a sexta, de 07 às 13h | de 14 às 18h

Ascom

Oeiras: homem morre em acidente com moto roubada na BA

Foto: Reprodução/GoogleStreetView

Um homem de 31 anos de idade morreu em um acidente na BR 230 no município de Oeiras, a 313 Km de Teresina. A moto conduzida pela vítima fatal possuía placa do estado do Espírito Santo e registro de roubo e furto datado do dia 19 de julho em Juazeiro (BA).

O acidente ocorreu por volta das 9h no Km 242. “Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a um acidente tipo colisão frontal envolvendo uma motocicleta HONDA/BROS 150 ES conduzida por um homem de 31 anos de idade que teve óbito no local. O outro veículo ainda não foi identificado”, informou a PRF em nota.

Testemunhas que acionaram os agentes informaram que o veículo que colidiu com a motocicleta era um caminhão de carga.

A motocicleta foi encaminhada à Policia Civil da cidade de Oeiras.

O Cidadeverde.com apurou ainda que junto com o homem teriam sido encontrados aparelhos celulares e dinheiro. A polícia aguarda ainda informações de familiares da vítima que é natural de Juazeiro (BA).

Valmir Macêdo
[email protected]

Oeiras promove formação de professores em musicalização e educação inclusiva

Investir em formação de professores é o caminho para a construção de uma educação de qualidade. Com foco nisso, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está promovendo, desde a semana passada, uma intensa programação de formação de gestores e professores da rede municipal de ensino em Oeiras.

Nesta quarta-feira, 31, tiveram início as formações sobre Atendimento Educacional Especializado, direcionadas para professores de AEE e cuidadores pedagógicos; e oficinas de musicalização, musicalidade e brincadeiras, voltadas para monitores dos Núcleos de Cultura, professores e coordenadores da Educação Infantil do município.

A formação sobre Atendimento Educacional Especializado foi ministrada pela psicóloga Viviane Farias, coordenadora de Educação Inclusiva do Instituto Dom Barreto. “Nosso trabalho é fazer uma reflexão sobre a proposta de Educação Inclusiva, voltada para o município de Oeiras, ao trabalho da rede e garantir que todas as crianças com deficiência que estejam inseridas na rede tenham o aprendizado. Não estejam só por estar na escola, mas que tenham a permanência com aprendizado. Nesses dois dias de encontro temos oficinas para pensar cada caso, cada criança, que estratégias podemos utilizar para garantir esse aprendizado, que materiais pedagógicos podem confeccionados. Saio muito feliz, porque Oeiras tem feito um excelente trabalho nessa área, com muita responsabilidade. As professores e acompanhantes muito envolvidas, com a uma participação muito boa. Então, não é o início de um trabalho, é a continuidade de um trabalho que já tem sido feito pela equipe e vê resultados também na área da educação especial”, comenta.

Para fortalecer o trabalho dos monitores dos Núcleos de Cultura na iniciação e formação musical e artística dos alunos, a SEMED também disponibilizou uma oficina de musicalização, ministrada pela professora, Thelma Chan. Formada pela Faculdade Paulista de Música, ela tem diversos livros publicados sobre o ensino-aprendizagem musical e atuou em conservatórios e escolas regulares de música em São Paulo, Brasília, Venezuela e Estados Unidos.

“Passei por várias fases e cheguei, na minha formação, a ser compositora e regente. Componho para crianças, rejo corais, faço arranjos. Na música eu jogo em todas as posições. Fiquei muito contente com o convite, porque sei que Oeiras é uma cidade com um potencial enorme para educação e cultura. Gostei muito de ter vindo colaborar com esse processo. Como estão distantes de recursos como escolas de música e conservatórios, os professores são aproveitados com o conhecimento intuitivo que eles têm. Então, minha presença aqui é para trazer um pouco mais de conteúdo e mais consciência musical e corporal, porque tenho um trabalho de integração do corpo com a voz”, pontua Thelma Chan.

Além de Atendimento Educacional Especializado e Musicalização, os professores das escolas municipais também participam, até o próximo dia 17 de agosto, de formações sobre as habilidades da Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), oficinas de jogos e brincadeiras e práticas literárias para mediadores de leitura. “Estamos chamando esse processo de percurso de formação. A cada profissional, dependendo da sua função, estamos proporcionando um percurso diferente. Estamos trabalhando através de oficinas e vamos ter outras formações nesta linha. Vai vir o Thiago di Luca, de Porto Alegre, também trabalhando essa questão da expressão corporal, da sensibilidade. Estamos trabalhando nossos profissionais para que possamos ter um melhor conhecimento. Tudo para que possamos implementar o ensino com maior qualidade. Para que haja qualidade e resultado é preciso que haja formação”, argumenta Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Formação de Gestores

Na semana passada, as formações foram direcionadas para os diretores e coordenadores da rede municipal de ensino. Dentro da programação, os gestores das escolas participaram de um workshop sobre Liderança e Competências Socioemocionais – Criando Hábitos de Efetividade, ministrado pelo professor Cícero Santos, de São João dos Patos- MA. Outro tema abordado na formação foi a ‘Avaliação e Gestão de Resultados’, conduzido pelo professor Casemiro Campos, de Fortaleza- CE, e a ‘Gestão e Sistema de Avaliação’, apresentado pela professora Maria Luiza, de Brasília-DF.

No encontro, os profissionais refletiram sobre comunicação, liderança, empatia, tolerância, entre outras competências que podem ser fortalecidas para ampliar as realizações, tanto em nível profissional quanto pessoal.

Os diretores e coordenadores também participaram de uma Caminhada Pedagógica na comunidade Várzea Tranqueira, zona rural do município. O encontro foi realizado na Escola Municipal Urbano Lixandrino e possibilitou a troca de experiências dos contextos rurais das escolas da rede. O Ciclo de Formação incluiu, ainda, terapias integrativas, direcionadas por uma equipe multiprofissional, composta pelas psicólogas e psicoterapeutas. De acordo com a SEMED, a formação está relacionada com as referências mais atuais para a educação no Brasil e no mundo e proporciona, além de conteúdo, o conhecimento sobre as habilidades socioemocionais de cada profissional.

 Ascom

Zé Raimundo assina contrato de R$ 6,8 milhões para mobilidade em Oeiras

Oeiras é a primeira cidade do Estado do Piauí selecionada pela Caixa Econômica Federal para receber os recursos do Programa Avançar Cidades. Nesta terça-feira, 30, o prefeito José Raimundo assinou, na Superintendência Regional da Caixa Econômica, em Teresina, o primeiro contrato de financiamento do Avançar Cidades, no valor de R$ 6,8 milhões, recursos que serão aplicados em obras de mobilidade urbana em todo o município.

“É o primeiro contrato do Avançar que a Caixa Econômica assina no Piauí. Isso é fruto de um projeto bem feito, Prefeitura com as finanças sanadas, fruto do nosso compromisso e responsabilidade de fazer as coisas acontecerem em Oeiras”, frisa Zé Raimundo.

Nesta etapa, os investimentos serão direcionados para as seguintes obras: iluminação pública do Anel Viário e da extensão da Avenida Rui Barbosa, construção de uma ponte e três passagens molhadas e diversas obras de pavimentação na zona urbana da cidade. O prefeito destaca que, além de provocarem um impacto direto no desenvolvimento de Oeiras, na segurança e qualidade de vida dos oeirenses, as obras serão responsáveis pelo aumento da produtividade no nosso município, com a geração de emprego e renda para dezenas de famílias.

“É um divisor de águas, no sentido de que, poderemos com esse recurso contratado fazer, efetivamente, obras de mobilidade urbana na cidade de Oeiras. Os recursos estão garantidos pela Caixa Econômica junto à Prefeitura de Oeiras para que, no ato de execução das obras, sejam feitos os pagamentos. Então, as obras não terão paralisações – elas terão início, meio e fim. São obras que, num primeiro momento, vão gerar emprego e renda na cidade e, num segundo momento, vão dar qualidade de vida, segurança e mobilidade a vários pontos da cidade”, ressalta.

O ato de assinatura do contrato contou com a presença do superintendente regional da Caixa Econômica, Jonathan Valença, do gerente regional, Edilberto Oliveira, demais membros da equipe executiva do órgão e do coordenador estadual de Fomento à Irrigação e líder político, B.Sá.

Avançar Cidades

O Avançar Cidades – Mobilidade Urbana é um programa do Governo Federal, que tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo de caráter urbano, ao transporte não motorizado e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.

Ascom

SAAE amplia rede coletora de esgoto no Bairro Rodagem de Picos em Oeiras

Com o compromisso de levar saneamento básico de qualidade para toda a população oeirense, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem realizando a implantação da rede coletora de esgoto em diversos pontos da cidade que antes eram desprovidos do serviço. Um exemplo é o trecho final da Avenida Duque de Caxias, no Bairro Rodagem de Picos.

No local, 91 famílias foram beneficiadas com o serviço de coleta de esgoto. Segundo a moradora Maria Ana Pereira a obra proporciona mais saúde e bem-estar para quem reside na região. “O cheiro era horrível e juntava muitos mosquitos. Depois que as obras foram feitas, a rua está toda limpinha e o mau cheiro acabou”, relata Maria Ana, que mora no bairro há 21 anos. 

Assim como ela, o casal Jair e Belinha se dizem felizes pelo acesso ao saneamento de qualidade. “Antes era uma sujeira e tínhamos medo de pegar alguma doença, pois nós sabíamos que daquele esgoto não vinha boa coisa. Agora as ruas estão livres daquela sujeira, estamos mais despreocupados”, comemoram os moradores.

O SAAE ressalta que, ao garantir acesso à rede de coleta de esgoto, contribui com a melhoria da saúde da população, reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento básico. Os benefícios compreendem ainda a preservação hídrica e ambiental, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como a valorização imobiliária. 

ascom

Oeiras é destaque na Revista Cidade Verde: ‘educação de primeira’

Oeiras é capa da nova edição da Revista Cidade Verde, que chegou às bancas neste domingo, 21. A publicação destaca e reconhece o trabalho que vem sendo realizado por professores e gestores para tornar a cidade referência em educação pública de qualidade. Na reportagem intitulada ‘Educação de primeira’, de autoria da jornalista Cláudia Brandão, a revista mostra como o ensino na rede municipal vem se aperfeiçoando ao longo dos últimos anos e hoje é modelo e inspiração para outros municípios.

Os resultados obtidos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); os projetos de estímulo à leitura e formação de leitores; a Feira Literária de Oeiras (FLOR); o incentivo aos talentos artísticos e manutenção do patrimônio cultural da cidade dentro das escolas, através dos Núcleos de Cultura; o interesse da Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura são assuntos alguns dos abordados na reportagem para justificar o desenvolvimento da educação no município. “A educação é o que permanece e o que vai impulsionar o desenvolvimento social da nossa cidade”, assinala a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety.

“O projeto de educação não pode ser de uma gestão, mas direito adquirido do município. Esses avanços têm que se perpetuar e as famílias são fundamentais nessa cobrança. Quando você proporciona educação de qualidade, você faz com que essas crianças busquem novos horizontes e ganhem o mundo”, afirma o prefeito José Raimundo à revista. 

Fonte: ascom

Produtores rurais participam de oficinas de empreendedorismo em Oeiras

Produtores rurais do povoado Contentamento, zona rural de Oeiras, participaram no último sábado, 20, de duas oficinas de empreendedorismo. Ministradas através de uma parceria entre a Secretaria Municipal Indústria e Comércio (Semic) e Sebrae, as oficinas visam despertar o espírito empreendedor dos participantes para a prática sustentável e rentável da atividade agrícola.

Nas oficinas “Controlar meu dinheiro no campo” e “Custos para produzir no campo”, os moradores do Contentamento e localidades vizinhas aprenderam um pouco mais sobre a composição dos custos e das despesas que envolvem o trabalho no campo.

A capacitação foi conduzida pelo facilitador do Sebrae, Domerval, das 8h às 18h, com participação de membros da Associação de Produtores Rurais do Povoado Contentamento e outros agricultores da região.

Segundo a secretária municipal de Indústria e Comércio, a capacitação proporciona aos agricultores noções de mercado, comercialização, precificação e incentiva o empreendedorismo na zona rural. “Nossa intenção é levar esse conhecimento sobre a prática do pequeno negócio na zona rural, como forma de incentivar o empreendedorismo. Levamos informação os produtores sobre como transformar suas propriedades sejam negócios rentáveis e lucrativos”, destaca Carla Martins.

Ascom

‘Florescer’: Oeiras lança projeto de prevenção da gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência tornou-se um grande problema de saúde pública, apresentando implicações de ordem biológica, familiar e econômica, que afetam a sociedade como um todo. Encarando a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas para a temática, a Prefeitura de Oeiras lançou nesta quarta-feira, 17, o Projeto ‘Florescer’ – Prevenção da Gravidez na Adolescência. Encabeçado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e tem o objetivo de contribuir para a prevenção e redução dos casos de gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis, no município.

O lançamento do ‘Florescer’ foi marcado por uma Mesa Redonda, que debateu o tema reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade – prefeito José Raimundo; Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde; secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; Christiane Barros, coordenadora do Programa Escola da Família da SEMED; José Alberto, presidente da Câmara Municipal; vereador Espedito Martins; Socorro Cipriano, juíza-titular da 2ª Vara da Comarca de Oeiras; José Francisco, diretor de Educação do IFPI; Adriano Dantas, presidente da OAB – Subseção de Oeiras; Socorro Barros, diretora do IBENS; pastor Marcílio Rangel, da 1ª Igreja Batista; padre Possidônio Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

O debate, mediado pelo sociólogo Nelson Muniz, coordenador de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), também contou com a participação da advogada Leidiane Ferraz, representante do Coletivo Esperança Garcia; Ricardo Siqueira, representante do Rotaty Club de Oeiras; Maria Gardênia e Maria Medianeira, representantes do Conselho Tutelar; professora Luzia Saldanha, gerente da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE); Geórgia Salane, enfermeira do setor de atendimento de gestantes adolescentes (zona urbana); Inês Pacheco, enfermeira do setor de atendimento de gestantes adolescentes (zona rural); Josevaldo Lemos e Ednaldo Leal, diretores das escolas estaduais CETI Rocha Neto e Costa Alvarenga, respectivamente, e de Jeferson Nunes, médico ginecologista e obstetra, referência no Projeto Florescer.

No encontro, foram discutidos vários fatores associados à gravidez na adolescência, entre eles: atividade sexual precoce, orientação sexual insatisfatória, dificuldade de acessos aos métodos anticoncepcionais e aos serviços de saúde, fragilidade na estrutura familiar, nível socioeconômico; dificuldades sociais, emocionais e psicológicas; baixa escolaridade, violência e abuso sexual e questões culturais e religiosas. “O projeto diz respeito à promoção da qualidade de vida da população jovem. Cuidando dela, vamos também impactar nesse futuro adulto. Estamos vivendo hoje uma situação preocupante, não só na questão da gravidez na adolescência, mas também nos casos de sífilis na juventude. Essa ação é uma forma de prevenir tanto a sífilis, quanto a gravidez – não que a gravidez seja doença, mas ela traz consequência para vida da adolescente, para a família e para a sociedade. Então, ganha toda a sociedade do município com o desenvolvimento desse projeto”, argumenta Nelson Muniz.

A secretária municipal de Saúde pontua que a atenção a? saúde do adolescente tornou-se uma das prioridades em Oeiras. Isto se deve a? constatação de que a formação do estilo de vida do adolescente e? crucial, não somente para ele, como também para as gerações futuras. “Nós entendemos a necessidade de envolver todos os segmentos da sociedade na discussão dessa política, com a proposta de melhor realizar essas ações. Apenas o segmento da saúde não tem a capacidade técnica de conseguir ter resultados positivos e um avanço dentro dessa proposta, de maneira impactante na redução deste indicador, se nós não buscarmos este apoio dos demais segmentos, que aqui estiveram representados”, argumenta Auridene Freitas.

Além da Mesa Redonda, o projeto está promovendo a formação de oficineiros e profissionais da rede. Nesta quarta-feira, a formação foi destinada aos agentes comunitários de saúde da zona rural. Na quinta-feira, a capacitação foi direcionada aos agentes comunitários de saúde da zona urbana e qualificação dos oficineiros que atuarão no projeto.

Auridene Freitas afirma que os indicadores do município demonstram a necessidade de incremento nas ações destinadas à prevenção da gravidez na adolescência. Em 2017, foram registrados 124 casos de crianças nascidas vivas de mães adolescentes no município; em 2018, foram notificados 91 casos. “Oeiras tem um indicador muito alto de casos de gravidez na adolescência, o que vai impactar em uma gravidez de alto risco. Estamos confiantes, porque a proposta foi lançada, colocada e acatada por todos que aqui se fizeram presentes. Compreendemos a importância do envolvimento de toda a sociedade nesse projeto. Não são resultados que vão aparecer do dia para a noite. São resultados a longo prazo”, pondera Auridene Freitas.

Centro de Apoio ao Adolescente

Na oportunidade, o prefeito José Raimundo anunciou a criação do Centro de Apoio ao Adolescente Florescer, um espaço de escuta, atendimento e reflexão sobre sexualidade, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes de 10 a 19 anos, que será inaugurado em agosto.

“O perfil do Centro de Apoio ao Adolescente é de prevenção e promoção, que se equipara ao de um posto de saúde. Lá, teremos uma equipe formada por médico ginecologista e obstetra, enfermeiro, enfermeiro, técnico em enfermagem e psicólogo. O primeiro contato do adolescente será com o psicólogo, num momento de escuta. Vamos ter atividades individuais e coletivas, acesso aos métodos contraceptivos disponível no SUS, além de realização de prevenção, se for o caso, de exame preventivo do colo do útero, início de consulta de pré-natal. A intenção é apoiar e formar um vínculo com o adolescente. Os profissionais do Centro vão estar em contato direto com a rede”, explica a enfermeira Alexsandra Fontes, coordenadora municipal de Saúde da Mulher.

No início deste ano, profissionais da Semusa realizaram uma visita técnica ao município de Sobral-CE, que desenvolve um projeto para redução da mortalidade materno-infantil. “Buscamos inspiração no projeto de Sobral, sentamos e elaboramos o projeto Florescer, que lançamos hoje, com a Mesa Redonda e formação dos profissionais de saúde e oficineiros”, pontua.

Os oficineiros são profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e da 8ª GRE, que atuarão dentro das escolas, desenvolvendo oficinas abordando diversas temáticas relacionadas ao Projeto Florescer. “Queremos trazer o adolescente para dentro do contexto, envolve-lo. Nas oficinas também será o momento de divulgar o Centro de Apoio ao Adolescente”, finaliza Alexsandra Fontes.

Ascom

SAAE contempla novas famílias em etapa de esgotamento em Oeiras

Mais de 100 famílias serão contempladas com a expansão da rede coletora de esgoto no Bairro Oeiras Nova. Nesta segunda-feira, 15, o prefeito José Raimundo acompanhou a equipe de técnicos e engenheiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) no início das obras, na Avenida Cônego Cardoso. No trecho, serão construídos 665 metros de rede de esgoto, ampliando da cobertura sanitária na comunidade.

Para Zé Raimundo, os investimentos do SAAE na coleta e tratamento dos esgotos são uma medida de saúde pública e contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos oeirenses, preservação ambiental e desenvolvimento social e econômico da nossa cidade.

Na última sexta-feira, 12, o SAAE finalizou as obras de expansão da rede de esgotamento sanitário no final da Avenida Duque de Caxias, Bairro Rodagem de Picos. Com a ação, mais de 90 famílias foram beneficiadas com saneamento de qualidade.

Segundo o diretor do SAAE, Assuéro Rêgo, ao garantir acesso à água tratada e à rede de coleta de esgoto, o órgão contribui com a melhoria da saúde da população, reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento básico. Os benefícios compreendem ainda a preservação hídrica e ambiental, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como a valorização imobiliária.

ascom

Posts anteriores